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DECO quer acabar com suplementos na bagagem de mão na Europa e apresenta queixa contra sete companhias aéreas

Easyjet, Norwegian Airlines, Ryanair, Volotea, Vueling, Transavia e Wizzair são as companhias aéreas diretamente visadas na queixa, uma vez que, segundo a DECO, aplicam “taxas em cada um dos itinerários, variando em função de vários fatores”.

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DECO quer acabar com suplementos na bagagem de mão na Europa e apresenta queixa contra sete companhias aéreas

Easyjet, Norwegian Airlines, Ryanair, Volotea, Vueling, Transavia e Wizzair são as companhias aéreas diretamente visadas na queixa, uma vez que, segundo a DECO, aplicam “taxas em cada um dos itinerários, variando em função de vários fatores”.

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A DECO juntou-se à BEUC e a 16 outras organizações de consumidores de 12 países para apresentar uma queixa na Comissão Europeia e na Rede de Cooperação no domínio da Defesa do Consumidor (CPC) contra sete companhias aéreas que “cobram suplementos de preço pela bagagem de mão”.

Segundo a DECO, a queixa visa “travar a cobrança destas taxas” e segue-se ao pedido que a associação de defesa dos consumidores portuguesa já tinha feito junto da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil com o mesmo objetivo.

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“Agora, pede-se uma investigação ao nível da União Europeia (UE) a todo o setor”, adianta a DECO, num comunicado enviado à imprensa, onde a associação explica que “são cada vez mais as transportadoras aéreas que exigem aos passageiros, que pretendam viajar com bagagem de mão, o pagamento de um suplemento, contrariamente ao que foi, durante largos anos, prática no setor da aviação”.

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Easyjet, Norwegian Airlines, Ryanair, Volotea, Vueling, Transavia e Wizzair são as companhias aéreas diretamente visadas na queixa, uma vez que, segundo a DECO, aplicam “taxas em cada um dos itinerários, variando em função de vários fatores, como a rota, a procura, datas de viagem, e, ainda, consoante sejam adicionadas no processo de reserva ou posteriormente, nomeadamente no aeroporto, caso em que a taxa pode chegar a €75”.

“A DECO considera problemática esta cobrança, que levou já à aplicação de coimas em Espanha. Em 2024, a nossa Associação pediu a intervenção da ANAC, mas até ao momento não é conhecida qualquer medida. Os consumidores não devem pagar extra para levar uma pequena bagagem”, denuncia ainda a DECO.

 

 

 

 

 

 

 

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Nova Edição: Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A nova edição do jornal Publituris apresenta os nomeados da 20.ª edição dos “Portugal Travel Awards”. Além disso, traz a aposta da Icárion no mercado da África do Sul, uma entrevista à presidente executiva do Círculo Fortuny, Xandra Falcó, uma nova marca da Boost Portugal, uma viagem a Abu Dhabi e um dossier dedicado ao rent-a-car.

A edição de 23 de maio de 2025 do jornal Publituris apresenta os nomeados dos “Portugal Travel Awards” que comemoram, este ano, a 20.ª edição, e que se realizam no dia 3 de julho no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Às 22 categorias concorrem um total de 177 nomeados que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

As categorias dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a aposta da Icárion, operador turístico do universo World2Meet (W2M), no mercado da África do Sul com uma iniciativa fora da caixa com grupos de agentes de viagens e que pretender apresentar o destino através do paladar.

De visita a Portugal, o Publituris entrevistou Xandra Falcó, presidente executiva do Círculo Fortuny. O tema: Turismo de Luxo ou Turismo de Alta Gama. Xandra Falcó admitiu que “não há muitos países que possuam a história, cultura e património de Portugal”. Por isso, aconselha a “não ter medo de falar abertamente das coisas e encontrar uma solução que beneficie todos e, principalmente, as comunidades locais, criar políticas, medidas que façam com que se deixe dinheiro, valor no destino, criar PIB e emprego”.

Nesta edição damos a conhecer, igualmente, a nova marca da Boost Portugal: Benévola. Lançada a 28 de abril, esta nova marca pretende reinventar os eventos corporativos, mostrando que estes também podem ser benéficos e sustentáveis. Por isso, o Publituris falou com Leonel Soares, fundados e administrador da Boost Portugal, que explicou que o objetivo é oferecer “um modelo de eventos mais profundo, mais humano e com verdadeiro legado”.

A “Viagem” desta edição leva-nos até Abu Dhabi que, pela sua ostentação e exuberância, pode parecer, à primeira vista, um destino só para ricos e homens de negócios bem-sucedidos. Também o é, mas quando conhecemos mais profundamente este Emirado (EAU) descobrimos que é um destino de praia e de família, com vários hotéis de grande qualidade que, alguns até praticam a modalidade do tudo incluído, e onde as crianças são reis e rainhas, que tem excelentes parques de diversões de nível internacional, mas também uma cultura tradicional preservada, aliada à moderna mostrada nos seus vários museus de categoria mundial.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao “Rent-a-Car”. Apesar de se afigurar positivo, 2025 parece ser um ano que vai trazer muitos desafios ao rent-a-car, a começar pela elevada concorrência em território nacional, passando pela eletrificação das frotas e sem esquecer as novas tecnologias e digitalização. Ainda assim, as empresas de rent-a-car mostram-se confiantes de que também este será um ano positivo, com crescimentos na procura e na rentabilidade.

Para este dossier, entrevistámos, igualmente, Filippo Macchi, country manager da Sicily by Car em Portugal. Presente no nosso país desde setembro de 2024, a Sicily by Car tem planos ambiciosos para o mercado português, apesar de reconhecer que o segmento turístico do rent-a-car está já “um pouco esgotado”. Por isso, a estratégia passa por atrair os clientes diretos, assim como o mercado corporate, de forma a tornar-se, dentro de quatro ou cinco anos, “num dos principais players em Portugal”.

Além do “Check-in”, cujas perguntas e respostas foram enviadas e recebidas, respetivamente, ainda do dia das eleições legislativas de 18 de maio, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours).

Leia aqui a edição.

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Edição Digital: Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A nova edição do jornal Publituris apresenta os nomeados da 20.ª edição dos “Portugal Travel Awards”. Além disso, traz a aposta da Icárion no mercado da África do Sul, uma entrevista à presidente executiva do Círculo Fortuny, Xandra Falcó, uma nova marca da Boost Portugal, uma viagem a Abu Dhabi e um dossier dedicado ao rent-a-car.

A edição de 23 de maio de 2025 do jornal Publituris apresenta os nomeados dos “Portugal Travel Awards” que comemoram, este ano, a 20.ª edição, e que se realizam no dia 3 de julho no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Às 22 categorias concorrem um total de 177 nomeados que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

As categorias dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a aposta da Icárion, operador turístico do universo World2Meet (W2M), no mercado da África do Sul com uma iniciativa fora da caixa com grupos de agentes de viagens e que pretender apresentar o destino através do paladar.

De visita a Portugal, o Publituris entrevistou Xandra Falcó, presidente executiva do Círculo Fortuny. O tema: Turismo de Luxo ou Turismo de Alta Gama. Xandra Falcó admitiu que “não há muitos países que possuam a história, cultura e património de Portugal”. Por isso, aconselha a “não ter medo de falar abertamente das coisas e encontrar uma solução que beneficie todos e, principalmente, as comunidades locais, criar políticas, medidas que façam com que se deixe dinheiro, valor no destino, criar PIB e emprego”.

Nesta edição damos a conhecer, igualmente, a nova marca da Boost Portugal: Benévola. Lançada a 28 de abril, esta nova marca pretende reinventar os eventos corporativos, mostrando que estes também podem ser benéficos e sustentáveis. Por isso, o Publituris falou com Leonel Soares, fundados e administrador da Boost Portugal, que explicou que o objetivo é oferecer “um modelo de eventos mais profundo, mais humano e com verdadeiro legado”.

A “Viagem” desta edição leva-nos até Abu Dhabi que, pela sua ostentação e exuberância, pode parecer, à primeira vista, um destino só para ricos e homens de negócios bem-sucedidos. Também o é, mas quando conhecemos mais profundamente este Emirado (EAU) descobrimos que é um destino de praia e de família, com vários hotéis de grande qualidade que, alguns até praticam a modalidade do tudo incluído, e onde as crianças são reis e rainhas, que tem excelentes parques de diversões de nível internacional, mas também uma cultura tradicional preservada, aliada à moderna mostrada nos seus vários museus de categoria mundial.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao “Rent-a-Car”. Apesar de se afigurar positivo, 2025 parece ser um ano que vai trazer muitos desafios ao rent-a-car, a começar pela elevada concorrência em território nacional, passando pela eletrificação das frotas e sem esquecer as novas tecnologias e digitalização. Ainda assim, as empresas de rent-a-car mostram-se confiantes de que também este será um ano positivo, com crescimentos na procura e na rentabilidade.

