Chaves Michelin chegam a 4 unidades de enoturismo do Alentejo
A primeira edição em solo português das Chaves Michelin, que agora premeia também os melhores hotéis portugueses, distinguiu quatro enoturismos da região vitivinícola alentejana: Quinta do Paral (Vidigueira), Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa) e São Lourenço do Barrocal (Monsaraz).

Publituris
Hospes Infante Sagres Porto e Symington oferecem experiências que celebram o melhor do Douro
easyJet retoma campanha Mega Saldos com descontos até 20% em 70 mil lugares
APAVT espera mais de 1.000 participantes no 50.º Congresso em Macau
Transavia lança tarifa Smart
Para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este é um “reconhecimento claro da qualidade e sofisticação da oferta enoturística do Alentejo”, que sublinha que “ver quatro unidades produtoras da região entre os melhores hotéis do país reforça o nosso posicionamento enquanto destino de excelência, onde o vinho e a hospitalidade caminham lado a lado.”
Das unidades hoteleiras galardoadas destacam-se a Quinta do Paral, na Vidigueira, e a Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, pela distinção com duas Chaves Michelin.
A crescer pelo terceiro ano consecutivo, o enoturismo no Alentejo registou o melhor ano de sempre com 195 mil visitantes em 2024 – um aumento de 21,6% face ao ano anterior, com o mercado nacional, Brasil e EUA a liderar o ranking de visitantes.
Recorde-se que a Chaves Michelin é a categoria do guia mais famoso do mundo que agora premeia também os melhores hotéis portugueses, reconhecendo a excelência na hospitalidade, autenticidade da experiência e a qualidade do serviço prestado.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.