Santa Cruz
Destinos

Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

Publituris
Santa Cruz
Destinos

Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Turismo da ONU quer incorporar moda no turismo cultural
Destinos
eDreams ODIGEO e AXA Partners anunciam parceria para melhorar proteção e flexibilidade das viagens
Distribuição
Madeira é o “Melhor Destino Europeu” para a revista Viajes National Geographic
Destinos

As praias do concelho de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes da modalidade de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

“Para além de referir que as praias do concelho de Torres Vedras, de uma forma geral, estão longe de estar saturadas e têm margem para um aumento do número de visitantes e utilizadores, o estudo apresenta ainda outras conclusões, como: o facto de não se identificarem situações relevantes ou sistemáticas de conflito entre utilizadores nas praias torrienses, sendo consensual que o ambiente dentro de água nas mesmas é bastante relaxado, não justificando um ordenamento diferenciado das atividades de surfing durante e fora da época balnear”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, em que a autarquia partilha os resultados deste estudo.

PUB

Apresentado a 16 de maio, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, o estudo foi elaborado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal em parceria com o Politécnico de Leiria, e envolveu um conjunto de stakeholders locais (nomeadamente escolas de surf, concessionários de praia, associações, surfistas e banhistas), num trabalho que passou pela realização de entrevistas, procedimentos de identificação geográfica, inquéritos e outros registos de dados (in loco e por meio de câmaras web).

PUB

Santa Rita, Vigia, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Sizandro são as praias do concelho de Torres Vedras que apresentam melhores condições para a prática do surf e que foram o principal objeto deste estudo.

Entre as conclusões deste estudo, merece também destaque o facto das praias de Torres Vedras contarem com “uma comunidade de surf local coesa e unida, que salvaguarda a preservação das condições ambientais e a boa conduta na utilização dos recursos naturais” e de “existir uma comunicação constante e aberta entre as escolas de surf do concelho de Torres Vedras, as quais procuram potenciar a melhor utilização dos espaços das praias, coordenando entre si os locais e horários de condução das suas aulas de forma a não haver sobreposições e excessos de carga”.

Já os banhistas das praias torrienses defendem que a presença da comunidade de surf é “importante”, uma vez que contribuí para “a segurança e salvamento aquático” nas zonas balneares do concelho.

O estudo deixa também um conjunto de soluções, propondo, nomeadamente, o desenvolvimento de uma “zona litoral torriense um modelo de turismo de surf focado no valor e na qualidade da experiência, em detrimento de um modelo que privilegie o volume, permitindo diferenciar o destino costeiro de Torres Vedras pela sua tranquilidade e pela possibilidade de permitir surfar ondas de elevada qualidade com poucas pessoas”.

Por outro lado, e para combater a sazonalidade turística no litoral do concelho, o estudo propõe também que se atraiam “surfistas mais experientes”, ao mesmo tempo que se criam “as condições necessárias para um aumento dos serviços aí disponíveis durante o Inverno, nomeadamente estimulando a criação de novas unidades de alojamento, restauração e comércio”.

O estudo indica ainda que o número ideal de escolas de surf para operar nas praias do concelho de Torres Vedras se situa entre as nove e as 11, sendo que atualmente o número dessas escolas licenciadas para desenvolver atividade no território concelhio torriense é de 11.

Presente na apresentação do estudo esteve Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que a autarquia decidiu encomendar este estudo devido à “preocupação relativamente à preservação dos recursos ambientais costeiros torrienses”.

O relatório final do estudo pode ser consultado online e está disponível aqui.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Aviação

Delta Air Lines inaugura nova rota entre Boston e Barcelona

A nova rota da Delta Air Lines entre Boston e Barcelona arrancou esta quinta-feira, 22 de maio, e conta com três voos por semana, em aviões A330-200, com 281 lugares.

A Delta Air Lines inaugurou esta quinta-feira, 22 de maio, uma nova rota entre Boston, nos EUA, e Barcelona, em Espanha, numa operação com três voos por semana, realizada em aviões Airbus A330-200, com 281 lugares.

De acordo com o jornal espanhol dedicado ao turismo HostelTur, os voos decorrem às terças, quintas e sábados, e são operados em codeshare com a Air France-KLM, naquela que é a terceira rota que a companhia aérea dos EUA abre à partida de Barcelona, depois de Nova Iorque-JFK, que conta com dois voos diários, e de Atlanta, com 10 voos por semana.

A nova rota deverá impulsionar o tráfego corporate entre as duas cidades, assim como turístico, até porque, como lembra o HostelTur, no início deste mês, a Delta Air Lines tinha revelado que a capital catalã está em nono lugar no Top 10 dos destinos mais pesquisados pelos passageiros da companhia aérea para o verão de 2025.

Além de Barcelona, a Delta Air Lines voa também para Madrid, contando com rotas entre a capital espanhola e Nova York-JFK, assim como para Atlanta, ambas com sete voos por semana.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Parque Temático da Madeira recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024

Com mais de 20 anos de funcionamento, o Parque Temático da Madeira, que se tem destacado na divulgação das tradições e costumes da Região, recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024.

O secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitou, recentemente, o Parque Temático da Madeira, situado no concelho de Santana, onde teve a oportunidade de conhecer as várias atrações e projetos desenvolvidos no espaço.

Com mais de 20 anos de funcionamento, o Parque Temático da Madeira tem-se destacado na divulgação das tradições e costumes da Região. Segundo o governante regional, “o parque é um pilar na valorização e preservação da identidade cultural madeirense”, sublinhando ainda que “é um espaço fundamental para manter vivas as nossas raízes, aproximando as novas gerações das tradições que definem a nossa cultura”.

O parque tem registado um crescimento significativo no número de visitantes, com cerca de 80 mil pessoas o ano anterior. “Este aumento de visitantes é um reflexo do trabalho e das melhorias que têm vindo a ser realizadas, quer ao nível das infraestruturas quer na dinamização de atividades de caráter cultural e educativo”, afirmou Pedro Rodrigues.

De entre as diversas atrações, o Parque Temático da Madeira, gerido pela Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, oferece o contacto direto com as tradições, através de quadros vivos constituídos por artesãos locais que demonstram técnicas ancestrais, como o trabalho do linho, lã, bordado e vime. Além disso, os visitantes podem explorar uma mercearia tradicional e uma antiga cozinha com forno a lenha, onde é possível ver e até provar o típico pão de Santana.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo de Portugal conquista prata e bronze em prémios dedicados ao audiovisual em Nova Iorque

O Turismo de Portugal foi duplamente premiado nos New York Festivals® TV & Film Awards 2025, com as campanhas “Portugal’s Unwritten Recipe” e “Portugal is Art” a arrecadarem prata e bronze nestes conceituados galardões da indústria audiovisual.

O Turismo de Portugal foi duplamente distinguido nos New York Festivals® TV & Film Awards 2025, galardões que estão entre os mais importantes do mundo para a indústria audiovisual e nos quais o projeto “Portugal’s Unwritten Recipe” foi distinguido com prata, enquanto a campanha “Portugal is Art” arrecadou o bronze.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, a atribuição destas distinções “evidencia a excelência e o impacto da promoção do turismo e da cultura portuguesa no cenário global”.

Estes dois prémios integram o Circuito CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals) e foram oficialmente anunciados durante a cerimónia Storytellers Gala, que se realizou esta quinta-feira, 22 de maio, às 18h00, em Nova Iorque.

“É com enorme orgulho que vemos o trabalho de promoção de Portugal ser distinguido internacionalmente. Estes prémios refletem o valor cultural e emocional que procuramos transmitir sobre o nosso país junto dos mercados. O Turismo de Portugal continuará a apostar em narrativas autênticas que marquem quem nos vê e que impulsionem a descoberta do nosso país”, congratula-se Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a campanha “Portugal’s Unwritten Recipe” representa uma “viagem pelos cinco sentidos”, que mostra como a gastronomia portuguesa carrega consigo a cultura e as tradições locais e reflete a diversidade do território, a criatividade das suas gentes e o talento dos seus chefs”.

Já a campanha “Portugal is Art” afirma que a arte se encontra em cada recanto e expressão de Portugal, estando “presente nas paisagens, nos sabores da gastronomia, na força do mar, nos festivais de música, nas tradições que se mantêm vivas e na criatividade de artistas emergentes”.

Ambas as campanhas foram veiculadas através de meios digitais, nos canais Facebook, Instagram, YouTube e Online Vídeo, incluindo o formato Connected TV, de modo a assegurar uma abordagem multicanal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Mercado de viagens corporativas encontra-se no Business Travel Show Europe em Londres

A Business Travel Show Europe, que estará patente nos dias 25 e 26 de junho em Londres (ExCel), é dedicada a atender o mercado de viagens corporativas, e procura conectar fornecedores e compradores num ambiente favorável aos negócios. Com mais de 30 anos, o evento consolida-se como a maior exposição e conferência para a comunidade europeia de viagens corporativas.

A American Express Global Business Travel revoluciona o mercado das viagens corporativas com um marketplace que coloca lado a lado fornecedores e compradores, transformando a Business Travel Show Europe num ponto de encontro para networking, inovação e crescimento, de contacto com as últimas tendências do setor com especialistas e inovadores, para descobrir soluções para os maiores desafios deste mercado e obter insights práticos, novos serviços e tecnologias para implementar no negócio.

Paralelamente à exposição propriamente dita e contactos de negócios, foi elaborada, para esta edição, um programa de conferências. A exposição estará aberta nos dias 25 e 26 de junho de 2025, das 09:30 às 17:30.

A edição de 2024, recebeu 732 gestores de viagens e agentes de viagens corporativas qualificados, que exploraram novos fornecedores, se mantiveram atualizados sobre as mudanças do setor, fortaleceram parcerias e fizeram networking com colegas, impulsionando o futuro das viagens corporativas.

Os compradores de viagens corporativas na Europa esperam volumes de viagens estáveis ​​em 2025, mas estão menos otimistas quanto ao crescimento do que aqueles em outras regiões, de acordo com recente pesquisa da Global Business Travel Association.

Globalmente, 48% dos compradores de viagens entrevistados estimam que suas organizações vão viajar mais em 2025 do que em 2024, e 57% prevê gastar mais em viagens de negócios este ano, mesmo que não se verifique um aumento no número de viagens.

No entanto, existem diferenças regionais, com os compradores na Europa a serem os mais hesitantes em relação ao crescimento este ano. Mais de um terço (37%) dos compradores europeus esperam que suas empresas façam mais viagens de negócios este ano – um número consideravelmente menor do que em todas as outras regiões.

Além disso, 19% dos compradores europeus esperam ver um declínio anual no volume de viagens das suas empresas em 2025. Isto provavelmente está ligado a uma maior conscientização sobre as preocupações climáticas na Europa, juntamente com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade recentemente introduzidas pela UE, que estão a levar as empresas a tomar medidas.

Preocupações com preços e orçamento estão no topo da lista de problemas dos compradores e gestores de viagens em 2025. Neste caso, 81% dos compradores de viagens listaram o aumento do custo das viagens como um problema significativo para este ano, e metade dos entrevistados antecipa que seus orçamentos não suportarão a pressão dos preços, o que corrobora uma pesquisa recente da ITM com compradores de viagens do Reino Unido, que revelou o controle orçamental como a prioridade número um para as empresas este ano.

Preocupações económicas mais amplas e atritos geopolíticos estão na mente de 49% e 44% dos compradores, respetivamente, número que supera o de compradores que demonstraram preocupações maiores com interrupções em viagens. Apenas 37% dos compradores de viagens listaram essa questão como crítica para 2025, e um terço referiu os avanços tecnológicos e a inteligência artificial como prioridades nos seus programas.

As preocupações dos compradores, nesse sentido, foram bem diferentes das dos fornecedores e representantes de empresas de gestão de viagens que participaram da pesquisa. Pouco mais de metade dos fornecedores e representantes de TMC colocaram os custos de viagem como a principal preocupação.

