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Transportes

Ryanair lança nova rota Porto-Estocolmo para o verão

A nova rota da Ryanair entre o Porto e Estocolmo vai contar com duas ligações aéreas por semana, a partir de junho, e as reservas já se encontram disponíveis no site da companhia aérea.

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A Ryanair anunciou esta quinta-feira, 9 de fevereiro, o lançamento de uma nova rota que vai ligar o Porto a Estocolmo, na Suécia, cujo arranque está previsto para junho, informou a companhia aérea em comunicado.

A nova rota da Ryanair entre o Porto e Estocolmo vai contar com duas ligações aéreas por semana e as reservas já podem ser realizadas através do site da companhia aérea, em www.ryanair.com.

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“A Ryanair tem o prazer de trazer ainda mais escolha e valor aos nossos clientes portugueses com a adição desta nova rota de Estocolmo à nossa programação de Verão’23”, congratula-se Elena Cabrera, country manager da Ryanair para Portugal.

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MSC Cruzeiros com grande variedade de Grand Voyages para este inverno

A MSC Cruzeiros oferece uma grande variedade de MSC Grand Voyages para o Inverno 2024/2025 com destaque para os cruzeiros portugueses, com a possibilidade de partida ou chegada a Lisboa ou ao Funchal, em múltiplos itinerários, desde os mais curtos aos mais longos.

Entre novembro de 2024 e abril de 2025, a MSC Cruzeiros sugere uma viagem entre continentes a bordo de uma ampla variedade de navios que a companhia tem para oferecer, em cruzeiros à descoberta do mundo.

Mais uma vez, as Grand Voyages prometem fascinar os viajantes da MSC Cruzeiros não só pelos destinos, mas pelos programas repletos de entretenimento a bordo, atividades culturais e uma gastronomia deliciosa.

O MSC Magnifica realizará um itinerário, no dia 08 de novembro de 2024, de 16 noites, com escala em Road Town, St.John´s, Philipsburg, Fort de France, Bridgetown e Funchal antes de chegar à cidade de Lisboa no dia 24 de novembro. Em 2025, será o MSC Seaside a realizar um itinerário a partir de Miami, no dia 06 de abril, com escala em Philipsburg, St.John’s, Bridgetown, Funchal e chegada a Lisboa no dia 20 de abril.

Embarcando no MSC Poesia, ao longo de 15 noites, o navio partirá de Lisboa e escalará em Las Palmas, Santa Cruz de Tenerife, Salvador (Brasil), Rio de Janeiro, terminando em Buenos Aires, na Argentina.

Para quem pretende conhecer o melhor que o Brasil tem para oferecer, a bordo do MSC Grandiosa, a MSC Cruzeiros sugere uma partida do Funchal, no dia 18 de novembro, e um itinerário de 15 noites com escala em Santa Cruz de Tenerife, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Ilhabela e chegada a Santos no dia 07 de dezembro de 2024.

A companhia de cruzeiros terá vários itinerários que passarão pelo Brasil. Em 2025, o MSC Grandiosa realizará um itinerário a partir de Santos, entre 05 de abril, e chegada a 27 de abril de 2025, com passagens por regiões como Búzios, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia. Também em 2025, o MSC Orchestra realizará um cruzeiro, a partir da cidade do Rio de Janeiro, com partida a 09 de março de 2025, com passagem em múltiplos portos brasileiros ao longo de 15 noites.

Para os passageiros que preferem ficar pelo Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros terá itinerários que vão desde os mais curtos aos mais longos. Já no próximo dia 24 de novembro de 2024, o MSC Magnifica partirá de Lisboa, escalará em Alicante, Valência e Barcelona antes de chegar a Civitavecchia no dia 30 do mesmo mês.

Em 2025, com chegada a Lisboa, o MSC Virtuosa realizará um itinerário mais longo, ao longo de 11 noites, com partida a 05 de abril de 2025 de Fort de France, dando a possibilidade aos passageiros de conhecer Pointe-a-Pitre, Philipsburg, e Ponta Delgada, nos Açores, antes de chegar a Lisboa.

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EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno

Na receção ao EXPLORA II, que escalou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foram apresentadas aos agentes de viagens as principais novidades dos dois navios que fazem parte da frota da Explora Journeys para este inverno.

