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Ryanair transportou 11,2 milhões de passageiros em março e recupera do impacto da Ómicron

Apesar da forte subida em março e da melhoria da situação epidemiológica, a Ryanair diz que o “tráfego de março foi impactado pela crise causada pela invasão russa à Ucrânia”.

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Apesar da forte subida em março e da melhoria da situação epidemiológica, a Ryanair diz que o “tráfego de março foi impactado pela crise causada pela invasão russa à Ucrânia”.

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A Ryanair transportou 11,2 milhões de passageiros em março, número que traduz uma forte recuperação face a igual mês do ano passado, quando a companhia aérea tinha transportado apenas 500 mil passageiros devido aos confinamentos e restrições provocados pela COVID-19, assim como uma recuperação em relação aos meses anteriores de 2022, quando o tráfego da Ryanair foi afetado pela variante Ómicron.

Numa nota enviada à imprensa, a Ryanair explica que, em março deste ano, realizou 67.800 voos, nos quais registou uma taxa de ocupação de 87%, valor que também compara com os 77% de ocupação registados em março de 2021 e que indica uma recuperação de 10 pontos percentuais.

Apesar da forte subida no número de passageiros em março, a Ryanair diz que o “tráfego de março foi impactado pela crise causada pela invasão russa à Ucrânia”, pelo que o total de passageiros transportados no terceiro mês do ano podia até ter sido mais expressivo se não houvesse o conflito militar na Ucrânia, que levou ao cancelamento de “2.000 voos de/para a Ucrânia”, devido ao encerramento do espaço aéreo.        

Apesar do impacto da guerra na Ucrânia, a Ryanair conseguiu, em março, regressar aos números de passageiros que tinha antes do surgimento da Ómicron, uma vez que, antes da nova variante da COVID-19, a companhia aérea tinha transportado, em outubro de 2021, 11,3 milhões de passageiros, número que desceu para 10,2 milhões em novembro e para 9,5 milhões em dezembro.

Já este ano, a companhia registou um tráfego de sete milhões de passageiros em janeiro e 8,7 milhões em fevereiro, mas em março já voltou a apresentar um tráfego a dois dígitos, numa tendência de subida que também foi acompanhada pela ocupação dos voos, que tinha sido de 79% em janeiro e 86% em fevereiro, fixando-se nos 87% em março.

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 97,1 milhões de passageiros, quando em igual período do ano passado tinha transportado apenas 27,5 milhões, e obteve uma taxa de ocupação dos voos de 82%, bem acima dos 71% de load factor apurado até março de 2021.

    

                                                     

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Etihad Airways reforça ligações para Lisboa a partir de outubro

Entre 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025, a Etihad Airways vai operar mais dois voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, passando a um total de seis ligações semanais.

A Etihad Airways vai passar a contar com seis voos por semana na rota Abu Dhabi – Lisboa, num reforço que, segundo a companhia aérea, vai vigorar entre 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a Etihad Airways adianta que os novos voos vão ser operados às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domingos, num aparelho Boeing 789-9 Dreamliner.

“Temos o prazer de anunciar que iremos aumentar a frequência na rota Abu Dhabi – Lisboa para seis voos semanais”, lê-se na informação divulgada pela companhia aérea.

As novas ligações partem de Lisboa pelas 08h35 e chegam a Abu Dhabi às 19h45, enquanto o regresso à capital portuguesa está previsto para as 02h35, chegando a Lisboa às 07h15.

Os novos voos da Etihad Airways vão estar disponíveis para aquisição nos GDS a partir da próxima quinta-feira, 20 de junho.

 

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Azores Airlines já inaugurou voos entre EUA, Canadá e Porto

Todas as operações contam com um voo por semana em cada sentido, contribuindo para aproximar o Porto dos EUA e do Canadá.

A Azores Airlines já inaugurou os novos voos diretos entre Nova Iorque, Boston, Toronto e a cidade do Porto, operações que contam com um voo por semana em cada sentido e que, segundo o Grupo SATA, vêm aproximar o Porto dos EUA e do Canadá.

