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Iberia: a marca turística mais valiosa da Espanha

Segundo a última avaliação da consultora internacional Brand Finance, a Iberia é a marca mais valiosa do setor do turismo em Espanha.

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Segundo a última avaliação da consultora internacional Brand Finance, a Iberia é a marca mais valiosa do setor do turismo em Espanha.

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Este ranking, que avalia a marca das empresas do país e o seu contributo para o próprio negócio, coloca este ano a Iberia no 22.º lugar da classificação geral, uma melhoria de 10 lugares face a 2022, que é, por sua vez, uma das evoluções mais marcantes no ranking. A Iberia renovou a sua marca em 2014 e conseguiu um crescimento sustentado do seu valor de marca.

O relatório Brand Finance também traz um ranking dos executivos que mais contribuíram para o fortalecimento da sua marca. Javier Sánchez-Prieto, presidente e CEO da Iberia, aparece como o segundo executivo entre os que a consultoria chama de “guardiões da marca”. Esse ranking valorizou, acima de tudo, a liderança e a inspiração dos gestores para enfrentar mudanças positivas. Sánchez-Prieto obteve as melhores pontuações em aprovação dos funcionários e força da estratégia.

Em Espanha, a companhia aérea tem níveis de familiaridade e consideração entre os consumidores acima de 90%. O relatório Brand Finance também destaca que a Iberia se tornou um dos ícones internacionais da Espanha. Da mesma forma, o relatório destaca a contribuição da missão da Iberia para o valor da sua marca: a companhia aérea passou mais de 95 anos “gerar prosperidade, conectando as pessoas com o mundo, sempre com sotaque espanhol”.

Foto crédito: Depositphotos.com
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AHETA quer “parcerias” com as câmaras e entidades regionais para fazer face à falta de alojamento para colaboradores no Algarve

Ainda com o verão a decorrer, a AHETA chama a atenção para a um dos grandes problemas já identificados na região: a falta de alojamento para os colaboradores na área do turismo.

Numa nota de imprensa enviada às redações, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), alerta as entidades locais para a problemática da falta de alojamento para os colaboradores na região do Algarve.

Na nota, a AHETA frisa estar “consciente da grande dificuldade em conseguir boas condições de habitabilidade, para os seus colaboradores, em virtude da impossibilidade de conseguir terrenos para a implantação de alojamentos, em condições de dignidade, o que permitiriam a fixação de famílias, no Algarve e, assim, contribuiria para a resolução dos problemas de habitação das nossas equipas”.

A AHETA pretende, assim, a realização de “uma parceria com as Câmaras Municipais e entidades regionais, com responsabilidades nas questões de ordenamento do território, que permitisse identificar bolsas de terrenos, fora das zonas de maior pressão turística, onde pudéssemos construir unidades de alojamento, com diversas tipologias e que nos comprometemos a não lhes dar outra utilização que não essa, sugerindo mesmo que sobre a aprovação destes projetos vigorasse um ónus de não venda ou alteração de uso, durante 50 ou 100 anos”.

A terminar, a AHETA frisa ainda que, “só assim poderemos enfrentar as perspetivas de desenvolvimento futuro da atividade turística na região, contribuindo para melhores condições de vida dos colaboradores e dando-lhe habitação digna, uma das premissas fundamentais para motivar a vinda de novos profissionais para o Algarve”.

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Adega de Palmela celebra vindima em setembro

Todas as quartas-feiras de setembro, a marca vinícola assinala a época das vindimas com programa dedicado ao enoturismo.

Nos dias 6, 13, 20 e 27 do mês de setembro, a Adega de Palmela realiza “Um dia de Vindima na Adega de Palmela”, um programa com visitas, provas e degustações destinado aos amantes de vinho. Da vinha para a Adega de Palmela poderá conhecer os processos que ocorrem antes do vinho chegar ao seu copo, numa experiência que assinala a época das vindimas.

Pelas 09h00, inicia-se a receção nas instalações da Adega de Palmela, em que os visitantes irão receber um “Kit de Vindima” e são convidados a pegar nas tesouras e nos cestos e começar o corte de uvas, acompanhado de tapas e vinhos da marca vinícola. Da vinha vão para a Adega de Palmela, onde irá decorrer a visita guiada às instalações, seguindo-se da experiência de pisa a pé.

