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Blogues para os BTL Blogger Travel Awards  já foram seleccionados

Os vencedores será anunciados num evento dedicado durante a BTL 2018, no dia 3 de Março no Pavilhão 2 da

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Os vencedores será anunciados num evento dedicado durante a BTL 2018, no dia 3 de Março no Pavilhão 2 da

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Já é conhecida a lista final dos nomeados para os BTL Blogger Travel Awards, iniciativa que premeia os melhores Blogues de viagens em Portugal com mais de três anos de existência e de língua portuguesa, com excepção do melhor blogue de promoção de Portugal em língua estrangeira  ou, no caso de Blogues colectivos, maioritariamente portugueses, que se destacaram em 2018.

Na quinta edição deste prémio com o selo BTL, a organização recebeu mais bloggers participantes para as seguintes categorias: Melhor Blogue de viagens pessoal, Melhor Blogue de fotografia de viagens, Melhor Blogue de viagens profissional, Melhor Blogue de promoção de Portugal em Língua Estrangeira.

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Os blogues seleccionados para cada categoria são:

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Blogue de fotografia de Viagens

– Uma Foto uma História – http://www.umafotoumahistoria. com

– Got2globe – http://www.got2globe.com

– António Luís Campos – http://blog.antonioluiscampos. com

– Viagens à Solta – http://fotografia. viagensasolta.com/

Blogue de Viagens Pessoal

– Cartografia Pessoal – https://cartografiapessoal. wordpress.com/

– Uma vez sem exemplo – http://umavezsemexemplo.pt

– Destinos Vividos – http://www.destinosvividos.com

– O meu Escritório é lá fora – http://www. omeuescritorioelafora.pt

Blogue de Viagens Profissional

– Travel with Pedro – http://travelwithpedro.com

– who Trips – https://whotrips.com/

– Hotelandia – https://www.hotelandia.pt/

– Viaje comigo – http://www.viajecomigo.com

Blogue de Promoção de Portugal

– Amass Cook – http://www.amasscook.com

– Julie Dawn Fox – https://juliedawnfox.com/

– Joandso – http://joandso.com

– My Lisbon – http://www.mylisbon.ru

A Votação para “Melhor Blogue de Viagens” teve início dia 16 e decorre até 2 Março no site da BTL.

Os selecionados em cada categoria recebem o selo digital “Nomeado BTL Blogger Travel Awards 2018 e os vencedores o selo “Vencedor BTL Blogger Travel Awards 2018” assim como certificado e respectivo prémio.

Os vencedores será anunciados num evento dedicado durante a BTL 2018, no dia 3 de Março no Pavilhão 2 da BTL.

Os Blogger Travel Awards contam com o patrocínio da Webhs, dos Caminhos de Santiago e da MSC Cruzeiros e ainda para os vencedores do melhor Blogue eleito pelo publico, 2 seguros de viagens da Iati, Correduria de Seguros.

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Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

As praias do concelho de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes da modalidade de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

“Para além de referir que as praias do concelho de Torres Vedras, de uma forma geral, estão longe de estar saturadas e têm margem para um aumento do número de visitantes e utilizadores, o estudo apresenta ainda outras conclusões, como: o facto de não se identificarem situações relevantes ou sistemáticas de conflito entre utilizadores nas praias torrienses, sendo consensual que o ambiente dentro de água nas mesmas é bastante relaxado, não justificando um ordenamento diferenciado das atividades de surfing durante e fora da época balnear”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, em que a autarquia partilha os resultados deste estudo.

Apresentado a 16 de maio, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, o estudo foi elaborado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal em parceria com o Politécnico de Leiria, e envolveu um conjunto de stakeholders locais (nomeadamente escolas de surf, concessionários de praia, associações, surfistas e banhistas), num trabalho que passou pela realização de entrevistas, procedimentos de identificação geográfica, inquéritos e outros registos de dados (in loco e por meio de câmaras web).

Santa Rita, Vigia, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Sizandro são as praias do concelho de Torres Vedras que apresentam melhores condições para a prática do surf e que foram o principal objeto deste estudo.

