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Algarve: pronto a identificar Portugal em vez de costumes exóticos

Na segunda quinzena de Agosto o tema é sobre as férias balneares. São talvez as férias mais populares e acessíveis em Portugal. Há quem faça férias no campo, nas termas, ou férias culturais a visitar países, monumentos, museus e cidades em Portugal e no exterior.

Humberto Ferreira
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Algarve: pronto a identificar Portugal em vez de costumes exóticos

Na segunda quinzena de Agosto o tema é sobre as férias balneares. São talvez as férias mais populares e acessíveis em Portugal. Há quem faça férias no campo, nas termas, ou férias culturais a visitar países, monumentos, museus e cidades em Portugal e no exterior.

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humberto-ferreira.jpgNa segunda quinzena de Agosto o tema é sobre as férias balneares. São talvez as férias mais populares e acessíveis em Portugal. Há quem faça férias no campo, nas termas, ou férias culturais a visitar países, monumentos, museus e cidades em Portugal e no exterior.

E ainda há quem não tenha férias, ou trabalhe em actividades complementares. Como dizem os adeptos do futebol, a magia do Turismo é a variedade de opções.

Em 1953 publiquei os primeiros artigos sobre vela e construção naval, sucessivamente na Escócia, Portugal e Brasil. Em 1955 entrei no Turismo, passando a escrever sobre a respectiva temática, e um dos primeiros temas foi destacar os reflexos negativos da imprensa britânica às críticas de turistas e banhistas no Algarve sobre os ruídos, a qualquer hora, dos motociclos e veículos da época.

TURISMO DISPENSA RUÍDOS – Passo sempre férias no Algarve, numa zona com cinco praias. Uma afortunada zona balnear, onde usufruo de opções entre praias de naturismo, ou para praticantes e provas de bodyboard, surf, windsurf, pesca lúdica, convívio familiar e de amigos, ou num resort de luxo.

Mas desde as seis da manhã sofro, tal como há 60 anos, os efeitos dos escapes de motociclos de cidadãos que vão trabalhar, ou de turistas com potentes motas, isto apesar da tecnologia produzir hoje veículos mais silenciosos e haver núcleos activos a protestar contra tal abuso.

Curiosamente, governantes, autarcas, e operadores, pouco se importam com tais minudências. Toca a ouvir potentes motas e alguns carros armadilhados a rugir na noite, por automobilistas sem respeito por quem pretende apenas passar uns dias ou semanas em sossego. Ao que se juntam ruídos de festivais de música e outros eventos, pois quanto mais ruidosos mais populares atraem.

FALTAM INCENTIVOS – Os programadores de eventos fazem bem em juntar música à animação nocturna nas praias afastadas dos polos hoteleiros e residenciais, cabendo aos autarcas reservarem as zonas urbanas para dormidas isentas de ruídos diurnos ou nocturnos.

A própria Comissão Europeia peca pelo atraso na regulamentação das normas comuns a observar por hotéis, restaurantes, cafés, esplanadas e outros estabelecimentos em relação à transmissão sonora de programas de TV ou outros, ou ainda música de fundo, visando proteger os direitos de autor, não o incómodo dos decibéis acima das normas nefastas para programas de Turismo de Bem-estar.

Sem fiscalização suficiente contra os excessivos ruídos dos veículos de duas rodas e outros, as autoridades focam-se mais no estacionamento e nas coimas nas rotundas e ruelas. E até os planos estratégicos da nossa capital ignoraram tais diversificadas malhas, resumindo Lisboa aos bairros históricos, dispersos monumentos e jardins.

Em termos de ordenamento urbano, destacam-se apenas o Parque das Nações em Cabo Ruivo, e a Zona de Belém, para a qual sugiro: Parque dos Oceanos de Belém.

RUÍDOS CONTINUAM – A Sociedade Portuguesa de Autores pouco se importa com ruídos, mas é pioneira na contestação de decisões judiciais internas e europeias, favoráveis aos empresários e promotores da música portuguesa. Os comerciantes já aceitam pagar à SPA se quiserem satisfazer os clientes com programas de TV (futebol em 1º lugar, apesar dos futebolistas não serem sócios da SPA).

Entretanto os residentes em Lisboa vão protestando, incomodados pelos turistas que usam alojamentos locais instalados em prédios familiares, agora altamente movimentados por clientes que entram e saem com frequência entre ruídos e conflitos, no horário de silêncio entre as 24 e 09 horas.

