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APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu

No dia da abertura da 12.ª edição da MITE, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou o papel da associação no posicionamento de Macau no mercado europeu. A organização do congresso da APAVT e cimeira da ECTAA, ambas em 2025, são consideradas boas plataformas para a promoção junto dos diversos mercados da Europa.

Victor Jorge
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APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu

No dia da abertura da 12.ª edição da MITE, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou o papel da associação no posicionamento de Macau no mercado europeu. A organização do congresso da APAVT e cimeira da ECTAA, ambas em 2025, são consideradas boas plataformas para a promoção junto dos diversos mercados da Europa.

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A 12.ª edição da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – serviu para o anúncio da cimeira da ECTAA, bem com de Macau como “Destino Preferido” para 2025.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), referiu, no discurso de abertura e deste anúncio que se trata de uma “grande oportunidade de juntar um importante mercado de origem – Europa – e os destinos turísticos de Macau, fazendo essa extensão lógica a toda a China”.

Na realidade, a APAVT, que realizará o 50.ª congresso precisamente em Macau, em 2025, teve “o papel principal”, segundo o presidente das APAVT, no que será a realização da cimeira da ECTAA em Macau, frisando Pedro Costa Ferreira que “tivemos a ideia, colocámo-la primeiramente a Macau, tentando perceber se havia interesse, e havendo todo o interesse, colocámo-la ECTAA que respondeu, desde logo, de forma positiva”.

“Sentimos que existe um estreito laço de confiança entre a APAVT e o Turismo de Macau que, como todos os laços de confiança que são fortes, demorou algum tempo a reformar-se, mas que parece estar hoje no ponto fortalecer-se”.

De resto, Pedro Costa Ferreira salientou que a relação próxima entre a APAVT e Macau passa, justamente, por “Portugal constituir uma porta de entrada para a China, mas também Portugal ser visto como porta de entrada para a Europa. Se olharmos para a China enquanto mercado emissor, é só o primeiro mercado emissor mundial. Portanto, todos terão interesse em implementar este tipo de relação”.

Quanto ao que poderia aumentar o número de turistas portugueses em Macau, o presidente da APAVT é lacónico: “comunicação, comunicação, comunicação e, depois, estruturação de oferta”.

“A comunicação é fundamental porque a verdade é que Macau, apesar de tudo, quando se fala do Oriente, não está no top of mind dos portugueses”, considera Pedro Costa Ferreira. “Depois é preciso conhecimento e não foi por acaso que apostámos [APAVT] no e-learning”, até porque, de acordo com o presidente da APAVT, “os agentes de viagens costumam vender o que conhecem e sentem-se confiantes a vender o que conhecem. Portanto, sem conhecer fica mais difícil” e, por isso, a vinda de agentes de viagens à MITE “ajuda a conhecer a oferta existente”.

Já no que toca à estruturação de produto, “Macau não deve ser visto como um destino per si para o mercado emissor europeu, nem mesmo para o português”, admite Pedro Costa Ferreira, salientando que “o português pode ter um tempo médio de estadia um pouco mais prolongado em Macau, mas o que faz sentido é juntar Macau com outras realidades, sejam elas de pura praia, quer realidades mais culturais e mais recentes do ponto de vista das tradições do turista europeu, que é a própria China”.

Para isso, é, no entanto, necessária conectividade, assinalando Pedro Costa Ferreira que “um voo direto [Portugal – Macau] ajudaria imenso”.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
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“O defeito da Europa é ser demasiado conservadora”

Teodora Marinska, Head of Public Affairs, da Europan Travel Commission (ETC), considera que a “Europa tem atuado muito bem na recuperação do setor das viagens e turismo”, mas considera que é “demasiado conservadora”.