Entre as conclusões deste estudo, merece também destaque o facto das praias de Torres Vedras contarem com “uma comunidade de surf local coesa e unida, que salvaguarda a preservação das condições ambientais e a boa conduta na utilização dos recursos naturais” e de “existir uma comunicação constante e aberta entre as escolas de surf do concelho de Torres Vedras, as quais procuram potenciar a melhor utilização dos espaços das praias, coordenando entre si os locais e horários de condução das suas aulas de forma a não haver sobreposições e excessos de carga”.

Já os banhistas das praias torrienses defendem que a presença da comunidade de surf é “importante”, uma vez que contribuí para “a segurança e salvamento aquático” nas zonas balneares do concelho.

O estudo deixa também um conjunto de soluções, propondo, nomeadamente, o desenvolvimento de uma “zona litoral torriense um modelo de turismo de surf focado no valor e na qualidade da experiência, em detrimento de um modelo que privilegie o volume, permitindo diferenciar o destino costeiro de Torres Vedras pela sua tranquilidade e pela possibilidade de permitir surfar ondas de elevada qualidade com poucas pessoas”.

Por outro lado, e para combater a sazonalidade turística no litoral do concelho, o estudo propõe também que se atraiam “surfistas mais experientes”, ao mesmo tempo que se criam “as condições necessárias para um aumento dos serviços aí disponíveis durante o Inverno, nomeadamente estimulando a criação de novas unidades de alojamento, restauração e comércio”.

O estudo indica ainda que o número ideal de escolas de surf para operar nas praias do concelho de Torres Vedras se situa entre as nove e as 11, sendo que atualmente o número dessas escolas licenciadas para desenvolver atividade no território concelhio torriense é de 11.

Presente na apresentação do estudo esteve Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que a autarquia decidiu encomendar este estudo devido à “preocupação relativamente à preservação dos recursos ambientais costeiros torrienses”.

O relatório final do estudo pode ser consultado online e está disponível aqui.

 

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Timor-Leste vai modernizar aeroporto e aumentar pista de aterragem

As intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, de 1.850 para 2.150 metros.

O Governo de Timor-Leste lançou esta quarta-feira, 21 de maio, a obra para modernizar o aeroporto de Díli e aumentar a pista de aterragem, investimento anunciado no dia em que o país assinala o 23.º aniversário da restauração da independência.

De acordo com a Lusa, as intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, que vai passar de 1.850 para 2.150 metros.

“O desenvolvimento de infraestruturas é vital para o desenvolvimento nacional, para uma economia dinâmica e produtiva, para a criação de emprego e para a consolidação das instituições em todo o nosso território”, afirmou o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, na cerimónia de lançamento das intervenções, no aeroporto de Díli.

As intervenções, garantiu Xanana Gusmão, pretendem garantir que o aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato se pode tornar num corredor de ligação de “Díli às capitais da região e integrem Timor-Leste de forma mais eficaz nos sistemas regionais e globais”, reforçando igualmente a posição do país na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O projeto vai ser financiado através de um empréstimo ao Banco Asiático de Desenvolvimento, com apoio dos governos do Japão e da Austrália, bem como pelo Estado timorense, através do orçamento de Estado.

 

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Guimarães mostra-se na Turexpo Galicia

O Município de Guimarães estará presente com um stand próprio, integrado no espaço institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Salão Turístico da Galiza- Turexpo Galicia, que acontece de 5 a 8 de junho.

Considerada uma das mais importantes feiras de turismo de Espanha, principal emissor de turistas para a região, o certame apresenta-se como uma plataforma de promoção e networking num território cujo público continua a preferir os destinos mais próximos para as suas viagens. Atraídos pela proximidade geográfica, hospitalidade e pela singularidade e diferenciação das experiências turísticas que lhes proporcionamos, os espanhóis continuam a preferir Portugal para passar as suas férias.

A participação nesta Feira passa por estabelecer uma base de contacto regular com os principais operadores turísticos; fomentar o interesse dos operadores e principais cadeias de agências de viagens, promover a região enquanto destino multifacetado e dar a conhecer a oferta dos serviços e atividades disponíveis, todo o ano, de forma a combater a sazonalidade.