“Esta operação aérea direta vem reforçar a oferta de voos à partida do Porto e da América do Norte, destinos para os quais a Azores Airlines já voa há mais de duas décadas e onde tem crescido consistentemente. Cremos que a cidade do Porto e a toda a Região Norte, têm argumentos singularmente atrativos para o segmento turístico, mas igualmente importantes para o segmento business ou, ainda, o segmento friends&relatives”, salienta Graça Silva, diretora de Vendas, marketing e comunicação do Grupo SATA.

As partidas de Nova Iorque decorrem aos domingos, enquanto o voo de regresso aos EUA acontece às quintas-feiras, sendo que, no caso das partidas de Boston as saídas são às quartas-feiras, com o regresso a decorrer na terça-feira. Já as partidas para Toronto têm lugar aos sábados, com regresso na sexta-feira.

“Com esta operação direta promovida pela Azores Airlines, a Região Norte e, em particular, a cidade do Porto, estão agora mais perto das icónicas cidades de Boston, Nova Iorque e Toronto, importantes centros de negócio e de confluência de tráfego”, considera a companhia aérea do Grupo SATA.

Além destes voos para a América do Norte, a Azores Airlines lembra que oferece também 24 ligações semanais entre o Porto e os Açores (Ponta Delgada e Terceira), que permitem ligação para Boston, Nova Iorque, Cabo Verde (Praia), Toronto e Montreal, via Ponta Delgada.

 

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Costa Cruzeiros já usa energia elétrica no porto de Kiel

O Costa Diadema foi o primeiro navio da Costa Cruzeiros a usar este tipo de ligação em Kiel, Alemanha, o que aconteceu pela primeira vez no passado dia 7 de junho.

A Costa Cruzeiros já está a usar a ligação elétrica em terra no porto de Kiel, na Alemanha, tendo o Costa Diadema sido o primeiro navio da companhia de cruzeiros a usar este tipo de ligação, no passado dia 7 de junho, informou a Costa Cruzeiros.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros explica que a ligação à energia elétrica aconteceu no terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, em Kiel, Alemanha, depois dos testes de integração realizados nas últimas semanas terem sido concluídos.

“O Costa Diadema conseguiu ser totalmente alimentado a partir do sistema de energia em terra do terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, que forneceu a energia necessária para todos os serviços e necessidades a bordo enquanto este esteve atracado. Desta forma, o navio pôde desligar os seus motores, eliminando as emissões diretas para a atmosfera”, explica a Costa Cruzeiros.

O navio vai continuar a ligar-se à eletricidade em terra ao longo de todo o verão, o que inclui um total de 16 escalas em Kiel, porto que está incluído num itinerário para visitar os fiordes da Noruega e que vai ser realizado até 19 de setembro.

“A estreia da energia elétrica em terra na nossa frota é mais um passo no nosso caminho para a descarbonização. Este importante resultado para a Costa foi alcançado graças à cooperação com o Porto de Kiel. Estamos totalmente empenhados em melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos navios, tanto quando navegam como quando estão atracados”, congratula-se Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.

Recorde-se que a Costa Cruzeiros tem o objetivo de contar com uma frota com zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050, motivo pelo qual está a trabalhar para melhorar a sua eficiência energética.

 

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Rede Expressos vai reforçar ligações europeias diretas ao Algarve

É já a partir do próximo mês de julho que a Rede Expressos vais disponibilizar ligações diretas de Rennes, Nantes, Bruxelas e Zurique ao Algarve. O operador decidiu também incluir carreiras gratuitas na rede regional VAMUS a todos os portadores de bilhetes Expresso com destino e origem no Algarve.

O Algarve é uma região turística que gera grandes fluxos de pessoas durante o verão pelo que a Rede Expressos decidiu avançar com novas ligações regulares entre a região e várias cidades europeias, designadamente Rennes, Nantes, Bruxelas e Zurique, com início a 2 de julho.