O evento no Terminal de Cruzeiros de Lisboa iniciou-se com uma cerimónia de boas-vindas e apresentação da Explora Journeys, no Astern Lounge, seguido de uma visita ao Explora II e terminando com um almoço a bordo.

O EXPLORA II e o EXPLORA I serão reposicionados nas Caraíbas para a temporada de inverno, oferecendo itinerários que incluem Gustavia em St. Barts, Oranjestad em Aruba e St. John’s em Antígua. Já no verão de 2025, o Explora II navegará no Mediterrâneo Ocidental visitando portos como Barcelona, em Espanha, St.Tropez, em França, Monte Carlo e Porto Cervo em Itália.

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, foi entregue pelo construtor naval ao armador a 12 de setembro de 2024, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente (Itália) e foi posteriormente inaugurado no passado dia 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma.

O novo navio de luxo tem 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar, seis restaurantes diferentes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar.

Este navio foi desenvolvido para melhorar ainda mais a experiência do viajante e, assim como o seu navio-irmão EXPLORA I, incorpora uma fusão de precisão suiça elegante e artesanato europeu moderno. Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys.

No que à sustentabilidade diz respeito, todos os navios da Explora Journeys dispõem de tecnologias ambientais e marinhas modernas, incluindo sistemas de redução catalítica seletiva, ligação plug-in de energia em terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para proteger a vida marinha e uma gama vasta de equipamentos de eficiência energética a bordo, concebidos para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.

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Edelweiss Air reforça ligações entre Suíça e Açores em 2025

A companhia aérea Edelweiss Air vai reforçar, a partir de março de 2025, os seus voos de Zurique (Suíça) para Ponta Delgada (Açores) e introduzir uma nova rota para a ilha Terceira.

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Segundo uma nota de imprensa da Associação Visit Azores, a partir do início de março e até novembro de 2025, a Edelweiss Air operará uma frequência semanal para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A partir de maio, a transportadora introduzirá uma segunda frequência semanal, que continuará até outubro, e durante os meses de junho a setembro haverá uma terceira frequência por semana. Já a nova rota ligando Zurique à ilha Terceira terá uma frequência semanal de junho a setembro.

Segundo a Visit Azores, entidade responsável pela promoção externa do arquipélago, este novo percurso representa “uma oportunidade única para aumentar a visibilidade da ilha e distribuir melhor os fluxos turísticos, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das ilhas”.

A aeronave que fará as ligações será o Airbus A320-NEO, com 174 lugares.

A Visit Azores sublinha que esta ação é resultado de “uma forte aposta” no mercado da Suíça, em décimo no lugar no ranking dos mercados emissores de turistas para a Região Autónoma dos Açores, com um número de dormidas de 26.115 em 2023, o que representa um crescimento de 30% face a 2022.

Citado na nota de imprensa, o presidente da associação, Luis Capdeville, referiu que a expansão da operação da Edelweiss Air para a região “fortalece a conectividade” com a Europa e assinalou “a crescente atratividade dos Açores” enquanto destino turístico de excelência.

“A nova rota para a ilha Terceira é uma grande vitória, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de acesso mais direto às ilhas do grupo Central, bem como de entrar e sair da região por aeroportos diferentes”, considerou.

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easyJet inaugura voos para o Sal num dia histórico também para Cabo Verde

Durante a cerimónia que assinalou a chegada do primeiro voo da easyJet a Cabo Verde, José Lopes, diretor-geral da companhia aérea em Portugal, revelou que a operação para a ilha do Sal vai passar a anual, contando com 120 mil lugares por ano.

Inês de Matos

A easyJet inaugurou esta terça-feira, 29 de outubro, a sua operação para a ilha do Sal, em Cabo Verde, naquele que foi um dia histórico para a companhia aérea e para o país, que recebeu o primeiro voo operado por uma transportadora low cost.

“É um marco histórico na nossa história, num ano em que vamos completar 30 anos como companhia de aviação”, afirmou José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, numa cerimónia à chegada ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, lembrando que este é o destino mais a sul na rede da easyJet e o primeiro na África subsaariana.

