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Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona

No âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar num seminário com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Marco Sequeira, da agência de viagens Alive.

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No âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar num seminário com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Marco Sequeira, da agência de viagens Alive.

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A sessão, de acordo com informação do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, publicada nas redes sociais, centrou-se na apresentação dos dados mais recentes do Estudo APAVT | A Distribuição Turística no Pós-Pandemia 2024, que analisa a evolução do setor da distribuição turística em Portugal no contexto pós-Covid-19. Entre os temas abordados, destacou-se a importância crescente deste segmento na criação de emprego qualificado e o impacto direto na remuneração dos profissionais da atividade turística.

Para além da análise técnica, o seminário proporcionou um espaço de diálogo entre os representantes da indústria e os futuros profissionais do setor, reforçando o papel da academia na preparação de recursos humanos para os desafios reais do mercado.

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Este encontro, avança a informação, assinala ainda um reforço estratégico da ligação entre a Universidade Lusófona e a APAVT, com novas formas de colaboração já previstas para o próximo ano letivo, numa clara aposta na aproximação entre ensino superior e o mercado de trabalho do turismo.

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Projeto “Bussaco Eco Park “vence prémio de empreendedorismo da TCP

O Prémio José Manuel Alves e o Concurso de Teses Académicas, promovidos anualmente pela Turismo Centro de Portugal celebram a inovação e reconhecem a excelência académica no setor. A nona […]

O Prémio José Manuel Alves e o Concurso de Teses Académicas, promovidos anualmente pela Turismo Centro de Portugal celebram a inovação e reconhecem a excelência académica no setor.

A nona edição do Concurso de Teses Académicas distinguiu uma tese de Doutoramento sobre cocriação em eventos culturais na Ria de Aveiro, de Paulo Sérgio Teixeira Costa, e uma tese de Mestrado sobre ecossistemas de coopetição no turismo criativo, de Marta Joana Filipe Simões de Alexandre.

Do mesmo modo, o projeto “Bussaco Eco Park”, desenvolvido pela Geo2Go, destacou-se pela sua proposta inovadora de turismo integrado em plena Serra do Bussaco. A iniciativa, que se estende por 24 hectares, oferecerá experiências tão diversas como arborismo, paintball, percursos de BTT, caminhadas, yoga e massagens na floresta – tudo num ambiente de imersão com a natureza. Este projeto afirma-se como uma âncora para o turismo de aventura e bem-estar na região.

O segundo lugar do Prémio José Manuel Alves foi atribuído ao projeto “Ride & Tile”, que une duas expressões autênticas da cultura portuguesa: a bicicleta e o azulejo. É uma homenagem ao património, à arte e à sustentabilidade, que convida o público a descobrir histórias que ligam o passado ao presente, pedalada a pedalada. O projeto parte de uma bicicleta temática, decorada com azulejos inspirados em cada território, que percorre o país à procura de pessoas, tradições e paisagens que representem o ADN português.

Completando o pódio do concurso, o projeto “Planalto das Cesaredas” conquistou o terceiro lugar, com a proposta de uma rede de aldeias turísticas sustentáveis no território designado como Planalto das Cesaredas, que se divide pelos concelhos de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche. A iniciativa propõe valorizar os recursos naturais, culturais e sociais desta região através de produtos e serviços turísticos integrados.

 

O Prémio José Manuel Alves homenageia um ex-presidente da Região de Turismo do Centro, responsável pela criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, e celebra uma década de existência com 475 candidaturas recebidas ao longo de 10 edições, 81 projetos distinguidos como finalistas e 29 iniciativas premiadas.

Na edição comemorativa deste ano, além dos três vencedores, foram finalistas os projetos “Fitas & Flowers”, “Yonest na Natureza”, “Escape Night Experience”, “RiddleInn”, “VirtualGuide.AI” e “LIANE’s Zome Suite & Eco Lodge”.

O Concurso de Teses Académicas, na nona edição, premeia o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística na região, e que crie pontes entre investigação e a sua aplicação no terreno. Das 32 teses submetidas a concurso, foram selecionadas seis finalistas nas categorias de Mestrado e Doutoramento.

Para além dos premiados, as restantes teses finalistas exploraram temas tão diversos como turismo acessível, património alimentar, sustentabilidade, eventos científicos, turismo académico e turismo de guerra.

 

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Privatização da TAP e alta velocidade continuam entre as prioridades do novo governo

Os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, vão continuar entre as prioridades do novo governo.

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, garante que os investimentos previstos no Plano Nacional Ferroviário (PFN) são para manter e executar “agora sem atrasos”, assim como a privatização da TAP e a linha de alta velocidade, temas que, segundo o governante, continuam entre as prioridades para o novo governo.

De acordo com a Lusa, a garantia foi deixada por Miguel Pinto Luz durante a Portugal Railway Summit, que arrancou esta quarta-feira, 21 de maio, no Entroncamento, no distrito de Santarém.

“A privatização da TAP é para continuar, essa é a prioridade que já era do XXIV Governo e transitará”, garantiu o governante em declarações aos jornalistas, acrescentando também a “construção do novo aeroporto” e a continuidade do PFN às prioridades do executivo que vai resultar das eleições do último fim-de-semana.

Miguel Pinto Luz presidiu à abertura da 6.ª edição do Portugal Railway Summit, iniciativa realizada pela Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, durante a qual aproveitou também para destacar a importância da ferrovia nos investimentos “estruturantes” para o país.

“É essencial a ferrovia para os portos, para a logística, para garantir que os nossos concidadãos tenham mobilidade e a aposta deste Governo é clara. O passe ferroviário verde tem mais de 300 mil passes vendidos e mais de 55 mil passageiros utilizam mensalmente o passe ferroviário verde”, declarou o governante.

No âmbito dos investimentos na ferrovia, o ministro garantiu que também as três ligações transfronteiriças de alta velocidade com a ligação Porto-Bragança-Zamora, a ligação Aveiro-Salamanca e a ligação Faro-Huelva-Sevilha são prioridades que este governo colocou a debate e que vai discutir também com as autoridades espanholas.

Miguel Pinto Luz falou também sobre os desafios do novo aeroporto, a exemplo da terceira travessia do Tejo, considerando que “todas as ligações rodoviárias e ferroviárias que têm que ser garantidas para o novo aeroporto”.

“São muitas, há muita ambição, mas eu diria que há muito consenso em todas as forças políticas num parlamento que agora sai fragmentado, com uma nova arquitetura, mas eu penso que há um enorme consenso à volta destas decisões e isso é importante para garantir o futuro”, declarou.

A Lusa recorda que o governo aprovou, a 10 de março, em Conselho de Ministros, uma resolução que dá ‘luz verde’ ao PFN, incluindo ligações em alta velocidade, na sequência de um “amplo debate nacional e de consulta pública”.

Este diploma inclui “medidas que prepararão os estudos relativos às ligações em alta velocidade, que na recente cimeira com Espanha combinamos explorar, seja a ligação pelo Norte, seja a ligação pelo Algarve”, e “outras ligações ferroviárias que o país deve planear e desenvolver no longo prazo”, indicou na ocasião o ministro da Presidência, Leitão Amaro.

 

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Novas regras de navegação nas Grutas de Benagil vão ser examinadas dia 26 de maio

O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a APECATE promovem uma sessão de trabalho, no próximo dia 26 de maio, às 21h00, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, com o objetivo de fazer o ponto de situação das atividades marítimo-turísticas nas Grutas de Benagil, analisar os impactos registados em 2024 e preparar a próxima época balnear.

Face ao elevado número de visitantes e ocorrências, as Grutas de Benagil — uma das atrações mais procuradas do Algarve — estão sujeitas, desde o ano passado, a novas regras destinadas a garantir a segurança da navegação, a proteção dos visitantes e operadores, bem como a preservação ambiental.

A regulamentação em vigor, publicada no Edital 019/2024 – Navegação na área marítima das Grutas de Benagil,  resulta das recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil” e marca um avanço na construção de soluções sustentáveis para a utilização responsável desta zona costeira.

A participação é aberta a empresas registadas no RNAAT, com um máximo de dois representantes por entidade, limitada à lotação da sala e sujeita a inscrição prévia através deste formulário.

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Soltrópico anuncia operação regular para o Egito até abril de 2026

A Soltrópico, operador turístico do Grupo Newtour, anuncia ao mercado o relançamento da sua programação para o Egito até abril do próximo ano, com pacotes exclusivos para as localidades de Hurghada e Sharm El Sheik.

Para este destino, a Soltrópico contará com uma operação em voo regular até abril de 2026 com diversas opções de voo com uma ou duas escalas, operados por companhias aéreas como Turkish Airlines, Lufthansa, Etihad, Swiss ou Brussels Airlines.

A oferta, com partida a 1 de novembro de 2025, inclui uma estadia de sete noites, no Sharm Holiday Resort, unidade hoteleira de quatro estrelas, em regime de tudo incluído (TI), desde 799 euros por pessoa. Para aqueles que desejam explorar mais do Egito, o operador turístico oferece pacotes combinados: Hurghada + Cairo, Cairo + Hurghada, Sharm El Sheik + Cairo e Cairo + Sharm El Sheik.

Daniel Graça, diretor de Vendas da Soltrópico realça que, “com um profundo know-how sobre este destino, queremos oferecer aos nossos parceiros agentes de viagens uma proposta de valor atrativa e flexível”, para acrescentar que “os pacotes combinados que disponibilizamos permitem aos clientes desfrutar do lazer no Mar Vermelho e explorar a rica herança histórica do Cairo”.

Reforça ainda que “a nossa operação regular até abril de 2026 capacita os agentes a planearem com antecedência, garantindo viagens de alta qualidade, sempre com a confiança que caracteriza a Soltrópico.”

O programa inclui voo de ida e volta para Hurghada/Sharm El Sheik, estadia no hotel em número de noites e regime conforme selecionado, transferes do aeroporto para o hotel e vice-versa, seguro multiviagens, taxas de aeroporto, segurança e combustível.

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Happy family on a beach during summer vacation
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Jetcost revela que 8 em cada 10 portugueses vão viajar este verão e gastar 1.140 euros por pessoa

A Jetcost prevê um novo recorde em termos de viagens e escapadelas de turistas do nosso país, este ano. De acordo com um estudo recente do motor de busca de voos, hotéis e aluguer de carros, 77% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão. Viagens domésticas, em família e de carro, são as opções preferidas. Ficar num hotel é desejo da maioria, enquanto julho será o mês com mais viagens.

A Jetcost.pt realizou um estudo com o objetivo de conhecer as perspetivas de férias dos portugueses durante o verão de 2025, e a primeira conclusão é que, apesar da subida dos preços e da situação económica a nível nacional, a maioria dos portugueses (77%) estão decididos que vão viajar e desfrutar de alguns dias de férias, enquanto 7% estão à espera do último minuto para decidir, dependendo fundamentalmente do orçamento que tenham. No entanto, um em cada dez (16%), não pretende viajar para nenhum lugar.

Quanto aos meses preferidos para viajar, agosto é o escolhido com 40% das preferências, enquanto 38% esperam fazê-lo em agosto, com junho e setembro a terem cada vez mais seguidores, 10% e 12% respetivamente.

Em relação à duração da viagem, 33% planeia deslocar-se um máximo de 5 dias. Quando se refere a viagens de uma semana, esta é opção de 34% dos portugueses, 25% entre 8 e 15 dias e 8% entre 15 dias e um mês. No que diz respeito aos gastos nas férias, a média por pessoa é de 1.140 euros.

Já o meio de transporte escolhido é o automóvel particular (51%), indica o estudo, que avança o avião com (36%), o autocarro com (7%), o comboio com (3%) e o barco com (3%). Por outro lado, o hotel parece ser o alojamento preferido pela maioria (51%), à frente do aluguer de um apartamento (26%). As outras opções são apart-hotéis (11%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.

A família é a opção eleita por pouco mais de metade dos entrevistados (50%), em vez de viajar só como casal (24%), com amigos (16%) ou sós (10%).

Em termos de destinos, sete em cada dez (54%) vão optar pelos nacionais, 36% os internacionais), enquanto 10% combinam ambos. Os cinco destinos portugueses mais procurados para este verão são Lisboa, Porto, São Miguel, Madeira e Porto Santo.

Quanto às viagens internacionais para a Europa, Paris é a cidade mais procurada e, completam o top 5, Palma de Maiorca, Barcelona, Roma e Tenerife, enquanto nos destinos de longa distância sobressaem São Paulo, Nova Iorque, Praia (Cabo Verde), Rio de Janeiro e Bali.