Para este dossier, entrevistámos, igualmente, Filippo Macchi, country manager da Sicily by Car em Portugal. Presente no nosso país desde setembro de 2024, a Sicily by Car tem planos ambiciosos para o mercado português, apesar de reconhecer que o segmento turístico do rent-a-car está já “um pouco esgotado”. Por isso, a estratégia passa por atrair os clientes diretos, assim como o mercado corporate, de forma a tornar-se, dentro de quatro ou cinco anos, “num dos principais players em Portugal”.

Além do “Check-in”, cujas perguntas e respostas foram enviadas e recebidas, respetivamente, ainda do dia das eleições legislativas de 18 de maio, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours).

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Conhecidos os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris

A festa será só no dia 3 de julho, no Hotel Vila Galé Collection Elvas. Os nomeados dos “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris são, no entanto, conhecidos hoje na edição em papel. A votação começa a 26 de maio.

São 177 os nomeados, em 22 categorias, para os “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris que serão sujeitos a votação pelos 27 membros do júri convidado, dos assinantes do jornal e dos subscritores da newsletter diária.

As votações decorrerão entre 26 de maio e 16 de junho no site dos prémios em https://premios.publituris.pt/ onde poderá votar nos melhores nas seguintes categorias:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Os registos no site dos prémios estão abertos até às 23h59 de 23 de maio de 2025. A partir dessa data e até 16 de junho de 2025, será possível registar-se na newsletter do Publituris online, mas o registo não dará acesso à votação.

No final do dia 3 de julho haverá ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

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Tourism Club vai alavancar a transformação digital no setor

Esta aliança para o Turismo, que junta a NEST, a NOS e a NOVA SBE, agora apresentado, pretende alavancar a transformação digital no turismo em Portugal e apoiar os players da indústria hoteleira para que se tornem exemplos da modernização do setor.

Criado com o objetivo de constituir uma plataforma aberta para a partilha de ideias, num fórum intimista e colaborativo, e de fomentar a coesão e homogeneidade no setor, o Tourism Club dirige-se aos decision makers das empresas hoteleiras em Portugal, assumindo o compromisso de criar visibilidade para as oportunidades existentes, divulgar casos de sucesso e potenciar pontos de contacto para apoiar as organizações rumo à excelência digital, indicam as entidades que constituem esta aliança.

O clube reunirá os seus membros em eventos recorrentes para discutirem tópicos inovadores na área do turismo. Terão, também, acesso exclusivo a notícias e estudos sobre o setor, eventos, workshops práticos, bem como aos mais avançados programas de formação no que respeita a inovação e gestão de turismo.

João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, salientou que, ao impulsionar a modernização do setor, a empresa “reforça o seu compromisso de ser um motor de transformação e desenvolvimento do país, para reforçar que “o objetivo aqui é ajudar os principais players do setor a incorporar tecnologia e inovação nos seus processos de transformação, tirando partido das melhores práticas”.

Segundo Daniela Afonso, Executive Director da Nova SBE Westmont Institute Tourism & Hospitality, “a transformação digital é fundamental para alcançar os nossos objetivos: ao integrar tecnologia com a eficiência operacional e a melhoria da experiência do cliente, somos capazes de tornar o setor mais resiliente e competitivo”, sustentando que “queremos ser uma plataforma dinâmica, capaz de identificar e responder às principais necessidades dos seus membros e de promover a partilha de conhecimento para gerar impacto real em todo o setor.”

Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST, assinalou que “enquanto Centro de Inovação do Turismo, o NEST encontrou no Tourism Club uma complementaridade essencial aos seus programas, ao criar um espaço exploratório com líderes da indústria hoteleira para networking e partilha de conhecimento sobre o digital”.

Sublinhou que, através de fóruns intimistas e reservados, será possível trabalhar competências de liderança num mundo em constante mudança”, esclarecendo que o Clube “promove sinergias entre organizações e partilha casos de sucesso e boas práticas através de keynotes de alto nível”.