Tendo em atenção os muitos passageiros que se deslocam para a região algarvia, a Rede Expressos decidiu, ainda, manter uma campanha promocional de tarifas a 3,95 euros e permitir que os detentores de bilhetes Expresso possam também viajar gratuitamente na rede regional VAMUS Algarve, de forma a melhorarem a sua mobilidade local durante o período de férias.

Os novos destinos da Rede Expressos com origem e destino o Algarve serão realizados três vezes por semana, em ambos os sentidos, sendo Nantes, Zurique e Bruxelas diurnos e Rennes noturno. As paragens no Algarve cobrem as cidades de Lagos, Portimão, Albufeira, Faro e Faro Aeroporto bem como Tavira.

Refira-se que a Rede Expressos já proporcionava serviços diretos, a partir de 49 euros, de e para o Algarve com as cidades espanholas de Madrid, Barcelona e Córdoba, bem como a Lyon e Suíça.

O transporte de passageiros por autocarro para Espanha e França tem vindo a aumentar significativamente, com a Rede Expressos a anunciar aumentos superiores a 20% entre março e maio, comparativamente com o período homólogo do ano passado. As previsões para o verão apontam já para um aumento de mais de 50% dos passageiros, bem como reforço de 39% dos serviços internacionais.

 

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Azores Stopover eleito um dos melhores para este verão

O Stopover da Azores Airlines, denominado “Azores Stopover”, foi eleito como um dos 10 programas stopover a não perder este verão pela publicação internacional Business Traveler.

O Stopover da Azores Airlines, denominado “Azores Stopover”, foi eleito como um dos 10 programas stopover a não perder este verão pela publicação internacional Business Traveler, informou o Grupo SATA, em comunicado.

Segundo a companhia aérea do grupo de aviação açoriano que realiza voos internacionais, este programa “oferece a possibilidade de incluir, na ida, na volta ou em ambos os sentidos de uma viagem entre a América do Norte e a Europa ou entre a Europa e a América do Norte, uma paragem intermédia até sete dias no arquipélago dos Açores, antes de prosseguir até ao destino final”.

“O programa “Azores Stopover” é potenciado pela localização estratégica da Azores Airlines entre a América do Norte e o continente Europeu, oferecendo aos nossos passageiros a possibilidade de conhecer este local mágico e absolutamente imperdível, que são os Açores, entre o seu ponto de partida e o seu ponto de chegada”, destaca Graça Silva, diretora de Vendas, Marketing e Comunicação do Grupo SATA.

Além do Stopover da Azores Airlines, a publicação considerou que também os programas semelhantes das companhia aéreas Copa Airlines (Panamá), Icelandair (Islândia), Turkish Airlines (Turquia), Ethiad Airways (Emirados Árabes Unidos), Iberia (Espanha), TAP Air Portugal, Japan Airlines (Japão), Singapore Airlines (Singapura) e Fiji Airways (Fiji) estão entre os melhores para este verão.

Recorde-se que a Business Traveler é uma publicação norte-americana disponibilizada em mais de 90 aeroportos dos EUA e divulgada na ReachTV, a maior estação de televisão aeroportuária a ser emitida em portas de embarque, bares e restaurantes de aeroportos, principais lounges de companhias aéreas, bem como em 400.000 quartos de hotel.

Mais informações sobre o Azores Stopover podem ser consultadas aqui.

 

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Medcruise cria Região Atlântica, Madeira aplaude decisão

A 64.ª Assembleia-Geral da Medcruise, que decorreu em Tarragona, aprovou a criação da Região Atlântica no âmbito desta associação. A presidente do Conselho de Administração da APRAM, que participou no encontro, vê “com muita satisfação a concretização deste objetivo dos portos do corredor atlântico, que ambicionavam integrar a direção da Medcruise.

