Espanha com mais oferta de assentos em voos internacionais para maio
A oferta de assentos em voos internacionais para Espanha deverá crescer mais de 6% em maio, com Itália, Irlanda, Polónia, Turquia, Colômbia e Chéquia a registarem subidas de dois dígitos face ao período homólogo de 2024.

Publituris
A Turespaña prevê 12 milhões de assentos em voos internacionais com destino a Espanha para o mês de maio, o que representa um aumento de 6,3% face aos 11,3 milhões registados em maio de 2024. Neste contexto, seis países apresentam crescimentos homólogos de dois dígitos, destacando-se um dos mercados emissores-chave do país – Itália – com um aumento de 10,1% em comparação com 2024.
O mês de maio também antecipa um bom desempenho dos restantes principais mercados emissores: o Reino Unido apresenta um aumento de 8,9% nos lugares disponíveis, a Alemanha sobe 1,3% e a França regista um crescimento de 3,5%. Entre os países nórdicos, a Finlândia é a que apresenta maior dinamismo, com um aumento de 1,9% nos lugares disponíveis. Pelo contrário, a Dinamarca regista uma redução de 5,4% na oferta de lugares previstos para maio, a Suécia uma descida de 8% e a Noruega de 6,9%.
Destaque ainda para os crescimentos da Irlanda (+15,9%) e da Turquia (+17,7%), às quais se junta, em maio, a Chéquia (+15,1%), todas com uma previsão de crescimento superior a 15%. Por sua vez, os EUA recuperam dinamismo (+5,5%) em maio. Entre os países ibero-americanos, a Colômbia e o México registam o maior volume de capacidade programada, com um aumento significativo de 14,2% no caso da Colômbia e uma descida de 3,5% no México para o quinto mês do ano.
Mais de 21 milhões no 1.º trimestre
Neste primeiro trimestre do ano, Espanha recebeu 21,1 milhões de passageiros aéreos internacionais, registando um aumento de 6,4% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Turespaña, correspondendo a cerca de 1,3 milhões de chegadas adicionais, com as companhias lowcost a representarem um milhão deste aumento.
Em março, o número de passageiros provenientes de aeroportos internacionais que chegaram a Espanha atingiu os oito milhões, o que representa um aumento de 5,7% face ao mesmo mês de 2024. Deste total, 60,9% optaram por viajar em companhias de lowcost, evidenciando um aumento de 7,9% em comparação com o período anterior. Por outro lado, os passageiros que voaram com companhias aéreas tradicionais, representando os restantes 39,1%, registaram um aumento de 2,5%.
Neste contexto, 57,4% do total de passageiros chegou oriundo da União Europeia, o que representa um crescimento de 6,5%. Já o fluxo de viajantes provenientes do resto do mundo, que corresponde aos restantes 42,6%, registou um aumento de 4,7%.
No terceiro mês de 2025, destacou-se particularmente o aumento homólogo expressivo de Itália entre os principais mercados europeus, com um crescimento de 19%, confirmando a tendência positiva ao longo do ano. Da mesma forma, manteve-se o bom desempenho dos países ibero-americanos, da China e das nações do Golfo Pérsico entre os mercados de longa distância.