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easyJet confia no regresso aos lucros com forte procura de viagens no verão, apesar dos 344M€ de prejuízo no 1.º semestre

A easyJet registou, no primeiro semestre do seu ano fiscal, prejuízos de 292 milhões de libras (344 milhões de euros), montante que, segundo a Lusa, foi 13,1% maior do que em período homólogo de 2024. Apesar da descida dos resultados, a companhia aérea acredita que a forte procura por viagens para o verão a vai colocar novamente na rota dos lucros.

Nos seis primeiros meses do seu ano fiscal, a easyJet registou prejuízos de 292 milhões de libras (344 milhões de euros), montante que, segundo a Lusa, foi 13,1% maior do que as perdas da companhia aérea no mesmo período do ano passado, mas que a easyJet acredita que vai conseguir contrariar, regressando aos lucros, uma vez que se regista uma forte procura por viagens para o verão.

Segundo a Lusa, o prejuízo foi conhecido através de um comunicado enviado pela easyJet à Bolsa de Valores de Londres, no qual a companhia aérea revela que, até 31 de março, os prejuízos antes de impostos foram de 394 milhões de libras (464 milhões de euros), um aumento de 11,1% em comparação com o período homólogo.

Já os prejuízos operacionais chegaram aos 369 milhões de libras (435 milhões de euros), num aumento de 7,8% face ao mesmo período do ano passado, enquanto a receita ficou em 3.534 milhões de libras (4.170 milhões de euros), um aumento de 8,1%.

Em termos de passageiros, a companhia aérea revelou também que transportou, nos três primeiros meses deste ano fiscal, um total de 18,2 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 8% em comparação com os primeiros três meses do ano passado.

No entanto, e apesar dos resultados dos seis primeiro meses do ano terem ficado marcados por prejuízos, a companhia aérea acredita que será possível regressar aos lucros em breve, até porque, segundo Kenton Jarvis, presidente executivo da easyJet, se está a registar uma “forte procura por voos e férias da easyJet”.

“Estamos a cumprir com sucesso a nossa estratégia de aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente, tanto em voo quanto no solo”, refere o responsável da easyJet, realçando que a transportadora aérea continua focada “em atingir outro verão recorde este ano”, o que deverá impulsionar “um forte crescimento dos lucros”.

 

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Foto: Terminal Rodoviário de Sete Rios
Transportes

AMT dá razão à FlixBus e determina acesso da empresa ao Terminal de Sete Rios

Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o gestor do terminal não pode recusar o acesso de forma injustificada, seja à FlixBus ou a qualquer outro operador.

A FlixBus vai passar a poder usar o Terminal Rodoviário de Sete Rios nas suas operações, depois da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ter determinado que o gestor do terminal não pode recusar o acesso de forma injustificada a este e outros operadores.

A decisão, conhecida segunda-feira, 19 de maio, chega depois de um recurso da FlixBus e refere que, “após a análise dos argumentos, não foi provado o esgotamento da capacidade do terminal e foi confirmada a existência de capacidade disponível”, pelo que “o gestor do terminal deve facultar o acesso ao terminal, dentro dos horários disponíveis, não podendo tal ser negado, a todos os operadores que o requeiram”.

No comunicado que anuncia a decisão, a AMT diz que foi também determinada a publicitação de regulamento, que deverá conter “informação atualizada relativa à ocupação do terminal, horários ocupados e disponíveis, bem como os critérios de alocação”, sendo que as “infrações ao cumprimento destas regras constituem contraordenações”.

“Os gestores de terminais e interface de transporte público devem permitir o acesso transparente, equitativo e não discriminatório a todos os operadores, devendo as respetivas regras e outras informações relevantes constar dos regulamentos próprios daqueles equipamentos”, lê-se no comunicado divulgado pela AMT.

A AMT acrescenta ainda que o “acesso apenas pode ser recusado em caso de comprovada incapacidade em acolher serviços adicionais” e diz que vai, agora, dar “conhecimento à Autoridade da Concorrência da decisão, para análise de
eventuais práticas restritivas da concorrência, no âmbito da Lei da Concorrência”.

A AMT lembra ainda que, em janeiro deste ano, “aprovou o Regulamento 03/2025 que especifica as regras de acesso e repartição de capacidade nos termos da lei, na sequência de diversas ações de supervisão efetuadas pela AMT, onde constatou a não aplicação ou aplicação deficiente de regras legais”.

