Star Alliance investe em tecnologia e melhorias operacionais
Novos passos na estratégia de melhoria do serviço.
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Os CEO das companhias membro da Star Alliance decidiram, na reunião do CEB (Chief Executive Board) da Aliança, realizada em Zurique, avançar com investimentos em novas tecnologias e amplas melhorias ao nível dos processos operacionais, tendo em vista corresponder à evolução das exigências e necessidades dos viajantes nos dias de hoje.
“Prestar aos nossos clientes serviços de elevados padrões, consistentes, e à escala global, foi desde sempre o centro da nossa estratégia na Star Alliance”, disse o CEO da Air Canada, Calin Rovinescu, que preside ao CEB, Conselho Executivo da aliança.
“Com as decisões tomadas hoje, abrimos o caminho para alinhar melhor a complexidade de sistemas da nossa indústria com as exigências, em rápida mudança, dos nossos clientes. As tendências globais, tais como a personalização e digitalização de produtos e serviços, devem espoletar uma mudança de orientação na nossa indústria e o nosso objetivo é estar na linha da frente dessa evolução”, acrescentou o responsável.
A Star Alliance vai investir em projectos tecnológicos de muitos milhões de dólares, que incluem, entre outros, um novo hub de TI da Aliança para tratamento de bagagem. Este novo hub de TI está programado entrar em operação por volta do final de 2016 e é a mais recente de uma série de aplicações do tipo ‘plug and play’ que dão suporte às companhias da aliança na retaguarda. Os hubs tecnológicos atualmente existentes alcançaram já melhorias significativas ao nível da troca da informação sobre passageiros frequentes, sobre o ‘through check-in de passageiros e bagagens, bem como ao nível da prestação de um serviço de maior qualidade aos clientes premium.
Os processos relativos a bagagem são atualmente complicados devido ao facto de a informação relevante se encontrar alojada em muitos sistemas diferentes. Além dos sistemas operados por cada uma das companhias da aliança, cada aeroporto utiliza também o seu sistema de bagagem próprio, tornando altamente complexo todo o processo de localização e recuperação de bagagens em cada um dos sistemas, assim como a tomada de ações / medidas corretivas em caso de extravio de bagagem.
Em paralelo, os CEO aprovaram o desenvolvimento de processos estandardizados no âmbito do self-service check-in, das tecnologias para entrega rápida de bagagem nos aeroportos, etiquetagem de bagagem em self-service e validação automatizada de documentação de viagem. Uma vez implementados, esses parâmetros não só proporcionarão um serviço da melhor qualidade aos clientes da Aliança como reduzirão também os requisitos de infraestruturas e os custos em Assistência de Handling em todos os 1.300 aeroportos que a Star Alliance serve hoje.