Plano Estratégico para Turismo de Almada sob o mote “Somos Alma!”
“Somos Alma” é o mote do Plano Estratégico para o Turismo de Almada 2024-2032, elaborado pelo IPDT. Trata-se de um documento que define as prioridades e ações para reforçar a posição do concelho como destino turístico sustentável e competitivo.
Plano Estratégico para Turismo de Almada sob o mote “Somos Alma!”
“Somos Alma” é o mote do Plano Estratégico para o Turismo de Almada 2024-2032, elaborado pelo IPDT. Trata-se de um documento que define as prioridades e ações para reforçar a posição do concelho como destino turístico sustentável e competitivo.
Com um património natural, cultural e histórico de excelência, e uma localização privilegiada junto a Lisboa, Almada aposta agora numa estratégia clara e inovadora, que valoriza os seus recursos e impulsiona a economia local, considera o IPDT, entidade responsável pela elaboração do plano.
Sob o mote “Somos Alma!”, o plano 2024-2032 destaca o que Almada tem de mais autêntico: a cultura urbana, as praias e a gastronomia.
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Este plano marca um passo decisivo para o futuro do turismo em Almada, promovendo um crescimento equilibrado e alinhado com as melhores práticas nacionais e europeias, refere ainda a consultora.
De Portugal: Icárion e Etihad promovem primeira famtrip a Abu Dhabi
A Icárion, operador turístico do grupo World2Meet (W2M) e a Etihad Airways, com voos diretos de Lisboa, levaram o primeiro grupo de agentes de viagens portugueses numa viagem de familiarização a Abu Dhabi, que decorreu de 24 a 30 de abril, a que o Publituris também participou.
Os oito agentes de viagens – David Pinheiro (Stern Travel), Ricardo Cardia (Viagens El Corte Inglés), Aline Pardal (Bestravel), Carla Baptista (TopAtlântico), Soraia Saque (Sem Raízes Viagens), Rita Sousa (Pontoviagem), Neusa Almeida (Instantes de Evasão), e Jessica Costa (Oi Tours), acompanhados por Ana Rita Silva, da Icárion, e Margarida Querido, da Etihad Airways, tiveram a oportunidade de descobrir um pouco do que se pode fazer em viagem de lazer em Abu Dhabi, destino dos Emirados Árabes Unidos (EAU) ainda pouco conhecido em Portugal, a não ser em stopover para ou vindo de outras paragens.
Em Abu Dhabi o grupo teve a oportunidade de conhecer a Grande Mesquita Sheikh Zayed (a terceira maior do mundo), o Qasr Al Watan, um palácio presidencial em funcionamento.
No distrito cultural de Abu Dhabi, os agentes de viagens foram surpreendidos com o museu Louvre e experienciar o Phenomena TeamLab, um vasto espaço de arte imersiva onde as obras digitais respondem ao ambiente e ao movimento do visitante em tempo real.
Em Yas Island não podia faltar a visita aos parques temáticos indoor, o Ferrari World e o Warner Bros. World, e ainda espreitar o Yas Mall, para que se pudesse entender o ambiente de shopping.
Vários hotéis de pura elegância, alguns com a modalidade do tudo incluído, ideal para famílias portuguesas constaram do roteiro, e falamos , nomeadamente, do Royal M Abu Dhabi, do icónico e mais sofisticado hotel da cidade, o Emirates Palace, o Jumeirah Saadiyat, o complexo dos seis hotéis onde se inclui o Crown Plaza Yas, o W Abu Dhabi, onde o circuito da Fórmula 1 passa aos nossos pés, o Rixos Marina, cujo edifício não deixa ninguém indiferente, o Khalidiya Palace, o Grand Hyatt e o Conrad Abu Dhabi.
Finalmente, um safari no deserto em jeep 4×4, repleto de adrenalina, que terminou num jantar com espetáculo num acampamento reservado aos clientes da empresa Emirates Tours & Safaris.