José Lopes aproveitou para anunciar que a companhia aérea decidiu tornar a rota entre Lisboa e a ilha do Sal anual, pelo que a companhia aérea vai disponibilizar cerca de 120 mil lugares por ano para o destino.

“Aquilo que podemos já dizer é que iremos estender também ao verão, o que fará com que tenhamos uma oferta anual de cerca de 120 mil lugares”, indicou o responsável, sublinhando que esta é também uma prova do compromisso da companhia aérea com Cabo Verde e que a rota para o Sal é “um primeiro passo”.

José Lopes respondia ao ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, que marcou presença na cerimónia de recepção do primeiro voo da easyJet para a ilha do Sal e que também considerou que este foi “um grande dia” para o país e para a economia cabo-verdiana.

“É um grande dia para a nossa economia porque este é o setor que responde a nível de emprego, cerca de 20% dos empregos no país dependem desta cadeia de valor, é também um setor que mobiliza e capta divisas”, afirmou o governante.

Carlos Santos defendeu que a chegada a easyJet a Cabo Verde, a primeira companhia aérea low cost a voar para o país, representa “um mar de oportunidades” para o arquipélago, nomeadamente para “a diversificação do turismo e negócios”, mas também porque representa uma nova “tipologia de turista” para o destino.

“Representa o reafirmar do hub aéreo que queremos construir na ilha do Sal. É com estes pequenos passos que estamos a afirmar Cabo Verde como um player a nível dos transportes aéreos”, acrescentou o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.

O governante lembrou que a atração de transportadoras low cost europeias para o país era um compromisso do governo, até para aumentar a conectividade com as capitais europeias onde existem maior diáspora cabo-verdiana, pelo que agora o desafio passa por aumentar o número de voos da easyJet para Cabo Verde.

“Esperemos que não fique só pela ilha do Sal e possa também escalar para outras ilhas”, pediu Carlos Santos, lembrando que a marca easyJet é conhecida em todo o mundo e que só isso já representa uma “oportunidade de trazer mais investimento” para o país.

Para a ilha do Sal, a easyJet conta com quatro voos por semana desde Lisboa, às terças, quartas, quintas e sábados, aos quais se juntam outros dois voos por semana à partida do Porto, às quartas e sábados.

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TAP é a 4.ª companhia aérea mais económicas da Europa, segundo a Air Advisor

De acordo com a Air Advisor, a TAP Air Portugal é a 4.º companhia aérea mais económicas da Europa, com um preço médio de 0,073 euros por assento-milha.

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A TAP Air Portugal está na quarta posição no ranking da Air Advisor, referindo a startup especializada em defesa dos direitos dos consumidores na aviação, que, “com a crescente procura por tarifas low cost, a aérea portuguesa fortalece sua posição no mercado europeu”, competindo com a húngara Wizz Air, que lidera a lista, enquanto a Aegean Airlines, da Grécia, e a espanhola Vueling ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Anton Radchenko, CEO da Air Advisor, salienta que “o critério preço das passagens é um fator relevante para que as companhias se tornem uma escolha atrativa para quem busca economia e qualidade nos voos pelo continente”, indicando ainda que “informações sobre os preços das passagens oferecem aos viajantes ferramentas e estratégias para encontrar o melhor custo-benefício”.

De acordo com a métrica que avalia a eficiência de receita de uma companhia aérea para demonstrar quanto de receita é gerada por assento disponível por quilómetro voado, a Wizz Air ocupa o primeiro lugar do ranking com o valor de 0,04 euros por assento-milha, no balanço do ano de 2023 enquanto a Aegean, que está em segundo, apresenta uma receita média por assento-milha de 0,049 euros e a Vuelin de 0,07 euros.

Já o quarto lugar ocupado pela TAP faz com que o preço médio da companhia nacional chegue aos 0,073 euros.

A Ryanair está na quinta posição com a taxa média de 0,0734 euros por assento-milha, aparecendo as Linhas Aéreas Escandinavas (SAS) em sexto lugar, com a média de 0,074 euros.

Os últimos quatro lugares no Top 10 pertencem à Norwegian Air Shuttle (7.ª posição), com uma taxa média de assento-milha de 0,075 euros, seguindo-se a Lufthansa (0,0765 euros), Linhas Aéreas Polonesas (LOT), com 0,0779 euros, ficando o 10.º lugar para a Iberia (0,078 euros por assento-milha).

O CEO da Air Advisor, Anton Radchenko, refere ainda que as companhias low-cost têm apresentado “horários frequentes e com várias opções diárias, que facilitam encontrar os voos mais adequados para os cronogramas dos viajantes”, destacando que, dentro da Europa, “há opções em que o valor de uma passagem pode sair a um custo inferior ao do transporte terrestre”.

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Cruzeiros em Lisboa representam 2,16% do PIB do Turismo Nacional

A indústria dos cruzeiros, em Lisboa, representou 2,16% do PIB do Turismo Nacional e 0,3% do PIB nacional, em 2023, tendo gerado 317 milhões de euros em impostos e mais de 20 mil postos de trabalho.

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De acordo com o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa 2023”, realizado pela Nova SBE, esta atividade representou 0,3% do PIB nacional em 2023, gerando um impacto direto de 794 milhões de euros, um aumento de 136%, ou seja, mais 458 milhões de euros face aos 336 milhões de 2019.

O estudo revela ainda que o setor dos cruzeiros em Lisboa representou 2,16% do PIB do Turismo Nacional, gerando 1.934 milhões de euros em produção (impactos totais – indireto, direto e induzido), o que compara com os 840 milhões de euros de 2019.

Indicando que impacto da atividade económica dos cruzeiros é sentido em vários setores da economia portuguesa, o estudo mostra que o alojamento beneficiou de 142 milhões de euros, as agências de viagem de 112,8 milhões de euros, as vendas a retalho de 108,8 milhões de euros, a restauração de 81,3 milhões de euros, e, finalmente, os transportes de 79,6 milhões de euros.

Cada navio de cruzeiro que faz escala no Porto de Lisboa contribui, em média, com 2,29 milhões de euros para o PIB, tendo criado 59 postos de trabalho e gerado 910 mil euros em receitas fiscais.

No que diz respeito aos gastos realizados pelos passageiros de cruzeiros em Lisboa, o estudo avança que, em média, foram de 159 euros, “um aumento face aos valores apurados em 2022 e 2019”, sem especificar o montante.

A indústria foi ainda responsável por 317 milhões de euros em impostos e pela criação de mais de 20 mil postos de trabalho, valores que comparam com os de 2019, ou seja, 133 milhões em impostos e 8.863 empregos.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, salientou durante o “Encontro para a Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa”, no âmbito do 137º aniversário do Porto de Lisboa, que que esta infraestrutura “tem um papel fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, e o turismo de cruzeiros é uma parte importante desse contributo”.

Carlos Correia salientou, no entanto que “estamos conscientes da necessidade urgente de conciliar este crescimento com a preservação ambiental. Por isso, assumimos o compromisso de liderar uma transição para práticas mais sustentáveis, trabalhando em estreita colaboração com parceiros estratégicos para reduzir o impacto ambiental da nossa atividade”.

O evento formalizou também a criação do Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, uma iniciativa colaborativa que se destaca pelo empenho conjunto na promoção de soluções sustentáveis para o setor do turismo de cruzeiros, em Lisboa e em Portugal.

O Comité envolve diversos parceiros estratégicos ligados ao setor, como a APL, Câmara Municipal de Lisboa, AGEPOR, ANA Aeroportos, CLIA (Cruise Lines International Association), LCP (Lisbon Cruises Port) e Turismo de Lisboa, que assinaram o Memorando. A estes juntaram-se novos parceiros, igualmente com intervenção e interesse no tema da sustentabilidade dos cruzeiros, como o Turismo de Portugal, a TAP e a Associação Zero, que irão proceder à assinatura do Memorando brevemente.

Além dos benefícios económicos, o Porto de Lisboa destacou ainda o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo sido apresentados projetos inovadores para reduzir as emissões poluentes dos navios, reforçando o objetivo de uma transição para práticas mais responsáveis e amigas do ambiente. A meta é assegurar que Lisboa continue a ser um destino de excelência no setor do turismo de cruzeiros, equilibrando a proteção ambiental com o crescimento económico sustentável.

Neste sentido, foi apresentado o estudo “Monitorização da Qualidade do Ar na envolvente do Terminal de Cruzeiros de Lisboa”, que avaliou as emissões dos navios, nos locais de influência dos navios de cruzeiros, ao longo de um ano. Os resultados indicam que, apesar de algumas ultrapassagens pontuais aos valores-guia da OMS para partículas finas e dióxido de azoto, os níveis de poluição em Lisboa permaneceram dentro dos limites legais europeus e nacionais.

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CP lança “Informação em Tempo Real”

A CP – Comboios de Portugal lançou uma nova funcionalidade – “Informação em Tempo Real” – oferecendo uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP.

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No dia em que celebrou 168 anos, a CP – Comboios de Portugal lançou uma nova funcionalidade de “Informação em Tempo Real”. Esta plataforma, que resulta de uma dedicação integral das equipas internas da CP, foi desenvolvida pelos próprios trabalhadores da empresa e representa um avanço significativo na experiência de mobilidade ferroviária.

A funcionalidade “Informação em Tempo Real” oferece uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP, desde o Alfa Pendular até aos Comboios Urbanos, podendo os clientes acompanhar atualizações sobre horários, atrasos e linha de paragem diretamente no site cp.pt (homepage) e na APP CP.

Através da seção “Próximos Comboios”, os passageiros podem verificar de imediato o estado da circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos superiores a cinco minutos nos serviços de longo e médio curso (Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional) e de três minutos nos serviços Urbanos.

A funcionalidade também indica a linha de paragem de cada comboio, recomendando a CP que, ao chegar à estação, os passageiros confirmem a linha de embarque nos dispositivos sonoros e visuais da estação, já que podem ocorrer mudanças imprevistas por razões que escapam à gestão direta da CP.

Esta solução tecnológica é o resultado de um trabalho integrado entre várias equipas da CP, em especial as de Sistemas de Informação, Comercial e Operações, que foram determinantes para assegurar a precisão dos dados e o funcionamento robusto da plataforma. “Desenvolver internamente esta plataforma reflete o compromisso da CP em aplicar a experiência dos seus profissionais para melhorar a operação e responder, de forma direta, às necessidades dos seus passageiros”, refere a CP, em comunicado.

Para a CP – Comboios de Portugal, esta nova plataforma marca “mais um passo de um percurso que visa colocar a inovação e a eficiência no centro dos seus serviços”, informando a empresa que “continuará a investir em soluções que melhorem a conectividade, mantendo a missão de estar cada vez mais próxima dos seus clientes e da mobilidade sustentável em Portugal”.

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airBaltic liga Funchal a Riga com três voos semanais

A Madeira passa a contar com mais uma companhia aérea a realizar voos diretos entre o Funchal e Riga, na Letónia.

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A companhia aérea airBaltic anunciou o lançamento de uma nova rota para a sua base em Riga, na Letónia. Esta é a primeira vez que a companhia aérea realiza voos regulares de e para o Aeroporto da Madeira (Funchal).

Esta rota, operada por aviões Airbus A220-300, será operada com três voos semanais, em voos de aproximadamente seis horas, oferecendo aos passageiros duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Executiva, indicando a companhia que os preços dos bilhetes começam nos 199 euros (Classe Económica) e 425 euros (Classe Executiva).

Para Eduardo Jesus, secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, o arranque da airBaltic na Madeira com uma operação regular inédita para Riga, “é uma excelente notícia para a Região”.

Eduardo Jesus salienta que esta nova operação “permitirá à Madeira reforçar o seu posicionamento nos países bálticos, identificados como mercados de diversificação para o nosso destino, ao mesmo tempo que oferece aos residentes do arquipélago uma ligação direta com outra capital europeia”.

Thomas Ramdahl, SVP Network Management da airBaltic,, vê, por sua vez, “um grande potencial nesta rota”, acrescentando Karen Strougo, CCO da ANA|VINCI Airports salientou que esta operação “vai ligar a Madeira à capital da Letónia e proporcionará ligações convenientes de e para cidades próximas como Vilnius, Tallinn e Helsínquia”, concluindo que “temos vindo a expandir a conectividade da Madeira, contribuindo para o desenvolvimento turístico e económico da região”.