A nova Região Atlântica da Medcruise integra portos de Portugal, Espanha e Cabo Verde, nomeadamente Madeira, Açores, Portimão, Leixões, Lisboa, Cadiz, Huelva, Tenerife, Las Palmas, os Puertos Canarios, instituição onde estão representados os pequenos portos daquele arquipélago e como já referido, Cabo Verde.

À Região Atlântica da Medcruise, aprovada por 43 dos 54 portos votantes, será agora dada maior visibilidade, bem como às 11 autoridades portuárias que representam estes portos e as suas especificidades.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM – Portos da Região Autónoma da Madeira, Paula Cabaço, que participou no encontro, vê “com muita satisfação a concretização deste objetivo dos portos do corredor atlântico, que ambicionavam integrar a direção da Medcruise” e sublinha que “terão maior intervenção na estratégia e organização desta associação. Já durante a pandemia este foi um dos pontos que foi a votação e na altura, foi vetado.”

Paula Cabaço lembra que a posição dos portos do corredor atlântico foi reforçada numa reunião conjunta que decorreu o ano passado na Seatrade de Hamburgo.

A 64.ª Assembleia-Geral da Medcruise, que decorreu de 11 a 14 de junho, em Tarragona (Espanha), juntou diferentes parceiros da indústria de cruzeiros que debateram os desafios e as oportunidades do setor.

A presidente do CA da APRAM revela que no âmbito das várias reuniões de trabalho que manteve, pode-se anunciar que “a companhia Costa vai reforçar a sua presença na Madeira no próximo ano, com um navio no itinerário das ilhas atlânticas de Canárias e Madeira, com escalas semanais no Porto do Funchal.”

Paula Cabaço que estava acompanhada pela diretora comercial da APRAM, Patricia Bairrada, teve ainda reuniões com representantes de várias companhias de cruzeiro, nomeadamente a Saga Cruises, Carnival Cruise Lines, Grupo Holland America, Orient Express e Marella.

 

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Grécia quer reduzir número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas

A Grécia quer limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas suas ilhas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa, anunciou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.

O elevado número de cruzeiros coloca grande pressão em ilhas turísticas gregas como Santorini. Cerca de 800 navios passaram pela ilha o ano passado, representando quase 1,3 milhão de passageiros. Resta determinar até que ponto estes passageiros contribuem para o setor do turismo, disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que anunciou a possibilidade de limitar o número de navios de cruzeiro que fazem escala nas ilhas gregas populares a partir do próximo ano, a fim de reduzir o impacto do turismo de massa.

O número de pontos de amarração poderá ser limitado e poderá ser lançado um concurso para os lugares disponíveis, acrescentou.

O turismo representa atualmente um quarto da economia grega e o país bateu todos os recordes turísticos desde o fim da pandemia de Covid-19. Em 2023, a Grécia acolheu 32,7 milhões de turistas, mais 18% que no ano anterior. O número de turistas também aumentou um quarto durante o primeiro trimestre de 2024. Os cruzeiros renderam um total de 874 milhões de euros em 2023, quase o dobro de 2022, refira-se.

 

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Aeroportos nacionais mantiveram máximos históricos no movimento de passageiros em abril

Em abril, os aeroportos nacionais movimentaram 6,0 milhões de passageiros, num aumento de 2,3% que leva o INE a afirmar que, “no início de 2024, continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”.

Inês de Matos

Os aeroportos nacionais movimentaram, em abril, um total de 6,0 milhões de passageiros, valor que corresponde a um aumento de 2,3% face a igual mês de 2023, mantendo os máximos históricos mensais que se vêm a verificar desde o início do ano, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 14 de junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“No início de 2024 continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, indica o INE, no comunicado que, esta sexta-feira, acompanha as estatísticas rápidas do transporte aéreo.

Os dados do INE mostram que, em abril, os aeroportos nacionais registaram o desembarque médio diário de 101,5 mil passageiros, valor que foi 2,3% superior ao registado em abril de 2023, quando este número se tinha ficado pelos 99,2 mil passageiros por dia.