A feira galega é de particular interesse para o Município de Guimarães também pela sua Bolsa de Contratação Turística que congrega um elevado número de operadores nacionais e internacionais que procuram destinos, experiências e serviços diferenciadores.

Além disso, esta feira coloca à disposição dos expositores um importante programa de encontros B2B, um dos mais reconhecidos no setor turístico, com relevantes indicadores de desempenho nas últimas edições que refletem mais de 2300 reuniões com mais de 33 operadores turísticos de 11 países.

Guimarães tem, nesta feira, conforme refere em nota de imprensa, a oportunidade de se promover enquanto destino turístico, levando a sua cultura, enogastronomia e inovação tecnológica do concelho a todos os operadores participantes. Entre as atividades, inclui-se uma experiência de realidade virtual 360º que permite explorar virtualmente a cidade.

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Tour emTuk Tuk 100% elétricos vale prémio internacional à Boost Portugal

O prémio foi atribuído à Boost Portugal pelo tour “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk”, uma proposta para explorar Lisboa em Tuk Tuk 100% elétricos, que reforça o “compromisso da Boost Portugal com a mobilidade sustentável”.

A Boost Portugal foi distinguida com um Viator Experience Award 2025, que premiou o tour “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk”, uma proposta para explorar Lisboa em Tuk Tuk 100% elétricos, que reforça o “compromisso da Boost Portugal com a mobilidade sustentável”.

“Este reconhecimento reforça o posicionamento da Boost Portugal como um operador turístico com capacidade de conceber e implementar experiências que respondem, de forma consistente, aos mais exigentes critérios de qualidade definidos pelas principais plataformas globais do setor. Desta forma, a empresa continua a afirmar-se como um dos principais nomes do turismo em Portugal”, congratula-se a empresa de animação turística.

O “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk” consiste num tour realizado em Tuk Tuk 100% elétricos e que é “guiado por profissionais que conhecem bem a cultura local”.

“O percurso abrange bairros históricos, miradouros inesquecíveis e pontos culturais emblemáticos, tratando-se de uma proposta diferenciadora, que reflete o compromisso da marca com a inovação e com a responsabilidade ambiental”, refere a empresa.

Recorde-se que a Viator é a maior plataforma mundial de reserva de experiências de viagem, que disponibiliza mais de 400.000 tours, atividades e excursões, e que promove também os Viator Experience Awards.

A seleção dos finalistas destes prémios tem por base três critérios, concretamente a média das avaliações recebidas, a percentagem de reservas com review e o número total de reservas na plataforma da Viator ao longo de um período de 12 meses (entre janeiro e dezembro de 2024).

Os prémios são considerados “um selo de excelência no setor” e, este ano, distinguiram mais de 450 experiências, tours e atividades em diversas regiões geográficas e categorias temáticas.

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Projeto “Bussaco Eco Park “vence prémio de empreendedorismo da TCP

O Prémio José Manuel Alves e o Concurso de Teses Académicas, promovidos anualmente pela Turismo Centro de Portugal celebram a inovação e reconhecem a excelência académica no setor. A nona […]

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O Prémio José Manuel Alves e o Concurso de Teses Académicas, promovidos anualmente pela Turismo Centro de Portugal celebram a inovação e reconhecem a excelência académica no setor.

A nona edição do Concurso de Teses Académicas distinguiu uma tese de Doutoramento sobre cocriação em eventos culturais na Ria de Aveiro, de Paulo Sérgio Teixeira Costa, e uma tese de Mestrado sobre ecossistemas de coopetição no turismo criativo, de Marta Joana Filipe Simões de Alexandre.

Do mesmo modo, o projeto “Bussaco Eco Park”, desenvolvido pela Geo2Go, destacou-se pela sua proposta inovadora de turismo integrado em plena Serra do Bussaco. A iniciativa, que se estende por 24 hectares, oferecerá experiências tão diversas como arborismo, paintball, percursos de BTT, caminhadas, yoga e massagens na floresta – tudo num ambiente de imersão com a natureza. Este projeto afirma-se como uma âncora para o turismo de aventura e bem-estar na região.

O segundo lugar do Prémio José Manuel Alves foi atribuído ao projeto “Ride & Tile”, que une duas expressões autênticas da cultura portuguesa: a bicicleta e o azulejo. É uma homenagem ao património, à arte e à sustentabilidade, que convida o público a descobrir histórias que ligam o passado ao presente, pedalada a pedalada. O projeto parte de uma bicicleta temática, decorada com azulejos inspirados em cada território, que percorre o país à procura de pessoas, tradições e paisagens que representem o ADN português.

Completando o pódio do concurso, o projeto “Planalto das Cesaredas” conquistou o terceiro lugar, com a proposta de uma rede de aldeias turísticas sustentáveis no território designado como Planalto das Cesaredas, que se divide pelos concelhos de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche. A iniciativa propõe valorizar os recursos naturais, culturais e sociais desta região através de produtos e serviços turísticos integrados.

 

O Prémio José Manuel Alves homenageia um ex-presidente da Região de Turismo do Centro, responsável pela criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, e celebra uma década de existência com 475 candidaturas recebidas ao longo de 10 edições, 81 projetos distinguidos como finalistas e 29 iniciativas premiadas.

Na edição comemorativa deste ano, além dos três vencedores, foram finalistas os projetos “Fitas & Flowers”, “Yonest na Natureza”, “Escape Night Experience”, “RiddleInn”, “VirtualGuide.AI” e “LIANE’s Zome Suite & Eco Lodge”.

O Concurso de Teses Académicas, na nona edição, premeia o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística na região, e que crie pontes entre investigação e a sua aplicação no terreno. Das 32 teses submetidas a concurso, foram selecionadas seis finalistas nas categorias de Mestrado e Doutoramento.

Para além dos premiados, as restantes teses finalistas exploraram temas tão diversos como turismo acessível, património alimentar, sustentabilidade, eventos científicos, turismo académico e turismo de guerra.

 

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Privatização da TAP e alta velocidade continuam entre as prioridades do novo governo

Os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, vão continuar entre as prioridades do novo governo.

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O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, garante que os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo o governante, continuam entre as prioridades para o novo governo.

De acordo com a Lusa, a garantia foi deixada por Miguel Pinto Luz durante a Portugal Railway Summit, que arrancou esta quarta-feira, 21 de maio, no Entroncamento, no distrito de Santarém.

“A privatização da TAP é para continuar, essa é a prioridade que já era do XXIV Governo e transitará”, garantiu o governante em declarações aos jornalistas, acrescentando também a “construção do novo aeroporto” e a continuidade do PFN às prioridades do executivo que vai resultar das eleições do último fim-de-semana.

Miguel Pinto Luz presidiu à abertura da 6.ª edição do Portugal Railway Summit, iniciativa realizada pela Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, durante a qual aproveitou também para destacar a importância da ferrovia nos investimentos “estruturantes” para o país.

“É essencial a ferrovia para os portos, para a logística, para garantir que os nossos concidadãos tenham mobilidade e a aposta deste Governo é clara. O passe ferroviário verde tem mais de 300 mil passes vendidos e mais de 55 mil passageiros utilizam mensalmente o passe ferroviário verde”, declarou o governante.

No âmbito dos investimentos na ferrovia, o ministro garantiu que também as três ligações transfronteiriças de alta velocidade com a ligação Porto-Bragança-Zamora, a ligação Aveiro-Salamanca e a ligação Faro-Huelva-Sevilha são prioridades que este governo colocou a debate e que vai discutir também com as autoridades espanholas.

Miguel Pinto Luz falou também sobre os desafios do novo aeroporto, a exemplo da terceira travessia do Tejo, considerando que “todas as ligações rodoviárias e ferroviárias que têm que ser garantidas para o novo aeroporto”.

