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Airbus acusa Qatar Airways

Segundo o construtor aeronáutica, não existem “razões racionais para a Qatar Airways “estacionar” os aviões A350.

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A empresa europeia acusou a Qatar Airways de “estacionar” os aviões A350 só para conseguir uma compensação devido aos alegados defeitos na superfície dos mesmos e para cancelar uma encomenda dos modelos muito procurados A321neo.

De acordo com a Airbus, não existem “razões racionais” para os reguladores do país terem considerado os aviões inoperáveis.

 

 

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Azul retoma voos para o Acre e passa a voar para todas as capitais brasileiras

Com a abertura de dois voos diários para Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, a 4 de outubro, a Azul passa a voar para todas as 27 capitais brasileiras.

A Azul – Linhas Aéreas do Brasil vai retomar, a 4 de outubro, os voos para Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, passando a ligar todas as 27 capitais brasileiras, informou a companhia aérea, em comunicado.

A operação para o Acre, indica a companhia aérea, vai contar com dois voos por dia, ligando a capital acreana com Rondônia e Minas Gerais, sendo a única rota direta do Acre com a região Sudeste.

“Os voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes, o que aumentará em 50% a oferta de assentos no aeroporto de Rio Branco”, revela a Azul, explicando que “os dois voos vão conectar as três capitais, Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Belo Horizonte (MG)”.

De acordo com a transportadora, o primeiro voo sai às 08h45 de Belo Horizonte e chega em Rio Branco às 11h00, depois segue em direção a Porto Velho, pousando às 13h55, e retornando para a capital mineira às 14h40 com chegada prevista às 19h05.

Já o segundo voo parte às 21h40 de Belo Horizonte e chega em Porto Velho às 0h05, pousando em Rio Branco às 01h00, retornando para a capital mineira às 01h45 com chegada prevista às 07h40.

“Esta retoma é um marco muito importante para a Azul, pois operar em todas as capitais vai ao encontro da proposta da empresa de conectar o Brasil com os brasileiros. Isso é especialmente importante num país de dimensões continentais, em que o transporte regional que fazemos assume um protagonismo maior”, refere Fábio Campos, vice-presidente Institucional da Azul.

Os voos da Azul para o Acre permitem também conexão com outros 54 destinos no Brasil, como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de voos internacionais como Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Curaçao no caribe, através do BH Airport, o hub da Azul em Belo Horizonte.

 

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easyJet recebe mais um avião A321neo

A easyJet recebeu esta terça-feira, 9 de abril, mais um aparelho A321neo, o 400.º a juntar-se à frota da companhia aérea low cost e cujo primeiro voo foi realizado com uma mistura com 5% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

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A easyJet recebeu esta terça-feira, 9 de abril, mais um avião A321neo, o 400.º a juntar-se à frota da companhia aérea low cost e cuja entrega foi assinalada com uma cerimónia na fábrica da Airbus em Hamburgo, na Alemanha.

“A mais nova aquisição à frota apresenta um design de pintura especial, com o número 400 composto por aviões em miniatura”, refere a easyJet, explicando que também o primeiro voo deste novo avião foi especial.

Este primeiro voo do novo avião da easyJet, que decorreu esta terça-feira e ligou Hamburgo-Finkenwerder ao hangar de manutenção da easyJet em Berlim/Brandemburgo, foi alimentado “com 5% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), marcando a primeira utilização de SAF num serviço easyJet na Alemanha”.

“À medida que continuamos o nosso programa de renovação da frota com aeronaves mais eficientes em termos de consumo de combustível e mais silenciosas da família A320neo, estamos orgulhosos de continuar a trabalhar com a Airbus e a CFM, que têm uma abordagem persistente ao nível da produção e sustentabilidade e continuam a ser parceiros fiáveis da easyJet”, congratula-se David Morgan, Diretor de Operações da easyJet, citado no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Recorde-se que o primeiro avião Airbus A320 foi entregue à easyJet há 20 anos e, desde então, a companhia aérea tornou-se num dos maiores operadores destes aparelhos, contando, atualmente, com mais de 330 destas aeronaves ao serviço.

