Portugueses usam redes sociais para pesquisar destinos de férias, apura estudo da Marktest
Segundo o estudo da Marktest “Turismo e Redes Sociais”, 73% dos portugueses dizem já se ter inspirado nestas plataformas para escolher destinos de férias.
Publituris
Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas
FlyAngola lança primeira rota aérea internacional de Benguela
easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025
Ribatejo convida a “todos os tipos de descanso” em nova campanha promocional
Arrábida entre os melhores lugares na Europa para visitar em 2025 para a imprensa internacional
“Território Nacional” é o tema para o novo passaporte
Paris volta a liderar preferências dos portugueses para viagens na quadra festiva
Turismo egípcio testemunha recuperação significativa
Governo dos Açores confirma negociações com consórcio Newtour/MS Aviation para privatização da Azores Airlines
Museu do Fado vai ser ampliado e renovado
A grande maioria dos portugueses usa as redes sociais para pesquisar destinos turísticos e 73% dizem mesmo que já se inspiraram nestas plataformas para escolher destinos de férias, apurou o estudo da Marktest “Turismo e Redes Sociais”, divulgado esta quinta-feira, 21 de março.
O estudo da Marktest procurou analisar a influência que as redes sociais têm nas escolhas turísticas dos portugueses com idade entre os 25 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.
“Segundo a primeira edição deste estudo, 73% dos portugueses que usa redes sociais já as utilizou para pesquisar destinos ou inspirar-se para definir as suas férias. Mas não são apenas os destinos que ocupam os hábitos de consulta nas redes sociais relacionados com momentos de lazer e turismo”, indica a Marktest, num comunicado enviado à imprensa.
No entanto, o estudo não procurou apenas saber qual o impacto das redes sociais na escolha dos destinos de férias dos portugueses e abordou também temas a escolha de restaurantes e bares (69%), hotéis/alojamento (62%), promoções e descontos (57%), e eventos e atividades (56%), que também figuram no Top5 de consultas relacionadas com turismo.
“O estudo – que avalia, por exemplo, índices de notoriedade de cadeias hoteleiras, de agências de turismo e plataformas de viagens online, ou o impacto dos influenciadores de viagens – tentou também perceber qual a influência das informações e recomendações recolhidas através das redes sociais num contexto turístico. E neste campo, as reservas de hotel ou alojamento (55%) e as reservas de mesas em restaurantes e bares (43%) são as ações mais referidas como resultantes de posts ou comentários lidos nas redes sociais”, explica a Marktest.
O estudo permitiu ainda perceber que as redes sociais impactam sobretudo as gerações acima dos 35 anos na decisão de reserva de alojamento, enquanto as reservas de mesas e restaurantes e bares são mais referidas na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.