*Todos os pormenores desta viagem para ler numa das próximas edições do Publituris.
Alentejo reforça promoção na Irlanda com participação no TTR Destinations Roadshow – Portugal
O Alentejo viajou até à Irlanda para participar no TTR Destinations Roadshow – Portugal e mostrar propostas alternativas e complementares aos circuitos tradicionais, com destaque para produtos como golfe, percursos de walking e cycling, enoturismo, gastronomia, casamentos e turismo de natureza.
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) marcou presença no TTR Destinations Roadshow – Portugal, com o objetivo de reforçar o posicionamento do Alentejo como destino turístico autêntico e sustentável junto do mercado irlandês. O evento, que passou por Dublin, Waterford e Cork, revelou-se uma importante oportunidade para a apresentação da oferta regional e para a geração de novas ligações comerciais.
Organizado pela TravelMedia.ie & TTR, em colaboração com o Turismo de Portugal, o roadshow reuniu cerca de 120 profissionais do trade irlandês, em sessões de networking e apresentação de destino no Smock Alley Theatre (Dublin), Waterford Treasures Museum e St Peter’s Church (Cork).
A participação portuguesa incluiu 22 empresas, entre as quais se destacaram quatro entidades parceiras do Alentejo – Promenade, Hotéis Vila Galé, Abreu e Discovery Hotel Management – além das ARPT do Algarve e da Madeira, da ITAA (Irish Travel Agents Association) e do Turismo de Portugal.
“A forte recetividade à oferta do Alentejo neste roadshow demonstra que o nosso território reúne condições únicas para responder às novas exigências dos mercados internacionais. Estamos focados em captar segmentos diferenciadores e aumentar a quota de dormidas internacionais, que queremos ver ultrapassar os 40% até 2030. A Irlanda revelou ser um mercado com elevada afinidade com os nossos valores e com vontade de descobrir o Alentejo de forma autêntica”, salienta José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e da ARPTA.
A presença neste evento insere-se na estratégia de internacionalização da marca Alentejo, consolidando a sua imagem como destino de qualidade, com identidade própria, e reforçando a aposta em produtos de elevado valor acrescentado, sustentáveis e em sintonia com as novas tendências do turismo.
Gray Dawes Group nomeia a Sabre como parceira exclusiva para distribuição global
A Gray Dawes Group, uma das maiores empresas independentes de gestão de viagens (TMC) acaba de nomear a Sabre Corporation como parceira exclusiva para a distribuição a nível mundial, ao abrigo de um acordo plurianual.
A Gray Dawes irá associar-se à Sabre para acelerar a sua próxima fase de crescimento, dando prioridade ao investimento em inovação para servir melhor os clientes em todo o mundo e melhorar a eficiência operacional. As capacidades avançadas em inteligência artificial e automação permitirão aos agentes da Gray Dawes concentrarem-se em interações de elevado valor, enquanto a abordagem de conteúdos multi-source da Sabre simplifica a gestão tecnológica, assegurando um acesso fluido a uma vasta gama de opções de viagem.
“Seleccionámos a Sabre como a nossa plataforma tecnológica de distribuição global devido à sua capacidade de apoiar o nosso modelo operacional e a nossa expansão internacional”, afirmou Suzanne Horner, Chief Executive Officer da Gray Dawes. “A sua dimensão global, a infraestrutura tecnológica estável e o plano de investimentos estão alinhados com o nosso objetivo de expandir para além dos nossos mercados principais e operar de forma eficiente à escala global”.
A responsável avança que “ao concentrar toda a nossa operação mundial num único GDS, conseguimos alcançar eficiências muito superiores dentro da nossa organização, libertando tempo e recursos para desenvolver ainda mais o nosso modelo de serviço Always On”, para sublinhar que “a Sabre oferece um apoio excecional à nossa proposta de valor High Tech, High Content e estamos entusiasmados por explorar como a sua inovação poderá complementar os nossos desenvolvimentos tecnológicos internos em benefício dos nossos clientes.”
