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Boeing entrega mais aviões que a Airbus no 1.º trimestre

Desde o segundo trimestre de 2018 que a Boeing não entregava mais aeronaves que a sua concorrente europeia Airbus. No final do 1.º trimestre de 2023 entregou 130 unidades contra 127 da Airbus.

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No primeiro trimestre de 2023, a Boeing ultrapassou a sua concorrente europeia Airbus na entrega de aviões.

Em comunicado, a fabricante norte-americana revela que entregou 130 aeronaves ao longo dos primeiros três meses de 2023, ficando, assim, três aviões acima dos 127 entregues pela Airbus. Estas 130 aeronaves correspondem a um aumento de 37% em comparação com o mesmo período do ano passado quando entregou 95 aviões.

O modelo 737 foi o mais disponibilizado pela Boeing, com 113 aeronaves entregues, seguindo-se o 787 (11 aviões), ficando os restantes modelos – 747, 767 e 777 – com uma entrega cada.

A Boeing registou o maior número de entregas em março, com 64 aeronaves, um aumento de 36% em relação ao mesmo mês de 2020. Além disso, foram registados pedidos brutos de 60 aviões, incluindo 40 unidades do 737 MAX e 20 do 787, compensados por pedidos cancelados de 16 MAX e seis 787, resultando em 38 pedidos líquidos.

De referir que, desde o segundo trimestre de 2018, este foi o primeiro trimestre em que a Boeing superou a Airbus relativamente ao número de aeronaves entregues em termos absolutos.

Até ao final do ano, a Boeing pretende manter o ritmo de entrega e espera atingir a marca de 1.000 unidades.

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Mais de 600 agências de viagens em Portugal já confiam nos produtos da TTS

O objetivo da TTS – Travel Technology & Solutions em Portugal é não só manter, mas também fortalecer a sua posição como um parceiro tecnológico “confiável e inovador para as agências de viagens”, afirmou em entrevista ao Publitutis, João Santos, Head of Sales da empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de software como serviço para a indústria das viagens, que quer ser a primeira escolha para soluções tecnológicas avançadas no setor, “servindo desde as agências mais tradicionais até às mais inovadoras”.

Foi originalmente fundada em Portugal, em 2011, onde ainda mantém escritórios em Lisboa e São Miguel (Açores) mas a TTS – Travel Technology & Solutions tem atualmente a sua sede nos EUA. Hoje, a empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de software como serviço (SaaS) para a indústria das viagens tem mais de 14 mil clientes em 126 países, e em Portugal, mais de 600 agências confiam nos seus produtos.

A empresa foi criada por Pedro Barata e Rui Figueiredo. Pedro Barata, entre outras posições de destaque, foi diretor geral da Galileo/Travelport em Portugal e Senior Vice President para a Europa do Sul na BCD Travel.

Rui Figueiredo exerceu funções como diretor de IT na WorldTravel BTI em Portugal e mais tarde como Senior Director de IT para a EMEA na BCD Travel, ambos com mais de 25 anos de experiência no setor.

Em entrevista ao Publituris, João Santos, Head of Sales da TTS, explicou que “todas as nossas ferramentas estão disponíveis e são amplamente usadas em Portugal”, destacando-se a TTS Corporate, TTS Consolidator, Travelport Mobile Agent (TMA) e a TTS WebAgent.

Segundo o responsável, “as nossas soluções são modeladas para oferecer o melhor valor. O TTS Corporate é disponibilizado de forma gratuita devido à nossa parceria com a Travelport. O TMA é cobrado a 17,5€ por mês e o TTS WebAgent a 23,75€ por mês. O TTS Consolidator é uma solução com preço ajustado ao volume do cliente”.

Vantagem – aumento de produtividade
Quanto aos benefícios, “as agências que utilizam as nossas soluções notam consideráveis aumentos de produtividade”, esclareceu o chefe de Vendas, adiantando que “o nosso novo motor de pesquisa pode encontrar até 30% mais opções de voos e melhores preços. Além disso, a nossa abordagem de SaaS permite às agências terem acesso às melhores tecnologias sem a necessidade de investimentos iniciais, pagando apenas pelo que usam”.