Os fornecedores estão mais preocupados com o cenário económico geral, com 55% a mencionar incerteza, enquanto 47% estão focados em IA, o que mostra que os fornecedores estavam muito mais engajados com as mudanças tecnológicas do que os compradores neste ano. Isto pode dever-se à ideia de que muitos compradores dependem de suas TMCs para fornecer a tecnologia adequada para executar um programa de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Plano Brasis sucede o Aquarela

Construído pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e do Sebrae, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil – Brasil, que sucede o Aquarela, servirá de bússola para fortalecer a identidade do país no mundo como diverso, sustentável e democrático.

A Embratur acaba de lançar o Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.

O lançamento marca um novo momento do turismo internacional no Brasil, e conforme destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é “um plano de construção de país”, que traz um Brasil diverso, sustentável, democrático, “bom para visitar e bom para se viver”, e que também entende o turista como um agente na construção desse país. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso na dimensão continental, a sua pluralidade de povos, culturas, história e paisagens, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. O lançamento acontece quando o país regista uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de divisas. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril de 2025, o Brasil registou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo verificado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

Freixo frisou, também, o recorde de arrecadação com o turismo internacional. Foram 7,3 mil milhões de dólares arrecadados só com turismo estrangeiro. Para tal, o país “precisa de um plano de marketing que coloca o Brasil no mundo e que quem venha nos visitar nos ajude a construir um país mais diverso, mais sustentável, mais participativo. Esse é o país que estamos a construir, com desafios muito concretos”.

A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para este ano era de 6,9 milhões de visitantes. “Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, disse.

O presidente evidenciou ainda que “enquanto outros destinos colocam barreiras, o Brasil abre os braços. A hospitalidade é a nossa marca. Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano. Temos localização, diversidade e acolhimento. Estamos a colher frutos de um planeamento ousado e integrado, mesmo em tempos de crise internacional”.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, que assistiu à sessão, reforçou que “em todas as próximas feiras vamos estar lá, seguindo as diretrizes desse novo plano, que vai nos colocar num outro patamar de comunicação e de apresentação dos destinos do nosso país”.

A implementação do novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipa técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

DIT Gestión promove megafamtrip à Colombia em setembro

De 21 a 28 de setembro de 2025, o coração do Valle del Cauca, na Colômbia, receberá uma mega famtrip organizado pela DIT Gestión. Será uma semana que promete ser vibrante, e reunirá 60 agentes de viagens do universo DIT, grupo composto por mais de 1.200 agências.

Vários operadores locais do turismo colombiano uniram esforços para acolher esta viagem de familiarização com vista a mostrar ao mundo o melhor deste destino.

Durante esta semana, os participantes mergulharão em percursos pensados para se conectarem ao autêntico: o turismo sustentável, a natureza viva, a cultura que se respira em cada rua e experiências comunitárias que tocam a alma. Na zona rural de Cali, conhecerão as linhas mestras do Projeto de Turismo e o ambicioso projeto “Parque de los Parques Pance-Farallones”. Explorarão as paisagens e as comunidades do distrito de Pance, uma joia natural ainda por descobrir. Já na cidade, a visita vai levá-los ao centro histórico, o bairro boémio San António e a icónica Rota da Salsa no Bairro Obrero, com paragens obrigatórias na Praça do Mercado Alameda para desfrutar dos sabores e sons do Pacífico.

A experiência irá estender-se ainda até Buenaventura, onde os espera a magia do Parque Nacional Natural Uramba Bahía Málaga. Ali, em lugares como Juan Chaco e Ladrilleros, o grupo irá conhecer as comunidades afro-colombianas e indígenas Waunán. E, se tiverem sorte (embora a natureza tenda a ser generosa aqui), vivenciarão a observação de baleias.

Refira-se que Cali e Buenaventura foram escolhidas como joias emergentes do turismo internacional. A razão é simples: a sua riqueza natural, a sua diversidade cultural e, sobretudo, o imenso potencial das suas experiências turísticas sustentáveis e comunitárias. Assim, o anúncio feito pela DIT está em linha com a sua estratégia de expansão para novos mercados e de reforço da oferta latino-americana.

Esta aposta da DIT visa criar laços reais entre os operadores europeus e os operadores turísticos do turismo do Valle del Cauca: agências de viagens, hotéis, comunidades, atrações e associações, conhecer produtos turísticos integrados e sustentáveis, e consolidar esta região como um destino imprescindível na América Latina.

Por outro lado, Valle del Cauca e da sua capital (Cali) terão presença destacada na convenção bienal da DIT Gestión, que celebra a sua quinta edição de 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

TAP homenageia o seu principal parceiro, as agências de viagens

A TAP homenageou, esta quinta-feira, em Lisboa, as agências de viagens que mais venderem o seu produto durante o ano de 2024, em Portugal, Brasil, América do Norte, África e Europa, tanto na área de lazer como corporate. Foi mais uma edição dos TAP Awards, uma cerimónia, que se realiza todos os anos e em que a companhia aérea portuguesa reafirma a sua contínua parceria com o seu principal parceiro de negócio, como foi referido na cerimónia.

Numa cerimónia realizada esta quinta-feira à noite, em Lisboa, os TAP Awards voltaram a homenagear as agências de viagens que, na sua rede global, mais se destacaram na venda dos seus produtos, nos mais variados segmentos durante o ano passado. O jantar na Quinta da Pimenteira contou com a presença do presidente da TAP, Luís Rodrigues, e demais responsáveis da companhia aérea, dos secretários de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do presidente da CTP, Francisco Calheiros, do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, numa casa repleta de empresários da área da distribuição turística dos países onde a TAP opera, tanto em Portugal, como no Brasil, América do Norte, África e Europa.

Na sua intervenção, Luís Rodrigues destacou esta importante parceria que a TAP mantém e quer reforçar cada vez mais com as agências de viagens, num ano em que a companhia aérea celebra 80 anos de existência, e a APAVT 75 anos, sem esquecer que nesta era do digital, as palavras de ordem são, transformação e inovação, que quer caminhar lado a lado com o seu principal parceiro de negócio, realçando que conta com eles para a TAP continuar a crescer em todos os mercados onde opera. “Sei que poderemos sempre contar com os nossos parceiros do trade para avançarmos”, disse, num ano em que a companhia transportou 16 milhões de passageiros e alcançou um rendimento líquido de 53,7 milhões de euros, com resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo.

Já ao Publituris, Mário Cruz, Chief Commercial & Revenue Officer declarou que “estamos a celebrar as melhores vendas, os top performances dos nossos parceiros que são muito importantes, porque a maior parte das nossas vendas são feitas pelas agências de viagens e estamos a trabalhar com todas elas para brindar o melhor produto para os nossos passageiros que é, no final, o nosso objetivo”.

Apesar de toda a tecnologia própria que a TAP tem vindo a desenvolver, esta parceria é para reforçar, assegurou o responsável. “Esta parceria é muito importante no nosso plano estratégico, porque o nosso objetivo é chegar a mais passageiros e só o podemos conseguir com a ajuda do nosso parceiro”, disse Mário Cruz para sublinhar que “a tecnologia que estamos a implementar, a inovação, as novas rotas e novos aviões, são, sempre em parceira com as agências de viagens, em benefício das duas partes, e  com o único objetivo, que é oferecer o melhor serviço aos nossos clientes”.

Os galardoados da noite foram:

Portugal

Top Seller – Techtour

Top Seller Business Class– Go4Travel

Top Seller Tour Operator – Solférias

Top Growth all Cabins – Grupo Ávoris

Top TMC Seller – Grupo Wamos

Brasil

Top Seller Ota” – Decolar

Top Seller Consolidator – Befly

Top Seller Tour Operator – SVC Operadora

América do Norte

Top Seller – Expedia Group

Top Growth TMC – BCD Travel

Top Seller Tour Operator – Gate 1 International Travel

África

Top Seller – Realvitur

Top Seller Business Class – Atlântida WTA

Top Growth all Cabins – Cotur

Europa

Top Seller Long Haul Italy – Welcome Travel Group S.P. A.