A parceria entre a Gray Dawes e a Sabre sustenta as iniciativas de crescimento estratégico da TMC em regiões-chave, com especial enfoque nos mercados europeus — o Reino Unido e os Países Baixos — e num crescimento contínuo na América do Norte e na Austrália.
A Gray Dawes acede ao conteúdo da Sabre através da YourTrip, a sua plataforma online de viagens corporativas e ferramenta de reservas, alimentada pela Atriis. A Gray Dawes desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da Atriis, bem como no lançamento do seu próprio portal online, que proporciona aos clientes um controlo completo do seu programa de viagens corporativas num ambiente seguro — um modelo no qual a Sabre se integra perfeitamente. A abordagem aberta da Sabre e a conectividade API permitem o acesso ao seu marketplace de viagens sem necessidade de alterar a tecnologia existente, apoiando o modelo operacional da Gray Dawes e permitindo que os agentes continuem a prestar serviços de elevado valor sem interrupções.
Estrangeiros responsáveis por 55% da faturação total na hotelaria e restauração na Páscoa
Durante a semana da Páscoa (13 a 20 de abril de 2025), o consumo estrangeiro na restauração representou 38% da faturação e 80% na hotelaria, com turistas de 181 nacionalidades a contribuírem para estes resultados.
Durante a semana da Páscoa, entre 13 e 20 de abril de 2025, o consumo estrangeiro em Portugal representou 55% da faturação total registada nos setores da Hotelaria, Atividades Turísticas e Restauração. De acordo com os dados do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ, o ticket médio atingiu os 34,55€, com um crescimento 14,8% na faturação global dos dois setores face a 2024.
A Hotelaria e Atividades Turísticas contribuíram para este crescimento com um aumento de 15,7%, e a Restauração de 14,2%. Por outro lado, o valor médio da transação na hotelaria verificou uma queda de 9,6%, tendo subido 4,5% na Restauração.
Relativamente à evolução do ticket médio, Setúbal destacou-se no setor da Hotelaria e Atividades Turísticas com um crescimento de 18,72% face a 2024, enquanto na Restauração, a Madeira registou um aumento de 15,51% e os Açores apresentaram uma subida de 14,60%.
No que toca à origem dos turistas, o top 10 dos mercados emissores manteve-se semelhante ao do ano anterior, com Portugal na liderança. Ainda assim, no que diz respeito à Restauração verificaram-se algumas alterações na hierarquia. Espanha subiu ao segundo lugar – trocando de posição com o Reino Unido, França ultrapassou a Alemanha e a Suíça superou o Brasil.
De realçar que, entre os mercados estrangeiros, o grande destaque na Hotelaria vai para Irlanda, com 27%, seguido pelos EUA com 10%, e pelo Reino Unido com 9%. Na Restauração o ranking é diferente com o Reino Unido a representar 7% do mercado, Espanha 5,7% e os EUA com 3,9%. Estas dinâmicas refletem um ligeiro reajuste no perfil dos visitantes, mas evidenciam a fidelização dos principais mercados internacionais a Portugal.
Durante esta semana, o setor da Hotelaria e Atividades Turísticas recebeu turistas de 162 nacionalidades, enquanto na Restauração este número fixou-se em 176, demonstrando a diversidade e o alcance global do destino Portugal nesta época.
Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz do REDUNIQ Insights, “os resultados desta Páscoa confirmam a resiliência do setor turístico nacional e a crescente capacidade de Portugal em atrair visitantes internacionais, mesmo num contexto desafiante. A evolução positiva do ticket médio em várias regiões e a manutenção do interesse dos principais mercados emissores demonstram que o país continua a ser um destino de eleição para os turistas estrangeiros.”
A aposta por parte dos diversos restaurantes nos produtos locais é bem percetível e parece ser, à partida, uma aposta ganha. A gastronomia na Madeira reinventou-se e tornou-se um produto turístico a degustar. Prova disso mesmo é a “audácia” do chef César Vieira no Audax.
