Plano Brasis sucede o Aquarela
Construído pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e do Sebrae, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil – Brasil, que sucede o Aquarela, servirá de bússola para fortalecer a identidade do país no mundo como diverso, sustentável e democrático.

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A Embratur acaba de lançar o Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.
O lançamento marca um novo momento do turismo internacional no Brasil, e conforme destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é “um plano de construção de país”, que traz um Brasil diverso, sustentável, democrático, “bom para visitar e bom para se viver”, e que também entende o turista como um agente na construção desse país. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.
Segundo a Embratur, o Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso na dimensão continental, a sua pluralidade de povos, culturas, história e paisagens, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. O lançamento acontece quando o país regista uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de divisas. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril de 2025, o Brasil registou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo verificado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.
Freixo frisou, também, o recorde de arrecadação com o turismo internacional. Foram 7,3 mil milhões de dólares arrecadados só com turismo estrangeiro. Para tal, o país “precisa de um plano de marketing que coloca o Brasil no mundo e que quem venha nos visitar nos ajude a construir um país mais diverso, mais sustentável, mais participativo. Esse é o país que estamos a construir, com desafios muito concretos”.
A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para este ano era de 6,9 milhões de visitantes. “Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, disse.
O presidente evidenciou ainda que “enquanto outros destinos colocam barreiras, o Brasil abre os braços. A hospitalidade é a nossa marca. Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano. Temos localização, diversidade e acolhimento. Estamos a colher frutos de um planeamento ousado e integrado, mesmo em tempos de crise internacional”.
Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, que assistiu à sessão, reforçou que “em todas as próximas feiras vamos estar lá, seguindo as diretrizes desse novo plano, que vai nos colocar num outro patamar de comunicação e de apresentação dos destinos do nosso país”.
A implementação do novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipa técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento.