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Portway anuncia acordo para aumentos salariais em 2025

Segundo Chloé Lapeyre, CEO da Portway, este acordo é “positivo para todos”, uma vez que melhora a vida dos trabalhadores e “garante a sustentabilidade financeira da Portway”. 

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Portway anuncia acordo para aumentos salariais em 2025

Segundo Chloé Lapeyre, CEO da Portway, este acordo é “positivo para todos”, uma vez que melhora a vida dos trabalhadores e “garante a sustentabilidade financeira da Portway”. 

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Transportes

A Portway – Handling de Portugal, S.A. chegou a acordo com as estruturas que representam os seus trabalhadores, com vista a aumentos salariais em 2025, informou a empresa de handling, em comunicado.

“Este entendimento é resultado de um diálogo social construtivo, pautado pela cooperação mútua e pelo sentido de responsabilidade, que contribuirá para a garantia da estabilidade operacional para os nossos clientes”, lê-se na informação divulgada pela Portway.

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Segundo Chloé Lapeyre, CEO da Portway, este acordo é “positivo para todos”, uma vez que melhora a vida dos trabalhadores e “garante a sustentabilidade financeira da Portway”.

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“Este compromisso só foi possível pela colaboração das estruturas representativas dos trabalhadores e pelo desempenho dos próprios colaboradores. É um acordo indubitavelmente positivo para todos, porque melhora a vida de quem trabalha connosco e garante a sustentabilidade financeira da Portway. Este pilar é fundamental para assegurarmos que o futuro continuará a ser promissor, assim agradeço a todos os envolvidos por tornarem este marco uma realidade”, explica a responsável.

A Portway – Handling de Portugal SA fornece assistência em escala e serviços aeroportuários  nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Beja, contando com mais de 80 companhias aéreas como suas clientes.

 

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Foto: Terminal Rodoviário de Sete Rios
Transportes

AMT dá razão à FlixBus e determina acesso da empresa ao Terminal de Sete Rios

Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o gestor do terminal não pode recusar o acesso de forma injustificada, seja à FlixBus ou a qualquer outro operador.

A FlixBus vai passar a poder usar o Terminal Rodoviário de Sete Rios nas suas operações, depois da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ter determinado que o gestor do terminal não pode recusar o acesso de forma injustificada a este e outros operadores.

A decisão, conhecida segunda-feira, 19 de maio, chega depois de um recurso da FlixBus e refere que, “após a análise dos argumentos, não foi provado o esgotamento da capacidade do terminal e foi confirmada a existência de capacidade disponível”, pelo que “o gestor do terminal deve facultar o acesso ao terminal, dentro dos horários disponíveis, não podendo tal ser negado, a todos os operadores que o requeiram”.

No comunicado que anuncia a decisão, a AMT diz que foi também determinada a publicitação de regulamento, que deverá conter “informação atualizada relativa à ocupação do terminal, horários ocupados e disponíveis, bem como os critérios de alocação”, sendo que as “infrações ao cumprimento destas regras constituem contraordenações”.

“Os gestores de terminais e interface de transporte público devem permitir o acesso transparente, equitativo e não discriminatório a todos os operadores, devendo as respetivas regras e outras informações relevantes constar dos regulamentos próprios daqueles equipamentos”, lê-se no comunicado divulgado pela AMT.

A AMT acrescenta ainda que o “acesso apenas pode ser recusado em caso de comprovada incapacidade em acolher serviços adicionais” e diz que vai, agora, dar “conhecimento à Autoridade da Concorrência da decisão, para análise de
eventuais práticas restritivas da concorrência, no âmbito da Lei da Concorrência”.

A AMT lembra ainda que, em janeiro deste ano, “aprovou o Regulamento 03/2025 que especifica as regras de acesso e repartição de capacidade nos termos da lei, na sequência de diversas ações de supervisão efetuadas pela AMT, onde constatou a não aplicação ou aplicação deficiente de regras legais”.

“Os terminais e interfaces são infraestruturas essenciais para o desenvolvimento do mercado do transporte de passageiros, sendo o acesso equitativo uma condição necessário ao aumento do investimento, das opções ao dispor da população e da promoção da coesão territorial”, refere ainda a AMT, no comunicado divulgado.

