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Aeroportos de Cabo Verde continuam recuperação e crescem 300% em passageiros em junho

Os aeroportos cabo-verdianos receberam, em junho, mais de 168 mil passageiros, valor que fica 300% acima do registado em mês homólogo do ano passado.

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Os aeroportos cabo-verdianos receberam, em junho, mais de 168 mil passageiros, valor que fica 300% acima do registado em mês homólogo do ano passado, avança a Lusa, que cita os dados divulgados pela Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC).

A subida face a junho de 2021 mostra que as infraestruturas aeroportuárias de Cabo Verde estão a conseguir recuperar da quebra provocada pela COVID-19, uma vez que, além dos mais de 168 mil passageiros, em junho, foram também contabilizados 2.180 embarques e desembarques em território cabo-verdiano, num aumento de 134,7% face ao mesmo mês de 2021, incluindo voos internacionais e domésticos.

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Já o número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito em todo o mês de junho foi de 41.653 em voos domésticos e 126.432 em voos internacionais, o que corresponde a uma subida de 383,7% face a 2021 e que se traduz num movimento global de 168.085 passageiros, contra apenas 42.600 no mesmo mês de 2021.

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A Lusa lembra que o movimento total de passageiros nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde tem vindo a crescer fortemente desde o início do ano, acima de 300% por mês, até aos mais de 170 mil em abril passado, o valor mensal mais elevado desde a pandemia de COVID-19.

Apesar da recuperação, os números mostram que o movimento nos aeroportos de Cabo Verde continua ainda longe dos resultados pré-pandemia, uma vez  que, em fevereiro de 2020, o último mês antes da chegada da pandemia, estas infraestruturas tinham movimentado 232.131 passageiros em 2.748 movimentos de aeronaves, segundo o histórico da AAC.

No ano passado, o movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde cresceu 7% face a 2020, para mais de 830 mil, um resultado que, segundo a Lusa, foi melhor do que o esperado face às consequências da pandemia.

Em 2019, contudo, o resultado do acumulado de janeiro a dezembro chegou aos 2.771.931 passageiros, em 35.002 movimentos de aeronaves em voos domésticos e internacionais, o que permite perceber que o caminho até à recuperação será ainda longo.

De assinalar ainda que, o Governo cabo-verdiano assinou na segunda-feira, 18 de julho, um contrato de concessão do serviço público aeroportuário ao grupo Vinci, que envolve a gestão por 40 anos dos quatro aeroportos internacionais e três aeródromos de Cabo Verde, recebendo 80 milhões de euros de renda.

A empresa que vai gerir os aeroportos de Cabo Verde é participada em 70% pela Vinci Airports e em 30% pela portuguesa ANA ( que é, por sua vez, detida totalmente pela Vinci desde 2013).

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Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024

Os resultados líquidos consolidados da Delta Air Lines caíram 25% para 3.457 milhões de dólares (cerca de 3.354 milhões de euros) em 2024.

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Em comunicado, a Delta deu conta de que, no ano passado, as suas receitas totalizaram cerca de 61,6 mil milhões de dólares (cerca de 59,7 mil milhões de euros), aumentando 6% em relação a 2023.

“Durante os meses de novembro e dezembro, a Delta teve quatro dos 10 melhores dias de receita da história da empresa e um crescimento de dois dígitos em reservas em dinheiro, impulsionado por viajantes a lazer e corporativos”, indicou a companhia aérea.

Assim, os lucros da companhia aérea norte-americana registaram uma quebra de 25% para 3.457 milhões de dólares (3.354 milhões de euros) em 2024, apesar de um último trimestre que assistiu a uma retoma do negócio, revela a Delta Air Lines.

No último trimestre do ano passado, os lucros da Delta foram de 843 milhões de dólares (cerca de 818 milhões de euros), uma redução de 59% em relação ao mesmo período de 2023.

“À medida que avançamos para 2025, esperamos que a forte procura por viagens continue, com os consumidores em busca cada vez mais dos produtos e experiências ‘premium’ [de alto valor] que a Delta oferece”, refere o CEO da companhia, Ed Bastian.

