Mercado português cresce 17% no Dubai
Asma Mohammed Ali, directora do Turismo do Dubai para a Europa, revela-se surpreendida com os resultados de “um mercado tão pequeno quanto Portugal”, descrevendo ainda que Portugal é visto como um mercado emergente para o destino.
Raquel Relvas Neto
Governo dos Açores cancela concurso de privatização da Azores Airlines e vai lançar um novo
Transporte aéreo volta a crescer em março com forte impulso da procura internacional
Ryanair abre nova rota entre Lisboa e Tânger para o verão
Algarve mostra-se na Expovacaciones em Bilbau
Ryanair cresce 8% e transporta 17,3 milhões de passageiros em abril
IATA critica aumento de impostos na Alemanha e diz que vai prejudicar economia e descarbonização
Guimarães adere a estratégia de promoção do enoturismo
Rali de Portugal leva milhares de pessoas e tem impacto na economia do Centro de Portugal
Dertur Campus Academy celebra 50ª edição em novembro e traz mais de 300 agentes de viagens alemães ao Algarve
Play Airlines lança campanha flash com voos para a Islândia a 69 euros
Desde a abertura a 9 de Julho de 2012 do voo directo da Emirates que liga Lisboa ao Dubai, os turistas portugueses têm crescido de uma forma substancial para o destino, com um crescimento de 54% de 2012 para 2013. O ano passado terminou com um total de 26100 portugueses que pernoitam no Dubai.
Asma Mohammed Ali, directora do Turismo do Dubai para a Europa, explicou, aos jornalistas, num encontro em Lisboa, que no primeiro semestre de 2014, os turistas portugueses que fazem estadias no Dubai mantêm o seu crescimento, com um aumento de 17%.
A directora do Turismo do Dubai para a Europa refere que os portugueses dividem-se tanto pelo turismo de negócios, como pelo de lazer, tendo-se registado crescimento nas duas áreas. Asma Mohammed Ali revela-se surpreendida com o comportamento do mercado português, “tendo em conta que é um país tão pequeno”, mas que este já é encarado como um “mercado emergente” para o destino.
No que refere aos objectivos para o mercado, a responsável explicou que aumentar a média de noites dos portugueses no destino é uma das prioridades, tendo em conta que estes passam, segundo o ‘feedback’ que receberam dos ‘players’ portugueses, entre duas a três noites no destino, enquanto a média em geral é de 3,5 noites. Segundo a responsável, a perspectiva é que o mercado português mantenha um crescimento nos próximos anos na ordem dos 10% ao ano, algo que poderá ser fomentado se a Emirates aumentar as frequências na rota para Lisboa.
Em 2013, o Dubai recebeu 11 milhões de turistas, um aumento de 10,6% face a 2012, tendo como meta atingir em 2020 os 20 milhões de turistas, um número que deverá aumentar ainda mais com a realização da Dubai Expo nesse mesmo ano.
Emirates: “Lisboa está a comportar-se muito bem”
David Quito, country manager da Emirates em Portugal, referiu que a Emirates está aberta a todas as possibilidades para aumentar as frequências na rota Lisboa-Dubai, mas que para já não está nada definido nos próximos tempos, apesar de fazer parte da estratégia de crescimento da companhia aérea.
“O ‘load factor’ da rota de Lisboa está em linha com as restantes rotas da Emirates. Lisboa tem de facto ‘feedbacks’ positivos”, destaca o responsável. Para já, a companhia aérea tem feitos aumentos pontuais da capacidade na rota, particularmente no Verão e no Ano Novo, onde inclusive contará com um voo extra no dia 2 de Janeiro, uma oferta de mais 428 lugares.
O responsável revelou que 2015 vai ser um ano importante para o mercado português, “a Emirates está sempre a crescer e é uma das rotas mais positivas e acho que para o próximo ano vamos ter novidades. E cada vez mais Portugal está no radar”.
Em Fevereiro, a companhia aérea alcança a marca de meio milhão de passageiros transportados nesta rota desde a sua abertura em 2012.