Privatização da TAP e alta velocidade continuam entre as prioridades do novo governo
Os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, vão continuar entre as prioridades do novo governo.

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O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, garante que os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo o governante, continuam entre as prioridades para o novo governo.
De acordo com a Lusa, a garantia foi deixada por Miguel Pinto Luz durante a Portugal Railway Summit, que arrancou esta quarta-feira, 21 de maio, no Entroncamento, no distrito de Santarém.
“A privatização da TAP é para continuar, essa é a prioridade que já era do XXIV Governo e transitará”, garantiu o governante em declarações aos jornalistas, acrescentando também a “construção do novo aeroporto” e a continuidade do PFN às prioridades do executivo que vai resultar das eleições do último fim-de-semana.
Miguel Pinto Luz presidiu à abertura da 6.ª edição do Portugal Railway Summit, iniciativa realizada pela Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, durante a qual aproveitou também para destacar a importância da ferrovia nos investimentos “estruturantes” para o país.
“É essencial a ferrovia para os portos, para a logística, para garantir que os nossos concidadãos tenham mobilidade e a aposta deste Governo é clara. O passe ferroviário verde tem mais de 300 mil passes vendidos e mais de 55 mil passageiros utilizam mensalmente o passe ferroviário verde”, declarou o governante.
No âmbito dos investimentos na ferrovia, o ministro garantiu que também as três ligações transfronteiriças de alta velocidade com a ligação Porto-Bragança-Zamora, a ligação Aveiro-Salamanca e a ligação Faro-Huelva-Sevilha são prioridades que este governo colocou a debate e que vai discutir também com as autoridades espanholas.
Miguel Pinto Luz falou também sobre os desafios do novo aeroporto, a exemplo da terceira travessia do Tejo, considerando que “todas as ligações rodoviárias e ferroviárias que têm que ser garantidas para o novo aeroporto”.
“São muitas, há muita ambição, mas eu diria que há muito consenso em todas as forças políticas num parlamento que agora sai fragmentado, com uma nova arquitetura, mas eu penso que há um enorme consenso à volta destas decisões e isso é importante para garantir o futuro”, declarou.
A Lusa recorda que o governo aprovou, a 10 de março, em Conselho de Ministros, uma resolução que dá ‘luz verde’ ao PFN, incluindo ligações em alta velocidade, na sequência de um “amplo debate nacional e de consulta pública”.
Este diploma inclui “medidas que prepararão os estudos relativos às ligações em alta velocidade, que na recente cimeira com Espanha combinamos explorar, seja a ligação pelo Norte, seja a ligação pelo Algarve”, e “outras ligações ferroviárias que o país deve planear e desenvolver no longo prazo”, indicou na ocasião o ministro da Presidência, Leitão Amaro.