Turismo no Brasil recupera e aumenta capacidade aérea em 40% no verão
O turismo no Brasil está em recuperação, indicando uma análise da Mabrian, que para os próximos seis meses, o país aumentará a capacidade aérea internacional em 40%, apesar de ainda estar longe dos números de 2019.
Victor Jorge
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
O turismo no Brasil parece estar em franca evolução, pelo que mostram os dados recentemente divulgados pela Mabrian, apesar de indicar que ainda está longe dos números pré-pandemia.
Para os próximos seis meses a capacidade aérea internacional aumentará em 40%, enquanto os hotéis recuperam a procura e aumentam os preços em média 27%.
A análise publicada, no âmbito do World Travel Market Latinamerica que se realizou de 3 a 5 de abril, em São Paulo, a empresa que atua no setor da Inteligência Turística, publicou um estudo de tendências sobre o Brasil, em que foi analisada a evolução da conectividade aérea internacional para o Brasil, bem como a evolução dos preços dos hotéis nos próximos seis meses.
Relativamente ao aumento de 40% na conectividade aérea para os próximos meses, relativamente ao ano anterior de 2022, esta evolução representa mais 1,8 milhões de lugares, ficando, contudo, 18% abaixo dos valores de 2019, o que representa cerca de sete milhões de lugares a menos.
Destaque para o crescimento dos mercados EUA, que aumentam em 400 mil lugares a oferta até outubro, apesar desta tendência de crescimento ter de ser acompanhada a partir do final de outubro, após o anúncio do Governo brasileiro de exigir novamente visto para os americanos, salientando a Mabrian que, tal situação, “afetará a procura”.
Os destinos brasileiros que mais evoluíram no aumento de lugares, em relação a 2022, são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, destacando-se, ainda o crescimento de destinos como Florianópolis, Belo Horizonte e Manaus, que em termos relativos, subiram 364%, 255% e 83% respetivamente.
Outro dos indicadores incluídos no estudo que mostram a dinâmica positiva do setor turístico brasileiro, é a subida generalizada dos preços dos hotéis. A análise revela que o preço médio de um quarto de hotel no Brasil aumentou, em média 27%, para uma estadia nos próximos seis meses.
Por categorias, os hotéis de 4 estrelas são os que mais aumentam os preços, mais 29% em comparação com 2022, enquanto os hotéis de 3 e 5 estrelas aumentam 27% e 26% respetivamente.