De seguida terá lugar o almoço tradicional na Cave de Barricas com prova comentada dos vinhos, onde é dado a conhecer o vinho da marca desde a sua história às suas características enológicas. Durante a visita às vindimas, a marca irá revelar o que está por detrás do processo de vinificação desde a receção da uva até ao produto final, terminando a experiência no espaço idealizado para provas de vinho com a oferta de uma garrafa de vinho da marca.

A experiência que terá lugar todas as quartas-feiras do mês de setembro tem o custo associado de 90€ por pessoa e as reservas devem ser feitas enviando um e-mail para [email protected] ou pelo contacto 969 127 472.

O programa da Adega de Palmela está associado à RM Guest House, em Setúbal, dando a possibilidade aos visitantes de fazer a reserva de dormida no alojamento com custo e reserva à parte da experiência vínica, com o valor de 90€ por noite para duas pessoas.

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LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

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LATAM foi a companhia aérea mais pontual em julho, diz a Cirium

A LATAM destronou a Avianca como companhia aérea mais pontual do mundo, em julho de 2023.

A LATAM Airlines foi a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de julho de 2023, destronando a Avianca, segundo avança a análise mensal da Cirium. Se no mês de junho a companhia aérea colombiana liderava com uma pontuação de 86,61%, contra 86,54% da companhia brasileira, no sétimo mês deste ano as posições inverteram-se, com a LATAM a aparecer com uma pontuação de 85,30% contra os 84,67% da Avianca.

No ranking global, a Terceira posição pertence à Saudia (83,76%), seguida da Japan Airlines (JAL) com 83,39%) e da Qatar Airways (82,67%).

Os dados da Cirium também mostram que, face aos últimos dois meses (junho e maio), a maioria das companhias registaram um decréscimo nos valores referentes à pontualidade, exceto a United Airlines, JAL, Copa Airlines, Azul, Aeromexico, Royal Jordanian, Safair e Ethiad que melhoraram a sua performance face a junho.

Por regiões, na Europa é a Iberia que lidera, no mês de julho), seguida da Finnair, Norwegian, LOT e Vueling.

Na Asía-Pacífico, é, por sua vez, a JAL a líder, seguida da IndiGO, ANA, Air New Zeland e Thai AirAsia.

Na América do Norte, é a Alsaka Airlines que ocupa a primeira posição das companhias aérea mais pontuais em julho, seguida da Delta Air Lines, American Airlines, United Airlines e Southwest Airlines.

Mais a sul, na América Latina, é a Copa Airlines a companhia área mais pontual, seguida da Azul, Avianca e Aeromexico.

Finalmente, no Médio Oriente e África, a liderança pertence à Oman Air, seguida da Royal Jordanian, Safair, Ethiad e Saudia.

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Portugal no top 5 dos países europeus para nómadas digitais

Estudo recente dá conta que Portugal está entre os melhores países para os nómadas digitais.

Um estudo desenvolvido pela plataforma “Moving to Spain” revela que Portugal ocupa o 5.º lugar num ranking que estabelece os melhores países para os nómadas digitais.

Com uma pontuação de 6,70, Portugal fica atrás da Noruega (7,79 pontos), Alemanha (7,22 pontos), Hungria (7,10 pontos), Espanha (6,76 pontos), mas à frente de destinos como Roménia (6,14 pontos), Dinamarca (5,68 pontos), Finlândia (5,57 pontos) ou Itália (5,34 pontos).

Portugal é identificado como um país que “pontua consistentemente bem” nas categorias analisadas. “É um dos países mais seguros da nossa lista, com boa internet e custo de vida barato”, revela o estudo, indicando ainda que Portugal é conhecido pelo “clima fantástico, com mais de 300 dias de sol por ano”, além da “receção calorosa aos expatriados que vivem em Portugal”.

Questão fundamental para os nómadas digitais, no que toca à velocidade da internet, Portugal ocupa a 6.ª posição, sendo que no custo em habitação, desce para o 8.º posto.

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2025 começa com uma ecotaxa de 3€ por passageiro de navios de cruzeiro nos Açores

A partir de 2025, os Açores passarão a cobrar uma ecotaxa de três euros por passageiro de navios de cruzeiro.

Os Açores vão cobrar uma ecotaxa de três euros por passageiro de navios de cruzeiro a partir de janeiro de 2025, para promover a “sustentabilidade do destino”, conforme publicação em Diário da República (DR).

“É urgente a criação e aplicação de um tributo com caráter ambiental para atenuar as externalidades negativas, produzidas pelos visitantes marítimos oriundos do exterior da região, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade do destino”, lê-se no Decreto Legislativo Regional, publicado em DR.

A criação da ecotaxa resulta de uma iniciativa do PAN, que foi aprovada em 14 de julho na Assembleia Regional, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP, BE, PPM, PAN e do deputado independente, um voto contra da IL e a abstenção do Chega.

Na resolução, alerta-se para a necessidade de “combater o impacto da poluição gerada pelos navios cruzeiro na saúde humana e nos oceanos” e considera-se que a “criação de tributos ambientais permite manter os níveis de qualidade da oferta, sem prejuízo de a tornar mais acessível e inclusiva”.

“Perante o estado de desenvolvimento da região enquanto destino de navios cruzeiro, que motivou a sua afirmação internacional como destino deste setor do turismo, exige-se a adoção de mecanismos que fomentem a articulação, participação e cooperação entre os vários agentes económicos”, lê-se no decreto.

A ecotaxa marítima vai ter o valor de três euros por “passageiro que desembarque de navio de cruzeiro em escala nos terminais” do arquipélago e vai “entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025”.

No caso de um passageiro que desembarque em mais do que um terminal regional é “apenas cobrado o primeiro desembarque”.

Estão isentos da taxa os passageiros (e um acompanhante) que se deslocam por motivos de “tratamentos médicos urgentes”, os passageiros “desalojados ou despejados” ou que o desembarque aconteça por “motivos de ordem técnica ou meteorológica”.

Estão ainda isentas “pessoas com deficiência ou com incapacidade” e tripulantes.

“Decorridos 16 meses da vigência do presente diploma, o Governo Regional entrega, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um relatório sobre o impacto da aplicação da ecotaxa marítima nos primeiros 12 meses da sua vigência”, é definido no diploma.

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Cabo Verde Interilhas faz 15 mil viagens e transporta 1,7 milhões de passageiros em quatro anos

A Cabo Verde Interilhas (CVI) realizou cerca de 15 mil viagens e transportou mais de 1,7 milhões de passageiros em quatro anos, conforme informação da empresa.

“Quatro anos a navegar por si! Durante esse percurso, realizámos com dedicação cerca de 15 mil viagens, transportámos mais de 1,7 milhões de passageiros, conectando as ilhas, culturas e pessoas”, divulgou a CVI, concessionária do serviço público de transporte marítimo passageiros e carga em Cabo Verde, desde agosto de 2019.

Considerando que tudo isso contribuiu para o “desenvolvimento e crescimento” de Cabo Verde, a concessionária sublinhou ainda que nada disso seria possível sem a dedicação dos seus colaboradores, “que se esforçam diariamente para garantir um serviço de qualidade e excelência”.

“Reforçamos hoje o nosso compromisso em melhorar continuamente os nossos serviços, promovendo a coesão territorial e contribuindo para o desenvolvimento económico do país”, prometeu.

A CV Interilhas, liderada (51%) pela portuguesa Transinsular (Grupo ETE), detém desde agosto de 2019 a concessão do serviço público de transporte marítimo entre ilhas de passageiros e carga, por 20 anos e após concurso público internacional.

Em abril, o Governo cabo-verdiano e a empresa assinaram uma adenda ao contrato de concessão em que o Estado vai pagar anualmente 6,6 milhões de euros ao armador.

A revisão do contrato estava em curso há vários meses, após críticas de parte a parte ao modelo vigente e serviço prestado.

O novo documento estabelece um “regime de exclusividade” apenas nas bases do contrato, ficando o mercado aberto aos operadores “que nele já atuam, não sendo emitidas novas licenças a novos operadores a partir da data da assinatura do presente contrato”.

Além disso, “os operadores que se mantêm a operar no mercado têm um período de 24 meses a contar da data da assinatura do presente contrato para que os seus navios obtenham os mesmos níveis de certificação de segurança que os navios afetos à concessão a fim de manterem as suas licenças”.