“Os terminais e interfaces são infraestruturas essenciais para o desenvolvimento do mercado do transporte de passageiros, sendo o acesso equitativo uma condição necessário ao aumento do investimento, das opções ao dispor da população e da promoção da coesão territorial”, refere ainda a AMT, no comunicado divulgado.

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Sal e Gran Canaria marcam escolhas dos portugueses este verão, segundo Logitravel

As reservas de verão estão a crescer a um ritmo acelerado e a Logitravel, agência online do El Corte Inglés Travel Group, que acaba de dar início à sua campanha “Logilouco”, com descontos até 600€, apresenta os destinos que estão em destaque entre os portugueses para esta época do ano.

O verão arranca com um novo mapa dos destinos preferidos dos portugueses. De acordo com os dados internos da Logitravel, a agência online do El Corte Inglés Travel Group, destinos como Ilha do Sal e Gran Canária destacam-se entre os mais procurados para esta época. A estes juntam-se Menorca e Tenerife, reforçando a importância das Ilhas Espanholas. As Ilhas Baleares continuam a ser uma escolha de eleção, com Maiorca a liderar as preferências. A Logitravel disponibiliza pacotes de voo + hotel para as principais ilhas, adaptados a diferentes perfis de viajantes.

O interesse em viagens de longa distância também se mantém. Entre as opções disponíveis estão a Tailândia, combinando Banguecoque, Chiang Rai, Chiang Mai, Phuket e Phi Phi num itinerário flexível, a Turquia, com visitas guiadas pelos locais mais emblemáticos do país, o Japão, através de rotas por Osaka, Quioto e Tóquio, Cuba, oferecendo a possibilidade de descobrir Havana e as praias de Varadero, bem como Singapura, com voos combinados com Tailândia, Indonésia ou Malásia.

Além disso, as tendências refletem uma mudança nas preferências por locais que combinam aventura, natureza e cultura. A Turquia, China e Malásia estão a registar o maior crescimento de interesse, enquanto as Ilhas Baleares e os destinos clássicos do Mediterrâneo estão a consolidar a sua posição como destinos preferenciais.

A Turquia está atrair o interesse dos viajantes, com um aumento de 300% nas reservas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Egito e Islândia também registaram aumentos significativos, de 43% e 250% respetivamente. No caso do Egito, os circuitos organizados incluem visitas ao Cairo, aos notáveis templos de Abu Simbel e cruzeiros ao longo do lendário rio Nilo. Já na Islândia, os percursos de carro permitem explorar livremente paisagens deslumbrantes e fenómenos naturais únicos.

Os cruzeiros pelo Mediterrâneo são também uma opção favorita dos viajantes, que têm a oportunidade de visitar cidades icónicas como Roma, Nápoles, Florença/Pisa, Marselha e outras.

Campanha “Logiloco” até 26 de maio

Para apoiar esta tendência, a Logitravel lança a sua campanha especial de verão, “Logiloco”, com uma seleção de viagens nacionais e internacionais com condições de reserva exclusivas, disponível até 26 de Maio.

No âmbito desta campanha, são oferecidos descontos até 600€ em reservas efetuadas até 26 de maio de 2025, com partidas entre 1 de junho e 30 de setembro de 2025. O valor do desconto varia consoante o preço da reserva e o tipo de produto, começando nos 20€ para valores superiores a 200€ e chegando a descontos até 600€. Além disso, algumas opções incluem seguro de viagem e/ou pagamento flexível sem juros, sem mencionar a opção de formalizar reservas de hotel com um depósito de 10 €.

Para além de uma ação comercial, a Logiloco responde a um contexto em que os viajantes planeiam com mais antecedência, procuram experiências completas e valorizam cada vez mais a facilidade de gestão de viagens.

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Rede Expressos lança bilhetes entre o Porto, Braga e Guimarães a 1,95 euros

No total, a Rede Expressos tem disponíveis cinco mil bilhetes para viagens entre o Porto, Braga e Guimarães com preços de 1,95 euros, numa oferta que, segundo a empresa, pretende dar resposta ao aumento do “fluxo diário de passageiros entre estas cidades”.

A Rede Expressos lançou cinco mil bilhetes com um preço de 1,95 euros para viagens entre o Porto, o Aeroporto do Porto, Braga e Guimarães, oferta que, segundo a empresa, pretende dar resposta ao aumento do “fluxo diário de passageiros entre estas cidades”.

“A pressão crescente do mercado imobiliário nas grandes áreas urbanas, particularmente no Porto, tem levado muitos portugueses e brasileiros a procurar soluções habitacionais mais acessíveis em cidades próximas como Braga e Guimarães. Este fenómeno cria uma nova onda de passageiros regulares, que necessitam de transporte diário a preços competitivos”, explica a Rede Expressos.

Entre 2024 e 2025, a Rede Expressos diz ter registado “um aumento de 118% nas viagens” entre Braga e o Porto, assim como de 97% nas viagens entre Guimarães e o Porto.

A ligação ao Aeroporto Sá Carneiro traz também “novas oportunidades de mobilidade e fortalecimento do turismo na região” que, segundo a Rede Expressos, tem vindo “a notar um aumento de procura considerável”.

“A Rede Expressos está empenhada em criar corredores e ligações entre cidades, dando resposta aos novos desafios de mobilidade impostos pela atual conjuntura socioeconómica. Continuaremos firmemente a promover uma mobilidade mais justa, partilhada e sustentável, garantindo preços verdadeiramente acessíveis e recusando, de forma clara, quaisquer taxas adicionais que apenas servem para encarecer o custo final das viagens para os passageiros”, defende Celso Silva, diretor de Marketing da Rede Expressos.

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TUI Musement assinala final da Champions League com roteiro pelos estádios europeus

Com a final da Liga dos Campeões a aproximar-se, com a disputa entre o Inter de Milão e o Paris Saint-Germain pelo título em Munique, a TUI Musement, especialista em tours e experiências, apresenta uma proposta aos fãs de futebol: um roteiro pelos estádios dos clubes europeus com maior número de títulos conquistados ao longo da história do futebol.

O turismo desportivo está em plena ascensão. Cada vez mais pessoas optam por escolher os seus próximos destinos tendo em conta os grandes eventos desportivos, seja como espetadores ou participantes. De acordo com a ONU Turismo, este segmento representa, atualmente, 10% da despesa turística mundial e deverá crescer 17,5% até 2030.

Daí que a TUI Musement está a propor um roteiro aos mais emblemáticos estádios de futebol da Europa, que deixaram de ser apenas ‘palcos’ de jogos e transformaram-se em ícones culturais e turísticos, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

Portugal ocupa um lugar de destaque nesta rota. Com duas taças e título de Campeões Europeus conquistados, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica estão entre as 13 equipas que conquistaram a prestigiada Champions League em mais do que uma ocasião. O Estádio do Dragão e o Estádio da Luz oferecem a oportunidade de conhecer de perto dois dos clubes. Ambos disponibilizam visitas guiadas ao relvado, museus interativos e vistas privilegiadas das instalações onde jogam as estrelas do futebol português.

Entretanto, com mais de um milhão de visitantes por ano, o estádio do Real Madrid (Santiago Bernabéu) é um dos mais visitados do mundo. O seu museu permite reviver momentos lendários da história do clube, incluindo tirar fotografias com as taças da Champions League. A mais recente remodelação no estádio, cuja conclusão está prevista para este verão, pode já ser apreciada do topo do mesmo.

Há também o estádio San Siro / Giuseppe Meazza, Milão, um dos mais emblemáticos da Europa, partilhado por dois eternos rivais: AC Milan e Inter de Milão. A visita guiada passa pelas bancadas, relvado, balneários de ambas as equipas e por um museu que celebra décadas de história desta “rivalidade”.

Mais do que a casa do Liverpool FC, o Anfield é sinónimo de orgulho, tradição e comunidade. A visita permite atravessar o famoso túnel com o cartaz “This is Anfield”, onde os jogadores tocam antes de entrarem em campo. O percurso inclui uma visita aos balneários, à sala de imprensa e ao museu renovado com zonas interativas, incluindo uma secção dedicada a Jürgen Klopp. Durante a visita, ecoa o hino “You’ll Never Walk Alone”, símbolo da união entre o clube e os seus adeptos.