O grupo espera crescer, no primeiro trimestre deste ano, entre 7% e 9% em termos de receitas.

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PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão

A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também durante os meses de verão, destino que, até aqui, apenas tinha voos da transportadora islandesa entre setembro e maio.

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A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também nos meses de verão, informou a companhia aérea islandesa, que está a aumentar a sua operação para “destinos populares e ensolarados em 2025”.

“A PLAY Airlines está a introduzir voos de verão para a Madeira. Anteriormente, este destino estava apenas disponível durante os meses de inverno (setembro a maio), mas os voos estender-se-ão agora à época de verão”, indica a companhia aérea, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 9 de janeiro.

A companhia aérea explica que a intenção é concentrar mais a operação “em destinos de lazer”, numa estratégia que a PLAY tem vindo a implementar nos últimos meses e que planeia continuar em 2025.

“A percentagem de destinos de lazer nas rotas da PLAY Airlines aumentou, no mês de dezembro, de 16% em 2023 para 22% em 2024”, refere ainda a transportadora, sublinhando que também as receitas unitárias registaram “um crescimento significativo”, pelo que as expectativas para 2025 estão em alta.

“A capacidade da companhia aérea para aproveitar a procura sazonal e adaptar a sua rede a rotas de elevado rendimento contribuiu positivamente para os seus resultados financeiros. O mês de dezembro marcou o quarto mês consecutivo de melhoria homóloga positiva das receitas unitárias. Nesse sentido, a PLAY Airlines mantém uma perspectiva positiva de receitas unitárias para 2025”, lê-se no comunicado divulgado.

Além da Madeira, a PLAY Airlines vai também aumentar a sua operação para Alicante, em Espanha, que vai contar com voos diários durante o período da Páscoa, passando a cinco voos por semana entre final de maio e julho, enquanto os restantes período do ano vão contar com três a quatro voos por semana.

Um aumento de voos é também o que está previsto para Madrid, capital espanhola, que vai passar a contar com três por semana entre o início de agosto e meados de setembro, enquanto o resto do ano volta a contar com dois voos semanais.

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IATA: Procura por viagens aéreas cresce 8,1% em novembro à boleia da procura internacional

Segundo a IATA, a procura por viagens aéreas cresceu 8,1% de forma global em novembro, à boleia do crescimento de 11,6% na procura internacional. A nível internacional, o tráfego mais elevado foi o da Ásia-Pacífico, ainda que o maior load factor tenha pertencido à Europa.

Inês de Matos

A procura por viagens aéreas cresceu 8,1% de forma global em novembro, indicam os dados da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que revelam que o crescimento na procura internacional foi ainda superior e chegou aos 11,6%.

Os dados da IATA, divulgados esta quinta-feira, 9 de janeiro, mostram que, em novembro de 2024, a procura internacional cresceu 11,6% em relação a novembro de 2023, enquanto a capacidade aumentou 8,6% e o load factor chegou aos 83,4%, depois de um aumento de 2,3 ppt em relação a novembro de 2023.

O bom desempenho da procura internacional foi fundamental para que a procura global por viagens aéreas aumentasse 8,1%, com a IATA a indicar que também a capacidade cresceu em novembro, numa subida de 5,7%, com o load factor global a chegar aos 83,4%, depois de um aumento de 1,9 ppt em comparação a novembro de 2023, representando “um recorde histórico para novembro”.

Já a procura doméstica registou um crescimento mais modesto, de apenas 3,1%, enquanto a capacidade apresentou uma subida de 1,5%, ainda que o load factor tenha chegado aos 83,5%, depois de um aumento de 1,2 ppt em relação a novembro de 2023.

“Novembro foi outro mês de forte crescimento na demanda por viagens aéreas, com uma expansão geral de 8,1%”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA, lembrando,  no entanto, que o mês de novembro voltou a ficar marcado por “problemas na cadeia de abastecimento”, que estão a atrasar as entregas de aviões às companhias aéreas.