Na sua intervenção numa das primeiras conferências do Arabian Travel Market (ATM) 2024, a realizar no Dubai até 8 de maio, a responsável pelas Relações Públicas da European Travel Commission (ETC), Teodora Marinska, salientou a importância das viagens intra-regionais na Europa, admitindo que “estas foram a principal razão para o crescimento e recuperação do setor do turismo e das viagens na Europa”.

Contudo, Marinska salientou que a Europa “é demasiado conservadora quando toca à inovação e a apostar em novidades, ao contrário desta região [Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo] que tem inovado enormemente e isso é bem visível”.

Um dos pontos que Marinska destacou como fator diferenciador na Europa é, no entanto, a facilidade com os vistos e os acordos existentes no espaço Schengen que dão um forte apoio à recuperação do turismo.

“Facilitar a entrada nos diversos países é sinónimo de mais viajantes, mais turistas e isso traz, inevitavelmente, benefícios económicos para todos. Mas para que isto aconteça, existem infraestruturas que têm de estar preparadas para não dificultar esta transição fácil e fazer com que os viajantes pensem duas vezes antes de viajar para um destino”.

Assim, para Marinska, o próximo passo, “é digitalizar ao máximo certos e determinados processos que facilitem a entrada e transição entre países e não dificultem tudo”. A responsável pelas Relações Públicas da ETC deu como exemplo a digitalização do controlo fronteiriço que “é urgente colocar em prática”, admitindo que “será um processo feito por máquinas e não humanos, o que equivale dizer que deverá existir menos constrangimentos e, principalmente, filas nos aeroportos, algo sempre desagradável para quem viaja”.

Claro que Marinska destacou a componente da segurança como “fundamental” em todo este processo, “mas temos de nos colocar na pele do viajante”. Por isso, “todos países e estados têm de estar no mesmo patamar para que isto funcione sem constrangimentos”, admitindo que “se um dos stakeholders não acompanhar esta transição, haverá problemas em toda a cadeia.

No final, Marinska destacou os desafios que se colocam ao setor das viagens e turismo no futuro, indicando a “digitalização” e a “transição verde” como dois fatores a ter em conta. “Todos falamos de ‘overtourism’, mas o facto é que nem todos os destinos o sentem. Por isso, não são os destinos que não possuem ‘overtourism’ que têm de atuar. Estes só têm de preservar. Os destinos que têm, de facto, ‘overtourism’ contribuíram, em grande parte para o terem e, agora, têm o desafio de resolver esta questão”.

Marinska conclui que “a sazonalidade é um dos grandes problemas, mas essa poder-se-á resolver com a promoção de soluções e serviços diferentes que beneficiarão os destinos e as gentes que neles habitam”.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

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ATM começa com uma promessa na aposta no desenvolvimento da ferrovia na região

Na abertura da 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM) 2024, que se realiza até ao próximo dia 8 de maio, ficou a promessa de alguns dos responsáveis pelo setor do turismo do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo que a ferrovia será uma das próximas apostas.

O Golfo Pérsico é uma das regiões do mundo em maior desenvolvimento no que respeito ao turismo. Isso mesmo é possível confirmar na 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM) 2024 onde o turismo é, naturalmente, o ator principal. Numa das primeiras conferências que abriu este certame que se realiza no Dubai, o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, deixou a certeza de que assim permanecerá.

“Os países que compõem esta região (Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo – Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrain e Kuwait) aproveitaram a pandemia para investir fortemente no desenvolvimento do turismo e isso reflete-se nos dias de hoje, em que temos uma economia forte e que assenta no desenvolvimento da atividade económica. Não tivemos à espera que a pandemia passa-se para investir. Fizemo-lo durante estes tempos desafiantes e o futuro do turismo só beneficiará da aposta que fizemos ao longo deste anos”.

A partilhar o palco com o chairman da Autoridade de Comércio e Desenvolvimento do Turismo de Sharjah, Khalid Jasim Al Midfa; e a CEO da Autoridade para o Turismo e Eventos do Bahrain, Sarah Buhijji; o responsável pela pasta do turismo da Arábia Saudita deixou a certeza de que a próxima aposta passa pela ferrovia.

