Empresa de animação turística “Essência da Latitude” aposta em passeios personalizados
“Fazemos circuitos pelo país à medida dos gostos das diversas nacionalidades”.
Inês Pereira
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A aventura de quatro amigos começou em Maio do ano passado. Após vários anos de trabalho na banca, decidiram criar o próprio negócio ligado a uma paixão comum, o Turismo. Como referiu ao Publituris Leonor Gama, “tínhamos uma grande curiosidade pela área do Turismo, não só porque gostamos muito de viajar mas também porque somos apaixonados por Portugal e pela nossa cultura. Aliando tudo isto, e tendo em conta que tínhamos todos uma grande vontade de iniciar uma actividade por conta própria, amadurecemos a ideia, analisámos a concorrência, fizemos um Plano de Negócio e, depois de estabelecida a estratégia, negociámos a nossa saída do banco onde trabalhávamos. Somos quatro sócios, duas portuguesas de Lisboa, uma luso-francesa de Paris e um brasileiro do Rio de Janeiro”.
Licenciados em Gestão e Direito fizeram diversas formações nas Escolas de Turismo de Lisboa e Estoril para aprofundar conhecimentos. “Depois, pensámos cuidadosamente na nossa imagem, contratámos uma designer e passámos para o papel o que pretendíamos transmitir, nascendo a Essência da Latitude”, acrescentou Leonor Gama.
Por considerarem que “ Turismo é conhecimento aliado ao lazer. Pretendemos que quem nos visite nos descubra, não apenas, porque temos lindas praias, paisagens fantásticas e boa gastronomia, mas, sobretudo, porque temos uma cultura original, fruto das múltiplas influências que fomos absorvendo ao longo de séculos e resultante da nossa colocação geográfica periférica que consideramos, ao contrário do que é habitualmente transmitido, uma das nossas vantagens, porque nos colocou de frente para o resto do mundo. Por isso falamos das nossas origens, da nossa identidade, da nossa arte, da nossa cultura popular e de tudo o que nos torna um dos países mais interessantes e diversificados a visitar”, esclareceu.
A empresa tem produtos que são comercializados directamente aos clientes, através do site. Leonor Gama explicou que, “São passeios de um dia, meio dia e experiências. São passeios privados, podendo ser feitos, também, à medida. Em cada um deles há temas associados, porque queremos que os passeios funcionem como a leitura de uma história, que tem uma lógica para que possa ser compreendida”.
A outra vertente do negócio passa por parcerias com operadores estrangeiros. “Fazemos circuitos pelo país à medida dos gostos das diversas nacionalidades. Mais uma vez, o que procuramos é dar a conhecer a identidade do país, mas sem esquecer o público-alvo e aquelas que são as expectativas de quem nos visita”.
A aposta é nos mercados de classe média e média alta, mas também a classe alta. “Estamos particularmente direcionados para o mercado europeu, norte-americano e brasileiro. Os nossos produtos estão vocacionados para viajantes com mais de 35 anos e temos produtos que podem ser disfrutados em família, como por casais. Mas, acima de tudo, o nosso público-alvo são os turistas com um nível cultural médio e médio-alto que desejem fazer um turismo com maior qualidade e mais exigente”, concluiu.