Performance turística continua “bastante resiliente”

Por a 10 de Setembro de 2012 as 14:47

A performance turística internacional continua “bastante resiliente”, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que publicou o seu novo relatório mensal, dando conta de que, apesar das adversidades económicas, o turismo continua “bem de saúde”.

No relatório destaca-se que, entre Janeiro e Junho, o crescimento do tráfego aéreo internacional de passageiros foi de 7,5%, um resultado acima da subida verificada no mesmo período do ano passado. Ásia-Pacífico, Médio Oriente e África foram as regiões onde se registaram maiores crescimentos, ao contrário da Europa.

Por outro lado, as chegadas de turistas, a nível global, cresceram 5,4% no primeiro semestre do ano, “com melhorias em quase todas as regiões, incluindo a Europa”, sublinha o WTTC. Simultaneamente, a mesma fonte salienta que os números até agora existentes ainda não reflectem a realidade total da época alta vivida em muitos mercados, como é o caso de Portugal, já que faltam os números de Julho e Agosto.

A ocupação hoteleira, outro dos instrumentos analisados pelo WTTC, também continuou “robusta” entre Janeiro e Junho, apesar de ter descido em regiões como o Sul da Europa e Ásia Central, por exemplo. Já na América do Norte, Caraíbas e Médio Oriente os resultados foram mais positivos, em comparação com o mesmo período de 2011.

Este ano, de acordo com o WTTC, o PIB turístico global deverá subir 2,8%, um valor ligeiramente abaixo do crescimento registado no ano passado (3%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *