A edição de 23 de maio de 2025 do jornal Publituris apresenta os nomeados dos “Portugal Travel Awards” que comemoram, este ano, a 20.ª edição, e que se realizam no dia 3 de julho no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.
Às 22 categorias concorrem um total de 177 nomeados que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.
As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/
Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.
As categorias dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são:
Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional
Haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.
Na “Distribuição”, damos a conhecer a aposta da Icárion, operador turístico do universo World2Meet (W2M), no mercado da África do Sul com uma iniciativa fora da caixa com grupos de agentes de viagens e que pretender apresentar o destino através do paladar.
De visita a Portugal, o Publituris entrevistou Xandra Falcó, presidente executiva do Círculo Fortuny. O tema: Turismo de Luxo ou Turismo de Alta Gama. Xandra Falcó admitiu que “não há muitos países que possuam a história, cultura e património de Portugal”. Por isso, aconselha a “não ter medo de falar abertamente das coisas e encontrar uma solução que beneficie todos e, principalmente, as comunidades locais, criar políticas, medidas que façam com que se deixe dinheiro, valor no destino, criar PIB e emprego”.
Nesta edição damos a conhecer, igualmente, a nova marca da Boost Portugal: Benévola. Lançada a 28 de abril, esta nova marca pretende reinventar os eventos corporativos, mostrando que estes também podem ser benéficos e sustentáveis. Por isso, o Publituris falou com Leonel Soares, fundados e administrador da Boost Portugal, que explicou que o objetivo é oferecer “um modelo de eventos mais profundo, mais humano e com verdadeiro legado”.
A “Viagem” desta edição leva-nos até Abu Dhabi que, pela sua ostentação e exuberância, pode parecer, à primeira vista, um destino só para ricos e homens de negócios bem-sucedidos. Também o é, mas quando conhecemos mais profundamente este Emirado (EAU) descobrimos que é um destino de praia e de família, com vários hotéis de grande qualidade que, alguns até praticam a modalidade do tudo incluído, e onde as crianças são reis e rainhas, que tem excelentes parques de diversões de nível internacional, mas também uma cultura tradicional preservada, aliada à moderna mostrada nos seus vários museus de categoria mundial.
O “Dossier” desta edição é dedicado ao “Rent-a-Car”. Apesar de se afigurar positivo, 2025 parece ser um ano que vai trazer muitos desafios ao rent-a-car, a começar pela elevada concorrência em território nacional, passando pela eletrificação das frotas e sem esquecer as novas tecnologias e digitalização. Ainda assim, as empresas de rent-a-car mostram-se confiantes de que também este será um ano positivo, com crescimentos na procura e na rentabilidade.
Para este dossier, entrevistámos, igualmente, Filippo Macchi, country manager da Sicily by Car em Portugal. Presente no nosso país desde setembro de 2024, a Sicily by Car tem planos ambiciosos para o mercado português, apesar de reconhecer que o segmento turístico do rent-a-car está já “um pouco esgotado”. Por isso, a estratégia passa por atrair os clientes diretos, assim como o mercado corporate, de forma a tornar-se, dentro de quatro ou cinco anos, “num dos principais players em Portugal”.
Além do “Check-in”, cujas perguntas e respostas foram enviadas e recebidas, respetivamente, ainda do dia das eleições legislativas de 18 de maio, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours).