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Azul e Air Europa lançam codeshare na rota Lisboa-Madrid-Lisboa

Além da rota entre as capitais portuguesa e espanhola, o codeshare entre a Azul e a Air Europa abrange também alguns voos domésticos da companhia aérea brasileira com origem em São Paulo e Salvador, no Brasil.

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Além da rota entre as capitais portuguesa e espanhola, o codeshare entre a Azul e a Air Europa abrange também alguns voos domésticos da companhia aérea brasileira com origem em São Paulo e Salvador, no Brasil.

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A Azul e a Air Europa estabeleceram um acordo de codeshare para a rota Lisboa-Madrid-Lisboa, cujos trajetos passam agora a poder ser vendidos sob a sigla AD, informou a companhia aérea brasileira em comunicado.

Com este acordo, a Azul passa a colocar o seu código nos voos operados pela Air Europa entre a capital portuguesa e a capital espanhola, o que oferece maior facilidade aos passageiros da companhia aérea brasileira que viajam desde o Brasil para Madrid, via Lisboa.

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Além da rota Lisboa-Madrid-Lisboa, o codeshare entre a Azul e a Air Europa abrange também alguns voos domésticos da companhia aérea brasileira com origem em São Paulo e Salvador, que passam a ter também o código UX.

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Cuiabá (CGB), Belo Horizonte: Confins (CNF), Curitiba (CWB), Porto Alegre (POA), Recife (REC) e Rio de Janeiro-Santos Dumont (SDU) são as ligações domésticas abrangidas neste codeshare desde São Paulo, aos quais se juntam ainda os voos de Salvador para Porto Seguro (BPS), São Paulo: Congonhas (CGH), Belo Horizonte: Confins (CNF), Recife (REC) e São Paulo: Campinas (VCP).

“Para nós, é muito importante que a Azul amplie acordos com companhias internacionais, fortalecendo as nossas redes conjuntamente e aumentando a relevância das empresas envolvidas. E a Air Europa, que já é uma parceira de anos, traz uma força maior nesse projeto”, congratula-se André Mercadante, diretor de Alianças e Planeamento da Azul.

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MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses

A MSC Cruzeiros vai contar, no verão de 2025, com uma “enorme variedade de cruzeiros diferentes”, com destaque para as 21 viagens com partida e chegada a Lisboa, mas também para as ofertas no Mediterrâneo, Caraíbas e Norte da Europa.

A MSC Cruzeiros vai contar, no verão de 2025, com uma “enorme variedade de cruzeiros diferentes”, com destaque para as 21 viagens com partida e chegada a Lisboa, mas também para as ofertas no Mediterrâneo e Norte da Europa.

No verão de 2025, o grande destaque da companhia são os cruzeiros portugueses, uma vez que a MSC Cruzeiros vai promover 18 cruzeiros de 10 noites com embarque e desembarque em Lisboa, aos quais se junta outro cruzeiro com embarque e desembarque na capital, de 12 noites, e ainda dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque em Génova e desembarque em Lisboa, a bordo do MSC Musica.

“O MSC Musica realizará, do final de Abril até Novembro de 2025, itinerários com partida e/ou chegada a Lisboa com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádis (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália)”, lê-se num comunicado divulgado pela companhia.

Destaque no verão do próximo ano será ainda a chegada do MSC World America, fará a sua temporada inaugural de verão nas Caraíbas, numa variedade de cruzeiros de sete noites que vão ter escalas na República Dominicana, Porto Rico, México e muito mais, incluindo a ilha privada da MSC Cruzeiros, Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas).

“O itinerário oferece acesso a culturas deslumbrantes e praias imaculadas, emolduradas por mares azul-turquesa cristalinos num navio impressionante e moderno”, acrescenta a MSC Cruzeiros.

Mediterrâneo também com vasta oferta no próximo verão

No próximo verão, a MSC Cruzeiros vai disponibilizar ainda uma vasta oferta de cruzeiros no Mediterrâneo, com a companhia a destacar, desde logo, a colocação do MSC World Europa em Barcelona, onde vai realizar itinerários de sete noites com escalas em Génova, Nápoles, Messina (Itália), Valletta (Malta) e Marselha (França).

Em Barcelona vai estar ainda o MSC Seaview, que vai ter partidas aos sábados para realizar um itinerário que passa em Cannes (França), Génova, La Spezia para Cinque Terre e Florença, Civitavecchia para Roma (Itália) e Palma de Mallorca (Espanha), enquanto o MSC Seaside, que também vai realizar viagens desde Barcelona, vai fazer escalas em La Goulette (Tunísia), Palermo, Nápoles, Livorno para Florença e Pisa (Itália) e Marselha para Provença (França).

Entre maio e setembro, o MSC Magnifica vai igualmente partir de Barcelona para realizar um “itinerário atrativo no Mediterrâneo Ocidental”, num itinerário de sete noites que comtempla paragens em Marselha, La Spezia, Nápoles, Palermo e Valleta, em Malta.

Já o MSC Grandiosa vai contar com partidas de Valência aos sábados, em viagens de sete noites que incluem escala em Civitavecchia, Génova, Palermo (Itália), Ibiza e Marselha (França), enquanto o MSC Splendida, que também vai partir de Valência, vai disponibilizar um itinerário de sete noites com escala em Livorno, Civitavecchia, Génova, Marselha e Tarragona.

Em Itália vai ficar o MSC Divina, que vai realizar partidas de Civitavecchia para cruzeiros de sete noites pelas Maravilhas da Grécia, que incluem escalas em Míconos e Santorini, mas também em Kusadasi/Éfeso (Turquia) e Nápoles.

“A MSC Cruzeiros terá nos itinerários realizados pelo MSC Divina, um Pacote Especial Cruzeiro e Voos de Lisboa para Roma e de regresso a Lisboa, a que acrescem os transferes e o cruzeiro”, refere a companhia de cruzeiros.

Em Itália vão ainda estar os navios MSC Lirica e MSC Armonia, ambos com partidas de Veneza-Marghera, para cruzeiros de sete noites que contam com escalas “em várias cidades fantásticas em Itália e na Grécia”.

“Para além disso, o MSC Lirica também fará escala na famosa cidade velha de Kotor (Montenegro), enquanto o MSC Armonia fará escala na bela cidade costeira de Split (Croácia)”, destaca a MSC Cruzeiros.

Partidas de Veneza-Marghera vai ter ainda o navio MSC Opera, que vai fazer um itinerário de sete noites, visitando destinos como Dubronvik (Croácia), Corfu (Grécia), Kotor (Montenegro), Bari (Itália) e Zadar (Croácia).

A MSC Cruzeiros realça que também nos “itinerários realizados pelo MSC Armonia, MSC Lirica e MSC Opera com partida de Veneza”, a companhia de cruzeiros vai disponibilizar o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de Lisboa para Veneza e regresso a Lisboa.

A temporada de verão da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo conta ainda com o navio MSC Sinfonia, que vai disponibilizar embarques em Pireus e realizar viagens de sete noites, passando por antorini, Katakolon/Olimpia, Corfu, Cefalonia/Argostoli e Bari. Estes cruzeiros também contam com o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de Lisboa para Atenas.

O MSC Fantasia é o último dos navios da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo no próximo verão e vai ter partidas de Trieste (Itália) para cruzeiros de nove noites, visitando Katakolon, Pireus (Grécia), Kusadasi, Istambul (Turquia), Corfu (Grécia), Bari e Trieste (Itália).  Este cruzeiro também conta com o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de Lisboa para Veneza.

Norte da Europa e Caraíbas completam oferta

Mas a oferta da MSC Cruzeiros no próximo verão só fica completa com as viagens no Norte da Europa e Caraíbas, onde a companhia de cruzeiros vai igualmente disponibilizar diversas opções.

Um dos destaque no Norte da Europa são os cruzeiros do MSC Euribia, navio que vai ter como porto de embarque Kiel (Alemanha), oferecendo itinerários de sete noites com escalas em Copenhaga e nos Fiordes Noruegueses, nomeadamente em Hellesylt/Geiranger e Alesund, incluindo ainda a navegação panorâmica através de Nordfjordeid ou Molde Fjord a caminho da vila de Flaam.

No Norte da Europa vai estar ainda o MSC Poesia, que vai ter partidas de Copenhaga, aos domingos, a partir de maio, disponibilizando itinerários de sete noites pelos Fiordes e pelo Báltico com visitas a destinos populares, tais como Warnemunde, Stavanger/Lysefjord, Eidfjord, Kristiansand, Oslo (Noruega) e Copenhaga (Dinamarca) no itinerário dos fiordes e Gydnia/Gdansk-Danzig (Polónia), Klaipeda (Lituânia), Riga (Letónia), Estocolmo (Suécia) na rota do Báltico.

“Nestes itinerários, a MSC Cruzeiros disponibiliza o Pacote Especial Cruzeiro e Voos inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga e de regresso, a que acrescem os transferes e o cruzeiro”, informa também a companhia de cruzeiros.

O Norte da Europa é também um dos destinos do MSC Virtuosa, que vai ter como porto de embarque Southampton, oferecendo aos passageiros uma escolha de itinerários entre duas e 14 noites que, segundo a MSC Cruzeiros, “exploram os deslumbrantes fiordes, as cidades das Pérolas do Norte, as Ilhas Canárias, a costa atlântica da Europa e o Mediterrâneo”.

Nesta região, a MSC Cruzeiros oferece ainda cruzeiros mais longos a bordo do MSC Preziosa, que vai ter partidas de Hamburgo para realizar viagens entre 10 e 14 noites que passam pela Noruega, Islândia, nas Ilhas Orkney e Shetland no Reino Unido.

Já o MSC Preziosa vai oferecer uma série de oportunidades para descobrir os segredos do Norte, assim como outros itinerários que destacam a Ilha Esmeralda, com escalas em Cork (Irlanda), Belfast (Irlanda do Norte), Liverpool (Inglaterra) e Greenock para Glasgow (Escócia).