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Sal e Gran Canaria marcam escolhas dos portugueses este verão, segundo Logitravel

As reservas de verão estão a crescer a um ritmo acelerado e a Logitravel, agência online do El Corte Inglés Travel Group, que acaba de dar início à sua campanha “Logilouco”, com descontos até 600€, apresenta os destinos que estão em destaque entre os portugueses para esta época do ano.

O verão arranca com um novo mapa dos destinos preferidos dos portugueses. De acordo com os dados internos da Logitravel, a agência online do El Corte Inglés Travel Group, destinos como Ilha do Sal e Gran Canária destacam-se entre os mais procurados para esta época. A estes juntam-se Menorca e Tenerife, reforçando a importância das Ilhas Espanholas. As Ilhas Baleares continuam a ser uma escolha de eleção, com Maiorca a liderar as preferências. A Logitravel disponibiliza pacotes de voo + hotel para as principais ilhas, adaptados a diferentes perfis de viajantes.

O interesse em viagens de longa distância também se mantém. Entre as opções disponíveis estão a Tailândia, combinando Banguecoque, Chiang Rai, Chiang Mai, Phuket e Phi Phi num itinerário flexível, a Turquia, com visitas guiadas pelos locais mais emblemáticos do país, o Japão, através de rotas por Osaka, Quioto e Tóquio, Cuba, oferecendo a possibilidade de descobrir Havana e as praias de Varadero, bem como Singapura, com voos combinados com Tailândia, Indonésia ou Malásia.

Além disso, as tendências refletem uma mudança nas preferências por locais que combinam aventura, natureza e cultura. A Turquia, China e Malásia estão a registar o maior crescimento de interesse, enquanto as Ilhas Baleares e os destinos clássicos do Mediterrâneo estão a consolidar a sua posição como destinos preferenciais.

A Turquia está atrair o interesse dos viajantes, com um aumento de 300% nas reservas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Egito e Islândia também registaram aumentos significativos, de 43% e 250% respetivamente. No caso do Egito, os circuitos organizados incluem visitas ao Cairo, aos notáveis templos de Abu Simbel e cruzeiros ao longo do lendário rio Nilo. Já na Islândia, os percursos de carro permitem explorar livremente paisagens deslumbrantes e fenómenos naturais únicos.

Os cruzeiros pelo Mediterrâneo são também uma opção favorita dos viajantes, que têm a oportunidade de visitar cidades icónicas como Roma, Nápoles, Florença/Pisa, Marselha e outras.

Campanha “Logiloco” até 26 de maio

Para apoiar esta tendência, a Logitravel lança a sua campanha especial de verão, “Logiloco”, com uma seleção de viagens nacionais e internacionais com condições de reserva exclusivas, disponível até 26 de Maio.

No âmbito desta campanha, são oferecidos descontos até 600€ em reservas efetuadas até 26 de maio de 2025, com partidas entre 1 de junho e 30 de setembro de 2025. O valor do desconto varia consoante o preço da reserva e o tipo de produto, começando nos 20€ para valores superiores a 200€ e chegando a descontos até 600€. Além disso, algumas opções incluem seguro de viagem e/ou pagamento flexível sem juros, sem mencionar a opção de formalizar reservas de hotel com um depósito de 10 €.

Para além de uma ação comercial, a Logiloco responde a um contexto em que os viajantes planeiam com mais antecedência, procuram experiências completas e valorizam cada vez mais a facilidade de gestão de viagens.

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Rede Expressos lança bilhetes entre o Porto, Braga e Guimarães a 1,95 euros

No total, a Rede Expressos tem disponíveis cinco mil bilhetes para viagens entre o Porto, Braga e Guimarães com preços de 1,95 euros, numa oferta que, segundo a empresa, pretende dar resposta ao aumento do “fluxo diário de passageiros entre estas cidades”.

A Rede Expressos lançou cinco mil bilhetes com um preço de 1,95 euros para viagens entre o Porto, o Aeroporto do Porto, Braga e Guimarães, oferta que, segundo a empresa, pretende dar resposta ao aumento do “fluxo diário de passageiros entre estas cidades”.

“A pressão crescente do mercado imobiliário nas grandes áreas urbanas, particularmente no Porto, tem levado muitos portugueses e brasileiros a procurar soluções habitacionais mais acessíveis em cidades próximas como Braga e Guimarães. Este fenómeno cria uma nova onda de passageiros regulares, que necessitam de transporte diário a preços competitivos”, explica a Rede Expressos.

Entre 2024 e 2025, a Rede Expressos diz ter registado “um aumento de 118% nas viagens” entre Braga e o Porto, assim como de 97% nas viagens entre Guimarães e o Porto.

A ligação ao Aeroporto Sá Carneiro traz também “novas oportunidades de mobilidade e fortalecimento do turismo na região” que, segundo a Rede Expressos, tem vindo “a notar um aumento de procura considerável”.

“A Rede Expressos está empenhada em criar corredores e ligações entre cidades, dando resposta aos novos desafios de mobilidade impostos pela atual conjuntura socioeconómica. Continuaremos firmemente a promover uma mobilidade mais justa, partilhada e sustentável, garantindo preços verdadeiramente acessíveis e recusando, de forma clara, quaisquer taxas adicionais que apenas servem para encarecer o custo final das viagens para os passageiros”, defende Celso Silva, diretor de Marketing da Rede Expressos.

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DECO quer acabar com suplementos na bagagem de mão na Europa e apresenta queixa contra sete companhias aéreas

Easyjet, Norwegian Airlines, Ryanair, Volotea, Vueling, Transavia e Wizzair são as companhias aéreas diretamente visadas na queixa, uma vez que, segundo a DECO, aplicam “taxas em cada um dos itinerários, variando em função de vários fatores”.

A DECO juntou-se à BEUC e a 16 outras organizações de consumidores de 12 países para apresentar uma queixa na Comissão Europeia e na Rede de Cooperação no domínio da Defesa do Consumidor (CPC) contra sete companhias aéreas que “cobram suplementos de preço pela bagagem de mão”.

Segundo a DECO, a queixa visa “travar a cobrança destas taxas” e segue-se ao pedido que a associação de defesa dos consumidores portuguesa já tinha feito junto da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil com o mesmo objetivo.

“Agora, pede-se uma investigação ao nível da União Europeia (UE) a todo o setor”, adianta a DECO, num comunicado enviado à imprensa, onde a associação explica que “são cada vez mais as transportadoras aéreas que exigem aos passageiros, que pretendam viajar com bagagem de mão, o pagamento de um suplemento, contrariamente ao que foi, durante largos anos, prática no setor da aviação”.

Easyjet, Norwegian Airlines, Ryanair, Volotea, Vueling, Transavia e Wizzair são as companhias aéreas diretamente visadas na queixa, uma vez que, segundo a DECO, aplicam “taxas em cada um dos itinerários, variando em função de vários fatores, como a rota, a procura, datas de viagem, e, ainda, consoante sejam adicionadas no processo de reserva ou posteriormente, nomeadamente no aeroporto, caso em que a taxa pode chegar a €75”.

“A DECO considera problemática esta cobrança, que levou já à aplicação de coimas em Espanha. Em 2024, a nossa Associação pediu a intervenção da ANAC, mas até ao momento não é conhecida qualquer medida. Os consumidores não devem pagar extra para levar uma pequena bagagem”, denuncia ainda a DECO.

 

 

 

 

 

 

 

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TUI Musement assinala final da Champions League com roteiro pelos estádios europeus

Com a final da Liga dos Campeões a aproximar-se, com a disputa entre o Inter de Milão e o Paris Saint-Germain pelo título em Munique, a TUI Musement, especialista em tours e experiências, apresenta uma proposta aos fãs de futebol: um roteiro pelos estádios dos clubes europeus com maior número de títulos conquistados ao longo da história do futebol.

O turismo desportivo está em plena ascensão. Cada vez mais pessoas optam por escolher os seus próximos destinos tendo em conta os grandes eventos desportivos, seja como espetadores ou participantes. De acordo com a ONU Turismo, este segmento representa, atualmente, 10% da despesa turística mundial e deverá crescer 17,5% até 2030.

