Airbus recruta 6.000 trabalhadores em 2022
Contratação vai decorrer um pouco por todo o mundo e abrange todas as atividades do grupo Airbus, com um quarto das vagas a dirigir-se às “novas competências” ligadas à descarbonização, transformação digital e cibertecnologia.
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A Airbus vai recrutar 6.000 trabalhadores e reavaliar a necessidade de novos recrutamentos ao longo do ano, anunciou o fabricante aeronáutico europeu, que estima um aumento da produção ao longo do ano, à medida que a pandemia seja ultrapassada.
“Depois desta primeira vaga, o número de recrutamentos externos será reavaliado até meados de 2022 e ajustaremos as nossas necessidades em conformidade”, disse o diretor de recursos humanos do grupo, Thierry Baril, citado num comunicado divulgado pela Lusa.
Segundo a informação avançada, a contratação vai decorrer um pouco por todo o mundo e abrange todas as atividades do grupo Airbus, concretamente aviões comerciais, defesa, espaço e helicópteros.
A Lusa recorda que, com o impacto da pandemia na aviação, a Airbus reduziu as taxas de produção em 40% a partir de abril de 2020 e anunciou o corte de 15.000 postos de trabalho, número que acabaram por ser revistos em baixa devido às ajudas públicas, nomeadamente em França e na Alemanha.
Agora, a Airbus justifica a contratação de 6.000 funcionários com os “fortes sinais de recuperação na indústria aeroespacial” após a pandemia e a necessidade de “preparar o futuro da aviação e implementar o roteiro para a descarbonização” do transporte aéreo, segundo Thierry Baril.
Um quarto dos recrutamentos planeados dirá respeito a “novas competências” ligadas à descarbonização, transformação digital e cibertecnologia.
Durante a pandemia, a Airbus reduziu a produção de aviões de corredor único A320 (A319, A320 e A321) de 60 para 40 aviões por mês, mas já está novamente a produzir 45 aviões por mês e conta aumentar para 65 aeronaves por mês até ao verão de 2023.
O fabricante europeu prevê ainda aumentar para 75 aeronaves por mês em 2025, contando com o forte crescimento do tráfego aéreo mundial previsto a longo prazo e a necessidade de as companhias aéreas renovarem as suas frotas com aeronaves mais modernas que consumam menos combustível e, por conseguinte, emitam menos CO2.