Em abril, os aeroportos nacionais registaram ainda a aterragem de 20,6 mil aeronaves em voos comerciais, valor que também corresponde a uma subida de 0,7% face a igual mês do ano passado.

No que diz respeito aos passageiros que aterraram em território nacional, acrescenta o INE, 82,4% correspondiam a tráfego internacional, num total de 2,5 milhões de passageiros, o que traduz um aumento de 3,4%.

A maioria dos passageiros que, em abril, desembarcou nos aeroportos nacionais era proveniente do continente europeu, representando 69,3% do total e correspondendo a um aumento de 1,5% face a abril de 2023.

Já o continente americano foi a segunda principal origem dos passageiros desembarcados em Portugal em abril, concentrando 8,9% do total de passageiros desembarcados e com uma subida de 15,1%.

Nos passageiros embarcados em território nacional, 81,8% corresponderam a tráfego internacional, num total de 2,4 milhões de passageiros, o que indica um aumento de 3,7% face ao mesmo mês do ano passado.

Dos passageiros que embarcaram em território nacional em abril, 70,3% tinham como destino aeroportos europeus, percentagem essa que aumentou 2,6% face a abril de 2023, enquanto os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados, correspondendo a 7,8% do total e com um aumento de 11,6%.

Perto de 20 milhões de passageiros movimentados em quatro meses

No acumulado desde o início do ano, os dados do INE mostram que os aeroportos nacionais continuam a somar crescimentos e, nos primeiros quatro meses do ano, o total de passageiros movimentados chega já a 19.637 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 4,8% face a igual período do ano passado.

Neste período, o destaque foi para o aeroporto de Lisboa, que movimentou 53,4% do total de passageiros, o que corresponde a 10,5 milhões de passageiros e a uma subida de 5,2% comparativamente ao mesmo período de 2023.

Já o aeroporto do Porto concentrou 23,0% do total de passageiros movimentados, correspondendo a 4,5 milhões de passageiros e traduzindo um crescimento de 5,6% face ao acumulado até abril do ano passado. O aeroporto de Faro, por sua vez, registou um crescimento de 2,4% no movimento de passageiros, que correspondeu a 2,1 milhões de passageiros.

França, acrescenta o INE, foi o principal país de origem e de destino dos voos que chegaram e partiram de território nacional até abril, apesar do número de passageiros desembarcados em Portugal e que eram provenientes deste país ter descido 2,4%, a mesma percentagem que também desceu o número de passageiros embarcados em território nacional e que eram provenientes de França.

Por outro lado, lê-se na informação divulgada pelo INE, o Reino Unido e Espanha ocuparam a segunda e terceira posições como principais países de origem
e de destino, enquanto a Alemanha ocupou a quarta posição e registou crescimentos de 8,6% e 9,0% no número de passageiros desembarcados e embarcados, pela mesma ordem, sendo a quinta posição ocupada por Itália.

 

 

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Emirates abre nova rota para Madagascar via Seychelles

A nova rota da Emirates começa a ser operada a 3 de setembro e conta com quatro voos por semana via Seychelles, numa operação que deverá impulsionar as viagens de lazer e de negócios para Madagascar.

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A Emirates vai abrir, a 3 de setembro, uma nova rota para Madagascar que conta com escala nas Seychelles e que vai contar com quatro voos por semana, informou a companhia aérea do Dubai, em comunicado.

De acordo com a Emirates, a nova rota vai oferecer “mais opções de ligação para os viajantes e impulsionando as viagens de lazer e de negócios para o país”, até porque os horários dos voos foram “programados para otimizar as ligações de e para pontos-chave na Europa, no Extremo Oriente, na Ásia Ocidental e no Médio Oriente/GCC”.

“O turismo é um pilar fundamental na economia de Madagáscar, contribuindo para a criação de milhares de oportunidades de emprego e, assim, apoiar o objetivo do país de servir um milhão de turistas até 2028. A nova rota da Emirates irá proporcionar ligação a mais de 140 pontos da sua rede global, contribuindo para a estratégia do Ministério do Turismo em diversificar os mercados-alvo e apresentar aos viajantes internacionais as muitas atrações naturais da ilha”, explica a Emirates, na informação divulgada.