Crescimento do tráfego internacional em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que o tráfego internacional cresceu em todas as regiões do globo ao longo de novembro de 2024, com destaque para a Ásia-Pacífico, que voltou a ser a região com maior crescimento na procura internacional, com um aumento de 19.9% face a mês homólogo do ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 16.2% e o load factor chegou aos 84.9%, depois de crescer 2.6 ppt.

Já as companhias aéreas africanas registaram um aumento de 12,4% na procura internacional em novembro, enquanto a capacidade cresceu 6.0% e o load factor aumentou para 72.9%, depois de uma subida de 4.1 ppt em novembro.

Na América Latina, o tráfego internacional aumentou 11.4% e a capacidade subiu 11.9%, com o load factor a passar para os 84.4%, depois de uma ligeira descida de 0.4 ppt face a novembro do ano anterior.

Na Europa, o aumento do tráfego internacional foi de 9.4% e a capacidade aumentou 7.1%, com o load factor a aumentar ainda 1.8 ppt face a novembro de 2023, subindo para 85.0 %, o mais elevado entre todas as regiões do mundo.

No Médio Oriente, o crescimento do tráfego internacional foi de 8.7%, enquanto a capacidade cresceu 3.9% e o load factor ficou nos 81.0%, depois de aumentar 3.6 ppt comparativamente a mês homólogo de 2023.

Na América do Norte, os resultados foram mais fracos e o tráfego internacional apresentou apenas um aumento de 3.1% face a novembro de 2023, enquanto a capacidade cresceu 1.6% e o load factor passou para 81.0%, crescendo 1.1 ppt  face a novembro do ano anterior.

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TAP lança promoção para começar “o ano nas nuvens” com preços desde 45 euros

A promoção da TAP é válida para reservas até 19 de janeiro, cujas viagens decorram entre 15 de janeiro e 15 de maio de 2025, com exceção do período entre 7 e 22 de abril.

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A TAP lançou uma nova promoção para começar “o ano nas nuvens” e que apresenta preços desde 45 euros para voos nacionais e 49 euros para os arquipélagos portugueses, mas que disponibiliza também preços especiais para os restantes destinos da rede da companhia aérea de bandeira nacional.

Válida para reservas até 19 de janeiro, a promoção da TAP conta também com preços desde 69 euros para os destinos europeus da rede da companhia aérea, enquanto Marrocos está disponível desde 139 euros e os restantes destinos africanos da TAP a partir de 249 euros.

Já os bilhetes para os EUA apresentam preços a partir de 429 euros nesta promoção, que contempla ainda valores desde 389 euros para o Canadá, a partir de 569 euros para o Brasil, desde 489 euros para o México e ainda a partir de 619 euros para a Venezuela.

Os preços são válidos para voos operados pela TAP e destinam-se a viagens que decorram entre 15 de janeiro e 15 de maio de 2025, com exceção do período entre 7 e 22 de abril.

As reservas devem ser realizadas através do website da companhia aérea e todas as informações sobre esta promoção estão disponíveis aqui ou nas agências de viagens.

 

 

 

 

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Etihad Airways lança tarifa promocional de 549 euros para reservas até domingo

A oferta da Etihad Airways é válida para reservas até domingo, 12 de janeiro, aplicando-se a viagens desde Lisboa que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025.

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A Etihad Airways lançou uma tarifa promocional de 549 euros para voos à partida de Lisboa para Abu Dhabi, que é válida para reservas realizadas até domingo, 12 de janeiro, informou a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

“Reserve a sua aventura ensolarada em Abu Dhabi, com a Etihad Airways, para ter memórias inesquecíveis a partir de 549 euros, partindo de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

A tarifa promocional da Etihad Airways é válida para viagens que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025, em classe económica e transportando apenas bagagem de mão.

A promoção está, contudo, sujeita à disponibilidade de lugares, existindo igualmente alguns período de blackout. Mais detalhes, através dos GDS.

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Aeroporto de Munique encerra 2024 com 41,6M de passageiros

O Aeroporto de Munique, na Alemanha, recebeu, em 2024, mais 4,5 milhões de passageiros, num crescimento de 12,2% face a 2023, que se deveu aos voos europeus e intercontinentais.