O roteiro sugere também o estádio Allianz Arena, Munique. Palco da final de 2025, este estádio impressiona pela sua arquitetura arrojada e pela experiência museológica que oferece: visitas ao relvado, exposições de troféus e acesso a áreas exclusivas. A partir da passarela panorâmica, é possível apreciar toda a imponência da casa do Bayern de Munique. Além disso, o Allianz Arena é também um exemplo de sustentabilidade e inovação, sendo o primeiro estádio a utilizar ETFE, um material translúcido e que se limpa automaticamente, e conta com um sistema de iluminação capaz de reproduzir mais de 16 milhões de cores.

A contar, igualmente, com o estádio Spotify Camp Nou, Barcelona. Atualmente em remodelação, o estádio do FC Barcelona continua aberto ao público graças a uma experiência imersiva no museu. Esta visita oferece aos fãs uma ‘viagem’ 360º pela história do clube, com os lendários troféus, memórias de jogadores como o Ronaldinho e Messi, e uma antevisão do futuro estádio, que pretende ser o maior, em termos de capacidade, da Europa.

Finalmente, a proposta segue para o estádio Johan Cruyff Arena, Amesterdão. Pioneiro na aposta em soluções sustentáveis e inovadoras, este estádio integra um teto retrátil, painéis solares e um sistema de baterias reutilizadas para armazenamento de energia. A visita inclui experiências em realidade virtual, acesso aos balneários e bancos de suplentes, e à galeria da fama que celebra os momentos históricos do Ajax.

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Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

As praias do concelho de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes da modalidade de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

“Para além de referir que as praias do concelho de Torres Vedras, de uma forma geral, estão longe de estar saturadas e têm margem para um aumento do número de visitantes e utilizadores, o estudo apresenta ainda outras conclusões, como: o facto de não se identificarem situações relevantes ou sistemáticas de conflito entre utilizadores nas praias torrienses, sendo consensual que o ambiente dentro de água nas mesmas é bastante relaxado, não justificando um ordenamento diferenciado das atividades de surfing durante e fora da época balnear”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, em que a autarquia partilha os resultados deste estudo.

Apresentado a 16 de maio, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, o estudo foi elaborado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal em parceria com o Politécnico de Leiria, e envolveu um conjunto de stakeholders locais (nomeadamente escolas de surf, concessionários de praia, associações, surfistas e banhistas), num trabalho que passou pela realização de entrevistas, procedimentos de identificação geográfica, inquéritos e outros registos de dados (in loco e por meio de câmaras web).

Santa Rita, Vigia, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Sizandro são as praias do concelho de Torres Vedras que apresentam melhores condições para a prática do surf e que foram o principal objeto deste estudo.

Entre as conclusões deste estudo, merece também destaque o facto das praias de Torres Vedras contarem com “uma comunidade de surf local coesa e unida, que salvaguarda a preservação das condições ambientais e a boa conduta na utilização dos recursos naturais” e de “existir uma comunicação constante e aberta entre as escolas de surf do concelho de Torres Vedras, as quais procuram potenciar a melhor utilização dos espaços das praias, coordenando entre si os locais e horários de condução das suas aulas de forma a não haver sobreposições e excessos de carga”.

Já os banhistas das praias torrienses defendem que a presença da comunidade de surf é “importante”, uma vez que contribuí para “a segurança e salvamento aquático” nas zonas balneares do concelho.

O estudo deixa também um conjunto de soluções, propondo, nomeadamente, o desenvolvimento de uma “zona litoral torriense um modelo de turismo de surf focado no valor e na qualidade da experiência, em detrimento de um modelo que privilegie o volume, permitindo diferenciar o destino costeiro de Torres Vedras pela sua tranquilidade e pela possibilidade de permitir surfar ondas de elevada qualidade com poucas pessoas”.

Por outro lado, e para combater a sazonalidade turística no litoral do concelho, o estudo propõe também que se atraiam “surfistas mais experientes”, ao mesmo tempo que se criam “as condições necessárias para um aumento dos serviços aí disponíveis durante o Inverno, nomeadamente estimulando a criação de novas unidades de alojamento, restauração e comércio”.

O estudo indica ainda que o número ideal de escolas de surf para operar nas praias do concelho de Torres Vedras se situa entre as nove e as 11, sendo que atualmente o número dessas escolas licenciadas para desenvolver atividade no território concelhio torriense é de 11.

Presente na apresentação do estudo esteve Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que a autarquia decidiu encomendar este estudo devido à “preocupação relativamente à preservação dos recursos ambientais costeiros torrienses”.

O relatório final do estudo pode ser consultado online e está disponível aqui.

 

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