Timor-Leste vai modernizar aeroporto e aumentar pista de aterragem
As intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, de 1.850 para 2.150 metros.

Publituris
EUA a perder turistas internacionais, diz relatório do WTTC
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
Passageiros devem contactar companhias aéreas sobre bagagem antes de ir para o aeroporto, recomenda ANA
Aeroportos mundiais precisam de investir 2,1 biliões de euros até 2040
O Governo de Timor-Leste lançou esta quarta-feira, 21 de maio, a obra para modernizar o aeroporto de Díli e aumentar a pista de aterragem, investimento anunciado no dia em que o país assinala o 23.º aniversário da restauração da independência.
De acordo com a Lusa, as intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, que vai passar de 1.850 para 2.150 metros.
“O desenvolvimento de infraestruturas é vital para o desenvolvimento nacional, para uma economia dinâmica e produtiva, para a criação de emprego e para a consolidação das instituições em todo o nosso território”, afirmou o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, na cerimónia de lançamento das intervenções, no aeroporto de Díli.
As intervenções, garantiu Xanana Gusmão, pretendem garantir que o aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato se pode tornar num corredor de ligação de “Díli às capitais da região e integrem Timor-Leste de forma mais eficaz nos sistemas regionais e globais”, reforçando igualmente a posição do país na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O projeto vai ser financiado através de um empréstimo ao Banco Asiático de Desenvolvimento, com apoio dos governos do Japão e da Austrália, bem como pelo Estado timorense, através do orçamento de Estado.