A mobilidade é, segundo João Santos, outro ponto forte, já que as agências evitam inúmeras deslocações ao escritório, podendo gerir tudo através dos seus dispositivos móveis.

“A integração entre as nossas soluções também é um grande diferenciador, permitindo às agências otimizarem os seus processos e tirarem o máximo proveito de cada ferramenta”.

*Pode ler a entrevista na íntegra na edição 1496 do jornal PUBLITURIS

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Tarifas aéreas na UE crescem menos que a inflação, diz IATA

Com o índice médio de preços ao consumidor na União Europeia a aumentar 20%, face ao período pré-pandémico, a IATA diz que as tarifas aéreas médias na UE, em junho, registaram uma evolução de 16%.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association, IATA, sigla em inglês) divulgou dados que mostram que os viajantes na Europa estão a beneficiar de tarifas aéreas que estão a reduzir a inflação, à medida que o mercado continua a sua recuperação pós-COVID.

Os números mais recentes do tráfego aéreo mostram que as transportadoras europeias estão apenas 3,6% abaixo do pico de 2019, indicando que os europeus continuam a viajar, apesar do ambiente inflacionário, frisando que, em junho, “as tarifas aéreas médias na Europa eram cerca de 16% mais elevadas do que antes da pandemia”. No entanto, isso está aquém do índice médio de preços ao consumidor da UE, que em junho se situava em 20% em relação à pré-pandemia.

“As viagens aéreas europeias continuam a recuperar fortemente e estão no bom caminho para ultrapassar o valor de referência de 2019 em 2024. A competitividade do mercado de transporte aéreo europeu mantém a inflação das tarifas aéreas em 16% – quatro pontos percentuais (p.p.) abaixo dos aumentos que temos visto no índice amplo de preços ao consumidor”, refere Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Walsh admite, ainda, que, considerando “a extrema volatilidade dos preços dos combustíveis de aviação e os aumentos nos salários da força de trabalho, esta é uma conquista significativa e contrasta com os preços continuamente crescentes que são cobrados pelos nossos fornecedores de infraestrutura”.

Recentemente, a Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido (Civil Aviation Authority, CAA, sigla em inglês) aprovou um aumento de 56% nas taxas no aeroporto de Heathrow, em Londres, e um aumento de 26% para o NATS, o fornecedor de serviços de navegação aérea do Reino Unido, apesar da falha do seu serviço neste Verão. Entretanto, nos Países Baixos, o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, que também sofreu falhas de serviço, obteve um aumento de 37%.

Os reguladores desempenham um papel crucial na criação das condições sob as quais a concorrência das companhias aéreas tem sido capaz de prosperar. Assim, considera a IATA, “os reguladores europeus podem receber o crédito por garantirem uma regulamentação leve do consumidor, que permitiu às companhias aéreas criar uma enorme escolha e flexibilidade para o consumidor, ao desagregar o pacote de viagem”.

A IATA salienta ainda que a regulamentação europeia sobre slots “criou um equilíbrio entre horários consistentes, ao mesmo tempo que aumentou a acessibilidade para novas companhias aéreas participantes”.

É igualmente importante que os reguladores reconheçam onde podem melhorar as condições competitivas, indicando duas áreas principais de atuação: Regulamentação mais forte dos fornecedores monopolistas de infra-estruturas, para reduzir os encargos; e Reforma do regulamento de proteção do consumidor EU261, para garantir uma aplicação mais consistente dos seus objetivos e uma partilha mais justa da responsabilidade em toda a cadeia de valor da aviação.

“A recuperação do mercado europeu de transporte aéreo está a trazer consigo condições de mercado ainda mais competitivas”, refere Willie Walsh, adiantando ainda que “os consumidores verão isso com mais rotas e mais companhias aéreas para escolher”.

“No total, no ano passado nasceram 20 novas companhias aéreas na Europa. Isto é importante porque um mercado de transporte aéreo mais competitivo tornará a Europa um local mais competitivo para fazer negócios”, concluiu Walsh.

Sobre o autorVictor Jorge

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TAP batiza avião com o nome “Guimarães”

Num reforço da frota regional, a TAP continua a promoção das regiões de Portugal, batizando o Embraer 190 da Portugália com o nome “Guimarães”.

A TAP batizou uma aeronave da sua frota regional com o nome “Guimarães”. A histórica cidade de Guimarães, considerada a Cidade Berço de Portugal, é atualmente um dos maiores centros turísticos da região Norte do país, tendo o seu Centro Histórico sido distinguido como Património Mundial pela Unesco em 2001.

Para assinalar o batismo do “Guimarães”, o Embraer 190 da Portugália com a matrícula CS-TPZ, realizou-se uma cerimónia simbólica na Câmara Municipal de Guimarães com o presidente da autarquia, Domingos Bragança, e o diretor-geral da Portugália, Mário Lobato de Faria,

Esta é uma iniciativa da TAP que surge no seguimento do projeto “Abraçar Portugal”, apresentado em 2017, por ocasião do aniversário da companhia. A TAP estende assim a novas regiões a frota da Portugália batizada então com o nome dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas, assumindo-se, uma vez mais, como promotora do país e das suas regiões, colaborando na promoção e divulgação dos distritos e da sua cultura, gastronomia e património, e estreitando a relação com as populações de cada um dos distritos.

 

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Um em cada quatro voos na UE sofre atrasos ou cancelamentos todos os dias

De acordo com os dados registados pela AirHelp nos últimos três anos, um em cada quatro voos na União Europeia sofre atrasos ou cancelamentos todos os dias.

Nos últimos três anos um em cada quatro voos na União Europeia (UE) sofreu atrasos ou cancelamentos todos os dias, revelam os dados da AirHelp.

A organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, que se dedica essencialmente a ajudar os passageiros aéreos a obter uma indemnização por danos sofridos enquanto utilizadores de companhias aéreas, bem como a sensibilizar as pessoas para os seus direitos enquanto passageiros aéreos, refere que atingiu um marco histórico ao registar dois milhões de passageiros aéreos que reclamaram, com êxito, uma indemnização em resultado de perturbações no seu voo (atrasos e/ou cancelamentos).

Segundo refere Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp, a empresa é “pioneira na defesa dos direitos dos passageiros que tiveram um problema com os seus voos. Já dois milhões de viajantes confiaram em nós e foram indemnizados pelas suas reclamações. Investimos continuamente em informação e tecnologia de ponta para facilitar ao máximo a apresentação das reclamações dos nossos clientes e lutamos também para alterar as leis que prejudicam todos os utilizadores do transporte aéreo.”

De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização até 600€ por atrasos superiores a três horas na chegada ao destino, cancelamento do seu voo sem aviso prévio nos 14 dias antes à sua partida ou recusa de embarque devido a overbooking causado pela companhia aérea. Os passageiros aéreos que tenham sofrido interrupções têm três anos para apresentar um pedido de indemnização e podem verificar a sua elegibilidade para uma indemnização gratuita e apresentar um pedido de indemnização em questão de minutos através do formulário no site da AirHelp.

Quando o voo é cancelado ou o passageiro é impedido de embarcar, as companhias aéreas devem oferecer um voo alternativo que o passageiro pode recusar se não quiser continuar a sua viagem. Neste caso, pode ser solicitado o reembolso total do bilhete. Além disso, se durante a espera houver custos adicionais causados pela interrupção do voo (alimentação, alojamento ou perda de bagagem), a companhia aérea deve também suportar esses custos.

Condições meteorológicas adversas ou emergências médicas podem isentar a companhia aérea da obrigação de indemnização. Em caso de greve, mesmo que esta seja anunciada, os passageiros têm o direito de apresentar reclamações.

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ANAV prepara “Provedor do Cliente”

ANAV tem dinamizado a sua agenda de trabalho com sucessivas reuniões e apresentações junto de diversas instituições, culminando, agora, com a instituição do “Provedor do Cliente da ANAV”.

No decorrer do passado mês de outubro, a direção da Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV), reuniu com várias entidades, partidos políticos e instituições do setor do Turismo, entre elas a Secretaria de Estado do Turismo Comércio e Serviços, o Turismo de Portugal (SETCS), os partidos PS, PSD, PCP e Chega e ainda a Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas (CPPME), no sentido de debater vários temas que são relevantes para o setor das Agências de Viagens.

Entre os assuntos levantados para discussão, esteve a instituição da figura do “Provedor do Cliente da ANAV”, que recolheu, segundo a ANAV, “a maior recetividade por parte das entidades abordadas”.

As reuniões de trabalho com as distintas entidades têm estado a decorrer dentro da “normalidade, sempre com o objetivo primordial de capacitar, fortalecer e ver reconhecido o setor das Viagens e Turismo, tendo em vista os benefícios reais para os clientes finais”, refere a ANAV em comunicado.

Na sequência do referido processo de instituição do “Provedor do Cliente ANAV”, encontra-se já marcada uma Assembleia-Geral da ANAV para dia 7 de dezembro de forma a, entre outros assuntos, aprovar-se o regulamento do respetivo órgão independente.

A ANAV refere ainda que já existe um nome ponderado para assumir as funções de “Provedor do Cliente” da associação, tendo o mesmo sido já partilhado com as entidades relevantes.

Para Miguel Quintas, presidente da Direção “o ‘Provedor do Cliente ANAV’ é absolutamente fundamental para potenciar a credibilidade das nossas agências de viagens junto dos seus clientes finais. Exatamente por tal razão, tínhamos de convidar uma figura de enormíssimo prestígio e reconhecimento nacional, de absoluta idoneidade e independência para exercer esta função. Estas são as características imperativas a qualquer pessoa que venha a encabeçar a responsabilidade de ser provedor cliente da ANAV.”

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Emirates faz encomenda histórica à Boeing no valor de 52 mil milhões USD

A Emirates fez, na abertura do Dubai Airshow 2023, uma encomenda histórica de 95 aeronaves de fuselagem larga, no valor de 52 mil milhões de dólares, aumentando a carteira total de pedidos para 295 aeronaves.

Victor Jorge

No primeiro dia do Dubai Airshow 2023, a Emirates anunciou uma encomenda de Boeing 777-9, 777-8 e 787, no valor de 52 mil milhões de dólares (cerca de 48 mil milhões de euros), para impulsionar os planos de crescimento, manter uma frota moderna e eficiente e fornecer a melhor experiência de voo aos seus clientes.

Ahmed bin Saeed Al Maktoum, chairman e CEO da companhia aérea e do Grupo Emirates, revelou que, “desde o primeiro dia, o modelo de negócios da Emirates tem sido operar aeronaves de fuselagem larga modernas e eficientes, capazes de transportar um grande número de viajantes com conforto e segurança, em longas distâncias de e para Dubai”, salientando que “as encomendas de aeronaves atuais refletem essa estratégia”.

“Essas aeronaves adicionais permitirão que a Emirates conecte ainda mais cidades, apoiando a agenda económica D33 do Dubai estabelecida por Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e presidente do Conselho Executivo do Dubai, para adicionar 400 cidades ao mapa de comércio externo do Dubai durante a próxima década. No início da década de 2030, esperamos que a frota da Emirates tenha cerca de 350 aviões, ligando o Dubai a ainda mais cidades em todo o mundo”.

Aposta 777
A Emirates, que já é a maior operadora mundial de aeronaves Boeing 777, assinou uma encomenda de 55 Boeing 777-9 e 35 Boeing 777-8, aumentando a carteira de pedidos do 777-X da companhia aérea para um total de 205 unidades.

A Emirates também confirmou um pedido de 202 motores GE9X para alimentar as aeronaves 777X adicionais encomendadas, elevando o pedido total de motores GE9X para 460 unidades.

Do seu pedido anterior de 115 unidades, espera-se que o primeiro 777-9 se junte à frota da Emirates em 2025. Os pedidos adicionais agora efetuados significam que a Emirates irá incorporar novos 777-9 à sua frota até 2035.

Com este último pedido, a Emirates também deverá ser um dos primeiros clientes da variante de passageiros 777-8, com as primeiras entregas previstas para 2030.

Do lado da Boeing, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, referiu que “este pedido é um incrível voto de confiança na eficiência e versatilidade da família 777X para atender às necessidades da Emirates em viagens globais de longo curso”, admitindo que “o 777-9 e o 777-8 são os aviões perfeitos para apoiar os planos de crescimento da Emirates, melhorando o desempenho ambiental e uma capacidade de carga útil incomparável.”

O 777 continua a ser a espinha dorsal das operações da Emirates, capaz de voos de até 18 horas que permitem à companhia aérea conectar o Dubai sem escalas a cidades em seis continentes. Os novos 777-9 e 777-8 substituirão as aeronaves 777 da Emirates e servirão para os planos de crescimento futuro da companhia aérea.

A Emirates também atualizou o pedido anterior de 30 Boeing 787-9, aumentando seu compromisso com um total de 35 Dreamliners, incluindo 15 Boeing 787-10 e 20 Boeing 787-8.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Transportes

Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais mantém tendência de máximos históricos

A movimentação de passageiros nos aeroportos portugueses atingiu 6,7 milhões, em setembro de 2023, mantendo a curva ascendente para se atingir níveis históricos no final do ano. No acumulado dos primeiros nove meses, os dados do INE indicam mais de 52 milhões de passageiros a passarem pelos aeroportos nacionais.

Victor Jorge

Em setembro de 2023, os aeroportos nacionais movimentaram 6,7 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 13,5%, face a setembro de 2022. Comparando com setembro de 2019, o aumento foi de 12,3%.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, desde o início de 2023, têm-se verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais.

Assim, em setembro de 2023, registou-se o desembarque médio diário de 110,9 mil passageiros, valor superior ao registado em setembro de 2022 (97,2 mil; +14,1%) e 12,9% acima do verificado em setembro de 2019 (98,3 mil).

Entre janeiro e setembro de 2023, o número de passageiros aumentou 21,8% face a igual período de 2022, totalizando mais de 52,2 milhões, o que comparado com o mesmo período de 2019, significa um acréscimo de 11,7% face aos 46,7 milhões.

Em setembro de 2023, 81,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros, na maioria provenientes do continente europeu (68% do total), correspondendo a um aumento de 15,2% face a setembro de 2022. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,2% do total de passageiros desembarcados (+13,9%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 81,9% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros, tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (69,5% do total), registando um crescimento de 13,8% face a setembro de 2022. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,8% do total; +15,6%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 49,1% do total de passageiros (25,6 milhões), tendo crescido 22,8% quando comparado com o mesmo período de 2022 (+7,5% face a 2019). O aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total de passageiros movimentados e aumentou 23% (+16,2% comparando com 2019). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 18,7% (+5,2% face a igual período de 2019).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e setembro de 2023, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos de 18,5% no número de passageiros desembarcados e 18,8% no número de passageiros embarcados, face a igual período de 2022. França e Espanha ocuparam a segunda e a terceira posição, respetivamente, quer como país de origem, quer como país de destino dos voos.

No que diz respeito à movimentação de aeronaves, em setembro de 2023, aterraram nos aeroportos nacionais 23,6 mil aeronaves em voos comerciais. Comparando com setembro de 2019, registou-se um crescimento de 8,8% nas aeronaves aterradas (+8,8%).

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Meeting Industry

WTM London 2023 recebeu mais de 43 mil visitantes profissionais

Realizado de 6 a 8 de novembro, o World Travel Market (WTM) London 2023 recebeu 43.727 visitantes profissionais, correspondendo a 22% que na edição de 2022.

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Durante os três dias do World Travel Market (WTM) London 2023, evento que se realizou de 6 a 8 de novembro no ExCel London, passaram um total de 43.727 profissionais, indicando a organização que este número representa uma subida de 22% face aos 35.826 profissionais da edição de 2022.

A edição deste ano também viu o número de expositores aumentar para 3.875, representando um crescimento de 23%, enquanto o número de buyers qualificados totalizou 4.560, com mais de 29 mil reuniões pré-agendadas.