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SATA Air Açores reforça operação de verão com mais um avião Bombardier Dash Q400

Entre 1 de junho e 30 de setembro, a SATA Air Açores vai contar com um avião Bombardier Dash Q400 em regime ACMI (aluguer com tripulação), aparelho com capacidade para 78 passageiros e que será um dos oito que a transportadora do Grupo SATA vai ter na sua frota este verão.

A SATA Air Açores, companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos entre as ilhas dos Açores, vai reforçar a sua operação de verão com um aparelho Bombardier Dash Q400, que vai estar a operar entre 1 de junho e 30 de setembro.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo de aviação açoriano explica que este avião, que vai operar “em regime de ACMI (aluguer com tripulação) durante os meses de maior procura da época de verão IATA”, tem capacidade para 78 passageiros e vem aumentar a frota da transportadora regional para oito aeronaves.

“Com esta nova aeronave, a frota da companhia passa a contar com oito aviões, incluindo seis do modelo Bombardier Dash Q400 e dois do modelo Bombardier Dash Q200. A nova aeronave permitirá disponibilizar mais lugares e cubicagem de carga na rede”, explica o Grupo SATA.

O grupo de aviação açoriano explica que “a decisão de incluir esta aeronave, através do modelo de ACMI surgiu após análise de diferentes opções de aluguer, que não foram possíveis de realizar devido à escassez de soluções viáveis de leasing de longo prazo
no mercado”.

“Além de reforçar a operação, esta nova aeronave permitirá substituir alguns voos operados por equipamentos de menor capacidade, aumentando a capacidade de forma mais eficiente”, acrescenta o Grupo SATA.

Este verão, a SATA Air Açores conta operar mais de 550 ligações semanais entre as ilhas do arquipélago dos Açores, o que representa cerca de 80 voos por dia.

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Transportes

FlixBus passa a ligar Braga e Guimarães ao Aeroporto do Porto

A FlixBus vai abrir duas, a partir de 26 de maio, novas linhas desde as cidades de Braga e Guimarães para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, num serviço de ‘airport shuttle’ que vai contar com 22 e 14 ligações diárias, respetivamente.

A FlixBus vai abrir duas, a partir de 26 de maio, novas linhas desde as cidades de Braga e Guimarães para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, num serviço de ‘airport shuttle’ que vai contar com 22 e 14 ligações diárias, respetivamente.

“O objetivo destas novas ligações é oferecer mais alternativas de mobilidade a todos os que utilizam o Aeroporto Sá Carneiro. Com mais e melhores horários, acreditamos que cada vez mais pessoas optarão pelo autocarro para se deslocarem de e para o aeroporto”, explica Tiago Cavaco Alves, diretor das operações da FlixBus em Portugal.

À partida de Braga, a FlixBus vai disponibilizar até 22 ligações diárias ao Aeroporto do Porto, 11 em cada sentido, enquanto as viagens desde Guimarães vão decorrer 14 vezes por dia, sete em cada sentido.

“Estas duas novas linhas vêm reforçar a estratégia da FlixBus de aumentar as ligações diretas a todos os aeroportos nacionais, promovendo o transporte coletivo como uma alternativa prática, económica e sustentável para os passageiros que viajam de avião”, explica a FlixBus.

Com a oferta de viagens para os principais aeroportos do país, a FlixBus espera “contribuir para uma mobilidade mais integrada e amiga do ambiente, incentivando cada vez mais passageiros a optarem pelo autocarro para se deslocarem de e para o aeroporto”, acrescenta Tiago Cavaco Alves.

Os bilhetes para o novo serviço entre o Aeroporto do Porto e as cidades de Braga e Guimarães já estão disponíveis para venda no website e na App da FlixBus, com os preços a começarem nos 2,99 euros.

 

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AL

AL: GuestReady defende lei que proteja os residentes e garanta convivência entre turismo e comunidades locais

A GuestRead defende que o setor do Alojamento Local representa uma parte da economia moderna, com impacto direto na criação de emprego, no apoio ao comércio local e na reabilitação urbana, mostrando-se preocupada com a forma como o AL tem sido frequentemente apontado como o principal culpado pela crise na habitação.

Para Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal, empresa centrada na gestão de arrendamentos a curto e médio prazo, o enquadramento legal para o setor deve primar pela equidade, apontando que “o caminho deve ser o do equilíbrio: uma regulamentação justa, que responsabilize quem atua fora da lei e não penalize os operadores profissionais e responsáveis, como é o nosso caso e de outros, que contribuem positivamente para a valorização do acervo urbano e turístico”.