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Turkish Airlines fecha 2023 com recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados

A Turkish Airlines fechou 2023 com 83,4 milhões de passageiros, registando aumentos de passageiros transportados tanto a nível doméstico como internacional

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A Turkish Airlines fechou 2023 com um recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados, número que traduz fortes aumentos tanto a nível doméstico como internacional, segundo um comunicado da transportadora aérea de bandeira da Turquia.

Na informação divulgada, a Turkish Airlines indica que, a nível doméstico, transportou mais de 30 milhões de passageiros, num aumento de capacidade de 23,5% face a 2022, enquanto a nível internacional foram transportados 53 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 14% e que resulta de um acréscimo de capacidade de 16% face ao ano anterior.

A Turkish Airlines destaca ainda o bom comportamento dos mercados europeus que contam com comunidades turcas residentes e onde o número de passageiros cresceu 20% em 2023.

A companhia aérea da Turquia refere ainda que, desde 2019, já realizou um aumento de 27% na capacidade oferecida a nível internacional, o que traduz uma subida muito superior à média das companhias aéreas internacionais, onde este indicador continua ainda 12% abaixo do período pré-pandemia.

“Além disso, como resultado dos investimentos do nosso país em infraestruturas de aviação, o Aeroporto de Istambul emergiu como o principal aeroporto europeu em termos de número diário de voos”, destaca ainda a Turkish Airlines, que está baseada na maior cidade da Turquia.

A Turkish Airlines lembra ainda que está também a expandir a sua frota e que tem o objetivo de chegar aos 800 aparelhos até 2033, quando a transportadora aérea assinala o seu 100.º aniversário, motivo pelo qual, em 2023, a companhia aérea aumentou o seu número de aeronaves em 12%, para 440, “apesar dos desafios globais na aquisição de aeronaves e dos estrangulamentos na sua produção”.

 

 

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TAP vai expandir Centro de Treino no Aeródromo Municipal de Cascais

A TAP vai aumentar o número de simuladores no Centro de Treino do Aeródromo Municipal de Cascais, bem como o espaço de formação para técnicos de manutenção e tripulantes, reservando ainda espaço para vir a prestar serviços de manutenção nestas instalações.

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A TAP e a Câmara Municipal de Cascais chegaram a acordo para a expansão do Centro de Treino da companhia aérea de bandeira nacional no Aeródromo Municipal de Cascais, num alargamento que vai decorrer em duas fases, avança a transportadora, em comunicado.

De acordo com a informação avançada pela TAP, numa primeira fase, o Centro de Treino vai passar a contar com mais um simulador Airbus A320, prevendo-se que, numa fase posterior, venham a ser acrescentados até mais quatro simuladores, aumentando o total para sete, o que está dependente de parcerias com entidades terceiras.

Para a TAP, esta é a oportunidade de concretizar a “ambição de criar na freguesia de São Domingos de Rana, em Cascais, um polo universitário e de formação profissional na aviação com a importante presença da Academia TAP”.

“Tanto as áreas de formação como as de Manutenção e Engenharia são áreas de grande valor acrescentado que faz sentido fazermos no país para valorizarmos as nossas pessoas. O nosso ecossistema tem oportunidade de criar novas áreas de exportação em vez de pagarmos caro serviços lá fora. Cascais entendeu perfeitamente essa oportunidade”, afirma Luís Rodrigues, presidente da TAP, citado no comunicado divulgado pela transportadora.

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, considera que esta é uma “parceria virtuosa”, que visa a “execução de um centro de excelência na aviação de nível mundial no nosso país”.

“Que essa visão se cumpra a partir de Tires, São Domingos de Rana, é reveladora dos esforços desta autarquia para levar o desenvolvimento e criar cadeias de valor e emprego qualificado em todos os pontos do concelho”, acrescenta Carlos Carreiras.

Além dos novos simuladores, o Centro de Treino da TAP vai passar a contar também com novos espaços de formação para Técnicos de Manutenção de Aeronaves e Pessoal Navegante de Cabina, sendo ainda reservado espaço para instalações onde a TAP Manutenção e Engenharia “poderá vir a desenvolver várias atividades, incluindo manutenção de motores”, assim como para a manutenção da frota Embraer 190/195 da PGA (Portugália Airlines).