“São muitas, há muita ambição, mas eu diria que há muito consenso em todas as forças políticas num parlamento que agora sai fragmentado, com uma nova arquitetura, mas eu penso que há um enorme consenso à volta destas decisões e isso é importante para garantir o futuro”, declarou.

A Lusa recorda que o governo aprovou, a 10 de março, em Conselho de Ministros, uma resolução que dá ‘luz verde’ ao PFN, incluindo ligações em alta velocidade, na sequência de um “amplo debate nacional e de consulta pública”.

Este diploma inclui “medidas que prepararão os estudos relativos às ligações em alta velocidade, que na recente cimeira com Espanha combinamos explorar, seja a ligação pelo Norte, seja a ligação pelo Algarve”, e “outras ligações ferroviárias que o país deve planear e desenvolver no longo prazo”, indicou na ocasião o ministro da Presidência, Leitão Amaro.

 

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Happy family on a beach during summer vacation
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Jetcost revela que 8 em cada 10 portugueses vão viajar este verão e gastar 1.140 euros por pessoa

A Jetcost prevê um novo recorde em termos de viagens e escapadelas de turistas do nosso país, este ano. De acordo com um estudo recente do motor de busca de voos, hotéis e aluguer de carros, 77% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão. Viagens domésticas, em família e de carro, são as opções preferidas. Ficar num hotel é desejo da maioria, enquanto julho será o mês com mais viagens.

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A Jetcost.pt realizou um estudo com o objetivo de conhecer as perspetivas de férias dos portugueses durante o verão de 2025, e a primeira conclusão é que, apesar da subida dos preços e da situação económica a nível nacional, a maioria dos portugueses (77%) estão decididos que vão viajar e desfrutar de alguns dias de férias, enquanto 7% estão à espera do último minuto para decidir, dependendo fundamentalmente do orçamento que tenham. No entanto, um em cada dez (16%), não pretende viajar para nenhum lugar.

Quanto aos meses preferidos para viajar, agosto é o escolhido com 40% das preferências, enquanto 38% esperam fazê-lo em agosto, com junho e setembro a terem cada vez mais seguidores, 10% e 12% respetivamente.

Em relação à duração da viagem, 33% planeia deslocar-se um máximo de 5 dias. Quando se refere a viagens de uma semana, esta é opção de 34% dos portugueses, 25% entre 8 e 15 dias e 8% entre 15 dias e um mês. No que diz respeito aos gastos nas férias, a média por pessoa é de 1.140 euros.

Já o meio de transporte escolhido é o automóvel particular (51%), indica o estudo, que avança o avião com (36%), o autocarro com (7%), o comboio com (3%) e o barco com (3%). Por outro lado, o hotel parece ser o alojamento preferido pela maioria (51%), à frente do aluguer de um apartamento (26%). As outras opções são apart-hotéis (11%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.

A família é a opção eleita por pouco mais de metade dos entrevistados (50%), em vez de viajar só como casal (24%), com amigos (16%) ou sós (10%).

Em termos de destinos, sete em cada dez (54%) vão optar pelos nacionais, 36% os internacionais), enquanto 10% combinam ambos. Os cinco destinos portugueses mais procurados para este verão são Lisboa, Porto, São Miguel, Madeira e Porto Santo.

Quanto às viagens internacionais para a Europa, Paris é a cidade mais procurada e, completam o top 5, Palma de Maiorca, Barcelona, Roma e Tenerife, enquanto nos destinos de longa distância sobressaem São Paulo, Nova Iorque, Praia (Cabo Verde), Rio de Janeiro e Bali.

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Vilamoura está mais sustentável

A Comunidade Solar de Vilamoura já está a funcionar, numa iniciativa que permitirá reduzir significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts.

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Vilamoura estreou a Comunidade Solar de Vilamoura, uma iniciativa pioneira de energia renovável, que demonstra o compromisso do destino com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria – conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de funcionamento, estima-se uma produção de 713,40 MWh, evitando 120,57 toneladas de CO₂, o equivalente a 722 árvores plantadas.

A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO₂ na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.

A CSV é constituída por consumidores que, através de instalações partilhadas, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, podendo, em alguns casos, gerar excedentes e maximizar os benefícios económicos da produção de energia. Isto significa um avanço significativo em relação aos sistemas individuais de autoconsumo, com reduções substanciais nas contas de energia para mais de 1.000 famílias.

Além do impacto ambiental e económico, o projeto abrange também o plano social, através da parceria com a “LUZSIMPLES”, uma empresa regional que opera no mercado da energia e que promove a criação de emprego local, promovendo a transparência e as boas práticas empresariais.

A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo

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Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata da EarthCheck, pelas suas boas práticas a nível ambiental.

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Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata, “o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck”, informa a autarquia.

“Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira”, congratula-se o Munícipio de Melgaço, num comunicado enviado à imprensa.

A certificação reconhece as boas práticas do munícipio no que à sustentabilidade diz respeito, num passo decisivo que, segundo a autarquia, vai ao encontro do caminho definido em 2017, quando foi lançado o plano estratégico para o turismo de Melgaço, e que se intensificou com o processo de certificação, em 2021.

“Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, refere Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Produção de energia verde, redução das emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem uma utilização racional e sustentável da água são algumas das áreas em que o município tem vindo a ser reconhecido pelas suas boas práticas.

A auditoria realizada, em março passado, pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais.

“O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais”, indica a autarquia.

Manoel Batista considera ainda que integrar este “grupo de destinos é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade”, pelo que “o desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”.

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Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa em março, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, este indicador somou 1.965,20 milhões de euros, numa subida que, segundo o Banco de Portugal (BdP), foi de 0,8% face ao registado em mês homólogo do ano passado. No acumulado desde janeiro, o total está já muito perto dos cinco mil milhões de euros.

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística somaram, em março, um total de 1.965,20 milhões de euros, valor que ficou 0,8% acima do registado em mês homólogo do ano passado, apesar da Páscoa de 2025 só ter decorrido em abril e de, em 2024, esta época festiva se ter assinalado no final de março, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 20 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros que procuram Portugal, este indicador cresceu 15,89 milhões de euros em março.

Comparativamente a fevereiro de 2025, as receitas turísticas apresentam um crescimento ainda mais significativo, que chega aos 32,7% face aos 1.481,55 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, estão a subir e, em março, chegaram aos 351,97 milhões de euros, o que representa um aumento de 3% face aos 341,81 milhões de euros apurados em março do ano passado.

Face a fevereiro de 2025, o crescimento das importações do turismo também se torna mais significativo, traduzindo uma subida de 6,3% face aos 331,24 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

À semelhança das receitas e das importações turísticas, também o saldo da rubrica Viagens e Turismo foi positivo e chegou aos 1.613,23 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,4% face aos 1.607,50 milhões de euros registados em março de 2024.

Numa comparação com o mês anterior, também no saldo das Viagens e Turismo houve um crescimento significativo, que chega aos 40,2% ou mais 462,93 milhões de euros que em fevereiro.

No comunicado que acompanha os números, o BdP diz que o saldo das viagens e turismo (+160 milhões de euros), em conjunto com “os serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (+151 milhões de euros)” é uma das principais razões que justificam o “aumento, de 299 milhões de euros, do excedente da balança de serviços” registado em março.

Acumulado desde janeiro perto dos 5MM€

Os dados do BdP permitem também perceber que, no acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas está já perto dos cinco mil milhões de euros, somando concretamente 4.989,25 milhões de euros.

Face aos acumulado até março de 2024, que somava 4.797,37 milhões de euros, o crescimento do acumulado das receitas turísticas é já de 4%, num aumento absoluto de 191,88 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também nas importações do turismo há um crescimento no acumulado dos três primeiros meses de 2025, para 1.008,93 milhões de euros, o que traduz um aumento de 1,4% face aos 994,9 milhões de euros dos três primeiros meses de 2024.

No saldo da rubrica Viagens e Turismo, o valor acumulado de 2025 está nos 3.962,83 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,2% comparativamente aos 3.802,47 milhões de euros apurados no mesmo período de 2024.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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