Avião Fotos de banco de imagens por Vecteezy
AirHelp lança Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos
O novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos “pretende informar os viajantes dos seus direitos caso sejam afetados por atrasos, cancelamentos ou recusa de embarque”.
Publituris
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
A AirHelp lançou um novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos, documento atualizado com as mais recentes regulamentações do setor e que, segundo a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, “pretende informar os viajantes dos seus direitos caso sejam afetados por atrasos, cancelamentos ou recusa de embarque”.
Este novo guia, que segundo a AirHelp está disponível para download gratuito, informando os passageiros sobre “os passos a seguir para obter a compensação a que têm direito”, em caso de perturbação do voo.
“Com a chegada do verão, chegam também as tão desejadas férias, muitas vezes passadas em destinos internacionais. No entanto, esta alegria pode ser trocada por stress caso o passageiro sofra qualquer tipo de perturbação no seu voo. Seja um atraso, cancelamento ou recusa de embarque, é importante que os passageiros aéreos tenham conhecimento dos seus direitos, situação que, na grande maioria não acontece, dado que 85% dos passageiros não conhece os seus direitos”, destaca a empresa, em comunicado.
Através deste guia, os passageiros podem ficar a conhecer melhor o Regulamento CE 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho e que, segundo a AirHelp, é “uma das legislações mais completas do mundo em matéria de transporte aéreo de passageiros”, prevendo que os passageiros têm direito a ser informados sobre o estado do seu voo e os seus direitos nesta matéria, além de terem direito a voo de substituição ou reembolso em caso de cancelamento do voo, recursa de embarque ou perda de ligação.
Este regulamento prevê também que os passageiros tenham direito a comida e bebida fornecida pela companhia aérea sempre que os atrasos forem superiores a duas horas, bem como a alojamento em caso de atrasos noturnos.
Já os passageiros afetados por cancelamento, overbooking, perda de ligações ou atrasos superiores a cinco horas têm direito ao reembolso integral do bilhete, podendo igualmente solicitar o reembolso de quaisquer despesas suplementares incorridas em resultado da interrupção da viagem, sendo que, se for oferecido um voo de reencaminhamento, o passageiro pode escolher entre um reembolso total ou embarcar nesse voo alternativo.
Os atrasos superiores a três horas, cancelamentos efetuados menos de 14 dias antes da partida ou recusa de embarque, devido a overbooking, caso a culpa seja da companhia aérea têm ainda direito a uma compensação até 600 euros, sendo que, se a perturbação for causada por motivos extraordinários, deixa de existir direito a compensação.
As companhias aérea devem ainda reparar, substituir ou pagar quaisquer danos na bagagem ou no seu conteúdo, devendo o passageiro apresentar a reclamação até sete dias após a chegada.
O novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos está disponível para download aqui.