“A ferrovia será o próximo desafio e aposta”, avançou Fahd Hamidaddin, salientando que “temos de nos reinventar e reimaginar um setor do turismo e das viagens diferente do que temos tido até agora”.

“Cada vez mais falamos de sermos sustentáveis, de preservarmos o nosso meio ambiente, de criar novas experiências”, admitiu Fahd Hamidaddin. “Por isso, a ferrovia poderá ser uma dessas novas experiências que poderemos e devemos criar na região”.

Para o ministro do Turismo da Arábia Saudita, a ferrovia não deverá ser, contudo, somente um meio de transporte de ponto A para ponto B. “Não, a própria viagem de comboio terá de ser uma experiência, com carruagens distintas, únicas, a oferecer diversas experiências e que os turistas e visitantes poderão ter como um destino dentro do destino”.

Para tal, Fahd Hamidaddin destacou a colaboração que terá de existir entre todos os estados que compõem esta região, de forma a “oferecer um serviço, uma experiência diferenciadora e capaz de atrair mais turistas para a nossa região”.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

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Transportes

Embaixador da Tunísia em Portugal acredita no sucesso do regresso da Tunisair a Lisboa

O embaixador da Tunísia em Portugal, Naoufel Hdia, assinalou, esta segunda-feira, o regresso da Tunisair à capital portuguesa, num pequeno-almoço que reuniu em Lisboa responsáveis da companhia aérea tunisina, os principais operadores turísticos que operam o destino a partir do nosso país, e o representante da ANA-Aeroportos. Para já será um voo semanal, às segundas-feiras, até outubro.

A Tunisair regressou a Lisboa esta segunda-feira, após ter cancelado a operação em 2019 por questões de reestruturação, com uma operação semanal, às segundas-feiras, para já até final de outubro. No inverno não deverá operar, pois o fluxo nos dois lados não compensa, mas promete voltar à capital portuguesa na próxima temporada de verão, isto se conseguir renovar o slot.

Para assinalar este regresso, o embaixador tunisino em Portugal, Naoufel Hdia, reuniu em Lisboa os responsáveis da Tunisair que vieram ao nosso país de propósito, os principais operadores turísticos que operam para aquele destino, Francisco Vieira Pita, chief commercial officer da ANA Aeroportos, e Leila Tekaia, delegada do Turismo da Tunísia em Portugal, Espanha e França. Refira-se que a companhia aérea começou a operar para o nosso país nos inícios dos anos 90.

Na ocasião, o diplomata tunisino considerou que acredita no sucesso do regresso da Tunisair a Portugal, o que, seguramente, em sua opinião, irá permitir aumentar o fluxo de turistas portugueses para aquele destino, que o ano passado foram de cerca de 40 mil. No ano de todos os recordes, visitaram a Tunísia 50 mil portugueses. “É graças aos vossos esforços, amigos da Tunísia, que poderemos melhorar estes números, porque há muito potencial a desenvolver. Podemos fazer muito mais”, acentuou, para realçar que o seu país oferece a quem o visita, tudo o que procura, acima de tudo, hospitalidade, um excelente serviço hoteleiro, circuitos culturais e animação.

Naoufel Hdia disse ainda que os portugueses têm ainda muito para descobrir na Tunísia, para além do produto sol e mar como Djerba, Sousse, Monastir e Hammamet, tendo realçado a riqueza da zona sul do país, no deserto do Sahara, ainda pouco explorado.

O embaixador demonstrou-se disponível para discutir com todos os operadores turísticos que operam em Portugal “para nos ajudarem a fazer melhor e melhor preparar o destino”.

O Deputy Chief Executive Officer da Tunisair, Moez Bem Rejeb, que acompanhou o primeiro voo a Lisboa, neste regresso muito aclamado, espera retomar uma atividade mais sólida do que o passado. Os resultados do fluxo de turistas portugueses para a Tunísia, disse que são encorajadores, mas está seguro que serão aumentados, a curto prazo, com mais esta oferta entre Portugal e Tunes. Por outro lado, lembra que com esta operação os tunisinos terão igualmente a oportunidade de ser turistas em Portugal. A companhia aérea, apesar de à distância, terá uma representante para Portugal e Espanha, na pessoa de Amina Ben Ammar.

Por sua vez, Leila Tekaia anunciou que este regresso da Tunisair ao nosso país, em voo direto, será acompanhado, em data ainda não revelado, por uma campanha institucional do destino Tunísia em Portugal, “vamos ter imagem, mensagem e uma ação virada para o cliente”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Aviação

Qatar Airways aumenta voos para Lisboa antes do arranque da rota

A Qatar Airways vai realizar seis voos por semana entre Lisboa e Doha, numa rota que arranca a 6 de junho e que vai ter ligações às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domingos, num avião Boeing 787-8.

A Qatar Airways anunciou um aumento do número de frequências semanais para a rota que, em junho, a companhia aérea do Qatar voltar a operar entre Lisboa e Doha, que vai afinal contar com seis voos por semana.

“A Qatar Airways anuncia um aumento na frequência dos seus voos entre Lisboa e Doha, acrescentando mais dois aos quatro voos semanais já anunciados. A premiada companhia aérea irá operar um total de seis voos a partir de 6 de junho de 2024”, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira, 6 de maio.

Na informação enviada à imprensa, a Qatar Airways lembra que começou a voar, pela primeira vez, para Lisboa em junho de 2019, numa rota que foi interrompida pela pandemia da COVID-19 e que regressa em junho, como parte do calendário da companhia aérea do Qatar para 2024.

“Estamos muito satisfeitos por voltarmos a trabalhar na nossa expansão no mercado português, a reforçar a nossa rede global de destinos e as opções que disponibilizamos aos nossos viajantes a partir de Portugal. Estamos entusiasmados por reforçar ainda mais a nossa presença em Lisboa com seis voos semanais, e esperamos acompanhar os nossos passageiros portugueses nas suas viagens para os melhores destinos do mundo a partir deste verão”, congratula-se Eric Odone, vice-presidente de Vendas da Qatar Airways para a Europa.

Os voos da Qatar Airways entre Lisboa e Doha acontecem às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domingos, num total de mais de 3.000 lugares por semana, sendo operados num avião Boeing 787-8.

Além do Qatar, os voos da Qatar Airways permitem ligação a vários outros destinos através do Aeroporto Internacional Hamad (HIA), com a companhia aérea a indicar que, para os passageiros portugueses, os destinos preferidos são Banguecoque, Hong Kong, Denpasar, Joanesburgo, Cidade de Ho Chi Minh, Kuala Lumpur, Maldivas e Colombo.

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Destinos

Turismo cultural e eventos globais em debate na Porto Business School

A instituição de ensino vai promover um webinar aberto ao público em geral dedicado ao papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos. O painel será composto por profissionais como Álvaro Covões e Artur Pereira, moderados por Rita Marques.

A Porto Business School vai promover na próxima quinta-feira, 9 de maio, às 17h00, o webinar “Promoting Destinations: The power of cultural festivals & international summits”, dedicado a explorar “o papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos, criação de empregos e enriquecimento cultural das comunidades globais”, como indicado em comunicado.

O evento, organizado no âmbito do Executive Master em Tourism Management, contará com a participação de Álvaro Covões, fundador e CEO da Everything Is New, e Artur Pereira, vice-presidente da Web Summit e country manager do evento para Portugal, Brasil e Qatar. A moderação ficará a cargo de Rita Marques, codiretora do Executive Master em Tourism Management da Porto Business School.

O webinar será realizado em inglês com transmissão ao vivo e em exclusivo no canal de Youtube da Porto Business School. Apesar de a participação ser gratuita e aberta ao público geral, está sujeita a inscrição prévia através do website www.pbs.up.pt.