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O Aeroporto de Munique, na Alemanha, encerrou 2024 com um total de 41,6 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 4,5 milhões de passageiros ou de 12,2% face ao ano anterior e que torna a infraestrutura aeroportuária na que apresenta um crescimento mais rápido na Alemanha.

“Esse desenvolvimento positivo deveu-se principalmente ao crescimento dinâmico das partidas europeias e intercontinentais”, justifica o Aeroporto de Munique, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 8 de janeiro.

No que diz respeito a voos, o Aeroporto de Munique contabilizou 327.000 descolagens e aterragens, o que representa um aumento de 8,3% nos movimentos de aeronaves, enquanto o load factor dos voos chegou aos 82%, superando “os números recorde de 2023”.

O Aeroporto de Munique diz ainda que os “voos para destinos na Europa e países do Mediterrâneo tiveram um aumento de 12%”, enquanto os “voos de longa distância registraram um crescimento ainda maior, aumentando em 17%”.

No ano passado, a infraestrutura viu também a sua rede de rotas ser ampliada, passando a contar com 224 destinos em 66 países, cujos voos são realizados por 96 companhias aéreas, incluindo cinco de carga, que operam regularmente no Aeroporto de Munique.

“Estou muito feliz por podermos relatar um crescimento tão forte tanto no número de passageiros quanto nos destinos em Munique. Isso confirma que há uma alta procura por viagens aéreas e destaca a importância do hub de Munique”, congratula-se Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

 

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Cabo Verde Airlines cresce 78% em passageiros internacionais em 2024

A TACV – Cabo Verde Airlines transportou 118.192 passageiros nos 1.068 voos internacionais realizados em 2024, o que traduz um crescimento de 78% nos passageiros face ao ano anterior.

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A TACV – Cabo Verde Airlines registou um crescimento de 78% nos passageiros que viajaram em voos internacionais da companhia aérea ao longo do ano passado, avança a Lusa, que cita um comunicado da companhia aérea cabo-verdiana.

“Com um total de 1.068 voos internacionais realizados em 2024, a companhia transportou 118.192 passageiros”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea cabo-verdiana, a que a Lusa teve acesso.

As ligações para Lisboa e Paris foram, segundo a informação divulgada, as “mais populares, contabilizando 646 e 123 voos, respetivamente, o que reforça a importância destas rotas para a conectividade de Cabo Verde com o mundo, particularmente com a diáspora”.

Já a ocupação dos voos internacionais subiu de 60% para 70%, confirmando estes como os melhores resultados da transportadora aérea, desde que esta reiniciou atividade depois da paragem provocada pela pandemia, em 2021.

“Não obstante os desafios dos últimos três anos, especialmente no período pós-pandemia, a TACV – Cabo Verde Airlines tem recuperado gradualmente as suas operações”, sublinha o comunicado, indicando que a atenção da transportadora está agora na “estabilização dos voos internos”, a par da “melhoria das ligações internacionais, incluindo o aumento do número de voos”.

Já no que diz respeito aos voos domésticos, que a companhia aérea assumiu em março de 2024, depois de vários problemas na concessão deste serviço, foram contabilizados 4.654 voos e transportados 256.697 passageiros.

O percurso São Vicente – Praia “destacou-se como o mais movimentado, com 611 voos e 43.566 passageiros”, tendo o mês de agosto sido considerado um marco, com um total de 636 voos e 36.825 passageiros transportados.

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Grupo Lufthansa vai contratar 10 mil funcionários em 2025

Assistentes de bordo, funcionários de terra, administrativos, pilotos e funcionários para a Lufthansa Technik são as necessidades do grupo de aviação de origem alemã, que vai contratar 10 mil funcionários ao longo deste ano, metade dos quais para a Alemanha.

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O Grupo Lufthansa vai contratar 10 mil funcionários ao longo de 2025, incluindo assistentes de bordo, funcionários de terra, administrativos, pilotos e funcionários para a Lufthansa Technik, a divisão de serviços de reparação do grupo de aviação de origem alemã.

De acordo com a Lusa, estes 10 mil funcionários vão ser contratados em diferentes partes do mundo, ainda que cerca de metade se destinem à Alemanha, incluindo 2.000 novos assistentes de bordo, 1.400 funcionários de terra e cerca de 1.300 técnicos, bem como 1.200 funcionários administrativos e 800 pilotos.

Além destes, também Lufthansa Technik vai contratar mais 2.000 pessoas, enquanto a Austrian Airlines e a Eurowings vão aumentar em 700, respetivamente, e a Lufthansa Airlines está à procura de 1.200 novos trabalhadores.

A Lusa lembra que, nos últimos três anos, o Grupo Lufthansa contratou cerca de 30.000 trabalhadores, atingindo um total de 100.000 pessoas em 90 países e apesar das previsões financeiras para 2024 terem sido revistas em baixa e da Lufthansa Airlines, a maior companhia aérea do grupo, ter apresentado prejuízo semestral de 427 milhões de euros.

 

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Grupo Iberia estabelece novo recorde e transporta mais de 30M de passageiros em 2024

A Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum transportaram 30,732,745 passageiros em 2024, novo recorde que traduz o bom desempenho das viagens de negócios e lazer, assim como dos mercados da América Latina e dos novos destinos abertos no ano passado.

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As companhias aéreas do Grupo Iberia, que inclui a Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum, transportaram 30,732,745 passageiros em 2024, num novo recorde que traduz o bom desempenho das viagens de negócios e lazer, assim como dos mercados, com destaque para a América Latina e para os novos destinos que a companhia aérea abriu no ano passado.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, em 2024, a Iberia transportou 18.677.812 passageiros, enquanto a Iberia Express contabilizou 7.687.718 passageiros e a Air Nostrum somou ainda 4.367.215 passageiros.

“Estes números demonstram a força do Grupo Iberia em todos os mercados, com especial foco na América Latina, onde a Iberia aumentou a sua capacidade em 16% em 2024”, refere o grupo de aviação espanhol, indicando que disponibilizou, no ano passado, mais de 5,3 milhões de lugares para 18 destinos na América Latina, num total de 320 voos semanais.

Além da América Latina, o Grupo Iberia diz que o bom resultado se deve também ao desempenho dos destinos abertos em 2024, a exemplo do Japão, para onde a Iberia passou a voar em outubro do ano passado, mas também de Tirana, Ljubljana, Salzburgo, Innsbruck e Tromso.

“O bom desempenho das nossas rotas para a América Latina, juntamente com os restantes destinos na América do Norte, Europa e a rota recentemente inaugurada para o Japão, têm sido fundamentais para alcançar este recorde”, congratula-se Beatriz Guillén, diretora Global de Vendas da Iberia.

Mas o crescimento dos passageiros transportados não se limitou aos destinos internacionais, já que também as Ilhas Canárias e Baleares foram fundamentais para o sucesso da Iberia Express, enquanto a Iberia Regional Air Nostrum aumentou a conectividade nas rotas domésticas e europeias.

“Estas operações têm sido fundamentais para consolidar o sucesso do grupo Iberia e responder à crescente procura dos clientes”, refere ainda o grupo de aviação.

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2024: AirHelp diz que 34% dos 34M de passageiros que partiram de aeroportos portugueses tiveram perturbações

Segundo a análise da AirHelp, apesar de ter havido uma melhoria no ano passado, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

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A AirHelp apurou que, no ano passado, Portugal voltou a registar uma “elevada taxa de voos com perturbações” e que 34% dos 34 milhões de passageiros que partiram de aeroportos nacionais tiveram problemas com atrasos e cancelamentos de voos, número que colocam o país com o terceiro pior desempenho a nível europeu.

Segundo a análise da empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

No ano passado, mais de 80 mil voos “sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal”, dos quais mais de 630 mil passageiros são elegíveis para a obtenção de compensação.

