Parque dos Dinossauros da Lourinhã com luz verde para ser construído
A Câmara Municipal da Lourinhã já emitiu o alvará de construção do Parque de Dinossauros.

Publituris
CP volta a promover Rota das Cerejas do Fundão
Vão ser revistos os critérios para atribuição de selo Marca Açores
TAP agrava prejuízo para 108M€ no 1.º trimestre devido a “eventos extraordinários”
Gastos de viajantes internacionais nos EAU devem atingir mais de 62 mil milhões de dólares este ano
Delta Air Lines inaugura nova rota entre Boston e Barcelona
Parque Temático da Madeira recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024
Turismo de Portugal conquista prata e bronze em prémios dedicados ao audiovisual em Nova Iorque
Mercado de viagens corporativas encontra-se no Business Travel Show Europe em Londres
Plano Brasis sucede o Aquarela
DIT Gestión promove megafamtrip à Colombia em setembro
A Câmara Municipal da Lourinhã já emitiu o alvará de construção do Parque de Dinossauros, que vai combinar a vertente museológica com uma forte componente ao ar livre. A localização vai ser em Pinhal dos Camarnais, uma área verde cedida pela autarquia à empresa promotora PDL – Parque de Dinossauros da Lourinhã, Lda.
O gerente da Dinopark-Gruppe e representante da PDL, Franz-Josef Dickmann, mostra-se satisfeito: “Desta forma, podemos dar início já neste mês de janeiro, e tal como planeado, à construção do edifício e das áreas exteriores”. “Estamos a cumprir os prazos previstos”, reiterou.
O Parque de Dinossauros da Lourinhã é um projeto para todos os públicos e faixas etárias. Um empreendimento de âmbito intergeracional que pretende receber turistas de todo o Mundo, famílias, investigadores da área de paleontologia, estudantes e outros grupos.
À entrada do complexo, o visitante vai encontrar uma área de restauração e uma loja do museu, bem como um laboratório onde pode observar a preparação de fósseis, que depois vão ser expostos no espaço museológico – o ponto central de todo o equipamento. É aqui que o visitante vai conhecer os achados de dinossauros provenientes da região, os futuros e os que se encontram actualmente em exposição no Museu da Lourinhã.
“Os novos achados locais vão ser preparados e expostos no futuro Parque de Dinossauros, sob direcção do GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (Museu da Lourinhã). Desta forma, também este material fóssil vai permanecer propriedade do GEAL ”, esclarece Lubélia Gonçalves, presidente da entidade.
Numa primeira fase, o exterior vai ser “povoado” por mais de 120 modelos de dinossauros construídos à escala real e cientificamente certificados. “Os modelos são tão realistas que até parecem ter vida”, afirma Dickmann, revelando que “o maior dinossauro terá um comprimento superior a 23 metros”. Prevê-se que os primeiros modelos possam ser vistos na Lourinhã já a partir de março deste ano.
Refira-se que as três entidades envolvidas no projecto – GEAL, Município da Lourinhã e PDL – têm vindo a desenvolver, desde há vários anos e de forma intensiva, um trabalho conjunto, com vista à concretização deste parque temático, tendo culminado, em Outubro último, com a celebração de um acordo de cooperação trilateral, que dá corpo à parceria.