Mini-férias da Páscoa dão ocupações altas nos hotéis portugueses
A par do aumento da procura registada nestes últimos dias, os hoteleiros nacionais esperam ainda que as reservas de última hora do mercado português e espanhol contribuam para um crescimento.
Raquel Relvas Neto
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Dada a importância da Páscoa para o sector do Turismo, o Publituris contactou alguns hoteleiros nacionais para efectuarem um breve balanço das reservas para esta data. De forma unânime, todos apontam para crescimentos na procura nas suas respectivas unidades, o que se reflecte na taxa de ocupação, assim como no preço médio que começa a apresentar melhorias.
Este é uma perspectiva partilhada pelos Hotéis Real. Segundo António Gonçalves, administrador do grupo hoteleiro com unidades em Lisboa e no Algarve, “o fim-de-semana de Páscoa será para muitos as primeiras “mini-férias” do ano. As reservas, sobretudo para as unidades do Algarve, reflectem isto mesmo. Estamos actualmente com reservas na ordem dos 88% e prevemos chegar aos 90% em todo o grupo, reflectindo-se num aumento de 3% face a 2014”, acrescentando que perspectivam m crescimento de vendas de 10% e de 20% no que refere a resultados.
No pico da Semana Santa, as unidades da Tivoli Hotels & Resorts de Lisboa, Sintra e Coimbra devem estar com ocupações completas. Esta é a previsão de Filipe Santiago, administrador de marketing e vendas da marca hoteleira, que explica ainda que, no caso do Algarve, mais dependente dos mercados nacional e espanhol, as reservas acontecem “muito em cima da hora e estão dependentes dos factores climatéricos, mas com as previsões de bom tempo, dificilmente teremos ocupações abaixo dos 80%”.
Na Sonae Turismo, com unidades no Algarve, Porto e em Tróia, as reservas apontam para crescimentos em todas as unidades do grupo, desde o Porto, com uma subida de 7%, Lagos com 18% e Tróia com 2%. Segundo Agustin Sousa Macedo, director comercial de hospitality na Sonae Turismo, “a previsão é chegarmos a 100% de ocupação no Porto e Tróia. No Aqualuz Lagos, à data, já estamos acima do fecho do ano passado”.
No que refere aos hotéis da NAU Hotels & Resorts, a tendência de crescimento tem vindo a ser registada a um ritmo “crescente”, indica Mário Ferreira, CEO da marca hoteleira. “Registamos nesta data uma ocupação média de 70% em todos os nossos hotéis para o período da Páscoa. A tendência é claramente de crescimento”, estando a verificar-se para já um aumento de 35% nas reservas comparativamente com o ano passado, um valor que poderá a sofrer alterações positivas com as reservas de última hora características do mercado nacional e espanhol.
Com seis unidades na capital portuguesa, o Grupo Altis regista um nível de procura semelhante a este período em 2014, “embora com um ligeiro crescimento do preço médio”, indica Francisco Moser, director de operações do grupo.
Já nos Olissippo Hotels, Nuno Ferrari, director de marketing e vendas, refere que “não podemos dizer que houve qualquer tipo de alteração em virtude de à semelhança dos anos anteriores, os nossos hotéis encontram-se praticamente lotados”.
A contribuir para estes resultados destaca-se, além do mercado interno, o mercado espanhol que tipicamente procura os destinos portugueses para gozar deste período de lazer. A estes, juntam-se ainda os tradicionais mercados britânico, particularmente no Algarve, alemão, francês, italiano e escandinavo. Acrescem ainda os hóspedes provenientes dos Estados Unidos e do Brasil, que optam principalmente por Lisboa.