Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável
Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata da EarthCheck, pelas suas boas práticas a nível ambiental.

Publituris
Campo de golfe PGA Aroeira No.2 entra em renovação em junho
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata, “o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck”, informa a autarquia.
“Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira”, congratula-se o Munícipio de Melgaço, num comunicado enviado à imprensa.
A certificação reconhece as boas práticas do munícipio no que à sustentabilidade diz respeito, num passo decisivo que, segundo a autarquia, vai ao encontro do caminho definido em 2017, quando foi lançado o plano estratégico para o turismo de Melgaço, e que se intensificou com o processo de certificação, em 2021.
“Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, refere Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.
Produção de energia verde, redução das emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem uma utilização racional e sustentável da água são algumas das áreas em que o município tem vindo a ser reconhecido pelas suas boas práticas.
A auditoria realizada, em março passado, pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais.
“O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais”, indica a autarquia.
Manoel Batista considera ainda que integrar este “grupo de destinos é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade”, pelo que “o desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”.