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Sindicato pede que seja travada “imediatamente” privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) pediu ao Governo Regional dos Açores para que “pare imediatamente” a privatização da Azores Airlines, depois de o júri do concurso ter manifestado reservas sobre o único concorrente.

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Num comunicado, a estrutura sindical lembrou que “o júri constituído para avaliar o processo de privatização da Azores Airlines entregou, na passada sexta-feira (5 de abril), o relatório final sobre o processo”, tendo mantido “a sua posição já expressa no relatório preliminar”.

Ou seja, destacou, “manteve apenas um dos consórcios que concorreram” e mesmo esse “não apresenta as mínimas condições para garantir a continuidade da operação da companhia”.

O Sitava recordou também que “o presidente do júri foi ainda mais longe”, admitindo “reservas quanto à capacidade financeira do consórcio para garantir a viabilidade futura da companhia”.

O sindicato considera, assim, que “entregar a companhia a esta entidade seria um verdadeiro desastre”.

“Parece-nos, pois, óbvio que com a entrega deste relatório e principalmente com o seu resultado, este processo terá que parar imediatamente”, destacou, indicando: “a traumática experiência por que passámos deve servir de exemplo para não voltar a repetir”.

“Ao Governo Regional voltamos agora a apelar para que pare imediatamente o processo”, salientou o sindicato, defendendo que “reconhecer um erro e inverter a trajetória não fragiliza o Governo”.

O júri do concurso público da privatização da Azores Airlines manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.

“Entregámos o relatório final. Esse relatório final, no essencial, mantém o que já estava no relatório preliminar”, declarou o presidente do júri, Augusto Mateus, numa conferência de imprensa no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na semana passada.

O júri manteve a nota que tinha sido atribuída à Newtour/MS Aviation (46,69), único concorrente admitido, e que foi contestada pelo consórcio aquando da apresentação do relatório intercalar, em outubro de 2023.

“No caderno de encargos, a positiva começa com nota de 25 e nota máxima é 100. A nota que atribuímos à proposta é 46,69. Percebe-se que 46,69 está mais próximo de 25 do que de 100. Não é uma nota muito expressiva. Chamamos à atenção para isso”, afirmou.

O caderno de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no “mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia.

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TAP adere à plataforma NDC da APG

A plataforma NDC da APG permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

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A TAP aderiu à APG Platform, a plataforma NDC da APG, que permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

Além da emissão de bilhetes, a adesão da transportadora aérea portuguesa a esta plataforma permite também que os agentes de viagens possam “reservar, emitir, anular, reembolsar e adicionar serviços auxiliares, como malas, equipamento específico, embarque prioritário e refeições especiais, em toda a rede TAP”.

“A TAP Air Portugal está feliz com a parceria com a APG, que tem feito um trabalho pioneiro na promoção da tecnologia NDC por todo o mundo. A TAP continua a promover conteúdos NDC através deste canal e continua empenhada em melhorar as suas capacidades de retalho em benefício dos agentes de viagens”, afirma Justin Jovignot, diretor de Estratégia Comercial e Distribuição da TAP.

Já Heloise Parrain, diretora da Plataforma APG, considera que o “NDC está a mudar a distribuição das companhias aéreas, que não evoluía nos últimos 40 anos”, permitindo que as companhias aéreas  promovam o seu produto. 

A APG Platform conta, atualmente, com 30 companhias aéreas aderentes, permitindo a “emissão de bilhetes que pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados”, destaca a APG Portugal, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de abril.

Esta plataforma, que é usada em 150 países, está ainda em consonância com a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA, estando acessível para agências de viagens IATA e não IATA.

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Qatar Airways chega ao Congo e aumenta voos para Luanda

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

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A Qatar Airways vai abrir, a 1 de junho de 2024, uma nova rota para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que vai servir também para aumentar a capacidade disponibilizada pela companhia aérea de bandeira do Qatar para Luanda, capital angolana.

De acordo com a Qatar Airways, esta é a primeira vez que a transportadora aérea do Qatar abre uma rota para Kinshasa, que vai ser realizada num avião Boeing 787-8 Dreamliner, equipado com 22 lugares em Classe Executiva e 232 assentos em Classe Económica.

