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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

Carolina Morgado
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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

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O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, à sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

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O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

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Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

 

 

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Bernardo Trindade reeleito como presidente da AHP para o triénio 2025-2027

Bernardo Trindade foi reeleito como presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) para o triénio 2025-2027, em lista única votada por unanimidade. A Assembleia Geral decorreu esta segunda-feira, 21 de abril, na Pousada de Lisboa.

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“A lista eleita reflete uma continuidade do trabalho desenvolvido no último mandato, com enfoque no reforço da representatividade da AHP em todas as regiões, e num compromisso claro com a qualificação do alojamento turístico, a competitividade da oferta hoteleira, a formação, valorização dos recursos humanos e o reforço do papel do Turismo nas agendas política e económica nacionais”, refere a associação em nota de imprensa.

Desta forma, os novos órgãos sociais da AHP para o próximo triénio são compostos por:

Mesa da Assembleia Geral

  • Presidente: Vitor Paranhos Pereira (Ritz Four Seasons Lisbon Hotel);
  • Vice-presidente: Romão Braz (Hotéis Azoris);
  • Secretários efetivos: João Diniz (Grande Hotel de Luso) e Carla Maximino (Hotel Mundial);
  • Secretário suplente: José Armando Ferrinha (Sea Porto Hotel) e Felipe França (Hotel Príncipe Lisboa).

Conselho Fiscal

  • Presidente: Manuel Violas (Hotéis Solverde);
  • Vice-presidente: Jorge Heleno (Dom Gonçalo Hotel);
  • Vogais efetivos: João Tomás (Casa das Penhas Douradas), Luís Cruz (MH Hotels);
  • Vogais suplentes: José Humbria Brazão (Hotel 3HB Faro) e Pedro Silva Pereira (Hotel Miraparque).

O Conselho Geral, presidido por Raul Martins, dos Altis Hotels, conta com uma lista de 23 conselheiros e integra representantes de grupos e unidades hoteleiras de norte a sul do país e ilhas.

Já o Conselho Diretivo, além de Bernardo Trindade, enquanto presidente, e Cristina Siza Vieira, como vice-presidente executiva, é composto por Margarida Almeida (Placid Village – Amazing Evolution); Andreia Pavão (Hotel Canadiano); Alexandre Marto Pereira (Hotel Estrela de Fátima, Lda. – Fatima Hotels); Miguel Proença (Hoti Hotéis); e Frederico Costa (Pestana Hotels & Resorts).

Por fim, a lista de representantes regionais da AHP inclui os seguintes membros:

  • Grande Lisboa e Península de Setúbal: Alexandre de Almeida (Hotéis Alexandre de Almeida);
  • Porto e Norte: Frederico Teixeira (Stay Hotels);
  • Centro – Aveiro, Coimbra e Viseu: Jorge Costa (Montebelo Hotel & SPA);
  • Centro – Beiras, Serra da Estrela e Beira Baixa: Luís Veiga (H2otel Congress & Medical SPA);
  • Centro – Leiria, Oeste e Vale do Tejo: Alexandre Marto Pereira (Fatima Hotels);
  • Alentejo Litoral: Luís Leote (Herdade do Touril);
  • Alentejo Centro e Interior: Lino Pereira Coelho (Évora Hotel);
  • Algarve: João Soares (Dom José Beach Hotel);
  • Madeira: Roberto Santa Clara (Hotéis Savoy);
  • Açores: Andreia Pavão (Hotel Canadiano).
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Sacavém acolhe 48ª agência da rede Bestravel

A Bestravel continua o seu processo de expansão com a abertura de uma nova agência de viagens em Sacavém. Trata-se da 48ª loja da rede distribuída por todo o território nacional.

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Considerada a maior rede de agências de viagens em regime de franchising em Portugal, a Bestravel passa a contar, com esta nova abertura, com mais uma loja estrategicamente localizada na região de Sacavém, perfazendo um total de 48 agências distribuídas por todo o território nacional.

Com uma forte aposta na inovação em várias áreas de negócio, a Bestravel, fundada em 2003, continua a garantir a sustentabilidade e o crescimento da atividade e serviços.

Quiala Diacana, diretor da nova agência de Sacavém, reforça a sua posição em relação à abertura da agência, afirmando que “estamos empenhados em proporcionar um serviço personalizado a cada cliente, permitindo a realização de viagens de sonho”.

Por sua vez, Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, afirma que a abertura da 48ª agência em Sacavém, “reforça a nossa posição no mercado, assinalando mais um passo de sucesso no processo de expansão e reconhecimento da Bestravel, enquanto marca e rede de franchising.”

A nova loja localiza-se na Rua da Cooperativa a Sacavenense, nº 26 A – Sacavém, com o telefone  211531253,
RNAVT– 12292 e email sacavém@bestravel.pt.

 

 

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Turismo na Ásia e Pacífico está a recuperar a todo o vapor

De acordo com dados do Turismo da ONU, após uma lenta recuperação inicial dos impactos da pandemia, a Ásia e o Pacífico estão a recuperar em plena força. Em 2024, os destinos da região receberam 316 milhões de chegadas internacionais, o equivalente a 87% dos números pré-pandêmicos e acima dos 66% no final de 2023.

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De acordo com os dados mais recentes da agência da ONU responsável pelo turismo, o sudeste asiático (Filipinas, Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia, Camboja, Laos e Vietname) foi a sub-região com os melhores resultados, registando níveis gerais de 92%, e o Japão está a experimentar o maior crescimento na região, com um aumento de quase 16% no número de turistas em comparação a 2019.

Em 2024, o Japão recebeu 36,9 milhões de turistas estrangeiros, um recorde histórico que supera em 15,7% o recorde anterior de 31,9 milhões de visitantes verificado em 2019, impulsionado por uma diversificação de visitantes, com uma forte presença de turistas asiáticos (Coreia do Sul, China, Taiwan) e um aumento notável de visitantes ocidentais, como americanos e franceses (385.000 franceses em 2024, em comparação com 336.333 em 2019).

No ano em análises, a Tailândia acolheu 35,54 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 26% em relação a 2023 (28,15 milhões). No entanto, este número continua 10,7% abaixo do recorde de 2019, quando o país contabilizou 39,8 milhões de visitantes internacionais. Outro país que teve uma forte recuperação, a Indonésia recebeu 13,9 milhões de turistas no ano passado, recuperando 86% dos níveis de 2019.

Quanto ao Vietname, recebeu 17,6 milhões de turistas internacionais em 2024, uma queda de 2% face a 2019, quando o país registou 18 milhões de visitantes estrangeiros. Este desempenho, embora ligeiramente inferior ao do ano pré-pandemia, marca uma forte recuperação, com um aumento de 39,5% em relação a 2023 (12,6 milhões).

As Maldivas registaram o maior crescimento na região, recebendo 20% a mais de turistas do que em 2019, seguidas pelo Japão, com 16%, Fiji com 10% e Sri Lanka 7% acima dos valores de 2019.

Em Jacarta, na reunião da Comissão da ONU Turismo, os Estados-Membros foram informados sobre os progressos realizados no desenvolvimento do setor na região. O relatório do Secretário-Geral delineou os progressos alcançados ao longo do último ano, nomeadamente nas áreas prioritárias de Insights Turísticos, Conhecimento, Investimentos e Inovação, Educação e o apoio da ONU Turismo aos seus membros no terreno.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou que a Ásia e o Pacífico “são uma das regiões mais dinâmicas do planeta. São um polo de transformação digital, novas ideias e inovadoras. E o futuro parece realmente muito promissor.”

Entre 2018 e 2024, a Ásia e o Pacífico atraíram mais de 640 projetos de turismo, avaliados coletivamente em 66 mil milhões de dólares, equivalente a mais de um terço dos gastos de capital globais em investimentos relacionados com o turismo.

Em Jacarta, a ONU Turismo deixou clara a necessidade de aumentar ainda mais o investimento e direcionar o IED para projetos com potencial para aumentar a sustentabilidade e a resiliência. No âmbito das reuniões da Comissão, a ONU Turismo sediou a primeira Conferência Regional sobre “Política de Turismo para a Economia Circular”, reunindo líderes dos setores público e privado para se concentrarem em desafios-chave, incluindo a redução de resíduos, o aumento da eficiência dos recursos e a reformulação das cadeias de suprimentos em todo o setor. O Secretário-Geral também deixou claras as intenções de continuar a alavancar o trabalho do Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico em Nara, Japão, visando fortalecer este escritório como um centro para um Programa de Resiliência do Turismo de amplo alcance.

Paralelamente ao aumento dos investimentos em infraestrutura resiliente, o Turismo da ONU também está a orientar o investimento em pessoas na região. A educação e o desenvolvimento do capital humano são prioridades fundamentais, com os Estados-Membros atualizados sobre os progressos nesta área, que inclui o desenvolvimento de um primeiro Mestrado em Gestão de Turismo com a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim, com 15 bolsas integrais concedidas anualmente, bem como um Mestrado em Marketing Digital e Análise de Dados com a Universidade de Turismo de Macau.

O Turismo da ONU regressa à Ásia e ao Pacífico em setembro, já que a Malásia é a anfitriã oficial do Dia Mundial do Turismo de 2025.

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Princess Cruises promove cruzeiros pelo Japão em junho e julho

A Princess Cruises está a promover dois cruzeiros de 10 noites pelo Japão no navio Diamond Princess, cujas saídas decorrem a 22 de junho e 1 de julho, e que apresentam preços desde 654 euros por pessoa, incluindo taxas.

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A Princess Cruises está a promover dois cruzeiros pelo Japão, ambos a bordo do navio Diamond Princess, cujas saídas decorrem a 22 de junho e 1 de julho, informou o operador, que representa a Princess Cruises em exclusivo no mercado português.

A primeira opção destina-se ao itinerário “Ilhas do Sul”, que tem partida de Yokohama (Tóquio) a 22 de junho, numa viagem de 10 dias, que visita Taipei e Hualien, em Taiwan, assim como Ishigaki e Okinawa, no Japão. Este itinerário tem preços desde 654 euros por pessoa, incluindo taxas.

Já o outro itinerário da Princess Cruises pelo Japão, denominado “Rodeando o Japão”, conta igualmente com partida de Yokohama (Tóquio), que decorre a 1 de julho, visitando Akita, Toyama, Tsuruga, Sakaiminato, Busan (Coreia do Sul), e Kagoshima, também ao longo de 10 dias. Os preços para este itinerário começam também nos 654 euros por pessoa.

Os preços mais baixos aplicam-se a alojamento em cabines interiores, sendo que o valor final já inclui taxas de 375 euros por pessoa.

 

 

 

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Europa é o continente mais afetado pelo aquecimento global

A Europa é o continente que mais aquece, e os impactos das mudanças climáticas aqui são claros. 2024 foi o ano mais quente já registado nesta zona do mundo, com temperaturas recordes nas regiões central, leste e sudeste, revelam o Serviço de Mudanças Climáticas da União Europeia (Copernicus) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no seu relatório anual conjunto sobre o Estado do Clima Europeu.

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O Serviço para as Alterações Climáticas da União Europeia (UE) publicou o relatório anual sobre o estado do clima da Europa em 2024, em colaboração com a Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas (OMM). O estudo, com base em dados e análises científicas, confirma a tendência contínua de aumento das temperaturas a subirem cerca de duas vezes mais depressa do que a média global, e das alterações climáticas em toda a Europa.

As tempestades eram frequentemente severas e as inundações generalizadas, ceifando pelo menos 335 vidas e afetando cerca de 413 mil pessoas. Os fenómenos climáticos extremos causaram em 2024 prejuízos estimados em 18,2 mil milhões de euros, de acordo com o relatório.

Ao longo do ano, houve um contraste marcante entre as condições climáticas leste-oeste, com condições extremamente secas e, muitas vezes, recordes de calor no leste, e condições quentes, porém úmidas, no oeste. As temperaturas da superfície do mar também atingiram níveis recorde, de 0,7°C acima da média, chegando a 1,2°C no Mar Mediterrâneo.

As instituições realçam mais uma vez a necessidade de a Europa se tornar climaticamente neutra e resiliente, e de ser acelerada a transição para a energia limpa e a adoção de medidas de energia renovável e de eficiência energética.

A Comissão Europeia indicou que a UE comprometeu-se a tornar-se neutra em termos climáticos até 2050 e adotou metas e legislação para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030. Para uma evolução favorável a Comissão publicou em abril de 2024 uma comunicação sobre como preparar eficazmente a UE para os riscos climáticos e reforçar a resiliência climática. Entretanto, a Comissão anuncia que apresentará um plano europeu de adaptação climática em 2026.

Os níveis de risco de incêndio no verão foram ligeiramente acima da média na maior parte da Europa. Os valores mais altos ocorreram, em setembro, devido a uma combinação de condições secas e ventos fortes, especialmente em Portugal e partes da Espanha.

Os incêndios em solo português atingiram cerca 1.100 km2, numa semana, representando quase um quarto de toda a área queimada na Europa em 2024. No episódio mais grave, cheias arrasadoras em Valência, no leste do território espanhol, causaram 232 mortes em outubro.

Em outubro, os fluxos fluviais na Península Ibérica foram muito acima da média, atingindo níveis recordes, como observado no Rio Tejo, que corre da Espanha para Portugal. Por outro lado, rios importantes no sudeste da Europa foram afetados por calor extremo e seca.

Todas as regiões europeias viram uma perda de gelo, sendo que os glaciares na Escandinávia e Svalbard tiveram as suas maiores taxas de perda de massa já registadas.

 

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Pinto Lopes Viagens propõe circuitos associados à literatura

Da Inglaterra de Jane Austen ou de Agatha Christie, à Namíbia de Gonçalo Cadilhe, passando pela Tailândia de José Luís Peixoto e pelo Japão de Raquel Ochoa, e ainda pela Batalha de Campo de Ourique com António Botto Quintans, a Pinto Lopes Viagens sugere vários circuitos associados à literatura, a propósito do Dia Mundial do Livro que se celebra esta quarta-feira, dia 23.

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A propósito do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor que se celebra esta quarta-feira, dia 23 de abril, a Pinto Lopes Viagens, operador turístico e agência de viagens especializada em viagens em grupo, culturais e de autor, destaca alguns circuitos associados a escritores para os viajantes que adoram literatura.

As primeiras propostas abordam clássicos literários, desvendando a Inglaterra romântica de Jane Austen e a do suspense criminal de Agatha Christie, e as restantes passam pelas Viagens com Autores, acompanhadas pelos escritores Gonçalo Cadilhe, José Luís Peixoto, Raquel Ochoa e António Botto Quintans.

Destinado a todos os viajantes ávidos por saber mais sobre a vida de Jane Austen, este circuito em Inglaterra leva-os aos locais frequentados pela escritora no seu quotidiano e àqueles onde foram escritos os seus livros mais emblemáticos, sem esquecer os cenários dos filmes que lhes prestaram homenagem. Esta viagem decorrerá de 31 de maio a 5 de junho.

Agatha Christie – À descoberta da sua vida e obra é outro circuito que a Pinto Lopes sugere de 2 a 7 de setembro. Destinado aos fãs e a todos os que tiverem curiosidade em saber mais sobre a vida e obra de Agatha Christie, este circuito leva-os aos locais frequentados pela escritora no seu quotidiano e àqueles que inspiraram os seus livros mais emblemáticos, sem esquecer os que lhe prestam homenagem, uma oportunidade única para descobrir o sul de Inglaterra e sentir os ambientes em que nasceram as histórias e as personagens que tão bem conhecemos.

Frequente visitante da Namíbia, Gonçalo Cadilhe propõe um itinerário pensado de maneira a ver o melhor e o máximo possível durante duas semanas. Com espírito de aventura durante o dia e conforto ocidental a partir do anoitecer, esta viagem, com algumas saídas já esgotadas, tem vagas limitadas para 5 a 19 de setembro.

Há ainda a Batalha de Ourique com António Botto Quintans. Este passeio é inspirado no livro “Ourique – O Início da Nacionalidade”, que nos leva aos lugares por onde D. Afonso Henriques terá passado aquando da celebrada Batalha de Ourique, ocorrida a 25 de julho de 1139, que marcou, definitivamente, o início da Nacionalidade de Portugal, e aos locais mais significativos conquistados pelo primeiro rei de Portugal a sul do Tejo. Um passeio, uma aventura terrestre, aérea e fluvial onde a História vai ao encontro de alguns dos locais mais sagrados e deslumbrantes do Alentejo, de 29 de maio a 1 de junho e de 18 a 21 de setembro.

Além disso, José Luís Peixoto convida a mergulhar na riqueza cultural da Tailândia com “O Caminho Imperfeito”, uma obra de não-ficção que relata a longa viagem a uma Tailândia para lá dos lugares-comuns do turismo, explorando aspetos menos conhecidos da sua cultura, sociedade, história, religiosidade, entre outros, a decorrer de 2 a 10 de agosto e de 29 de novembro a 7 de dezembro.

Finalmente, as propostas passam ainda pelo Japão português com Raquel Ochoa, autora de “Coração Castelo”. Apesar de se contarem apenas cerca de cem anos de presença portuguesa no Japão, nos séc. XVI e XVII, as marcas duram até hoje e são mantidas com esmero e grande orgulho pelos japoneses. Conhecer o “Japão português” é um reencontro cultural tão fundamental quanto emotivo. O circuito está agendado para 25 de outubro a 7 de novembro.