Daí que a TUI Musement está a propor um roteiro aos mais emblemáticos estádios de futebol da Europa, que deixaram de ser apenas ‘palcos’ de jogos e transformaram-se em ícones culturais e turísticos, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

Portugal ocupa um lugar de destaque nesta rota. Com duas taças e título de Campeões Europeus conquistados, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica estão entre as 13 equipas que conquistaram a prestigiada Champions League em mais do que uma ocasião. O Estádio do Dragão e o Estádio da Luz oferecem a oportunidade de conhecer de perto dois dos clubes. Ambos disponibilizam visitas guiadas ao relvado, museus interativos e vistas privilegiadas das instalações onde jogam as estrelas do futebol português.

Entretanto, com mais de um milhão de visitantes por ano, o estádio do Real Madrid (Santiago Bernabéu) é um dos mais visitados do mundo. O seu museu permite reviver momentos lendários da história do clube, incluindo tirar fotografias com as taças da Champions League. A mais recente remodelação no estádio, cuja conclusão está prevista para este verão, pode já ser apreciada do topo do mesmo.

Há também o estádio San Siro / Giuseppe Meazza, Milão, um dos mais emblemáticos da Europa, partilhado por dois eternos rivais: AC Milan e Inter de Milão. A visita guiada passa pelas bancadas, relvado, balneários de ambas as equipas e por um museu que celebra décadas de história desta “rivalidade”.

Mais do que a casa do Liverpool FC, o Anfield é sinónimo de orgulho, tradição e comunidade. A visita permite atravessar o famoso túnel com o cartaz “This is Anfield”, onde os jogadores tocam antes de entrarem em campo. O percurso inclui uma visita aos balneários, à sala de imprensa e ao museu renovado com zonas interativas, incluindo uma secção dedicada a Jürgen Klopp. Durante a visita, ecoa o hino “You’ll Never Walk Alone”, símbolo da união entre o clube e os seus adeptos.

O roteiro sugere também o estádio Allianz Arena, Munique. Palco da final de 2025, este estádio impressiona pela sua arquitetura arrojada e pela experiência museológica que oferece: visitas ao relvado, exposições de troféus e acesso a áreas exclusivas. A partir da passarela panorâmica, é possível apreciar toda a imponência da casa do Bayern de Munique. Além disso, o Allianz Arena é também um exemplo de sustentabilidade e inovação, sendo o primeiro estádio a utilizar ETFE, um material translúcido e que se limpa automaticamente, e conta com um sistema de iluminação capaz de reproduzir mais de 16 milhões de cores.

A contar, igualmente, com o estádio Spotify Camp Nou, Barcelona. Atualmente em remodelação, o estádio do FC Barcelona continua aberto ao público graças a uma experiência imersiva no museu. Esta visita oferece aos fãs uma ‘viagem’ 360º pela história do clube, com os lendários troféus, memórias de jogadores como o Ronaldinho e Messi, e uma antevisão do futuro estádio, que pretende ser o maior, em termos de capacidade, da Europa.

Finalmente, a proposta segue para o estádio Johan Cruyff Arena, Amesterdão. Pioneiro na aposta em soluções sustentáveis e inovadoras, este estádio integra um teto retrátil, painéis solares e um sistema de baterias reutilizadas para armazenamento de energia. A visita inclui experiências em realidade virtual, acesso aos balneários e bancos de suplentes, e à galeria da fama que celebra os momentos históricos do Ajax.

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Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

As praias do concelho de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes da modalidade de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

“Para além de referir que as praias do concelho de Torres Vedras, de uma forma geral, estão longe de estar saturadas e têm margem para um aumento do número de visitantes e utilizadores, o estudo apresenta ainda outras conclusões, como: o facto de não se identificarem situações relevantes ou sistemáticas de conflito entre utilizadores nas praias torrienses, sendo consensual que o ambiente dentro de água nas mesmas é bastante relaxado, não justificando um ordenamento diferenciado das atividades de surfing durante e fora da época balnear”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, em que a autarquia partilha os resultados deste estudo.

Apresentado a 16 de maio, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, o estudo foi elaborado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal em parceria com o Politécnico de Leiria, e envolveu um conjunto de stakeholders locais (nomeadamente escolas de surf, concessionários de praia, associações, surfistas e banhistas), num trabalho que passou pela realização de entrevistas, procedimentos de identificação geográfica, inquéritos e outros registos de dados (in loco e por meio de câmaras web).

Santa Rita, Vigia, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Sizandro são as praias do concelho de Torres Vedras que apresentam melhores condições para a prática do surf e que foram o principal objeto deste estudo.

Entre as conclusões deste estudo, merece também destaque o facto das praias de Torres Vedras contarem com “uma comunidade de surf local coesa e unida, que salvaguarda a preservação das condições ambientais e a boa conduta na utilização dos recursos naturais” e de “existir uma comunicação constante e aberta entre as escolas de surf do concelho de Torres Vedras, as quais procuram potenciar a melhor utilização dos espaços das praias, coordenando entre si os locais e horários de condução das suas aulas de forma a não haver sobreposições e excessos de carga”.

Já os banhistas das praias torrienses defendem que a presença da comunidade de surf é “importante”, uma vez que contribuí para “a segurança e salvamento aquático” nas zonas balneares do concelho.

O estudo deixa também um conjunto de soluções, propondo, nomeadamente, o desenvolvimento de uma “zona litoral torriense um modelo de turismo de surf focado no valor e na qualidade da experiência, em detrimento de um modelo que privilegie o volume, permitindo diferenciar o destino costeiro de Torres Vedras pela sua tranquilidade e pela possibilidade de permitir surfar ondas de elevada qualidade com poucas pessoas”.

Por outro lado, e para combater a sazonalidade turística no litoral do concelho, o estudo propõe também que se atraiam “surfistas mais experientes”, ao mesmo tempo que se criam “as condições necessárias para um aumento dos serviços aí disponíveis durante o Inverno, nomeadamente estimulando a criação de novas unidades de alojamento, restauração e comércio”.

O estudo indica ainda que o número ideal de escolas de surf para operar nas praias do concelho de Torres Vedras se situa entre as nove e as 11, sendo que atualmente o número dessas escolas licenciadas para desenvolver atividade no território concelhio torriense é de 11.

Presente na apresentação do estudo esteve Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que a autarquia decidiu encomendar este estudo devido à “preocupação relativamente à preservação dos recursos ambientais costeiros torrienses”.

O relatório final do estudo pode ser consultado online e está disponível aqui.

 

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Timor-Leste vai modernizar aeroporto e aumentar pista de aterragem

As intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, de 1.850 para 2.150 metros.

O Governo de Timor-Leste lançou esta quarta-feira, 21 de maio, a obra para modernizar o aeroporto de Díli e aumentar a pista de aterragem, investimento anunciado no dia em que o país assinala o 23.º aniversário da restauração da independência.

De acordo com a Lusa, as intervenções no aeroporto de Díli incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que vai incluir duas mangas de embarque, assim como o aumento da principal pista de aterragem da infraestrutura, que vai passar de 1.850 para 2.150 metros.

“O desenvolvimento de infraestruturas é vital para o desenvolvimento nacional, para uma economia dinâmica e produtiva, para a criação de emprego e para a consolidação das instituições em todo o nosso território”, afirmou o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, na cerimónia de lançamento das intervenções, no aeroporto de Díli.

As intervenções, garantiu Xanana Gusmão, pretendem garantir que o aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato se pode tornar num corredor de ligação de “Díli às capitais da região e integrem Timor-Leste de forma mais eficaz nos sistemas regionais e globais”, reforçando igualmente a posição do país na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O projeto vai ser financiado através de um empréstimo ao Banco Asiático de Desenvolvimento, com apoio dos governos do Japão e da Austrália, bem como pelo Estado timorense, através do orçamento de Estado.

 

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Guimarães mostra-se na Turexpo Galicia

O Município de Guimarães estará presente com um stand próprio, integrado no espaço institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Salão Turístico da Galiza- Turexpo Galicia, que acontece de 5 a 8 de junho.

Considerada uma das mais importantes feiras de turismo de Espanha, principal emissor de turistas para a região, o certame apresenta-se como uma plataforma de promoção e networking num território cujo público continua a preferir os destinos mais próximos para as suas viagens. Atraídos pela proximidade geográfica, hospitalidade e pela singularidade e diferenciação das experiências turísticas que lhes proporcionamos, os espanhóis continuam a preferir Portugal para passar as suas férias.

A participação nesta Feira passa por estabelecer uma base de contacto regular com os principais operadores turísticos; fomentar o interesse dos operadores e principais cadeias de agências de viagens, promover a região enquanto destino multifacetado e dar a conhecer a oferta dos serviços e atividades disponíveis, todo o ano, de forma a combater a sazonalidade.