“Vimos marcos significativos na expansão da nossa rede em 2024 e esta última adição é particularmente especial, pois dá continuidade ao nosso objetivo estratégico de aumentar a nossa presença em África”, congratula-se Thierry Antinori, diretor Comercial da Qatar Airways.

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

Os voos partem de Doha, capital do Qatar, pelas 02h45 e chegam a Kinshasa às 08h10, num voos que segue para Luanda pelas 09h40, onde tem chegada prevista para as 10h55. Já a partida de Luanda decorre às 12h25 e a chegada a Doha acontece pelas 22h50.

A Qatar Airways vai também realizar a mesma rota mas com paragem primeiro em Luanda, num voo que sai de Doha pelas 09h20 e chega a Luanda às 15h40, de onde volta a sair pelas 17h10 para chegar a Kinshasa às 18h25. No regresso, a partida de Kinshasa acontece às 19h55 e a chegada a Doha está prevista para as 05:45+1, sempre em horários locais.

 

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Grupo IAG lança South Europe Ground Services para o handling a partir de maio

A South Europe Ground Services (SOEGS) é a nova empresa de handling criada pelo grupo IAG para atuar nos aeroportos espanhóis, prevendo-se que entre em operação em meados de maio.

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A South Europe Ground Services (SOEGS) é a nova empresa de handling criada pelo grupo IAG para atuar nos aeroportos espanhóis, prevendo-se que entre em operação em meados de maio, avança a Iberia, em comunicado.

De acordo com a Iberia, a nova empresa está já registada no Registo Comercial de Madrid e vai fornecer serviços de handling nos aeroportos espanhóis à Iberia, Iberia Express, Vueling e Level, bem como de passageiros para a British Airways, Air Nostrum e Aer Lingus.

A Iberia diz que a SOEGS vai ainda “servir companhias aéreas terceiras nos aeroportos onde a Iberia Airport Services obteve licença no último concurso da AENA”.

“Esta empresa, com 100% do capital do Grupo IAG e uma participação maioritária da Iberia, é o resultado do acordo alcançado entre a Iberia e os seus sindicatos no dia 2 de fevereiro com o objetivo de garantir um futuro sustentável e competitivo para o negócio de movimentação e os seus trabalhadores”, explica a Iberia, no comunicado divulgado.

A SOEGS vai contar com autonomia operacional e vai também integrar os antigos trabalhadores da Direção Aeroportuária da Ibéria, que mantêm “as condições do Acordo Ibérico e todos os seus direitos”.

Miguel Ángel Gimeno, atualmente diretor de Operações Terrestres da Vueling, será o novo CEO da South Europe Ground Services, com a Iberia a indicar que o responsável conta com “ampla experiência em gestão aeroportuária”.

Miguel Ángel Gimeno é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de Saragoça e possui MBA pela IESE Business School, tendo passado os últimos 17 anos na Vueling, onde, além de diretor de Operações Terrestres, ocupou os cargos de diretor de OCC e também de diretor de Tripulação e Serviço de Bordo.

“Assumir a liderança desta nova empresa, dentro do Grupo IAG, é um verdadeiro desafio. Estou convencido que, graças à nossa equipa formada pelos melhores profissionais, escreveremos uma página de sucesso no negócio de ‘handling’ em Espanha e trabalharemos incansavelmente para crescer internacionalmente”, afirma o responsável.

 

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Pegasus Airlines inaugura rota entre Ancara e Lisboa

A nova rota da Pegasus Airlines começou a ser operada terça-feira, 2 de abril, e conta com três voos por semana entre as capitais portuguesa e turca.

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A Pegasus Airlines inaugurou terça-feira, 2 de abril, a sua primeira rota com destino a Portugal, passando a ligar Lisboa à capital turca de Ancara, numa operação que conta com três voos por semana, informou a transportadora aérea turca, em comunicado.

“Sendo uma das cidades mais antigas do mundo, Lisboa atrai visitantes de lazer e de negócios pela sua cultura vibrante e excelente hospitalidade”, destaca a Pegasus Airlines, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 5 de abril.

A inauguração da rota foi assinalada com uma cerimónia no Aeroporto de Ankara Esenboğa, que contou com a participação de Onur Dedekoylü, Chief Commercial Officer (CCO) da Pegasus Airlines, entre outros responsáveis da companhia aérea e locais, onde esteve também presente João Macedo, vice-chefe de Missão da Embaixada de Portugal, e Celeste Mota, do Departamento Económico e Conselheiro Comercial e Diretor da AICEP na Turquia.