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CTP tem dúvidas sobre eficácia da “Via Verde para a Imigração” mas prefere “acordo com falhas do que nenhum”

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, mostra-se reticente face aos prazos para a atribuição de vistos ao abrigo deste programa que pretende atrair cidadãos estrangeiros para trabalhar em Portugal. Apesar de tudo, diz que o protocolo é bem-vindo, que a Páscoa foi positiva e que 2025 deverá ficar em linha com o último ano.

Inês de Matos

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, diz ter ainda dúvidas sobre a eficácia do programa “Via Verde para a Imigração”, nomeadamente sobre os prazos definidos para a atribuição de vistos, mas considera que “é melhor ter um acordo do que não ter nada”.

“Havia ali algumas coisas com as quais não concordámos, como a questão da habitação, mas o saldo, para nós, é positivo. Se isto vier a funcionar é, de facto, um avanço muito grande, é uma facilidade grande e, sobretudo, é uma previsibilidade”, afirmou Francisco Calheiros, numa entrevista à Antena 1/Negócios.

O presidente da CTP mostra-se, contudo, reticente face aos prazos definidos para a atribuição dos vistos ao abrigo deste programa que pretende atrair cidadãos estrangeiros para trabalhar em Portugal, considerando que é “difícil” que as autorizações sejam emitidas num prazo de 20/30 dias.

“Acho difícil. O que está previsto é conseguir, em 20 dias, ter uma autorização, e isso seria ótimo”, defendeu, revelando que este programa conta já com “bastantes pedidos” e que vai permitir dar resposta à questão da escassez de recursos humanos, nomeadamente já para o período do verão.

Recorde-se que o protocolo Via Verde para a Imigração foi assinado no início de abril e pretende agilizar a contratação de cidadãos estrangeiros de forma regulada, num processo de cinco passos que vem dar resposta às queixas de falta de recursos humanos para setores como o turismo.

Francisco Calheiros falou ainda sobre a procura registada para esta Páscoa, indicando que as ocupações da hotelaria rondaram os 80%, pelo que o balanço é positivo, tendo este período festivo sido semelhante ao do ano passado.

“Não sei se é uma das melhores, mas está confirmado, neste momento, que temos uma ótima Páscoa, com as ocupações a rondarem os 80%”, explicou, acrescentando que tudo indica que a procura esteja “em linha com o ano passado, ou até ligeiramente superior”.

E positivo deverá ser também 2025, com o responsável da CTP a revelar que, os primeiros sinais, mostram que, este ano, está “em linha com 2024, aliás, ligeiramente acima de 2024”.

“Se pudesse comparar e 2025 fosse igual a 2024, já estaríamos muito contentes. Os dados apontam, neste momento, – e o pick-up que temos que são as reservas para o futuro – que estamos em linha com 2024, aliás, ligeiramente acima de 2024”, indicou.

Apesar do otimismo, Francisco Calheiros lembra que o mundo atual está em “constante rotação” mas defende que, “se tudo correr normalmente”, 2025 deverá ficar “em linha com 2024, acima ligeiramente de 2024, o que é um ótimo resultado”.

 

 

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Solférias aproveita nova rota da TAP entre Faro e Funchal e lança programação especial

O operador turístico Solférias aproveita a nova rota direta da TAP entre Faro e Funchal para lançar uma programação específica para o verão 2025.

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Com duas frequências semanais, às segundas e quintas-feiras, em equipamento Embraer 190 (com capacidade para 106 passageiros), estes voos terão início no dia 2 de junho e terminarão a 11 de setembro.

A Solférias tem lugares garantidos nestes voos, permitindo programas de três, cinco ou sete noites tanto na Madeira como no Algarve.

Tirando o maior partido da competitividade da sua contratação especial quer para o Funchal, quer para o Algarve (sob a marca Solférias Algarve), os agentes de viagens portugueses passam, assim, a ter novas ofertas e alternativas atrativas para os seus clientes, rumo ao verão 2025.

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Turismo da Tailândia lança 12ª edição do passatempo online

Dedicada ao tema “Sustainable Tourism in Amazing Thailand”, a 12.ª edição do passatempo online da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) arranca esta segunda-feira, 21 de abril, e vai decorrer ao longo de cinco semanas, com 10 prémios para sortear entre os participantes.

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A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) lança esta segunda-feira, 21 de abril, a 12ª edição do passatempo online que vai testar os conhecimentos dos portugueses sobre a Tailândia e que conta com um total de 10 prémios para atribuir, com o primeiro prémio a consistir numa viagem para duas pessoas a Banguecoque e Phuket ou Krabi.

“Com o tema “Sustainable Tourism in Amazing Thailand”, o passatempo iniciou-se hoje, às 00:01 e termina às 23h59 de 25 de maio de 2025″, refere a TAT, indicando que a participação está disponível aqui.

O passatempo vai decorrer ao longo de cinco semanas, convidando os participantes que se inscreverem a “responder a um questionário de escolha múltipla com oito perguntas sobre a história e a cultura da Tailândia”.

“Aqueles que concluírem o passatempo e registarem pelo menos 80% de respostas corretas estão habilitados a participar no sorteio de 10 prémios, que será realizado no dia 21 de junho, pelas 12 horas, no Pavilhão Tailandês do Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, durante o Thai Festival”, acrescenta a TAT.

Além do primeiro prémio, que consiste numa viagem oferecida pelo operador turístico Icárion, este passatempo tem mais nove prémios para distribuir, com o segundo prémio a consistir numa estada de duas noites no Banyan Tree Bangkok e duas noites no Banyan Tree Phuket, para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, enquanto o terceiro prémio inclui três noites para duas pessoas com pequeno-almoço no Angsana Laguna Phuket.

Já os quarto e quinto prémios são vouchers para duas noites no Sheraton Samui Resort, para duas pessoas com pequeno-almoço incluído, sendo também sorteado um workshop de culinária tailandesa (para duas pessoas) no restaurante Thai Street em Cascais, assim como vouchers para experiências gastronómicas tailandesas nos restaurantes Siam Square, também em Lisboa, e Thailander, no Porto.

Os nono e 10.º prémios incluem uma massagem tailandesa de 60 minutos no The Peonicia Thai Spa, em Lisboa, e uma aula de Muay Thai para duas pessoas na escola Zé Fortes, em Lisboa, respetivamente.

A TAT revela que, durante o Thai Festival, será sorteado ainda “um prémio adicional para os participantes que registarem mais de 80% de respostas corretas e que estejam presentes na cerimónia de entrega dos prémios”, sendo que, também para este prémio adicional, será obrigatória a apresentação do “Talão Tômbola Thai Festival”, impresso e devidamente preenchido.

“Este prémio consiste numa estada de sete noites de alojamento em Banguecoque e Krabi ou Phuket, com transfers e seguro (sem o voo incluído) também oferecido pelo operador turístico Icárion”, indica ainda a TAT.

O sorteio vai contemplar exclusivamente cidadãos com mais de 18 anos, residentes em Portugal, e decorrerá de forma aleatória por via informática, utilizando um sistema validado por uma entidade externa credenciada, enquanto para os participantes presentes na cerimónia, o sorteio será realizado através de uma tômbola.

Todas as informação e detalhes sobre o passatempo podem ser consultados aqui.

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Pavilhão de Portugal já é destaque na Expo de Osaka

Mais de 13 mil visitantes passaram pelo Pavilhão de Portugal no primeiro dia da Expo 2025 Osaka, a 13 de abril, avança o AICEP nas redes sociais, referindo os visitantes mostraram grande entusiasmo ao provar iguarias tradicionais portuguesas e ao levar consigo recordações do nosso país.

Organizado pela AICEP, o Pavilhão de Portugal expressa o tema “Oceano, Diálogo Azul”, e convida o mundo a descobrir a profunda relação do nosso país com o mar — um elo histórico que nos liga ao Japão — e a forma como a inovação portuguesa contribui para a sustentabilidade dos oceanos.

Desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o Pavilhão de Portugal, segundo o AICEP, conjuga beleza estética com consciência ambiental.  A estrutura é composta por cerca de 10 mil cordas suspensas e redes de pesca recicladas, criando um edifício que interage de forma natural com o sol e o vento.

Localizado na zona Empowering Lives, junto ao Pavilhão do Japão e em frente ao emblemático Grand Ring, a representação portuguesa beneficia de uma posição estratégica para cativar o público internacional ao longo dos 184 dias da Expo 2025, indica ainda a entidade responsável pela nossa representação.

O espaço integra ainda vários elementos concebidos para enriquecer a experiência dos visitantes, como a UMI, mascote oficial de Portugal na Expo 2025, que simboliza a ligação do país ao oceano.

A cerimónia de abertura contou com a presença do embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo, da comissária geral de Portugal para a Expo 2025, Joana Gomes Cardoso, e do diretor do Pavilhão de Portugal, Bernardo Amaral.

 

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