Insolvência da airberlin não afecta compensações a passageiros
Passageiros continuam a ter direito a compensação por atraso de voos, uma vez que a airberlin vai manter a sua operação.
Publituris
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, esclarece que o pedido de insolvência entregue pela airberlin na terça-feira, 15 de Agosto, não afecta as compensações aos passageiros em caso de atraso do voo, uma vez que a companhia vai manter as operações.
“Isso significa que os passageiros com voos afectados continuarão a poder reclamar compensações até 600 euros com base na legislação UE EC261”, explica Bernardo Pinto, country manager da AirHelp em Portugal e Brasil, explicando que “o direito e o valor da compensação dependem do tempo de atraso com que os voos aterram no destino, da distância do voo e do motivo do atraso ou do cancelamento”.
No entanto, Bernardo Pinto adverte que, caso a companhia aérea cesse as suas operações, “os bilhetes comprados deixarão de ser válidos”, pelo que, nesse caso, “o pagamento de compensações dependerá do tipo de reserva”.
No caso dos bilhetes comprados directamente à airberlin, os passageiros “não poderão obter uma compensação, devido à insolvência”, situação que é diferente no caso dos voos reservados através das agências de viagens ou de companhias aéreas parceiras, uma vez que estas podem ser responsabilizadas, dependendo se os voos estão cobertos por regimes de seguro de viagem, enquanto nos casos de pacotes de férias, a cobertura do serviço deve ser garantida.
Os passageiros que compraram o voo à airberlin mas realizaram o pagamento com cartão de crédito podem ainda pedir a anulação do pagamento, antes que este seja creditado na companhia, sendo ainda possível pedir o reembolso dos montantes debitados em caso de falência, bastando “enviar um documento para a respectiva empresa/banco emissora do cartão de crédito, que certifica o pedido mal-sucedido da companhia aérea”, refere a AirHelp.
Mais informações em https://www.airhelp.com/pt-pt/conheca-os-seus-direitos/.