A feira galega é de particular interesse para o Município de Guimarães também pela sua Bolsa de Contratação Turística que congrega um elevado número de operadores nacionais e internacionais que procuram destinos, experiências e serviços diferenciadores.

Além disso, esta feira coloca à disposição dos expositores um importante programa de encontros B2B, um dos mais reconhecidos no setor turístico, com relevantes indicadores de desempenho nas últimas edições que refletem mais de 2300 reuniões com mais de 33 operadores turísticos de 11 países.

Guimarães tem, nesta feira, conforme refere em nota de imprensa, a oportunidade de se promover enquanto destino turístico, levando a sua cultura, enogastronomia e inovação tecnológica do concelho a todos os operadores participantes. Entre as atividades, inclui-se uma experiência de realidade virtual 360º que permite explorar virtualmente a cidade.

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Chaves Michelin chegam a 4 unidades de enoturismo do Alentejo

A primeira edição em solo português das Chaves Michelin, que agora premeia também os melhores hotéis portugueses, distinguiu quatro enoturismos da região vitivinícola alentejana: Quinta do Paral (Vidigueira), Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa) e São Lourenço do Barrocal (Monsaraz).

Para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este é um “reconhecimento claro da qualidade e sofisticação da oferta enoturística do Alentejo”, que sublinha que “ver quatro unidades produtoras da região entre os melhores hotéis do país reforça o nosso posicionamento enquanto destino de excelência, onde o vinho e a hospitalidade caminham lado a lado.”

Das unidades hoteleiras galardoadas destacam-se a Quinta do Paral, na Vidigueira, e a Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, pela distinção com duas Chaves Michelin.

A crescer pelo terceiro ano consecutivo, o enoturismo no Alentejo registou o melhor ano de sempre com 195 mil visitantes em 2024 – um aumento de 21,6% face ao ano anterior, com o mercado nacional, Brasil e EUA a liderar o ranking de visitantes.

Recorde-se que a Chaves  Michelin é a categoria do guia mais famoso do mundo que agora premeia também os melhores hotéis portugueses, reconhecendo a excelência na hospitalidade, autenticidade da experiência e a qualidade do serviço prestado.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

 

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Tour emTuk Tuk 100% elétricos vale prémio internacional à Boost Portugal

O prémio foi atribuído à Boost Portugal pelo tour “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk”, uma proposta para explorar Lisboa em Tuk Tuk 100% elétricos, que reforça o “compromisso da Boost Portugal com a mobilidade sustentável”.

A Boost Portugal foi distinguida com um Viator Experience Award 2025, que premiou o tour “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk”, uma proposta para explorar Lisboa em Tuk Tuk 100% elétricos, que reforça o “compromisso da Boost Portugal com a mobilidade sustentável”.

“Este reconhecimento reforça o posicionamento da Boost Portugal como um operador turístico com capacidade de conceber e implementar experiências que respondem, de forma consistente, aos mais exigentes critérios de qualidade definidos pelas principais plataformas globais do setor. Desta forma, a empresa continua a afirmar-se como um dos principais nomes do turismo em Portugal”, congratula-se a empresa de animação turística.

O “Lisbon: Half Day Sightseeing Tour on a Private Electric Tuk Tuk” consiste num tour realizado em Tuk Tuk 100% elétricos e que é “guiado por profissionais que conhecem bem a cultura local”.

“O percurso abrange bairros históricos, miradouros inesquecíveis e pontos culturais emblemáticos, tratando-se de uma proposta diferenciadora, que reflete o compromisso da marca com a inovação e com a responsabilidade ambiental”, refere a empresa.

Recorde-se que a Viator é a maior plataforma mundial de reserva de experiências de viagem, que disponibiliza mais de 400.000 tours, atividades e excursões, e que promove também os Viator Experience Awards.

A seleção dos finalistas destes prémios tem por base três critérios, concretamente a média das avaliações recebidas, a percentagem de reservas com review e o número total de reservas na plataforma da Viator ao longo de um período de 12 meses (entre janeiro e dezembro de 2024).

Os prémios são considerados “um selo de excelência no setor” e, este ano, distinguiram mais de 450 experiências, tours e atividades em diversas regiões geográficas e categorias temáticas.

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