No primeiro restaurante visitado – Audax – localizado numa das zonas de lazer mais dinâmicas do Funchal, onde não falta concorrência e muitos espaços gastronómicos alternativos, este restaurante destaca-se por uma proposta a que o próprio chef apelida de “progressiva”. Aliás, a descrição dada do que sai da cozinha aberta do Audax foi dada pelo próprio chef César Vieira, revelando que “a minha cozinha é algo que trago de casa, de quando era jovem e via a minha mãe, a minha avó cozinharem. É isso que quero dar a provar aos meus clientes e fazê-los sentir a Madeira e os produtos da Madeira de forma original, daí ter optado pelo que chamo de cozinha ‘progressiva’”. Ou seja, algo que não se pretende estanque, mas que se encontra em constante evolução.
Os produtos da Madeira, naturalmente, não faltam, desde os líquidos (vinhos) à cozinha e na carta do Audax é possível lermos que “a cada estação, a Madeira transforma-se, e como ela, os sabores que definem a sua essência”. Por isso, é na “escuta profunda da ilha que nasce a “audácia” do Audax, com o objetivo de revelar o que a tradição madeirense ainda tem por dizer, quando se ousa escutá-la de outra forma. Daí, os menus apresentados por César Vieira constituírem uma viagem sensorial, guiada pela sazonalidade da ilha, onde o mar, a terra e o tempo definem o ritmo de cada degustação.
Uma visita ao Audax não é uma visita a um restaurante, é um fine dining apresentado, com os produtos locais e isso foi possível perceber desde o primeiro prato que nos foi servido.
Além do menu a la carte, destaque para os tasting menus de degustação, com realce para alguns pratos como, por exemplo, a Poncha com Gamba da Costa ou a Açorda com Pão de Santana.
De resto, é este o caminho que a Madeira, e neste caso, o Funchal estão a tomar, já que, se o visitante está cada vez mais exigente e sofisticado, a gastronomia tem de acompanhar essa exigência e procura pela qualidade.
* O jornal Publituris viajou até à Madeira a convite da Associação de Promoção da Madeira (APM)
Durante três dias, o jornal Publituris visitou a Madeira. O objetivo passou por conhecer uma Madeira com foco na gastronomia e na natureza, além de todo o leque de experiências que é possível descobrir num destino que se reposicionou e tem na qualidade da sua oferta a grande mais-valia.
A convite da Associação de Promoção da Madeira (APM), o jornal Publituris visitou, durante três dias, a ilha da Madeira. Claro que não foi possível em 72 horas “conhecer” a Madeira e daí a decisão de focar-nos nalguns produtos turísticos que o destino oferece.
A opção recaiu em dois produtos distintos: o primeiro, a gastronomia, produto que tem vindo a ganhar novos e jovens protagonistas, e mais do que melhorar a oferta, sofisticou o produto, também ele à base de produtos locais.
O segundo, a Natureza, há muito que faz parte da oferta turística da Madeira, mas também aqui, a melhoria e aposta no serviço e diversidade é visível, sempre a pensar em quem visita a chamada “Pérola do Atlântico”.
ADN madeirense na gastronomia Na gastronomia, destaque para os três restaurantes visitados. No primeiro, o Audax, localizado numa das zonas de lazer mais dinâmicas do Funchal, onde não falta concorrência e muitos espaços gastronómicos alternativos, este restaurante destaca-se por uma proposta a que o próprio chef apelida de “progressiva”.
Os produtos da Madeira, naturalmente, não faltam, desde os líquidos (vinhos) à cozinha e na carta do Audax é possível lermos que “a cada estação, a Madeira transforma-se, e como ela, os sabores que definem a sua essência”. Por isso, é na “escuta profunda da ilha que nasce a “audácia” do Audax, com o objetivo de revelar o que a tradição madeirense ainda tem por dizer, quando se ousa escutá-la de outra forma. Daí, os menus apresentados por César Vieira constituírem uma viagem sensorial, guiada pela sazonalidade da ilha, onde o mar, a terra e o tempo definem o ritmo de cada degustação.