Por rotas, a AirHelp diz que Madrid foi o destino preferencial de quem partiu de Lisboa, com 962 mil passageiros aéreos contabilizados nesta rota, “dos quais 38% sofreu alguma perturbação no seu voo”; seguindo-se Paris, que foi o segundo destino de quem partiu de Lisboa e registou de 868 mil passageiros aéreos, dos quais 38% sofreu alguma perturbação. Já a rota Madeira-Lisboa foi a terceira mais procurada, com 647 mil passageiros aéreos, incluindo 37% que tiveram sofrer alguma perturbação.

Os dados da AirHelp mostram, no entanto, que 2024 trouxe uma melhoria da situação, já que, em 2023, tinham sido 36% os voos com partida de Portugal a sofrer perturbações, a mesma percentagem que se verificou também nos voos com chegada a território nacional.

“O ano de 2024 foi um ano positivo para os aeroportos portugueses, que, em geral, registaram uma melhoria na performance da operação de voos, no que à pontualidade diz respeito, com uma diminuição do número de voos e de passageiros afetados por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos, apesar do aumento do número de voos totais operados com partida em Portugal e a manutenção do número de passageiros”, refere o advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos Pedro Miguel Madaleno.

O especialista realça que, em 2024, registou-se “uma inversão da tendência de crescimento dos números e das percentagens de voos e passageiros afetados por perturbações que se vinha registando desde o fim da pandemia de Covid-19”.

Por aeroportos, Lisboa voltou a ser o que registou maior número de passageiros, com mais de 17 milhões de passageiros a partirem da infraestrutura aeroportuária da capital, dos quais 40% terão sofrido alguma perturbação.

O Aeroporto do Porto foi o segundo mais movimentado e registou aproximadamente sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação no seu voo, seguindo-se, em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro, que registou mais de quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade.

Os meses de verão, acrescenta a AirHelp, foram os que “registaram maior tráfego aéreo”, com destaque para julho e agosto, ainda que tenham sido nos meses de setembro e outubro que se registaram mais perturbações, com 42% e 45% dos voos, respetivamente, a sofrerem algum atraso ou cancelamento.

Portugal foi o terceiro país da Europa com maior número de perturbações

Além de Portugal, a análise da AirHelp analisou também as perturbações em voos a nível europeu, apurando que dos mais de 960 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos europeus; “30% deles viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira”.

De acordo com os dados da AirHelp, foi na Grécia que mais passageiros foram afetados por problemas nos voos, uma vez que dos 35 milhões de passageiros que passaram por este país europeu, 37% viram o seu voo sofrer algum atraso ou cancelamento, seguindo-se a Alemanha, que registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos, sendo que “34% destes sofreu algum tipo de perturbação no seu voo, o que corresponde a mais de dois milhões e meio de passageiros aéreos”. Portugal fecha o pódio e fica na terceira posição.

Mas também houve bons exemplos e a AirHelp destaca a Noruega, Islândia e Lituânia como os países europeus com maior pontualidade, já que 81% dos 30 milhões de passageiros que apanharam um voo na Noruega chegaram ao seu destino a tempo. Na Islândia, 80% dos mais de quatro milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos islandeses partiram a tempo; tal como na Lituânia, onde esta percentagem também foi de 80% entre os mais de 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem neste país báltico.

A AirHelp diz ainda que Espanha foi, pelo segundo ano consecutivo, o país europeu com mais voos registados, com perto de um milhão de voos e 145 milhões de passageiros contabilizados, tendo, no entanto, piorado os seus registos de pontualidade, uma vez que 26% dos 145 milhões de passageiros que passaram por aeroportos espanhóis a sofrer uma perturbação no seu voo.

Já o segundo lugar pertenceu ao Reino Unido, que registou também 145 milhões de passageiros, sendo que 32% sofreu alguma perturbação no seu voo, enquanto a Alemanha, que foi o terceiro país com mais tráfego aéreo na Europa, registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos. Itália, por sua vez, ficou na quarta posição, com 105 milhões de passageiros aéreos, 32% dos quais teve alguma perturbação, enquanto França encerra o Top5, tendo contabilizado 98 milhões de passageiros, incluindo 31% que tiveram problemas de pontualidade com o seu voo.

 

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