O Executive Master em Tourism Management abriu novas vagas para a edição de outubro de 2024, sendo que o período de pré-inscrição está disponível até 24 de maio. Em comunicado, a instituição explica que “este curso especializado visa capacitar os participantes para projetar e gerir experiências turísticas inovadoras, competitivas e sustentáveis, proporcionando uma rede colaborativa com os principais stakeholders do setor”.

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Transportes

Guerin cresce 10% e tem melhor resultado de sempre em 2023

Além do aumento do volume de negócios, no ano passado, a Guerin viu também crescer o volume de contratos de aluguer e tem planos para continuar a apostar na transição digital e na mobilidade verde.

A Guerin, empresa de rent-a-car 100% portuguesa, obteve o seu melhor resultado de sempre no ano passado, quando registou um volume de negócios superior a 75 milhões de euros, depois de um crescimento de 10% face a 2022.

“A Guerin fechou 2023 com um volume de negócios superior 75 milhões de euros que representam um crescimento de aproximadamente 10% face a 2022 e o melhor resultado de sempre da empresa”, indica a empresa, num comunicado enviado à imprensa.

No ano passado, a Guerin viu o volume de contratos de aluguer crescer cerca de 22% face ao ano anterior, com o negócio de B2C a representar 65% e o B2B 35%.

“Os contratos efetuados por via digital nos KIOSK’s da marca representaram já 74,2% da totalidade dos contratos efetuados no ano passado”, refere também o comunicado divulgado, que explica que, no ano passado, a Guerin “abriu 17 novos KIOSK’s totalizando, ao dia de hoje, 41 unidades em todo o país”.

“De uma maneira geral podemos assumir que deixámos praticamente de ter filas nas estações, sabendo nós que este é um dos principais problemas para qualquer empresa de rent-a-car. Também aumentámos muito o nível de satisfação dos clientes, seja em inquérito seja nos reviews das plataformas onde operamos, e reduzimos drasticamente o uso de papel”, refere Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin.

A Guerin conta atualmente com 40 estações localizadas de norte a sul do país e nas ilhas, bem como com mais de 250 colaboradores, com a empresa a indicar que o sucesso alcançado é reflexo da “aposta ímpar que a marca tem vindo a fazer ao longo dos últimos quatro anos na transição digital e na mobilidade verde a nível nacional”.

“Com efeito, a Guerin é atualmente a única rent-a-car do mercado português a proporcionar aos clientes um processo de aluguer rápido e simples, 100% digital e universal, que não requer qualquer pagamento extra ou estatuto especial por parte dos clientes. Os planos da marca para o futuro são ainda mais ambiciosos”, lê-se no comunicado.

Delfina Acácio diz que a Guerin está empenhada em “liderar o mercado nacional com a oferta de soluções de mobilidade diferenciadoras e tornar o processo de aluguer cada vez mais simples, rápido e acessível a todos”.

“Temos grandes ambições para o futuro, sendo que os atuais KIOSK’s físicos representam apenas um passo intermédio do futuro integralmente digital e online que estamos a preparar para o mercado nacional. Dando vida ao nosso mote “do sofá para a mobilidade”, o nosso objetivo é que todos os clientes Guerin possam aceder 24h/24h, 7d/7d à versão mobile do KIOSK, através dos seus dispositivos móveis, podendo reservar e aceder às nossas viaturas, bem como devolvê-las, num circuito 100% digital e online”, acrescenta a responsável.

Entre os planos da Guerin está o objetivo de se tornar uma empresa 100% paperless e, em 2024, a empresa prevê continuar a investir na digitalização de todo o processo de aluguer, seja no “desenvolvimento de soluções 100% digitais e mobile, seja em telemática e sistema keyless, duas tecnologias essenciais para o sucesso de um processo de aluguer totalmente digital e cada vez mais ambiental”.