ACESSOS A PRAIAS – Voltando às praias, o Turismo do Alentejo acaba de anunciar um plano de promoção para as praias em 2016, usando a imagem de Vasco da Gama, natural de Sines, para atrair mais banhistas às praias entre Santo André e a Costa Vicentina. Um projecto no Plano Operacional Estratégico Sol e Mar.

Ora uma pecha portuguesa é a frequente mudança de marcas e estratégias. As marcas mais antigas são as que continuam a atrair mais clientes.

O Turismo vive de dois tipos de clientes: os fiéis a cada destino (meu caso), ou a cada unidade, e os que preferem novas experiências. Neste caso a ERTAR promete uma revolução no produto balnear nas praias alentejanas, que serão requalificadas e equipadas com novos apoios, acessos e sinalética. A apresentação das praias Vasco da Gama será em Outubro.

Na zona balnear dos meus encantos subsistem há décadas: hotéis, restaurantes, esplanadas, cafés, muitos bares, a drogaria especializada em artigos e equipamentos para pescadores, quiosques de jornais, a farmácia, o posto dos CTT, a barbearia e cabeleireiro, e apenas um dos antigos estabelecimentos balneares.

Na última década cresceram as lojas e escolas de surf e campos de Natureza, lojas de roupas e artigos para desportos náuticos, lojas de chineses, um veterinário e um escritório de contabilidade, mais os vendedores ambulantes com uma surpreendente panóplia de opções.

Em contrapartida fecharam postos de combustível, bancos, apoios de praia, pensões, minimercados, papelarias e fotografia, lojas de rendas, lembranças e roupas, peixaria, talho, uma residencial, e até a Delegação Marítima, postos da Guarda Fiscal e GNR.

E se a rede de estradas melhorou bastante desde 1955, os acessos às praias beneficiaram de poucas inovações. Pelo contrário, de ano a ano pioram, e à medida que vou envelhecendo a altura das falésias ao areal vai sendo mais difícil de descer e subir. Uma das praias merece registo no Guiness com a escadaria mais difícil do Sudoeste Europeu.

Já a praia familiar que frequento tem uma excelente flotilha de rápidas embarcações desportivas e de lazer, desde gaivotas, a caiaques, e outras a motor com excitantes percursos. Os toldos foram substituídos por cómodas espreguiçadeiras, e tanto o café-bar como o restaurante satisfazem clientes antigos e jovens.

Todavia, estas e outras praias merecem mais, se queremos acompanhar a concorrência italiana, espanhola, grega, etc. Onde nos apoios de praia nada falta, desde solários e recintos de massagens, a piscinas para quem se incomoda com a temperatura da água e os jogos infantis à borda de água.

Claro que se paga tudo. Já não há almoços grátis.

Os nadadores-salvadores são uma obrigação legal dos concessionários, que têm de vender cerveja, refrigerantes, e cafés, suficientes para pagar este serviço, uma vez que há menos pessoas a alugar toldos ou espreguiçadeiras.

Sempre fui adepto do sistema de utente pagador nas autoestradas, antes das scuts e das pps. Aliás, lembro-me que a grande receita dos banheiros, na minha juventude, derivava da guarda da nossa roupa urbana, e dos duches. Hoje paga-se para visitar um museu, parque público, ou castelo, tal como em toda a Europa se paga para aceder aos serviços WC.

Por isso aceito que cada pessoa que possa usufruir dos serviços de emergência balnear, pague uma taxa de um euro ao concessionário.

ITÁLIA EM PORTUGAL? – Outra desilusão: o Algarve tem, entre outros, um prato incomparável: a cataplana de peixe, mas encontrei poucos restaurantes a promover a especialidade. Em contraste há bastantes restaurantes com placas «Itália», «China», etc.

Pergunto: são estrangeiros ou portugueses que não escolhem casas de comida portuguesa ou algarvia? Estou em crer que são portugueses que preferem experimentar pratos exóticos.

No Algarve além da sardinha e da lagosta, nem a caldeirada aparece nas tabuletas, onde não faltam pizzas, hamburgers, pastas, lasanha, salsichas, etc.

IDENTIFICAÇÃO EM PORTUGUÊS – Nota-se que o número de tabuletas em inglês, ultrapassa as placas em português.

Algum turista mais distraído, dependendo do vinho e cerveja consumidos, pensará estar em Inglaterra, pois até muitos hotéis portugueses adoptaram complicados nomes em inglês, sem que as autarquias e o fisco lhes aplicassem mais uma taxinha: a de usarem idiomas estrangeiros na sua identificação comercial.

O Turismo é um negócio que atrai estrangeiros apostados em descobrir novos sabores, costumes, e culturas, mas há empresários do ramo a quem falta este orgulho.

Há seis décadas tento espalhar, por escrito, o orgulho de ser português e projectar a nossa cultura e a nossa capacidade de organização e gestão. Lamento os resultados pouco satisfatórios. Mas não desisto.

 

Sobre o autorHumberto Ferreira

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Transporte aéreo volta a crescer em março com forte impulso da procura internacional

Em março, a procura global por transporte aéreo voltou a crescer e subiu 13,8% face ao terceiro mês de 2023, fortemente apoiada pela procura internacional, que aumentou 18,9%, segundo os mais recentes dados da IATA.

Em março, a procura global por transporte aéreo voltou a crescer e subiu 13,8% face ao terceiro mês de 2023, com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo a destacar o forte impulso da procura internacional, que subiu 18,9% face a igual mês do ano passado.

Os dados da IATA mostram que, em março, além da procura, também a capacidade global aérea subiu 12,3% face a março de 2023, enquanto o load factor chegou aos 82,0%, ganhando um ponto percentual em comparação com mês homólogo do ano passado.

No entanto, foi na procura internacional que o crescimento mais se fez sentir em março, visto que este indicador aumentou 18,9% face a março de 2023, enquanto a capacidade subiu 18,8% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação melhorou para 81,6%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais.

Menos dinâmica mostrou-se a procura doméstica, que cresceu 6,6% face a março de 2023, enquanto a capacidade interna aumentou 3,4% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 82,6%, melhorando 2,5 pontos percentuais face a março de 2023.

“A procura por viagens aéreas está forte. E há todos os indícios de que isto deverá continuar durante o pico da temporada de viagens do verão no Norte. É fundamental que tenhamos capacidade para satisfazer esta procura e garantir uma experiência de viagem sem complicações para os passageiros”, afirma Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Procura internacional cresce em todo o mundo

Os dados da IATA permitem também perceber que, em março, a procura internacional por viagens aéreas cresceu em todas as regiões do globo, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador aumentou 38.5% face a março de 2023.

Na região da Ásia-Pacífico, além da procura, também a capacidade aumentou 37.4%, enquanto o load factor subiu 0,7 pontos percentuais, fixando-se nos 85.6%, o mais elevado entre todas as regiões do mundo.

A IATA destaca que, na Ásia-Pacífico, as principais rotas “apresentam um crescimento notável, embora o número de serviços aéreos regulares da China para a América do Norte ainda seja de apenas 16,5% face aos níveis pré-pandemia”.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 19.7% em março, enquanto a capacidade subiu 18.3% e o load factor chegou aos 84.3%, depois de um aumento de 0,9 pontos percentuais face a março de 2023.

Na América do Norte, o crescimento da procura internacional foi de 14.5% e a capacidade aumentou 14.8%, ainda que o load factor tenha descido para 84.7%, caindo 0,2 pontos percentuais face a março de 2023.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 11.6%, enquanto a capacidade subiu 11.4% e o load factor fixou-se nos 79.9%, depois de ter aumentado apenas 0,1 pontos percentuais face a março do ano passado.

No Médio Oriente, as companhias aéreas viram a procura internacional subir 10.8%, enquanto a capacidade cresceu 13.9% e o  load factor foi de 77.5%, depois de cair 2.1 pontos percentuais face a março de 2023.

Já em África, onde a procura internacional teve um acréscimo de 8.1% e a capacidade sofreu um aumento de 11.0%, enquanto o load factor caiu 1.9 pontos percentuais, fixando-se nos 70.3%, o mais baixo entre todas as regiões.

“Todas as regiões apresentaram um forte crescimento nos mercados internacionais de passageiros em março de 2024, em comparação com março de 2023. O desempenho do load factor foi irregular, caindo em três das seis regiões”, realça ainda a IATA.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Ryanair abre nova rota entre Lisboa e Tânger para o verão

A rota entre Lisboa e Tânger, que conta com seis voos por semana, é uma das cinco novas anunciadas pela Ryanair para este verão na capital portuguesa, a par de Alicante, Madrid, Poznan e Roma.

