TAP cresce mais de 30% em passageiros no primeiro semestre de 2023
Até junho, a TAP registou um “forte crescimento nos voos intercontinentais, nomeadamente nas rotas do Brasil, América do Norte e África”, nas quais foram transportados 2,17 milhões de passageiros, mais 31,1% do que no mesmo período do ano passado.
Publituris
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
A TAP transportou um total de 7,58 milhões de passageiros, mais 30,2 por cento que em igual período do ano passado, informou a companhia aérea de bandeira nacional em comunicado.
Num comunicado enviado à imprensa, a TAP sublinha que, até junho, registou um “forte crescimento nos voos intercontinentais, nomeadamente nas rotas do Brasil, América do Norte e África”, nas quais foram transportados 2,17 milhões de passageiros, mais 31,1% do que no mesmo período do ano passado.
“Muito significativo é o facto de, nestas rotas intercontinentais, a TAP já ter conseguido aumentar em 14,7 por cento o número de passageiros transportados face ao período pré-pandemia, nomeadamente o primeiro semestre de 2019, demonstrando desta forma a sólida recuperação da empresa”, acrescenta a companhia aérea.
Já nos voos da Europa, incluindo Portugal continental e ilhas, a TAP transportou um total de 5,41 milhões de passageiros, mais 29,8% que no período homólogo do ano passado, valor que fica, contudo, ainda 10% abaixo do período anterior à pandemia, designadamente o primeiro semestre de 2019.
A TAP destaca que também os indicadores de tráfego do primeiro semestre são “muito positivos”, uma vez que a companhia aérea registou um load factor de 80,2%, mais 5,5 pontos percentuais face a 2022 e meio ponto percentual acima do registado antes da pandemia.
No que respeita à capacidade, a TAP disponibilizou, no primeiro semestre do ano, um ASK – Available Seat per Kilometre de 25 015 746, mais 21,4 por cento face ao mesmo período do ano passado e 4,3% acima do primeiro semestre de 2019.
“Face a este indicador (ASK – oferta), deve destacar-se um crescimento ainda maior da procura, medida em RPK (Revenue per Kilometre), que se fixou, no primeiro semestre, num total de 20 067 216, mais 30,4 por cento que em igual período de 2022 e já cinco por cento acima do período pré-pandémico, tendo como referência o primeiro semestre de 2019″, acrescenta a companhia aérea.