“Este é um projeto estruturante para a estratégia de futuro da Guerin, pelo que continuaremos a investir em conhecimento, em recursos humanos, em software e em hardware para mudarmos para sempre o processo de aluguer de viaturas em Portugal”, conclui a responsável.

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Distribuição

Bestravel inaugurou nova agência na KidZania

A Bestravel na KidZania está aberta desde o passado sábado, 4 de maio, e recebe crianças entre os cinco e os 15 anos para participar nas atividades oferecidas na agência de viagens.

A Bestravel inaugurou este sábado, 4 de maio, uma nova agência de viagens na KidZania, num espaço que visa “proporcionar às crianças uma experiência imersiva no mundo das viagens e turismo, bem como estimular junto dos mais novos a profissão de agente de viagens”.

“Localizada no coração da KidZania, a agência da Bestravel oferecerá às crianças a oportunidade de explorar o mundo e as viagens de forma lúdica e educativa. Com atividades interativas e divertidas, bem como uma experiência imersiva virtual, as crianças poderão planear viagens, aprender sobre diferentes culturas e destinos ao redor do mundo, e desenvolver habilidades relacionadas ao setor de turismo”, destaca a Bestravel, num comunicado enviado à imprensa.

Durante a inauguração, Carlos Baptista, administrador da Bestravel, defendeu que “é fundamental estimular o interesse das crianças pelo mundo das viagens desde cedo”, motivo pelo qual a rede de agências de viagens decidiu abrir este novo espaço.

“A nossa agência na KidZania é em tudo semelhante à realidade que os viajantes nacionais experienciam numa das agências Bestravel espalhadas pelo país. No ano em que renovamos a atribuição do Prémio Escolha do Consumidor e em que obtivemos o Prémio Cinco Estrelas, estamos seguros de que estes mini agentes de viagens proporcionarão um atendimento e serviço inesquecível a quem visitar a Bestravel KidZania, podendo assim aprender mais sobre Turismo”, acrescenta o responsável.

A abertura da nova agência na KidZania assinalou também a campanha que a Bestravel tem a decorrer, denominada  ‘Viva o melhor dos dois mundos’ e que visa destacar a “riqueza cultural, natural e histórica do Dubai e da Tailândia”, e lançou uma atividade lúdica,  que conta com o apoio do Turismo de Marrocos, e que vai permitir “explorar uma panóplia de destinos e experiências que este destino tem para oferecer”.

A Bestravel na KidZania está aberta desde 4 de maio e recebe crianças entre os cinco e os 15 anos para participar nas atividades oferecidas na agência de viagens.

Esta agência resulta de uma parceria entre a Bestravel e a KidZania, com o objetivo de “criar memórias inesquecíveis e despertar o espírito aventureiro nas crianças e jovens”.

 

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Alojamento

Câmara de Comércio de Ponta Delgada critica aplicação de taxa turística em São Miguel

A taxa turística deverá começar a ser aplicada nos municípios de São Miguel, Açores, a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites.

A vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Raquel Franco, criticou este fim-de-semana, na Feira da Indústria, do Comércio e dos Serviços dos Açores, a proposta de aplicação de uma taxa turística em São Miguel, considerando que o “enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador”.

“Na proposta de aplicação de uma taxa turística nos municípios de São Miguel, o enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador. Mas não, focou-se apenas e exclusivamente na aplicação de mais uma taxa”, defendeu a responsável, segundo a RTP Açores.

Durante a sua intervenção no arranque desta feira, que decorre até 9 de maio, Raquel Franco afirmou que, ao longo dos anos, os Açores não têm sido eficazes na execução dos planos para o setor do turismo e defendeu que é necessário “aportar todos os recursos necessários à manutenção” da competitividade, valorizando o destino e investindo na sua promoção.

Por isso, para a responsável, a adoção desta taxa turística, que deverá começar a ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites, não faz sentido, até porque surge numa altura em que São Miguel se debate com um problema de acessibilidades aéreas, depois da redução dos voos da Ryanair.

