Regulador espera que negociação da ANA para qualidade do serviço ocorra “estes dias”
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) disse acreditar que estão reunidas as condições para a ANA Aeroportos iniciar as negociações para ajustar os níveis de qualidade de serviço e espera que o processo ocorra “estes dias”.

Publituris
Mais de 33 empresas portuguesas comprometidas com práticas sustentáveis
Municípios já podem ostentar a nova marca “Destino – Portugal Sustentável”
A expansão da oferta MICE no Interior em debate na BTL
Inscrições abertas para o RoadShow das Viagens do Publituris
“Açores são exemplo de turismo sustentável”, reafirma o presidente do Governo Regional na BTL
Maioria são brasileiros mas rota da LATAM Airlines entre Fortaleza e Lisboa também atrai franceses e italianos
Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas
Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL
Holiday Inn Beja aposta no segmento de reuniões e eventos
TAP retoma voos para Porto Alegre a 1 de abril e quer “continuar a crescer em termos de frequências”
“A ANA levantou uma questão, porque tinha dúvidas relativamente ao âmbito dessa mesma negociação, a ANAC já clarificou a questão à entidade gestora aeroportuária e, portanto, estamos em crer que estão reunidas as condições para a ANA encetar essa mesma negociação que se espera que ocorra estes dias”, disse a presidente do Conselho de Administração da ANAC, Ana Vieira da Mata, que foi esta quarta-feira, 26 de junho, ouvida no parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação.
Em 22 de fevereiro, a ANAC anunciou que tinha determinado à ANA – Aeroportos de Portugal que iniciasse, no prazo de 30 dias, um processo negocial com os utilizadores dos aeroportos, de modo a ajustar os níveis de qualidade de serviço nos aeroportos.
No dia seguinte, o administrador da ANA Francisco Pita disse à Lusa que a gestora dos aeroportos está globalmente em cumprimento dos níveis de serviço, sendo que em 680 indicadores de qualidade só 17 levantaram questões em 2023.
“Tendo em conta o aumento das taxas [aeroportuárias], não se verifica uma correspondência no nível de serviço que é prestado”, apontou hoje a presidente do regulador, em resposta a questões do deputado Marco Claudino, do PSD.
Segundo afirmou a ANAC em fevereiro, “a avaliação da qualidade do serviço por parte dos passageiros, tem-se vindo consecutivamente a deteriorar (numa base homóloga)” e os “números de reclamações de passageiros têm vindo a ser mais expressivos”.
Já questionada pelos deputados sobre a ausência de regulamentação para heliportos em mais de 10 hospitais, a responsável da ANAC explicou que o regulamento não foi concretizado no ano passado, conforme estava previsto, mas “foi balanceado com atuação no terreno” e que há já alguns hospitais que têm o processo em fase final de concretização.
Relativamente ao tema das condições precárias dos trabalhadores de assistência em terra (‘handling’), levantada pelo deputado do Chega Filipe Melo, Ana Vieira da Mata admitiu que se trata do segmento “mais pressionado do ponto de vista laboral” e defendeu uma abordagem integral dos reguladores, no caso, da aviação e das condições de trabalho.