A Ryanair abriu esta quinta-feira, 2 de maio, uma nova rota que liga Lisboa a Tânger, em Marrocos, numa operação com seis ligações aéreas por semana, até ao final do verão.

Num comunicado enviado à imprensa, a Ryanair explica que a rota entre Lisboa e Tânger é uma das cinco novas anunciadas para este verão na capital portuguesa, a par de Alicante, Madrid, Poznan e Roma.

“A Ryanair está encantada por lançar oficialmente o nosso primeiro voo de Lisboa para Tânger. Esta rota vai operar seis vezes por semana a partir de hoje, 2 de maio, oferecendo aos nossos clientes em Lisboa ainda mais opções com tarifas baixas”, congratula-se Elena Cabrera, diretora de comunicação da Ryanair para Portugal.

De acordo com a responsável, este verão, a Ryanair vai operar 38 rotas de e para o Aeroporto de Lisboa, incluindo a nova rota para Tânger, num programa de verão que está já disponível para reserva.

Todas as rotas que compõem o programa de verão da Ryanair em Portugal podem ser consultadas e reservadas aqui.

 

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Algarve mostra-se na Expovacaciones em Bilbau

O Turismo do Algarve vai estar mais uma vez presente na Expovacaciones, em Bilbau, uma das principais feiras de turismo do mercado espanhol, que terá lugar de 10 a 12 de maio. A região promete cativar os visitantes com demonstrações gastronómicas, ofertas diversificadas e experiências únicas.

Este ano, a Expovacaciones, que atraiu mais de 20 mil visitantes na sua última edição, introduziu o conceito inovador “Experimenta & Saboreia”, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências sensoriais e explorar a gastronomia local dos destinos representados. O Turismo do Algarve, em parceria com os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, estará presente com um stand de 63 metros quadrados de área para destacar a Dieta Mediterrânica e promover os voos diretos entre Bilbau e Faro.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca a importância da participação na Expovacaciones: “Depois de Madrid e Barcelona, a nossa presença nesta feira em Bilbau é uma oportunidade extraordinária para continuar a mostrar ao público espanhol tudo o que o Algarve tem para oferecer”, com vista a “alavancar a procura deste importante mercado de proximidade pela região.”

Além de demonstrações gastronómicas diárias, o stand do Algarve oferecerá informação turística sobre o destino e os municípios presentes durante todo o evento.

 

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Ryanair cresce 8% e transporta 17,3 milhões de passageiros em abril

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 185 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 9% face aos 170,3 milhões de passageiros transportados em igual período do ano anterior.

A Ryanair transportou, em abril, um total de 17,3 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 8% face ao mesmo mês do ano passado, quando a companhia aérea tinha transportado 16 milhões de passageiros.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea, em abril, a Ryanair realizou um total de 98,400 voos, mas viu-se obrigada a cancelar cerca de 700 ligações aéreas devido ao conflito armado entre Israel e Gaza, bem como outros 340 voos devido a uma greve de controladores aéreos em França, ocorrida a 25 de abril.

Nesse voos, a transportadora low cost registou um load factor de 92%, o que permite perceber uma quebra de dois pontos percentuais face ao apurado em abril de 2023, quando o load factor tinha sido de 94%.

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 185 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 9% face aos 170,3 milhões de passageiros transportados em igual período do ano anterior.

O load factor acumulado dos voos da Ryanair é de 93% até abril, o que também traduz uma ligeira descida de um ponto percentual face aos 94% apurados em igual período do ano passado.

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IATA critica aumento de impostos na Alemanha e diz que vai prejudicar economia e descarbonização

A IATA explica que o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, que entrou em vigor esta quarta-feira, 1 de maio, chega aos 19%, variando entre os 5,53 e 70,83 euros por passageiro, consoante a rota.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) veio esta quinta-feira, 2 de maio, criticar o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, considerando que tal decisão vai “enfraquecer a economia alemã e prejudicará a capacidade de descarbonização da aviação”.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, que entrou em vigor esta quarta-feira, 1 de maio, chega aos 19%, variando entre os 5,53 e 70,83 euros por passageiro, consoante a rota.

“O imposto tornará a Alemanha menos competitiva em áreas económicas importantes, como as exportações, o turismo e o emprego. Vai afetar a recuperação do transporte aéreo da Alemanha após a pandemia, que é uma das mais lentas na UE”, defende a IATA, explicando que o número de passageiros internacionais na Alemanha continua 20% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Para a IATA, o aumento de impostos para a aviação é uma “loucura política”, uma vez que o desempenho económico da Alemanha tem vindo a ser “anémico” e este aumento deverá prejudicar ainda mais a economia alemã.

“O governo deveria dar prioridade a medidas para melhorar a posição competitiva da Alemanha e encorajar o comércio e as viagens. Esta forma de arrecadar dinheiro só pode prejudicar o crescimento da economia a longo prazo”, considera Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Além dos prejuízos a nível económico que esta decisão pode acarretar, a IATA está também preocupada com o seu impacto ao nível da descarbonização, uma vez que, denuncia a associação, este imposto vem enfraquecer a indústria de transporte aéreo alemã, tornando mais difícil o investimento das companhias aéreas em “SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, numa frota mais eficiente em termos de combustível e noutros esforços de descarbonização”.

“O governo alemão parece ter uma obsessão doentia com os impostos sobre a aviação. Além de aumentar o imposto sobre passageiros, também é a favor de um imposto europeu sobre o combustível de aviação, que tornará ainda mais caro fazer negócios na Alemanha ou para as famílias viajarem”, lamenta Willie Walsh, citando um inquérito que mostra que um grande ceticismo relativamente à adoção dos chamados ‘impostos verdes’.

“Repetidas vezes, vemos impostos que deveriam ajudar a indústria a descarbonizar serem roubados e depois perdidos no orçamento geral. E o dinheiro retirado da indústria significa que ela tem menos dinheiro para investir noutras medidas de descarbonização”, conclui Willie Walsh.

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Guimarães adere a estratégia de promoção do enoturismo

A proposta de adesão do município de Guimarães à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ratificada na última Assembleia Municipal, surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos.

O município de Guimarães acaba de sinalizar a sua disposição de aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal AMPV, que decorreu em Santarém.

No total, são já 140 os municípios que fazem parte desta Associação de Municípios que é já a segunda maior do país, logo a seguir à Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Esta adesão surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos. Para Paulo Lopes Silva, fazer parte desta associação promove “o desenvolvimento de redes de trabalho e de cooperação”, que potenciam a “promoção do território enquanto destino vinícola”. Com esta adesão, o município de Guimarães consegue garantir a “participação em eventos com elevado potencial promocional”, bem como a integração na Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, permitindo internacionalizar os vinhos de Guimarães.

Refira-se que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho é uma pessoa coletiva de direito público sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste na afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. É composta por uma rede de cerca de 130 municípios portugueses com vincada tradição vitivinícola, que tem em vista o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos de promoção e valorização da cultura e dos produtos endógenos.

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Rali de Portugal leva milhares de pessoas e tem impacto na economia do Centro de Portugal

O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional, foi referido na assinatura do contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.

A Turismo Centro de Portugal, o ACP – Automóvel Club de Portugal e vários municípios da região que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram, na Figueira da Foz, o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região. Jorge Sampaio, membro da comissão executiva, representou a Turismo Centro de Portugal no evento.

“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional”, disse o dirigente do turismo regional para realçar que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto”.

O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 9 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

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Dertur Campus Academy celebra 50ª edição em novembro e traz mais de 300 agentes de viagens alemães ao Algarve

O Epic Sana Algarve foi palco da apresentação do evento Dertour Campus Academy, que celebra este ano a sua 50ª edição. Este encontro, com data marcada para o próximo mês de novembro, irá reunir na região do Algarve mais de 300 agentes de viagens alemães, cuidadosamente selecionados.

A Associação Turismo do Algarve (ATA) avança nas redes sociais que, para além das sessões de training planeadas ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de descobrir o potencial turístico da região e explorar a vasta oferta deste destino turístico.

A Associação Turismo do Algarve/ VisitAlgarve assume o papel de patrocinador principal deste evento, e diz estar “confiante no impacto que terá no mercado a curto prazo, crucial para a região”.

Por sua vez, e ainda nas redes sociais, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, realça que a região foi sempre um destino de eleição para os viajantes alemães e os números mais recentes comprovam que este interesse continua a crescer. Recorda que, em 2023, o mercado alemão registou um crescimento notável de 17,3% em número de hóspedes e de 14,7% em número de dormidas face ao ano anterior.