Segundo lembra, a nova legislação aponta para uma maior descentralização do poder de decisão sobre o AL, ao entregar-se mais competências às autarquias. No entanto, na perspetiva da empresa,” este é um passo com potencial positivo desde que seja acompanhado por critérios claros, coerência nacional e diálogo com os operadores”.

Rui Silva, refere ainda que “a proximidade das autarquias às realidades locais pode permitir uma gestão mais ajustada às necessidades específicas de cada território”, para justificar, no entanto, que “essa descentralização também traz riscos se não for acompanhada por critérios claros, uniformidade mínima a nível nacional e uma base sólida de dados e planeamento”.

O diretor geral da GuestReady no nosso país, defende que “não nos opomos a qualquer regulamentação que tenha em consideração todas as partes envolvidas e que se baseie em factos e números, para avançar que, “como é inegável, o problema da habitação em Portugal é estrutural”.

Em relação à regulamentação do AL que recentemente esteve em consulta pública para o município de Lisboa, a GuestReady realça o esforço da autarquia, para indicar que a proposta de alteração ao RMAL em Lisboa “reflete um esforço da autarquia para responder aos desafios urbanos atuais e à necessidade de uma gestão mais equilibrada do território, considera Rui Silva, que acrescenta ser fundamental que qualquer alteração legislativa “seja cuidadosamente ponderada para evitar impactos negativos no setor”.

O responsável observa que “a imposição de limites rigorosos, como a redução dos rácios entre estabelecimentos de AL e alojamentos familiares pode ter efeitos indesejados, como a saída de pequenos proprietários do mercado ou a migração para modelos não regulamentados. E é precisamente o negócio paralelo que é preciso combater”.

Além disso, conclui que “aa suspensão imediata de novos registos de AL em algumas freguesias, sem uma análise aprofundada das especificidades locais, pode não ser a solução mais eficaz para os problemas habitacionais”.

Por fim, a GuesReady acredita que, em 2035, o AL em Portugal será mais profissionalizado, sustentável e integrado na sociedade. A tecnologia terá um papel central na gestão da parte operacional e também na experiência do hóspede, sem substituir o toque humano. O setor será mais regulado, mas também mais valorizado, com maior equilíbrio entre turismo e habitação, e que Portugal continuará a ter um papel de destaque, combinando inovação com hospitalidade autêntica.

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Vilamoura está mais sustentável

A Comunidade Solar de Vilamoura já está a funcionar, numa iniciativa que permitirá reduzir significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts.

Vilamoura estreou a Comunidade Solar de Vilamoura, uma iniciativa pioneira de energia renovável, que demonstra o compromisso do destino com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria – conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de funcionamento, estima-se uma produção de 713,40 MWh, evitando 120,57 toneladas de CO₂, o equivalente a 722 árvores plantadas.

A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO₂ na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.

A CSV é constituída por consumidores que, através de instalações partilhadas, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, podendo, em alguns casos, gerar excedentes e maximizar os benefícios económicos da produção de energia. Isto significa um avanço significativo em relação aos sistemas individuais de autoconsumo, com reduções substanciais nas contas de energia para mais de 1.000 famílias.

Além do impacto ambiental e económico, o projeto abrange também o plano social, através da parceria com a “LUZSIMPLES”, uma empresa regional que opera no mercado da energia e que promove a criação de emprego local, promovendo a transparência e as boas práticas empresariais.

A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo

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Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata da EarthCheck, pelas suas boas práticas a nível ambiental.

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata, “o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck”, informa a autarquia.

“Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira”, congratula-se o Munícipio de Melgaço, num comunicado enviado à imprensa.

A certificação reconhece as boas práticas do munícipio no que à sustentabilidade diz respeito, num passo decisivo que, segundo a autarquia, vai ao encontro do caminho definido em 2017, quando foi lançado o plano estratégico para o turismo de Melgaço, e que se intensificou com o processo de certificação, em 2021.

“Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, refere Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Produção de energia verde, redução das emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem uma utilização racional e sustentável da água são algumas das áreas em que o município tem vindo a ser reconhecido pelas suas boas práticas.

A auditoria realizada, em março passado, pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais.

“O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais”, indica a autarquia.

Manoel Batista considera ainda que integrar este “grupo de destinos é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade”, pelo que “o desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”.

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