Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
Portugal, país que tem apostado no turismo literário como nicho de mercado, é convidado de honra da 30.ª edição da feira Book World Prague, que terá lugar entre os dias 15 e 18 de maio de 2025, na capital da República Checa.

Publituris
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Solférias e Exoticoonline lançam programação especial de fim de ano no Brasil em colaboração com Alto Astral
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
“Mais houvesse lugares nas companhias aéreas, mais venderíamos o Japão”, diz Francisca Ferreira da Icarión
À semelhança de outras participações internacionais, a presença nacional será aproveitada para promover a oferta de turismo literário português, tanto junto da imprensa como através de ações de capacitação direcionadas ao setor do turismo checo.
A propósito deste convite, o Turismo de Portugal publica na sua página oficial que, tendo como inspiração a célebre citação de Fernando Pessoa — “Tenho em mim todos os sonhos do mundo” —, o programa literário português contará com a participação de sete escritores de língua portuguesa: Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares, Filipe Melo, Rui Zink, João Luís Barreto Guimarães, Ana Paula Tavares e Madalena Matoso.
Reconhecida como a principal feira literária da República Checa, a Book World Prague inclui também o Mercado do Livro da Europa Central e Oriental e estima receber cerca de 15.000 visitantes por dia, totalizando 60.000 participantes ao longo dos quatro dias do evento.
O Turismo de Portugal dá ainda nota que a presença portuguesa tem como objetivo evidenciar a riqueza e diversidade da narrativa literária nacional, promovendo tanto figuras incontornáveis da literatura — como Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago — como autores contemporâneos que continuam a marcar o panorama literário global, para avançar que a nossa participação resulta do trabalho conjunto da Equipa Interministerial para as Feiras Internacionais do Livro, composta pelo Instituto Camões, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), pelo Turismo de Portugal e pela AICEP, em articulação com a Embaixada de Portugal na República Checa.
Refira, que o Turismo de Portugal assumiu a responsabilidade pela identidade gráfica e pela conceção do Pavilhão de Portugal, um espaço de 100 m2 com área multiusos e livraria, concebido para acolher diversas atividades promocionais e culturais.