No âmbito da abertura desta rota, acrescenta a companhia aérea, a Emirates está também a negociar com a Air Madagáscar “a oferta de mais ligações globais para promover o turismo e o comércio” no destino.

“Madagáscar tem sido historicamente mal servida, apesar da crescente apetência dos viajantes por experiências autênticas de ecoturismo. A Emirates compreende a importância de oferecer aos seus passageiros ligações eficientes e experiências de viagem de excelência. Estamos confiantes de que este novo serviço terá um impacto positivo no aumento da conetividade de Madagáscar, oferecendo mais oportunidades aos viajantes para descobrirem a joia escondida que é Madagáscar, para além de abrir novas oportunidades de negócio internacionais”, afirma Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates.

A rota Dubai-Antananarivo vai ser operada às terças, quintas, sábados e domingos, num avião Boeing 777-300ER, com oito suítes de Primeira Classe, 42 lugares em Classe Executiva e 310 lugares em Económica, partindo do Dubai pelas 08h55 para chegar a Male, nas Seychelles, às 13h35, estando a chegada a Madagascar prevista para as 16h50.

Em sentido contrário, os voos partem de Antananarivo, capital de Madagascar, às 18h35, chegando a Male às 22h20, de onde volta a partir às 23h50 com destino ao Dubai, aterrando às 04h20 do dia seguinte.

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PR de Cabo Verde admite que “país perde muito com a situação” do transporte aéreo interilhas

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, José Maria Neves fez alusão às “dificuldades de mobilidade entre as ilhas”, admitindo que também é vítima destes problemas e que espera que o Governo encontre uma solução em breve.

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O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, admitiu esta quarta-feira, 12 de junho, que “o país perde muito com a situação dos transportes” aéreos interilhas e espera que, em breve, o Governo consiga pôr termo à “crise que se vive no setor”.

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, e que é citada pela Lusa, José Maria Neves fez alusão às “dificuldades de mobilidade entre as ilhas” e relatou as queixas que lhe têm chegado por parte dos empresários, turistas, profissionais liberais, população em geral e alguns estrangeiros.

No entanto, o Presidente da República de Cabo Verde admitiu que também ele é vítima dos problemas vividos no transporte aéreo entre as ilhas do arquipélago, o que tem tido “impactos muito negativos” na agenda de José Maria Neves.

O mais recente caso conhecido e que afetou o Presidente da República de Cabo Verde aconteceu na passada segunda-feira, 10 de junho, quando José Maria Neves deveria ter assistido a um jogo de futebol em que participava a seleção cabo-verdiana, mas ficou retido na Praia.

Na sua mensagem publicada no Facebook, José Maria Neves lembrou que tem demonstrado a sua “preocupação” face a este tema por várias vezes, o que levou a que apresentasse “sempre que possível, ao Governo, as apreensões, assim como propostas”.

“Mesmo publicamente, venho falando do assunto”, acrescentou, admitindo compreender a “complexidade da questão, num país arquipélago e oceânico”, apesar de esperar que as propostas apresentadas pelo Governo entrem em vigor rapidamente.

A Lusa lembra que o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou há um mês que o país vai passar a contar com uma nova empresa de transporte aéreo interilhas, que será 100% estatal e vai ter mais aviões para, até final do ano, resolver a crise nos voos domésticos em Cabo Verde.

A nova proposta surgiu depois da TICV, subsidiária da Bestfly, ter passado por vários problemas devido à falta de aviões, o que levou a empresa a abandonar o arquipélago em abril deste ano.

Desde a saída da TICV, as ligações interilhas em Cabo Verde têm vindo a ser asseguradas pela TACV, o  que levou a uma melhoria no serviço mas que ainda não é suficiente, já que as queixas sobre falhas na operação se mantêm.

 

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