Top Growth Business Class Itlay – ACI Blueteam

Top Seller Long Haul Germany – Aerticket

Top Growth Business Class Germany – Lufthansa City Center

Top Seller Long Haul Spain – Grupo Ávoris

Top Growth Business Class Spain – W2M

Top Seller Long Haul France – Selecttour

Top Growth Business Class France – Havas

Top Seller Long Haul Reino Unido – Focus Group

Top Growth Business Class Reino Unido – More Sand

Leisure

Top Seller Global Ota – Etraveli

Top Seller Groups – GS Travel

Top Seller Global Cruise – NCLH

Corporate

Top Seller Global TMC – AMEX GBT

Top Seller Business Class Global TMC – CWT

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Prémios

Nova Edição: Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A nova edição do jornal Publituris apresenta os nomeados da 20.ª edição dos “Portugal Travel Awards”. Além disso, traz a aposta da Icárion no mercado da África do Sul, uma entrevista à presidente executiva do Círculo Fortuny, Xandra Falcó, uma nova marca da Boost Portugal, uma viagem a Abu Dhabi e um dossier dedicado ao rent-a-car.

Publituris

A edição de 23 de maio de 2025 do jornal Publituris apresenta os nomeados dos “Portugal Travel Awards” que comemoram, este ano, a 20.ª edição, e que se realizam no dia 3 de julho no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Às 22 categorias concorrem um total de 177 nomeados que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

As categorias dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a aposta da Icárion, operador turístico do universo World2Meet (W2M), no mercado da África do Sul com uma iniciativa fora da caixa com grupos de agentes de viagens e que pretender apresentar o destino através do paladar.

De visita a Portugal, o Publituris entrevistou Xandra Falcó, presidente executiva do Círculo Fortuny. O tema: Turismo de Luxo ou Turismo de Alta Gama. Xandra Falcó admitiu que “não há muitos países que possuam a história, cultura e património de Portugal”. Por isso, aconselha a “não ter medo de falar abertamente das coisas e encontrar uma solução que beneficie todos e, principalmente, as comunidades locais, criar políticas, medidas que façam com que se deixe dinheiro, valor no destino, criar PIB e emprego”.

Nesta edição damos a conhecer, igualmente, a nova marca da Boost Portugal: Benévola. Lançada a 28 de abril, esta nova marca pretende reinventar os eventos corporativos, mostrando que estes também podem ser benéficos e sustentáveis. Por isso, o Publituris falou com Leonel Soares, fundados e administrador da Boost Portugal, que explicou que o objetivo é oferecer “um modelo de eventos mais profundo, mais humano e com verdadeiro legado”.

A “Viagem” desta edição leva-nos até Abu Dhabi que, pela sua ostentação e exuberância, pode parecer, à primeira vista, um destino só para ricos e homens de negócios bem-sucedidos. Também o é, mas quando conhecemos mais profundamente este Emirado (EAU) descobrimos que é um destino de praia e de família, com vários hotéis de grande qualidade que, alguns até praticam a modalidade do tudo incluído, e onde as crianças são reis e rainhas, que tem excelentes parques de diversões de nível internacional, mas também uma cultura tradicional preservada, aliada à moderna mostrada nos seus vários museus de categoria mundial.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao “Rent-a-Car”. Apesar de se afigurar positivo, 2025 parece ser um ano que vai trazer muitos desafios ao rent-a-car, a começar pela elevada concorrência em território nacional, passando pela eletrificação das frotas e sem esquecer as novas tecnologias e digitalização. Ainda assim, as empresas de rent-a-car mostram-se confiantes de que também este será um ano positivo, com crescimentos na procura e na rentabilidade.

Para este dossier, entrevistámos, igualmente, Filippo Macchi, country manager da Sicily by Car em Portugal. Presente no nosso país desde setembro de 2024, a Sicily by Car tem planos ambiciosos para o mercado português, apesar de reconhecer que o segmento turístico do rent-a-car está já “um pouco esgotado”. Por isso, a estratégia passa por atrair os clientes diretos, assim como o mercado corporate, de forma a tornar-se, dentro de quatro ou cinco anos, “num dos principais players em Portugal”.

Além do “Check-in”, cujas perguntas e respostas foram enviadas e recebidas, respetivamente, ainda do dia das eleições legislativas de 18 de maio, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A nova edição do jornal Publituris apresenta os nomeados da 20.ª edição dos “Portugal Travel Awards”. Além disso, traz a aposta da Icárion no mercado da África do Sul, uma entrevista à presidente executiva do Círculo Fortuny, Xandra Falcó, uma nova marca da Boost Portugal, uma viagem a Abu Dhabi e um dossier dedicado ao rent-a-car.

Publituris

A edição de 23 de maio de 2025 do jornal Publituris apresenta os nomeados dos “Portugal Travel Awards” que comemoram, este ano, a 20.ª edição, e que se realizam no dia 3 de julho no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Às 22 categorias concorrem um total de 177 nomeados que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

As categorias dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a aposta da Icárion, operador turístico do universo World2Meet (W2M), no mercado da África do Sul com uma iniciativa fora da caixa com grupos de agentes de viagens e que pretender apresentar o destino através do paladar.

De visita a Portugal, o Publituris entrevistou Xandra Falcó, presidente executiva do Círculo Fortuny. O tema: Turismo de Luxo ou Turismo de Alta Gama. Xandra Falcó admitiu que “não há muitos países que possuam a história, cultura e património de Portugal”. Por isso, aconselha a “não ter medo de falar abertamente das coisas e encontrar uma solução que beneficie todos e, principalmente, as comunidades locais, criar políticas, medidas que façam com que se deixe dinheiro, valor no destino, criar PIB e emprego”.

Nesta edição damos a conhecer, igualmente, a nova marca da Boost Portugal: Benévola. Lançada a 28 de abril, esta nova marca pretende reinventar os eventos corporativos, mostrando que estes também podem ser benéficos e sustentáveis. Por isso, o Publituris falou com Leonel Soares, fundados e administrador da Boost Portugal, que explicou que o objetivo é oferecer “um modelo de eventos mais profundo, mais humano e com verdadeiro legado”.

A “Viagem” desta edição leva-nos até Abu Dhabi que, pela sua ostentação e exuberância, pode parecer, à primeira vista, um destino só para ricos e homens de negócios bem-sucedidos. Também o é, mas quando conhecemos mais profundamente este Emirado (EAU) descobrimos que é um destino de praia e de família, com vários hotéis de grande qualidade que, alguns até praticam a modalidade do tudo incluído, e onde as crianças são reis e rainhas, que tem excelentes parques de diversões de nível internacional, mas também uma cultura tradicional preservada, aliada à moderna mostrada nos seus vários museus de categoria mundial.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao “Rent-a-Car”. Apesar de se afigurar positivo, 2025 parece ser um ano que vai trazer muitos desafios ao rent-a-car, a começar pela elevada concorrência em território nacional, passando pela eletrificação das frotas e sem esquecer as novas tecnologias e digitalização. Ainda assim, as empresas de rent-a-car mostram-se confiantes de que também este será um ano positivo, com crescimentos na procura e na rentabilidade.

Para este dossier, entrevistámos, igualmente, Filippo Macchi, country manager da Sicily by Car em Portugal. Presente no nosso país desde setembro de 2024, a Sicily by Car tem planos ambiciosos para o mercado português, apesar de reconhecer que o segmento turístico do rent-a-car está já “um pouco esgotado”. Por isso, a estratégia passa por atrair os clientes diretos, assim como o mercado corporate, de forma a tornar-se, dentro de quatro ou cinco anos, “num dos principais players em Portugal”.

Além do “Check-in”, cujas perguntas e respostas foram enviadas e recebidas, respetivamente, ainda do dia das eleições legislativas de 18 de maio, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Prémios

Conhecidos os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A festa será só no dia 3 de julho, no Hotel Vila Galé Collection Elvas. Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são, no entanto, conhecidos hoje na edição em papel. A votação começa a 26 de maio.

Publituris

São 177 os nomeados, em 22 categorias, para os “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/ onde poderá votar nos melhores nas seguintes categorias:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

No final do dia 3 de julho haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.