Uma visita ao Audax não é uma visita a um restaurante, é um fine dining apresentado, com os produtos locais e isso foi possível perceber desde o primeiro prato que nos foi servido.
Próximo da majestosa Sé Catedral, num espaço que surge em 1933, como um tributo às ancestrais tertúlias da cidade, onde a burguesia madeirense, escritores e empresários se reuniam para dar voz às suas inspirações nos áureos tempos do passado, o Theo’s junta-se ao Kampo, Akua e Yuki, todos em solo funchalense e todos, segundo o chef Júlio Pereira, “com um ADN muito madeirense, seja pelo produto, oferta, história ou cultura”.
E é esse ADN que Júlio Pereira destaca, salientando “a importância que damos ao produto local”. E é neste ponto que o chef faz a ligação direta entre a gastronomia e o turismo: “há uma coisa extremamente importante em tudo o que fazemos. É que isto faz-se com clientes, faz-se com turismo”. E nas mais de 500 refeições que os restaurantes do chef Júlio Pereira servem diariamente, “90% são para estrangeiros. Por isso, temos de ser sinceros e verdadeiros e perceber que o turismo é o motor de tudo isto”.
E neste aspeto, Júlio Pereira destaca a “valorização daquilo que é o agricultor, do que faz o pescador, do homem do talho, ou seja, é uma economia circular, uma economia sustentável”, sendo este o ponto que o chef destaca no sucesso: “todas estas peças estão encaixadas umas nas outras e podemo-nos servir delas de uma forma eficiente, rápida, confortável”.
Por fim, o Horta, um conceito de comida saudável e de conforto, mais uma vez, numa experiência gastronómica resultante de uma grande aposta em ingredientes locais e de proximidade, grande parte deles provenientes da horta pertencente ao grupo hoteleiro PortoBay.
Numa cozinha onde o chef Santiago Anolles trabalha os legumes de forma distinta, colocando-os no centro das criações, a horta PortoBay, localizada num terreno na zona alta do Funchal, tem neste projeto um papel de extrema importância no que concerne ao abastecimento diário de legumes, frutas, ervas aromáticas, entre outros produtos.
A carta do Horta, é uma montra dos produtos madeirenses com alguns dos melhores legumes do exterior que tão bem se adaptam ao clima da ilha, onde sobressaem os legumes e frutas de estação, como cenouras, beterraba, espargos, alcachofras, milho, tomates, couve, pitanga, banana, castanha, etc..
Esta sofisticação da gastronomia madeirense é possível ser visitada e degustada noutros locais da Madeira, esperando ter despertado o interesse e, principalmente, a vontade de conhecer e provar as iguarias saídas destas cozinhas.
Tanta, tanta natureza Algo ao que é praticamente impossível escapar na Madeira é ligação com a natureza. Antes mesmo de mergulharmos na paisagem verdejante da Madeira, embarcámos num dos veleiros da Happy Hour, empresa que oferece passeios de veleiro privados perfeitos para quem procura experiências autênticas e exclusivas, longe dos roteiros turísticos tradicionais. Entre os tours oferecidos pela Happy Hour estão os “Sunrise & Sunset”, tal como o nome indica, passeios onde é possível disfrutar do nascer ou pôr do sol, no primeiro caso, com direito a um pequeno-almoço preparado pela tripulação geralmente servido na baía do hotel Belmond Reid’s.
Os passeios de meio-dia ou de dia inteiro dão a oportunidade de explorar a costa sul da ilha da Madeira, tanto para o lado Este como para o lado Oeste, além de ser possível visitar praias privadas com acesso apenas pelo mar.
Frequente é a observação de golfinhos e baleias durante todo o ano, comprovada pela equipa do Publituris recebida pelo skipper Luís Fraga que nos possibilitou ver famílias de golfinhos que aproveitaram a oportunidade para brincar um pouco junto do veleiro.