“A Pegasus desempenha um papel fundamental no potencial e nos números turísticos de Turquia. A cada nova rota que abrimos ligamos países e destinos cultural e economicamente. A nossa rota Ancara-Lisboa ajudará a estender este propósito e papel a Portugal”, afirmou Onur Dedekoylü, na cerimónia de inauguração da rota.

O CCO da Pegasus Airlines acredita no sucesso da nova rota e que a companhia aérea vai “servir centenas de milhares de turistas entre a Turquia e Portugal nos próximos anos”.

Já João Macedo, vice-chefe de Missão da Embaixada de Portugal, destacou o facto dos voos da Pegasus Airlines servirem “duas capitais”, numa operação que vai servir para que “ambos os países se conheçam muito melhor”.

“O turismo e o comércio serão muito beneficiados, mas, no final, são estes contactos humanos que contarão e perdurarão no futuro. Como uma companhia aérea com mais de 30 anos e ainda em expansão, desejamos à Pegasus Airlines todo o sucesso neste empreendimento e esperamos que continue a crescer”, acrescentou o responsável.

Francisco Pita, Chief Commercial Officer da ANA-Aeroportos de Portugal, destaca ainda o facto de esta ser a primeira rota da Pegasus Airlines para o aeroporto de Lisboa, assim como para território nacional.

“As capitais Lisboa e Ancara passam assim a estar ligadas por um voo regular direto pela primeira vez, reforçando a conetividade com a Turquia, um mercado turístico em rápido crescimento em Portugal. Na ANA|VINCI Airports continuamos a trabalhar com empenho em ampliar a oferta de voos diretos para Portugal, com companhias aéreas, operadores turísticos e todos os nossos parceiros”, congratula-se o responsável.

Recorde-se que Ancara é a capital da Turquia e a segunda cidade mais populosa do país, depois de Istambul, sendo considerada “uma metrópole moderna e próspera, rica em história, cultura e que oferece a hospitalidade turca”.

 

 

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Azul celebra 15 anos de operação em Manaus com 10 milhões de passageiros transportados

Ao longo dos 15 anos em que opera no estado do Amazonas, a Azul transportou já 9,7 milhões de passageiros e realizou 106 mil voos, tendo anunciado ainda um reforço de capacidade para o Festival Folclórico de Parintins.

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A Azul está a comemorar, neste mês de abril, 15 anos de operações para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, ao longo dos quais a companhia aérea transportou já 9,7 milhões de passageiros e realizou 106 mil voos.

“Com uma média de 99 descolagens por semana, a Azul destaca-se como a maior empresa aérea em Manaus, oferecendo conexões convenientes para 20 destinos domésticos e internacionais”, destaca a companhia aérea brasileira, que atualmente voa para 13 municípios no estado do Amazonas.

“Estamos orgulhosos das conquistas que alcançámos em Manaus e no estado do Amazonas ao longo dos anos. Esses números refletem o nosso compromisso em oferecer serviços aéreos de alta qualidade e em contribuir para o desenvolvimento económico, social e turístico do estado”, afirma Vitor Silva, gerente de Planeamento e Estratégia de Malha da Azul.

Além da operação aérea, a Azul conta ainda com um “hangar em Manaus, que desempenha um papel fundamental na manutenção e na garantia da segurança das suas aeronaves na região”.

Em sinal do compromisso da companhia aérea com o estado do Amazonas, a Azul anunciou recentemente um reforço de ligações para o Festival Folclórico de Parintins, um dos principais eventos culturais do país, que vai ter lugar entre 26 de junho a 03 de julho.

Durante este evento, a Azul disponibilizará 150 voos extras para Parintins, no Amazonas, número que duplica a oferta de lugares disponibilizados pela companhia aérea face ao ano anterior, totalizando mais de 18 mil lugares.

“A Azul está comprometida em apoiar eventos em todo o país, e o Festival Folclórico de Parintins é um exemplo da identificação da companhia com a cultura brasileira”, acrescenta Vitor Silva.

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