“No que concerne à política de acessibilidades aéreas, não podemos regredir 10 anos, num setor crucial para o desenvolvimento dos Açores. O impacto da redução dos voos da Ryanair foi significativo, mesmo com o esforço que foi efetuado por outras companhias, com o intuito de compensar a referida redução, temos registo de quebras superiores a 20%”, lamentou.

Presente no certame esteve também Berta Cabral, secretária Regional de Turismo dos Açores, que forneceu números diferentes e sublinhou o facto dos Açores terem registado, no ano passado, um “saldo positivo de 1.200 passageiros vindos do continente, nos meses do inverno IATA, face ao inverno de 2022”.

“2023 foi o nosso melhor ano de sempre, com mais de 3,8 milhões de dormidas, uma receita recorde na hotelaria, sem contar com todos os proveitos dos setores congéneres, de 158 milhões de euros”, afirmou a governante regional.

Já Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmou apenas que a “taxa turística está destinada a desenvolver e promover a sustentabilidade ambiental e social” que todos desejam nos Açores.

 

 

 

 

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Inês de Matos

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Transportes

MSC Cruzeiros coloca quatro navios nas Caraíbas para o verão e seis para o inverno

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, este verão e no inverno de 2024/2025, várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

A MSC Cruzeiros vai colocar quatro navios em operação nas Caraíbas para este verão e outros seis para o inverno, época ao longo das quais a companhia de cruzeiros vai disponibilizar várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

“As Caraíbas são um destino popular em qualquer altura do ano, conhecido pelas suas incríveis praias de areia branca, águas cristalinas, paisagens magníficas e encantadoras cidades costeiras, repletas de uma rica cultura e de locais históricos”, destaca a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

Este verão, a MSC Cruzeiros vai contar com embarques em Miami, Nova York e Orlando para visitar as Caraíbas, em itinerários que variam entre as três e as sete noites.

À partida de Miami vai estar o MSC Magnifica, que vai disponibilizar itinerários de três a sete noites, incluindo Key West (Flórida), Costa Maya e Cozumel (México), Isla de Roatán (Honduras), Belize (Belize), Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas).

Opção é também o MSC Seascape, que também vai ter partidas de Miami, para itinerários de sete noites, que passam por San Juan (Porto Rico), George Town (Ilhas Caimão), Puerto Plata (República Dominicana), Ocho Rios (Jamaica), Cozumel (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Meraviglia vai contar com partidas da cidade de Nova York, com itinerários de sete noites incluindo escalas em Port Canaveral, Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, enquanto o MSC Seashore encerra a oferta, com cruzeiros de três a sete noites com partida de Port Canaveral para destinos como Nassau, Ocean Cay MSC Marine Reserve, Costa Maya e Cozumel.

Inverno com seis navios nas Caraíbas

Além do verão, a MSC Cruzeiros vai colocar também seis navios nas Caraíbas para o inverno de 2024/2025, disponibilizando viagens de três a 10 noites a partir de Miami, Nova York, Orlando e Martinica.

O MSC Divina é um dos navios que vão estar nas Caraíbas para o inverno, disponibilizando partidas de Miami para itinerários de três a quatro noites, incluindo as Bahamas e a Ocean Cay MSC Marine Reserve, bem como de 10 noites por Aruba, Curaçao e República Dominicana.

À partida de Miami vai estar ainda o MSC Seascape, que vai efetuar itinerários de sete noites para as Caraíbas Orientais, incluindo escalas na República Dominicana, Porto Rico e Ocean Cay MSC Marine Reserve, e para as Caraíbas Ocidentais, incluindo Jamaica, Ilhas Caimão, México e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Seaside, que também vai partir de Miami, vai realizar itinerários de sete noites, alternando entre as Caraíbas Orientais, incluindo Bahamas, Porto Rico e República Dominicana, e as Caraíbas Ocidentais, incluindo México, Honduras ou Belize e itinerários nas Bahamas, incluindo Ocean Cay MSC Marine Reserve.

À partida de Nova Iorque, vai estar ainda a operar o MSC Meraviglia, que vai disponibilizar itinerários de sete noites, incluindo escalas em Orlando, Nassau, Bahamas e Ocean Cay MSC Marine Reserve, assim como itinerários de 10 a 11 noites, incluindo visitas a Porto Rico, República Dominicana e Sint Maarten.

O MSC Seashore vai ainda disponibilizar saídas de Port Canaveral para itinerários de três a sete noites com escalas incluindo Costa Maya, Cozumel, Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau, enquanto o MSC Virtuosa oferecerá itinerários de sete noites partindo de Fort de France (Martinica) para destinos como Philipsburg (Sint Maarten), St.John’s (Antígua), Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Bridgetown (Barbados).

 

 

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Como Reduzir o Impacto Ambiental com Embalagens Sustentáveis: 5 Dicas para Hotéis e Pousadas

Para hotéis e pousadas que desejam fazer a transição para opções mais verdes

A consciência ambiental tem ganhado força no setor hoteleiro, com muitos estabelecimentos a procurar maneiras de reduzir a sua pegada ecológica. Uma área de particular interesse é o uso de embalagens sustentáveis. Para hotéis e pousadas que desejam fazer a transição para opções mais verdes, aqui estão cinco dicas práticas para implementar embalagens sustentáveis e reduzir o impacto ambiental.

1. Adote Materiais Biodegradáveis ou Compostáveis

Uma das mudanças mais significativas que os hotéis e pousadas podem fazer é substituir as embalagens plásticas por materiais biodegradáveis ou compostáveis. Itens como canudos, pratos, copos e talheres podem ser feitos de materiais como amido de milho ou fibra de bambu, que se decompõem muito mais rapidamente do que os plásticos tradicionais e têm um impacto ambiental menor.

2. Implemente Sacos de Papel Personalizados

Os sacos de papel são uma excelente alternativa às sacas plásticas e podem ser personalizados para refletir a marca do hotel ou da pousada. São biodegradáveis, recicláveis e, se obtidos de fontes sustentáveis, representam uma escolha responsável para o meio ambiente. Utilizar sacos de papel para o serviço de quarto, por exemplo, pode elevar a experiência do hóspede ao mesmo tempo que promove práticas mais verdes.

3. Reutilize Embalagens sempre que Possível

Promover a reutilização de embalagens pode ser uma maneira eficaz de reduzir o desperdício. Hotéis e pousadas podem implementar sistemas de recarga para produtos como shampoos e sabonetes, usando dispensadores recarregáveis em vez de miniaturas descartáveis. Além disso, encorajar os hóspedes a reutilizar toalhas e lençóis durante a estadia pode diminuir significativamente a quantidade de lavanderia, economizando água e energia.

4. Escolha Fornecedores Locais

Comprar a fornecedores locais não só apoia a economia local, mas também reduz as emissões de carbono associadas ao transporte de longa distância. Optar por produtos locais, frescos e embalados de forma sustentável pode diminuir significativamente o impacto ambiental do seu estabelecimento.

5. Eduque os Hóspedes sobre Práticas Sustentáveis

A educação é fundamental para promover a sustentabilidade. Disponibilizar informações sobre as iniciativas ecológicas do hotel e como os hóspedes podem participar pode fazer uma grande diferença. Isso inclui incentivar os hóspedes a optarem por embalagens sustentáveis e práticas de reciclagem durante a sua estadia.

Implementar essas mudanças pode não só melhorar a imagem do seu hotel ou pousada como também contribuir para um planeta mais saudável. Com o aumento da demanda por opções de viagem ecologicamente corretas, adotar embalagens sustentáveis pode ser um diferencial competitivo significativo no mercado hoteleiro.

 

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