De resto, segundo indicou Luís Fraga, os passeios a bordo dos barcos da Happy Hour são, na sua maioria, realizados por estrangeiros que procuram conhecer a Madeira não só por terra, mas também por mar. Luís Fraga indicou ainda que são muitos os turistas estrangeiros que aproveitam as águas calmas e temperadas da Madeira para fazer mergulho numa reserva natural, surfar nas ondas da costa norte da ilha ou praticar coasteering, uma atividade ao ar livre recente na ilha da Madeira.
Mas são os passeios de barco que possibilitam a observação de perto de algumas das 28 espécies de cetáceos que habitam ou visitam as águas do arquipélago da Madeira entre eles o golfinho comum, o golfinho pintado, o golfinho roaz, o cachalote, a baleia Piloto ou, se pretender, ir até às ilhas Desertas para encontrar um dos últimos refúgios atlânticos da foca Monge, uma das focas mais raras do mundo, assim como a ameaçada ave Freira-do-Bugio.
Da terra para o mar, descobrir a ilha da Madeira em veículos 4×4 é saber desfrutar de um dia diferente, numa aventura entre falésias e montanhas, no meio de floresta densa e rica. A AdventureLand é uma dessas empresas, dedicada a passeios de jipe, com incursões fora de estrada, e vocacionada para trabalhar em duas grandes áreas turísticas: Atividades Diárias e organização de grupos e incentivos. Entre os programas oferecidos estão os passeios partilhados e privados que dão a possibilidade de ter diversas experiências, desde uma ida à Costa Norte com direito a prova de vinho ou tours com itinerários 100% personalizáveis.
Também aqui, são, de acordo com Filipe, guia que nos acompanhou durante meio-dia, “os estrangeiros que mais recorrem a este tipo de serviço”, levando-os a locais como a Boca dos Namorados, Boca da Corrida, Cabo Girão, Curral das Freiras ou Pico do Areeiro, e a experienciar sensações para ultrapassar obstáculos naturais para atingir lugares pouco frequentados e de difícil acesso que ficarão para sempre na memória.
Naturalmente que entre o passeio de jeep não podia faltar habitual paragem para provar a Poncha. Neste caso, a escolha recaiu no bar Mário Corrida onde, além da Poncha Regional, é possível provar a Poncha Pescador, de Limão, Tangerina, Laranja ou Maracujá, avisando-nos o Filipe que era melhor não entrarmos pela experimentação de todo o portfólio, de modo a manter-nos lúcidos para o resto do dia.
A conquista das montanhas, passeando a pé pelas levadas e veredas constitui uma das mais fantásticas experiências na natureza exuberante da Madeira. Miguel Ornelas, guia da Explore Nature, empresa fundada pelo atleta de Trail Running Luís Fernandes que conta entre o currículo com várias participações em Campeonatos do Mundo e da Europa de Trail Running e Skyrunning, proporcionou isso mesmo.
Profundo conhecedor do meio que nos rodeou durante parte de uma manhã, Miguel Ornelas explicou a diferença entre os vários percursos possíveis de serem realizados na Madeira e das diferentes distâncias e graus de dificuldades que as Levadas proporcionam. Indicando-nos que, “estes tipos de percursos devem ser sempre feitos acompanhados de guias profissionais”, Miguel Ornelas avisou que “há já muitos turistas que pretendem fazer estes trilhos sozinhos e depois arrependem-se, já que perdem-se ou optam por trilhos e caminhos que não são recomendados para não profissionais ou conhecedores”.
E se as Caminhadas são uma das opções disponibilizadas pela Explore Nature, a empresa oferece ainda Trail Runnings, Tours Privados que poderão ter a duração de um dia inteiro (8 horas) como de meio-dia (4 horas), ou programas de uma semana para grupos que poderão incluir programas de caminhadas, Trail Camps, excursões pela ilha e/ou passeios de jipe/barco.