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China levanta restrições a mais 70 destinos

A China levantou, recentemente, restrições para viagens para mais de 70 destinos para grupos de turistas chineses.

Na terceira vez este ano, as autoridades chinesas levantaram restrições para viagens de grupos. Desta vez, a medida abrange 78 destinos, totalizando agora 130 destinos em África, Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte.

A European Travel Commission (ETC) já veio congratular esta medida das autoridades chinesas, referindo que “agora, as viagens de grupo são possíveis para todos os destinos europeus”, adiantando ainda que “irá trabalhar com os parceiros para apoiar o ressurgimento das viagens de turistas chineses para a Europa”.

As excursões em grupo são uma maneira popular de viajar para os turistas chineses. Algumas proibições ocorreram nos últimos anos devido às restrições do COVID-19, enquanto o embargo aos destinos sul-coreanos durou seis anos após a implementação do seu sistema “Terminal High Altitude Area Defense”.

Os mercados responderam positivamente com os valores das ações de várias agências de turismo, hotéis e companhias aéreas asiáticas a subir imediatamente após o anúncio feito pelas autoridades chinesas.

De referir que as viagens para o exterior representaram apenas 1,58% do mercado de turismo chinês geral no primeiro trimestre de 2023, medido pelo número de pessoas que viajaram, com as agências de turismo chinesas registando 318.600 viagens outbound, comparando com os 155 milhões de visitantes chineses em destinos internacionais, em 2019, segundo a consultoria McKinsey.

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Só 21% dos portugueses gasta mais de 1.000€ nas férias de verão

Estudo revela que metade dos portugueses gasta menos de 1.000 euros nas férias de verão e menos de metade escolhe Portugal como destino.

De acordo com um estudo realizado pela ConsumerChoice, em conjunto com a Bestravel, Odisseias e Pinto Lopes Viagens, em que analisa os atuais hábitos de consumo dos portugueses em relação às suas férias, revela que o orçamento médio para 36% dos portugueses varia entre 500 e 1.000 euros, enquanto 24% indica gastar menos de 500 euros com as férias. Somente 21% têm um orçamento entre 1.001 e 1.500 euros, concluindo-se ainda que, este ano, para 57% dos inquiridos é preferível manter o orçamento habitual para as suas férias e 31% afirmar que pretende gastar menos.

As conclusões do estudo revelam ainda que a maioria dos portugueses (79%) prefere pagar as férias na totalidade e de uma só vez.

No que toca a preferências de alojamento, 32% opta por hotéis, 24% prefere moradias ou apartamentos e 17% escolhe aparthotéis.

Em relação à alimentação durante as férias, 45% dos portugueses preferem ter apenas o pequeno-almoço incluído, enquanto 25% optam pelo regime de tudo incluído.

O estudo também revela que 47% dos portugueses preferem passar as férias em Portugal, enquanto 35% optam por destinos na Europa. No entanto, 77% dos inquiridos procuram ter experiências diferentes durante este período: 73% gostam de viagens personalizadas e 68% preferem viajar em grupos pequenos. Além disso, 41% dos inquiridos demonstram interesse em realizar viagens temáticas.

Planeamento das férias
Em relação ao planeamento das férias, os portugueses começam a planear as mesmas com aproximadamente seis meses (32%) ou três meses (18%) de antecedência. Quando se trata de marcar as férias, 49% recorrem a sites agregadores de ofertas, enquanto 37% preferem marcar diretamente nos sites das companhias aéreas e hotéis. Por outro lado, 22% dos inquiridos preferem ajuda de agências de viagem.

As viagens em pequenos grupos, criadas e acompanhadas por especialistas em determinadas áreas, começam a conquistar os portugueses, com 27% a identificarem-se com esse tipo de viagem. Em relação às atividades 50% dos inquiridos gostam de ter atividades incluídas nas suas férias. 68% preferem marcar com antecedência devido à popularidade, especificidade e número de participantes.

O estudo destaca, ainda, que a preocupação com a sustentabilidade e o turismo responsável está a crescer entre os portugueses. Quase metade dos inquiridos (49%) afirmam que tentam escolher destinos mais sustentáveis, enquanto 37% afirmam que a sustentabilidade e o turismo responsável são fatores importantes na escolha de destino, alojamento e atividades turísticas.