Juliette Losardo, Diretora de Exposições do WTM Londres, refere estar “entusiasmada em ver o número de visitantes aumentar em mais de um quinto em relação ao ano passado”, assinalando que representa “um reflexo realmente encorajador da confiança e do otimismo nas viagens e no turismo”.

A edição de 2024 do WTM London tem data marcada para os dias 5 a a7 de novembro, ou seja, de terça a quinta-feira, em vez de segunda a quarta-feira.

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Emprego e Formação

NEST e UBI lançam programa de bolsas de doutoramento para impulsionar turismo de saúde e bem-estar

O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, está a oferecer bolsas de doutoramento financiadas a estudantes da UBI nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética.

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O NEST assinou um Memorando de Entendimento das Bolsas de Investigação NEST, que visa apoiar a investigação nas áreas de novos produtos e serviços, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada aos modelos de serviço associados ao recurso água mineral natural – um ativo fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país, tendo uma relevante procura por atividades de turismo de bem-estar.

“Esta iniciativa é um passo importante na nossa missão de promover a inovação alinhada com as grandes tendências e o desenvolvimento sustentável no turismo em Portugal. Através do lançamento destas bolsas de investigação, estamos a atrair a atenção dos jovens para este produto e a incentivar a investigação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis que possam ser oferecidos a turistas nacionais e internacionais, mais exigentes, dispostos a pagar mais por experiências que impactem o seu bem-estar físico e mental”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

”O NEST contribuirá de forma ativa com o suporte a acesso a dados e estudos que facilitem o desenvolvimento de investigação conjunta, a realização de eventos e seminários, e participação com especialistas nas temáticas do Turismo de Saúde e Bem-Estar e Inovação em Turismo. Estamos confiantes de que esta iniciativa irá impulsionar o turismo sustentável em Portugal, tornando-nos mais competitivos no mercado global.”, conclui o responsável.

Sílvia Socorro, vice-Reitora da UBI responsável pela Investigação, enfatizou os benefícios deste acordo e expressou confiança no seu sucesso, afirmando que este instrumento irá promover uma maior aproximação entre a pesquisa e a economia, com um foco específico nos interesses e necessidades das partes envolvidas, incluindo os atores locais e a população. Sílvia Socorro salientou a qualidade reconhecida da pesquisa realizada pela UBI, principalmente nas áreas abordadas neste acordo.

Além de contribuir para o desenvolvimento do território, que é a missão da Universidade, Sílvia Socorro realçou que este programa também está alinhado com as políticas nacionais de pesquisa científica, especialmente no que diz respeito à criação de bolsas num ambiente não académico.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo está a financiar bolsas pela primeira vez e selecionou a UBI devido à sua expertise académica na área de termalismo, explica Roberto Antunes, sublinhando que a escolha da UBI para esta parceria se deve ao facto de que a região Centro “possui a maioria dos ativos relacionados às termas, além de ser a instituição com maior conhecimento especializado a nível nacional nesse campo”.

As candidaturas às bolsas terminam a 25 de novembro de 2023 e têm um valor de 5 mil euros por ano.

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Transportes

Delta Air Lines é a companhia aérea mais pontual em outubro

No mês de outubro, a Delta Air Lines ultrapassou a Avianca como companhia aérea mais pontual no mundo, segundo as estatísticas da Cirium.

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A Delta Air Lines conquistou o primeiro lugar ocupado pela SA Avianca no mês de outubro, com uma pontualidade de 90,84%, contra os 88,78% da Avianca. EM terceiro lugar surge a Qatar Airways, com uma pontualidade de 87,56%.

O Top 10 é ainda composto pela United Airlines (86,31%), Aeromexico (86,08%), American Airlines (85,53%), ANA (85,08%), Saudia (84,49%), Iberia (84,43%) e JAL (83,88%).

Na Europa, o ranking é liderado pela Norwegian Air Shuttle, com uma pontualidade de 86,10%, seguida pela Iberia Express (85,69%) e Austrian (85,57%).

Já nas companhias lowcost, a liderança pertence Safair, com uma pontualidade de 90,81%, seguida da Jetstar Japan (86,94%) e da já mencionada Norwegian Air Shuttle.

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