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Unicâmbio vence concurso para explorar atividade de câmbio no aeroporto do Porto e lança campanha com a TAP

A Unicâmbio venceu o concurso internacional para a exploração da atividade de câmbio no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, novidade que coincide com o lançamento de uma campanha em parceria com a TAP.

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Unicâmbio vence concurso para explorar atividade de câmbio no aeroporto do Porto e lança campanha com a TAP

A Unicâmbio venceu o concurso internacional para a exploração da atividade de câmbio no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, novidade que coincide com o lançamento de uma campanha em parceria com a TAP.

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A Unicâmbio venceu o concurso internacional para a exploração da atividade de câmbio no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, reforçando a sua presença nos aeroportos nacional, novidade que coincide com o lançamento de uma campanha em parceria com a TAP, através do programa de passageiro frequente TAP Miles & Go.

Através desta campanha, explica a empresa de câmbio em comunicado, os clientes da Unicâmbio ganham uma milha no cartão TAP Miles & Go por cada euro gasto, bastando apenas apresentar o cartão TAP Miles & Go, seja físico ou virtual, no momento da compra de moeda estrangeira.

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“Essa parceria entre a Unicâmbio e a TAP Miles & Go vai permitir que os clientes aproveitem ao máximo as suas compras de moeda estrangeira, acumulando assim as correspondentes milhas”, sublinha a Unicâmbio, no comunicado divulgado.

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A Unicâmbio diz que está empenhada em “fortalecer a sua colaboração” com a companhia aérea de bandeira nacional, pelo que esta campanha representa “mais um passo no compromisso de ambas as empresas em fornecer benefícios exclusivos aos clientes, proporcionando uma experiência financeira ainda mais vantajosa”.

Esta campanha está em vigor em todas as lojas da rede Unicâmbio até dia 31 de outubro, representando “uma oportunidade única de ganhar milhas” enquanto se efetuam transações de câmbio.

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Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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Azul reforça operação em 12% durante o pico do verão brasileiro

Entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, a Azul vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

A Azul anunciou que, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

“Esse aumento será muito importante para comportar a procura, oferecer novas possibilidades de rotas e conexões diretas, além de ser essencial para que, mesmo com a alta procura, os preços se mantenham acessíveis. Teremos uma oferta de cerca de 460 mil assentos a mais na alta temporada, em comparação ao último verão”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planeamento Estratégico e Alianças da Azul.

No total, a Azul vai disponibilizar 43,3 mil voos durante o pico do verão no Brasil, incluindo regulares, voos extras e ligações dedicadas da Azul Viagens, com a companhia aérea a indicar que as regiões do Sudeste e Nordeste vão ser as maiores beneficiadas, ainda que também existam novidades ao nível das ligações internacionais.

“Ao todos serão 1.471 voos na região, que contempla os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o Nordeste é a região mais procurada como destino de férias, recebendo 1.159 voos durante o período, com destaque para Recife, Maceió e Porto Seguro, as cidades que mais terão voos”, revela a Azul, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de outubro.

Segundo a companhia aérea, os aeroportos mais movimentados no período serão os hubs de Viracopos, em Campinas (SP), Confins – BH Airport (MG) e Recife (PE), importantes para a conexão dos clientes com os mais de 160 destinos atendidos pela Azul”.

A temporada alta no Brasil vai ficar ainda marcada pela abertura de 10 rotas domésticas diretas, que segundo a Azul são “inéditas” e vão ligar os aeroportos de Guarulhos e Ilhéus (BA), “além de Navegantes, que contará com voos direto para Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)”.

A companhia aérea vai contar ainda com novos voos realizados durante a madrugada e que vão ligar Campinas aos aeroportos de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC), num total de 68 ligações, entre 21 e 28 de dezembro, bem como a 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025.

Este verão, a Azul vai ainda abrir novas rotas internacionais, nomeadamente entre Campinas e Punta del Este, no Uruguai, disponibilizando dois voos por semana entre 18 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, bem como de Florianópolis e Montevidéu, capital do Uruguai, que também vai contar com duas ligações por semana, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025.

“Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes”, acrescenta a Azul, revelando que também para Orlando vão ser realizados voos extraordinários.

No caso de Orlando, a Azul vão acrescentar um voo aos sábados, entre 16 e 23 de novembro, que se junta à operação de um voo por dia que a companhia aérea já realiza para este destino dos EUA desde Campinas e que passa a diário a partir de 30 de novembro, aumentando a oferta da Azul para dois voos por dia desde Campinas.

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Filme promocional do Turismo Centro de Portugal é finalista em competição internacional de filmes de turismo

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo. A votação para escolher os vencedores decorrer até 18 de outubro.

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo.

Segundo a Turismo Centro de Portugal, esta competição internacional “reúne as melhores criações audiovisuais exibidas no circuito mundial de festivais dedicados ao turismo” e, este ano, conta com 66 filmes finalistas, de 23 países.

A votação está a decorrer e pode ser realizada aqui, no máximo de um voto por pessoa e por dia, até às 12h00 de dia 18 de outubro. Os vencedores são conhecidos após essa data e vão ser anunciados no website e nas redes sociais do CIFFT.

“Estar entre os finalistas dos Prémios CIFFT é um reconhecimento do trabalho contínuo feito pela Turismo Centro de Portugal para promover de forma criativa a região. O filme ‘Vou Só 3 Dias’ é um convite para explorar a riqueza humana e cultural do Centro de Portugal, e ter a possibilidade de ver esta produção distinguida internacionalmente é motivo de grande orgulho para todos nós. Contamos com o apoio do público para elevar ainda mais a notoriedade da nossa região no panorama turístico global”, considera Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Todos os 66 filmes finalistas destes prémios vão poder participar no circuito CIFFT 2024, uma competição global que determinará os melhores filmes de turismo do mundo deste ano. A produção vencedora do voto do público terá a oportunidade de participar na gala dos “World Tourism Film Awards”, que terá lugar em novembro em Valência, Espanha, onde receberá o troféu.

Recorde-se que o filme promocional da Turismo Centro de Portugal que é finalista nestes prémios narra a aventura de um protagonista que planeia passar três dias a descobrir o território do Centro de Portugal, mas que rapidamente percebe que necessita de mais tempo para conhecer a verdadeira essência da região.

“Com uma abordagem envolvente e humanizada, o filme destaca as pessoas, os saberes, a proximidade e as tradições únicas que compõem a identidade singular do Centro de Portugal. A campanha criativa é assinada pela Lobby Films and Advertising”, explica a Turismo Centro de Portugal.

O filme pode ser visualizado aqui.

Além deste filme, a região Centro de Portugal conta com outras produções de destaque entre os finalistas dos “People’s Choice Awards”, nomeadamente os filmes do Município das Caldas da Rainha, do Município da Covilhã, do Município da Nazaré, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Estes filmes podem ser vistos aqui, onde é também possível votar nos preferidos.

 

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APECATE acusa CM Porto de criar “problema grave” ao proibir veículos  de animação turística na Baixa e Centro Histórico

Num comunicado enviado à imprensa, a APECATE acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem as associações do setor, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quarta-feira, 2 de outubro, criticar a decisão da Câmara Municipal do Porto de proibir a circulação de veículos de animação turística na Baixa e Centro Histórico da cidade, considerando que se trata de uma medida “desadequada e imponderada”, que revela um “profundo desconhecimento da realidade da Operação Turística”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem “construir a solução em conjunto com as Associações do setor”, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

Segundo a APECATE, esta medida é também uma discriminação para os operadores de animação turística, uma vez que proíbe a sua atividade, nomeadamente a realizada por viaturas até nove lugares, enquanto permite “que outros setores continuem a operar no centro da cidade (sem ter apresentado qualquer argumento válido para essa discriminação)”.

A associação diz que, na região Norte, operam cerca de 360 empresas de Animação Turística, que têm o CAE 93293, muitas das quais “prestam serviços diários na cidade do Porto”, pelo que o impacto desta medida “coloca em causa cerca de 3.000 postos de trabalho”.

“A proibição de circulação destes veículos no centro compromete a sustentabilidade destas empresas e coloca em risco a subsistência de milhares de famílias de forma direta e indireta”, acusa a APECATE.

A associação diz que muitos dos serviços que passaram a estar proibidos eram de tomada ou largada de turistas para programas realizados em áreas de baixa densidade de toda a região Norte, como o Minho, Douro ou Trás-os-Montes, pelo que se torna ainda mais grave a existência deste “entrave a estas operações tão essenciais para estas regiões”.

“O Porto, como destino turístico de referência, beneficia amplamente das experiências proporcionadas pelas empresas de Animação Turística, que são parte integrante da oferta turística da cidade. Impedir a sua operação no centro não só limita a experiência dos visitantes como também coloca o Porto em desvantagem face a outros destinos concorrentes, defende a associação.

Por isso, a APECATE defende que a medida deve ser revista com urgência, apelando à “atribuição de licenças de circulação, em caráter excecional, a todas as empresas que já operavam regularmente na cidade do Porto”, o que permitiria “mitigar o impacto económico imediato e evitar a paralisação das atividades, salvaguardando assim os empregos e a vitalidade do setor”.

“Além disso, a APECATE manifesta total disponibilidade para colaborar com as autoridades municipais, à semelhança do que tem feito em outras cidades e espaços naturais que necessitam de ordenamento, contribuindo com ideias e soluções que possam resolver a situação dramática agora criada. O nosso objetivo é garantir que o equilíbrio entre a preservação do centro histórico e o dinamismo económico da cidade seja mantido, permitindo que o Porto continue a ser um destino turístico competitivo e atrativo”, refere ainda a associação.

 

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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Lisboa é o Melhor Destino Culinário da Europa

A capital portuguesa arrecadou o titulo de Melhor Destino Culinário da Europa nos World Culinary Awards, à frente de cidades como Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena.

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A capital portuguesa foi eleita, pela primeira vez, como Melhor Destino Culinário da Europa, nos World Culinary Awards, prémios que foram entregues esta quarta-feira, 2 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Dubai.

Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena são algumas das cidades europeias que também disputavam este titulo, que foi atribuído a Lisboa pela “sua oferta diversificada e de qualidade” a nível gastronómico.

“É um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronómicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prémio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”, congratula-se Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

Estes prémios destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária, sendo os vencedores escolhidos através de votação pública.

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Berlim vive “ano muito especial” e prepara 35.º aniversário da queda do muro

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades.

Inês de Matos

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades que leva a que a cidade esteja a viver “um ano muito especial”.

“Muitas pessoas vêm a Berlim para ver a nossa história e, mais do que isso, para sentir a nossa história. Este ano, temos um ano muito especial, é o 35.º aniversário da queda do muro e, como Berlim tanto gosta de celebrar, vamos celebrar esse aniversário”, disse o responsável esta quarta-feira, 2 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa, em Lisboa.

Segundo Christian Tänzler, a capital alemã tem vindo a celebrar a queda do Muro de Berlim a cada cinco anos com programas repletos de atividades, a exemplo do que aconteceu em 2009, 2014, 2019 e que vai acontecer também em 2024.

“Foi uma enorme celebração, muitas famílias puderam voltar a juntar-se novamente, e claro que celebramos este que continua a ser um dos maiores momentos de avanço e mudança na nossa história. Foi uma revolução pacifica e é por isso que a temos celebrado”, referiu.

Este ano, revelou o porta-voz do visitBerlin, o aniversário da queda do Muro de Berlim vai contar com uma instalação artística composta por cartazes em que os próprios alemães explicam o significado que atribuem a palavras como liberdade ou revolução, que continuam a estar associadas à data de 9 de novembro de 1989.

“Berlim é um exemplo na forma como lida com a história, até na parte mais sombria”, comentou Christian Tänzler, explicando que alguns dos destaque das celebrações do 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim são as exposições que vão estar patentes no Museu Stasi, que retrata a antiga polícia politica da Alemanha Ocidental, ou no Tranenpalast, um antigo ponto de passagem fronteiriço, que ficou conhecido como o “Palácio das Lágrimas” pelas muitas famílias que ali se separaram.

Além das exposições alusivas à queda do Muro, a oferta de Berlim ganhou também novos protagonistas com a abertura de novos museus na Ilha dos Museus, mas também do Humboldt Forum, um espaço cultural dedicado à ciência, arte e história, ou ainda do Museu da Alemanha, que oferece uma viagem inovadora pela história alemã.

Além da oferta cultural, Christian Tänzler falou também da parte gastronómica de Berlim, cidade que conta com 28 estrelas Michelin em 21 restaurantes, e que leva a que, atualmente, a capital alemã seja considerada “um hotspot gastronómico”.

A terminar a apresentação, o porta-voz do visitBerlim lembrou ainda que, em 2025, o Festival de Cinema Berlinale assinala 75 anos e abordou os mercados de Natal, que normalmente ultrapassam as seis dezenas na capital alemã, com ofertas para todos os públicos, e que contribuem para levar um grande número de turistas a Berlim.

 

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Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade

O programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira” foi retomado pelo município e vai decorrer até 12 de junho do próximo ano. O objetivo é divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta.

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As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida para a visita. Têm duração aproximadamente de duas horas, e são conduzidas sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira é mais que sol e praia, temos muito mais para oferecer em termos de história, cultura, tradições e gastronomia, bem como uma temperatura amena que nos permite ter turismo ao longo de todo o ano”.

José Carlos Rolo frisa que “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade, conclui.

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Lusanova promove formação online sobre a Madeira

O operador turístico Lusanova promove um webinar no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h00, para apresentar e explicar a programação especial que dispõe para o destino Madeira.

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A formação, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, vai decorrer online e os agentes de viagens interessados podem efetuar a sua inscrição para o email [email protected]

Recorde-se que a Lusanova apresenta uma diversificada oferta pacotes turísticos para a Madeira, com durações entre duas a cinco noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’ e de “Aventura”, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza pacotes para os Mercados de Natal no Funchal, assim como para receber o Novo Ano na ilha.

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Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado

Uma vez que uma boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pelos incêndios de setembro, a primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, foi adiada para datar a determinar.

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Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.

No entanto, a organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e mal estejam reunidas todas as condições será anunciada nova data para a realização do evento.

“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280Km da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).

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