Para 85% dos portugueses a melhor época do ano para tirar férias é no verão. A primeira quinzena de agosto (21%), segunda quinzena de agosto (20%), a primeira quinzena de setembro (17%) e a segunda quinzena de julho (14%) são os períodos em que os portugueses mais tiram férias. No entanto, existe quem opte por outros períodos para tirar férias, principalmente porque consideram ser mais barato e ter menos pessoas.

De acordo com o estudo, 87% dos inquiridos afirmam que não mudaram os seus destinos de viagem devido à pandemia. Além do preço, os fatores mais relevantes para os portugueses na escolha de um destino de férias são os pontos turísticos e de interesse, o clima, a segurança e estabilidade do destino, a localização e a possibilidade de explorar novos lugares, considerando também o tempo de férias disponível. A inspiração para escolher novos destinos vem principalmente da pesquisa online em sites e blogs de viagens, bem como de recomendações de amigos, familiares ou colegas.

O estudo revelou, também, que 50% dos portugueses consideram as agências de viagens relevantes, embora 41% gostassem que houvesse uma maior oferta e diversidade de destinos. Além disso, 60% dos inquiridos consideram os portais e pacotes de experiência uma boa opção para escolher destinos, mas consideram que há espaço para melhoria.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Crédito: Gustavo Merolli

Internacional

35.ª edição do Festuris lançada oficialmente em Porto Alegre

A 35.ª edição do Festuris – grande evento de negócios turísticos das Américas – foi lançada, recentemente, em Porto Alegre.

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O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park, foi lançado, oficialmente, no passado dia 15 de agosto.

Uma das grandes novidades, e que acompanha a procura do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%, indicando a organização que, pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com stands, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.

Nesta histórica, que tem como mote “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes, revelando a organização que “são mais de 2.700 marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados.

Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo”.

Sustentado pela relevância e compromisso com o trade turístico, o Festuris fideliza os seus expositores, sendo prova disso os 75% de espaços de todo o evento que são de clientes que renovam contratos há anos.

O impacto económico do Festuris
Em 2022, o impacto económico em Gramado, devido a realização do evento, foi de 25 milhões reais (mais de 4,6 milhões de euros), antevendo a organização, com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, que a movimentação na economia local possa aproximar-se dos 40 milhões reais, ou seja, mais de 7,3 milhões de euros.

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de 350 milhões reais (cerca de 65 milhões de euros). Já as perspetivas para 2023 são de 400 milhões reais (perto de 75 milhões de euros) de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.

Segmentação dos espaços
O grande aliado do Festuris são os espaços segmentados, aparecendo em destaque áreas como Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury.

Um exemplo da força da segmentação é destacada pela organização com o Espaço Luxury. Na sua 8.ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que comprova, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.

O projeto conta com 72 marcas em exposição, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando wedding destinations e outras novidades do segmento de casamentos, algo em ascensão no Brasil.

Outro dos espaços em destaque e que apareceu, pela primeira vez no Festuris há 14 anos, é o Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, integram-se nesta área, apresentando talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

Os espaços Green & Experience e Business & Innovation somam-se aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris.

O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura. Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.

Com a gastronomia como indutora do turismo, em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com uma área dedicada às experiências gastronómicas, frisando os dados do Ministério do Turismo do Brasil que a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem.

De referir ainda que o país convidado da 35.ª edição do Festuris é o Uruguai, convite que será formalizado no próximo dia 31 de agosto, em Montevidéu, ocasião em que o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, formalizará esta parceira, facto que ressalva a importância da participação do país que está presente desde a segunda edição do Festuris.

 

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Revive: Candidaturas à Casa das Fardas (Estremoz) abertas até 19 de outubro

Com uma concessão válida por 50 anos, as candidaturas à Casa das Fardas”, em Estremoz, estão abertas até 19 de outubro.

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No âmbito do plano Revive, estão abertas as candidaturas à Casa das Fardas, localizada em Estremoz, tendo o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel sido enviado, em 21 de junho de 2023, para publicação em Diário da República.

A concessão, por 50 anos, tem em vista a realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor, lê-se no site do Turismo de Portugal.

Com uma área total de construção de 2.391 m2, a renda mínima anual indicada é de 3.581,40 euros.

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