“Estes indicadores revelam que, ao longo dos anos, o Algarve tem sabido reinventar-se e acompanhar as preferências destes turistas, mantendo-se como um destino atrativo e competitivo, em linha com as tendências do mercado, sem nunca descurar a autenticidade, a hospitalidade e a riqueza da sua oferta, reconhecidos como traços diferenciadores desta região”, destacou.

Refere ainda, que “aqui, no Algarve, em novembro, 300 agentes de viagem alemães terão a oportunidade de vivenciar algumas das experiências únicas que o nosso destino proporciona, tendo sempre como imagem de fundo as nossas belas paisagens naturais e a nossa arte inata de bem receber”.

Na sua página oficial nas redes sociais, André Gomes dirige, um apelo aos parceiros locais: “O sucesso deste evento depende também da vossa participação ativa e do vosso empenho em promover o Algarve como um destino diferenciador”, acrescentando que “o vosso contributo é essencial para tornar esta nossa estratégia de promoção ainda mais forte e eficaz e para, em conjunto, conseguirmos alcançar grandes conquistas para o turismo da região”.

O presidente do Turismo do Algarve dirige um agradecimento especial, Raquel Oliveira e Cristina Rosa, que sem os seus empenhos e profissionalismo “não seria possível captar e operacionalizar este evento que, não obstante ter lugar na nossa região, contempla ainda pré tours em todas as regiões de Portugal, continente e ilhas”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Play Airlines lança campanha flash com voos para a Islândia a 69 euros

A campanha flash da Play Airlines é válida até 9 de maio e aplica-se a voos que decorram até dezembro de 2024.

A partir desta quinta-feira, 2 de maio, a Play Airlines tem em vigor uma campanha flash que oferece preços desde 69 euros para viagens à Islândia, oferta que vai estar em vigor para aquisição de bilhetes até dia 9 de maio.

A campanha flash da Play Airlines é válida para partidas de Lisboa e do Porto para Reiquiavique, capital da Islândia, e aplica-se a voos realizados entre maio e dezembro de 2024.

Num comunicado enviado à imprensa, a Play Airlines explica que o preço a partir de 69 euros equivale à tarifa básica por pessoa e aplica-se a voos de ida e volta.

A aquisição de bilhetes pode ser realizada online, através do site da Play Airlines, e os preços apresentados já incluem impostos, taxas e encargos obrigatórios da transportadora, estando os bilhetes sujeitos a disponibilidade.

 

 

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Recife vai ganhar um voo do Porto da Azul a partir do inverno

A companhia aérea brasileira Azul vai passar a realizar voos diretos do Porto à capital do Pernambuco – Recife no próximo inverno, foi anunciado. O número de ligações semanais não foi referido.

Tanto a Embratur, o Ministério dos Portos e Transportes do Brasil, como a própria companhia aérea dão conta, nas suas páginas oficiais, que a Azul vai passar a voar diretamente da cidade do Porto à capital pernambucana de Recife a partir do inverno IATA.

A rota deverá começar a operar até ao fim de 2024, lê-se em comunicado da Embratur, Turismo do Brasil, e da Azul. “Será o primeiro voo entre as duas cidades e deverá ter a sua estreia a tempo do Natal e do verão brasileiro”. Até à estreia, o Porto tem voos diretos com São Paulo e Rio de Janeiro.

“Mais turismo internacional e mais emprego e renda”, assim descreveu sobre a nova rota, Marcelo Freixo, presidente da Embratur. A expetativa da entidade é que esta decisão atraia mais turistas europeus para o nordeste do Brasil.

O Recife passa assim a ser a única capital do nordeste a ter um voo da companhia nacional brasileira direto para o continente europeu.

No entanto, a importância desta rota também se evidencia no interesse dos pernambucanos por destinos europeus. O Porto, por exemplo, é a quinta cidade mais procurada pelos moradores daquele estado brasileiro.

Refira-se que em março de 2024, o Brasil registou um aumento de 34,9% nas entradas de turistas provenientes de Portugal, em comparação com a série histórica iniciada em 1989 – o maior crescimento entre os países da Europa, tendo sido contabilizados cerca de 28 mil entradas no território brasileiro.

Embora se trate de uma novidade para a companhia aérea brasileira, a TAP já tinha anunciado um reforço da sua rota para o Recife, passando a ter 13 voos semanais no verão de e para Lisboa.

A Azul conta atualmente com mil voos diários para mais de 160 destinos e uma rede de 300 rotas diretas.

Sobre o autorCarolina Morgado

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