Companhias aéreas do Grupo SATA crescem 24,8% em passageiros em 2023
No ano passado, a SATA Air Açores transportou cerca de 952 mil passageiros, enquanto a Azores Airlines contabilizou mais de 1,4 milhões de passageiros, num crescimento consistente que, segundo o Grupo SATA, “foi observado ao longo de todos os trimestres do ano”.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
No ano passado, as companhias aéreas do Grupo SATA, a Azores Airlines e a SATA Air Açores, transportaram um total de 2,4 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 24,8% em relação a 2022 e de 40% em comparação com 2019, o último ano antes da pandemia.
“Este crescimento consistente foi observado ao longo de todos os trimestres do ano, tendo a SATA Air Açores transportado cerca de 952 mil passageiros, e a Azores Airlines transportado cerca de 1,4 milhões de passageiros, o que representa, respetivamente, 39,7% e 60,3% dos passageiros transportados”, indica o grupo de aviação açoriano, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 2 de fevereiro.
O Grupo SATA diz também que, no ano passado, o load factor dos voos de ambas as companhias aéreas “apresentou uma evolução positiva”, chegando aos 79,1%, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação a 2019 e de 5,6 pontos se comparado com o ano passado.
O grupo açoriano explica que o load factor atingiu mesmo, no terceiro trimestre do ano, ou seja, entre julho e setembro, “o valor mais alto registado desde 2019”, chegando aos 83,7%.
“Para além deste indicador positivo, o índice de regularidade das companhias aéreas também registou um desempenho positivo, acima dos 95%, com apenas 4,5% dos voos cancelados (a maioria devido a condições atmosféricas adversas à operação), face a um total de 28.437 voos realizados”, refere ainda o comunicado divulgado.
Segundo Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA, “este aumento significativo no número de passageiros transportados em 2023, reflete não só a confiança renovada nas companhias aéreas do Grupo SATA, mas também destaca a importância fundamental do trabalho coletivo que tem permitido que as interações com os passageiros, desde a reserva ao desembarque, tenham contribuído para uma experiência positiva na SATA Air Açores e na Azores Airlines”.
Azores Airlines cresce em todos os mercados em que opera
O Grupo SATA destaca o desempenho da Azores Airlines, a companhia aérea do grupo que realiza os voos internacionais, uma vez que esta transportadora contabilizou mais de 1,4 milhões de passageiros, o que representou um acréscimo de 362 mil passageiros face ao ano anterior.
“No que toca ao Load factor, a companhia aérea também melhorou o desempenho, atingindo um valor de 82,8% (+3,8 p.p. vs 2019 e 7,9 p.p. vs 2022) mantendo um Load factor a rondar os 80% ao longo de quase todo o ano”, indica o grupo, destacando as rotas da América do Norte.
Naquela região, para onde a Azores Airlines conta com voos para Boston, Toronto, Montreal, Nova Iorque, Oakland, as rotas apresentaram um crescimento de 54,2% quando comparado com o ano de 2022, representando “cerca de 23% do total dos passageiros transportados pela companhia aérea”.
As rotas europeias, excluindo Portugal, também “registaram um aumento significativo no número de passageiros transportados”, num crescimento que chegou aos 87% quando comparado com o ano anterior, mas que, segundo o Grupo SATA, representa “um peso ainda reduzido no total de passageiros transportados pela companhia, cerca de 5%”.
As rotas domésticas da Azores Airlines também continuaram “a crescer e a assumir um peso muito significativo na operação”, registando-se um aumento no número de passageiros transportados de cerca de 29% face a 2022.
Já a taxa de regularidade da Azores Airlines ficou acima dos 97%, “com apenas 2,7% dos voos cancelados, um valor que ficou abaixo do verificado em 2019, ano em que a companhia aérea registou cancelamentos na ordem dos 4,6%”.
SATA Air Açores também cresce em passageiros e voos
Já a SATA Air Açores, que realiza os voos entre as ilhas açorianas, transportou quase um milhão de passageiros (951.565) em 2023, o que representa um aumento de 24,1% do que em 2019 e mais 13,7% do que em 2022, correspondendo a mais 114 mil passageiros transportados face ao ano de 2022.
No total, a SATA Air Açores 18.737 voos, número que indica aumentos de 22,5% face a 2019 e de 8,2% em comparação com 2022, assim como um acréscimo de oferta de mais 1.423 voos.
A companhia aérea regional alcançou ainda um Load Factor de 74,1%, 2,4 pontos percentuais abaixo de 2019, mas 2,3 acima de 2022, tendo este indicador estabilizado nos 70%, consistente ao longo de quase todo o ano.
Apesar do aumento de voos, a SATA Air Açores apresentou uma taxa de regularidade acima dos 94,9%, “o que significa que apenas 5,1% dos voos foram cancelados (na sua maioria devido a condições atmosféricas adversas à operação)”, diz o Grupo SATA.
“O aumento consistente de passageiros transportados representa um marco de sucesso e um testemunho do compromisso das companhias aéreas para com a excelência de serviços que querem continuar a prestar”, lê-se ainda no comunicado.