Certo é que, no que diz respeito às Levadas, a maioria dos percursos é acessível a qualquer pessoa, existindo, contudo, vários graus de dificuldade. Os percursos pedonais recomendados na Madeira são classificados como Pequenas Rotas (inferiores a 30 km de comprimento), existindo, segundo as entidades oficiais 28 destas PR distribuídas por toda a ilha, sendo mais predominante na costa norte e sudoeste, contabilizando a rede de Levadas cerca de 3.000 km no total, com a maior de todas a possuir 106km: Levada dos Tornos.
*O jornal Publituris viajou até à Madeira a convite da Associação de Promoção da Madeira (APM)
Uma cozinha feita com turismo para o turismo (c/ vídeo)
“Isto faz-se com clientes, faz-se com turismo”. Esta é a máxima aplicada pelo chef Júlio Pereira nos restaurantes que possui no Funchal e de onde saem, por dia mais de 500 refeições. Considerando que a Madeira tem evoluído muito, “com novos mercados, novos destinos e novas origens”, Júlio Pereira salienta que “recebemos pessoas que vêm à procura da cultura e dos nossos costumes e isso é possível colocar dentro dos nossos tachos”.
Bem no coração do Funchal, próximo à majestosa Sé Catedral, num espaço que surge em 1933, como um tributo às ancestrais tertúlias da cidade, onde a burguesia madeirense, escritores e empresários se reuniam para dar voz às suas inspirações nos áureos tempos do passado, o Theo’s junta-se ao Kampo, Akua e Yuki, todos em solo funchalense e todos, segundo o chef Júlio Pereira,“com um ADN muito madeirense, seja pelo produto, oferta, história ou cultura”.
E é esse ADN que Júlio Pereira destaca, salientando “a importância que damos ao produto local”. E é neste ponto que o chef faz a ligação direta entre a gastronomia e o turismo: “há uma coisa extremamente importante em tudo o que fazemos. É que isto faz-se com clientes, faz-se com turismo”. E nas mais de 500 refeições que os restaurantes do chef Júlio Pereira servem diariamente, “90% são para estrangeiros. Por isso, temos de ser sinceros e verdadeiros e perceber que o turismo é o motor de tudo isto”.
E neste aspeto, Júlio Pereira destaca a “valorização daquilo que é o agricultor, do que faz o pescador, do homem do talho, ou seja, é uma economia circular, uma economia sustentável”, sendo este o ponto que o chef destaca no sucesso: “todas estas peças estão encaixadas umas nas outras e podemo-nos servir delas de uma forma eficiente, rápida, confortável”.
Relativamente ao turismo, o chef nascido no continente, mas que se assume madeirense há pouco mais de 10 anos, considera que a Madeira tem evoluído muito, “com novos mercados, novos destinos e novas origens. E isso faz toda a diferença nos nossos comensais. Recebemos todos os dias nos nossos restaurantes, pessoas que vêm à procura da cultura e dos nossos costumes e isso é possível colocar dentro dos nossos tachos”, concluindo que “poder servir isso aos nossos clientes, ao nosso turismo, de uma forma bastante apetecida faz toda a diferença do que é a marca Madeira”.
*O jornal Publituris viajou até à Madeira a convite da Associação de Promoção da Madeira (APM)
O Algarve é a região portuguesa com o maior número de galardões atribuídos pelo Programa Bandeira Azul, mantendo, assim, o seu estatuto de excelência balnear. Em 2025, o Algarve hasteará 91 Bandeiras Azuis, distribuídas por 85 praias, quatro marinas e duas embarcações ecoturísticas.
Albufeira destaca-se novamente como o município português com mais galardões, contabilizando um total de 26 Bandeiras Azuis, repartidas por 25 praias e pela marina local. Este resultado confirma a importância do Algarve como destino de sol e mar, reconhecido recentemente pelos World Travel Awards, pela terceira vez, como o “Melhor Destino de Praia do Mundo”. Além disso, a Praia da Falésia, em Albufeira, recebeu o prémio de “Melhor Praia do Mundo” pelo TripAdvisor em 2024.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “estas distinções refletem o compromisso contínuo dos municípios algarvios com a sustentabilidade ambiental, a qualidade das infraestruturas e a segurança balnear, fatores que os nossos visitantes tanto valorizam e que reforçam a competitividade do Algarve como destino de classe mundial.”
O Programa Bandeira Azul é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que atribuiu este ano, a nível nacional, 444 galardões, dos quais 404 a praias, 18 a marinas e 22 a embarcações ecoturísticas, posicionando Portugal em sexto lugar entre os 51 países participantes.
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul numa marina nacional terá lugar precisamente no Algarve, na Marina de Vilamoura, no dia 20 de junho.
Azul comemora dois anos de operação para Paris-Orly com 400 mil passageiros transportados
A Azul abriu a rota para Paris-Orly a 26 de abril de 2023 e, atualmente, disponibiliza seis ligações aéreas por semana entre Viracopos e o segundo aeroporto da capital francesa, numa rota que conta já com mais de 400 mil passageiros transportados.
A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras está a assinalar o segundo aniversário da abertura da sua rota para Paris-Orly, na qual já foram transportados mais de 400 mil passageiros, informou a companhia aérea brasileira, em comunicado.
“A França é um destino muito importante para as nossas operações, pois chama à atenção de turistas que buscam conhecer atrações famosas como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, além da famosa gastronomia”, sublinha Beatriz Barbi, gerente de Planeamento de Rede da Azul.
Recorde-se que a Azul abriu a rota para Paris-Orly a 26 de abril de 2023 e, atualmente, disponibiliza seis ligações aéreas por semana para o segundo aeroporto da capital francesa, com partida do aeroporto de Viracopos, em São Paulo, no Brasil.
Além de Paris, a Azul voa também para outros destinos na Europa e prepara-se para, em breve, abrir ligações para Madrid, capital espanhola, assim como a cidade do Porto, que será o segundo destino da companhia aérea em Portugal, depois de Lisboa.
Ascend Airways UK liga Londres-Gatwick à capital da Serra Leoa
A rota está a ser operada pela Ascend Airways, através de uma parceria com a Air Sierra Leone, retomando uma ligação que estava suspensa há 12 anos e que vai passar a contar com três voos por semana a partir de 16 de junho.
A Ascend Airways UK, companhia aérea subsidiária do Avia Solutions Group, abriu no sábado, 26 de abril, uma nova rota entre o aeroporto de Londres-Gatwick e a cidade de Freetown, capital da Serra Leoa, retomando uma ligação que estava suspensa há 12 anos.
Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea explica que o regresso destes voos “marca o restabelecimento da conectividade aérea direta entre os dois países após um intervalo de 12 anos”.
“É uma verdadeira honra operar este histórico voo de Londres Gatwick para Freetown em nome da Air Sierra Leone. Foram meses de trabalho árduo para estabelecer esta conexão, e estamos ansiosos para operar esta rota tão necessária durante o verão e o inverno”, disse Alastair Willson, CEO da Ascend Airways.
A Ascend Airways é uma companhia aérea que está registrada no Reino Unido e que possui um Certificado de Operador Aéreo (AOC) e uma Licença de Operação Tipo B da CAA do Reino Unido, que foi adquirida, em 2023, pela Avia Solutions Group, que possui sede na Irlanda e opera uma frota de 221 aeronaves em seis continentes.
A partir de 16 de junho, a operação da Ascend Airways passa a contar com três voos por semana, numa rota que se espera que traga benefícios para o turismo, negócios e desenvolvimento económico entre os dois países.
A rota está a ser operada pela Ascend Airways, através de uma parceria com a Air Sierra Leone, sendo esta a companhia aérea que é responsável também pela tripulação de cabine e cockpit dos aparelhos que servem a nova rota e que possui também o avião Boeing 737 MAX 8 que realizou o voo inaugural.