Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores implementado em 2016
No orçamento para o próximo ano da região, 27,8 milhões de euros serão destinados ao desenvolvimento do sector do turismo.
Marta Barradas
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Vítor Fraga, secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores afirmou, esta quarta-feira, na Horta, que o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo da região será implementado em 2016.
No orçamento para o próximo ano da região, 27,8 milhões de euros serão destinados ao desenvolvimento do turismo, valor que representa um reforço de 10% face a 2015 e onde a ‘Qualificação e Valorização da Oferta’ é reforçada em mais 1,2 milhões de euros.
Já ao nível das infraestruturas portuárias e aeroportuárias, será alocado um investimento superior a 38,5 milhões de euros, o que representa um reforço de cerca de 15 milhões de euros face ao ano transacto, com o intuito de melhorar as condições de operacionalidade.
O responsável, que falava no âmbito de uma intervenção na Assembleia Legislativa durante a discussão das propostas de Plano e de Orçamento para 2016, indicou que “a nossa actuação assentará num conjunto de prioridades que deverão guiar a organização dos produtos turísticos e a tomada de decisão ao nível da abordagem aos mercados, da alocação de recursos e das escolhas dos canais de distribuição mais adequados.”
Segundo Vítor Fraga, “a implementação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores com o Horizonte 2020 resulta do trabalho mais abrangente alguma vez feito na nossa região, em que todos foram convidados a participar e que está em fase final de validação.”
O plano terá como objectivo “alavancar a notoriedade dos Açores junto dos potenciais visitantes, posicionar a região como um destino exclusivo de natureza exuberante, promover a cooperação permanente entre os intervenientes públicos e privados, melhorar a competitividade do destino, aumentando os fluxos turísticos, e salvaguardar a sustentabilidade económica, ambiental e socio-cultural do território”.