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Lufthansa prolonga suspensão de voos para Israel, Líbano e Irão

A manutenção do conflito no Médio Oriente fez o grupo Lufthansa prolongar a suspensão de voos para Israel, Líbano e Irão.

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O grupo Lufthansa acaba de anunciar o prolongamento da suspensão dos voos para Israel, Líbano e Irão, devido ao conflito na região do Médio Oriente, até ao início de 2025, avança no site.

As operações para Tel Aviv permanecerão suspensas até 25 de novembro, enquanto os voos para Teerão e Beirute ficam suspensos até 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2025, respetivamente.

Esta suspensão afeta a Swiss, a Austrian, a Brussels Airlines e a Eurowings, com o grupo alemão a assegurar que está a acompanhar de perto a situação e que a avaliará futuramente.

“Lamentamos o incómodo causado aos nossos passageiros. A segurança dos nossos passageiros e da nossa tripulação é sempre a nossa principal prioridade”, refere a companhia aérea no seu site.

Além disso, o grupo aéreo confirmou que não haverá alterações nas rotas para Beirute (Líbano), suspensas até 30 de novembro, e para Teerão (Irão), suspensas até 31 de outubro.

Estas suspensões constantes das operações do Grupo Lufthansa fizeram com que cerca de 350.000 passageiros deixassem de viajar para destinos no Médio Oriente desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 e até agosto de 2024.

Os voos para Telavive (Israel) e Beirute (Líbano) foram particularmente afetados, assim como os voos para Amã (Jordânia), Teerão (Irão) e Erbil (Iraque).

O número de passageiros que voam da Alemanha para Israel foi o que mais diminuiu, com uma queda de 54%, de 547.800 antes do conflito para 251.800 desde outubro de 2023, de acordo com o Serviço Federal de Estatística (Destatis).

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Iberia inaugura voo mais longo e passa a ligar diretamente Espanha e Japão

A Iberia acaba de inaugurar o seu voo mais longo, entre Madrid e Tóquio, estabelecendo, assim, a única ligação direta entre Espanha e o Japão.

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A Iberia inaugurou, recentemente, o voo entre Madrid e Tóquio, tornando este o mais longo na rede da companhia espanhola.

Este primeiro voo, num Airbus A350, partiu do aeroporto de Madrid, pelas 11h55 de 27 de outubro, com 352 passageiros a bordo, demorando cerca de 14 horas para aterrar no aeroporto de Narita, pelas 10h45 (hora local) do dia seguinte.

Esta nova rota nasce com o objetivo de ampliar a presença da Iberia na Ásia, após os bons resultados do voo diário para Doha, no Qatar, inaugurado em dezembro de 2023. Esta operação faz parte das atividades promocionais promovidas pela Madrid Turismo by IFEMA, Comunidade de Madrid, Câmara Municipal de Madrid e IFEMA MADRID, com a colaboração das empresas e associações que compõem o Gabinete de Peritos de Turismo da capital, incluindo a Iberia. A iniciativa conta também com o apoio do governo central através da Turespaña.

Prevê-se que a abertura deste novo mercado gere, no primeiro ano, 100 milhões de euros para o PIB de ambos os países e crie cerca de 1.900 postos de trabalho diretos e indiretos.

A Iberia oferece três frequências semanais entre Madrid e Tóquio, utilizando aviões Airbus A350, com os voos Madrid-Tóquio a demorarem 14 horas e Tóquio-Madrid cerca de 16 horas.

Para Marco Sansavini, presidente e diretor-executivo da Iberia, “a abertura de uma nova rota enche-nos sempre de entusiasmo, mas esta ainda mais, pois tivemos de suspender os nossos voos para Tóquio devido à pandemia. A partir de agora, oferecemos a única opção que liga Espanha diretamente, sem escalas, ao Japão, e fazemo-lo três vezes por semana, o que significa cerca de 90.000 lugares entre os dois países no primeiro ano de operação. A nossa ambição é aumentar as frequências de voo até 2025 para oferecer muitas mais possibilidades aos viajantes”.

Os voos Madrid-Tóquio será realizados às quintas-feiras, sábados e domingos, com os voos de regresso às segundas, sextas-feiras e domingos.

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