Ao Norte da Europa, juntam-se ainda diversas opções nas Caraíbas, onde o MSC World America vai realizar a sua temporada inaugural, com partidas de PortMiami, tal como o MSC Seascape, que vai ter itinerários de três e quatro noites, visitando as Bahamas e a Ocean Cay MSC Marine Reserve, bem como viagens de sete noites que incluem destinos nas Bahamas, Jamaica e Ilhas Caimão.

O MSC Seashore vai igualmente navegar nas Caraíbas, partindo de  Port Canaveral (Orlando, EUA) para itinerários de três a sete noites para  a Ocean Cay MSC Marine Reserve, Nassau (Bahamas), Costa Maya e Cozumel (México), enquanto os cruzeiros com início a 7 de junho e 3 de agosto de 2025 vão ter uma escala alargada de segundo dia em algumas pernoitas e uma visita às pitorescas Honduras, para além do México e da Ocean Cay MSC Marine Reserve.

As propostas da MSC Cruzeiros para o próximo verão ficam completas com o MSC Meraviglia, que vai oferecer itinerários de sete noites desde Nova Iorque para os principais destinos das Caraíbas, incluindo Port Canaveral (Orlando, EUA), Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau (Bahamas).

Toda a programação da MSC Cruzeiros para o verão de 2025 pode ser consultada e reservada aqui, enquanto os cruzeiros portugueses estão disponíveis aqui.

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TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler

Este foi o 14.º ano em que a TAP foi eleita melhor companhia aérea da Europa nos prémios da publicação norte-americana Global Traveler, que são entregues com base na votação dos leitores da revista.

A TAP Air Portugal foi eleita como a Melhor Companhia Aérea da Europa na “GT Tested Reader Survey”, sondagem anual promovida pela prestigiada revista de turismo e viagens norte-americana Global Traveler junto dos seus leitores.

Segundo um comunicado da TAP Air Portugal, este foi o “décimo quarto ano consecutivo em que a transportadora foi nomeada a Melhor Companhia Aérea da Europa pelos leitores da revista, na 21ª edição dos prémios anuais GT Tested Reader Survey Awards”.

As distinções da Global Traveler foram entregues esta quarta-feira, 11 de dezembro, durante uma gala que decorreu no Hotel L’Ermitage Beverly Hills, em Los Angeles, nos EUA.

“Esta é uma honra incrível para todos na TAP. Ganhar este prémio todos os anos desde 2010 deixa-nos orgulhosos e humildes ao mesmo tempo. É entusiasmante que os leitores da Global Traveler continuem a estar tão satisfeitos com o nosso serviço à medida que continuamos a crescer nos EUA, acrescentando o nosso oitavo destino no próximo ano, com a nova rota para Los Angeles”, congratula-se Fernanda Ottavio, responsável de Vendas e Marketing da TAP para a América do Norte.

O GT Tested Reader Survey pede aos viajantes frequentes de luxo para nomearem os melhores produtos e empresas numa variedade de categorias ligadas às viagens, distinguindo companhias aéreas, hotéis, programas de fidelização e produtos relacionados com viagens em mais de 80 categorias.

 

 

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Novo Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil.

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Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização

O investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que a Aena está a fazer visa tornar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, numa infraestrutura “mais confortável, segura, ecológica e espaçosa para embarques e desembarques”.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, deu esta quarta-feira, 11 de dezembro,  início às obras de ampliação e modernização, num investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que vai tornar a infraestrutura num “aeroporto mais confortável, seguro, ecológico e espaçoso para embarques e desembarques”.

O Aeroporto de Congonhas vai, com este investimento, passar a contar com um novo terminal de passageiros “om mais que o dobro do tamanho atual”, além de novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional.

“Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas modernos, promovendo o aumento da eficiência das operações. Outra novidade são os pontos de parada de aeronaves adaptados para receber modelos de maior capacidade, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10”, lê-se  num comunicado da Aena, gestora aeroportuária brasileira.

O objetivo destas intervenções passa por “oferecer uma infraestrutura aeroportuária de excelência, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou Maurici Lucena, presidente da Aena, durante a cerimónia que marcou o arranque das obras de modernização e ampliação do aeroporto.

Presente na cerimónia esteve também Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, assim como o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth.

As intervenções devem estar concluídas em junho de 2028, data em que se prevê que o novo terminal deva iniciar o embarque de passageiros, ainda que as obras decorram por etapas, de forma a “minimizar impactos nas operações”.

“A primeira incluirá a demolição de estruturas, instalação de canteiros de obras, intervenções no pátio de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento. Na segunda, as companhias aéreas serão transferidas para os novos hangares, dando início à construção do píer do novo terminal e às obras no hangar tombado”, indica a Aena.

Na terceira fase, serão instaladas as pontes de embarque no novo píer e o sistema de controle e processamento de bagagens, enquanto as etapas finais contemplarão a conclusão do terminal de passageiros, com entrega das novas pontes, sistemas de bagagem e retrofit do terminal atual.

Um dos principais destaques destas intervenções é o novo terminal de passageiros, que vai dobrar a área destinada aos embarques, que vai somar mais de 100 mil m², entre outros espaços comerciais, lounges, escritórios e salas empresariais.

“O terminal de embarque terá um novo salão de check-in, com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer, com 33 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. O hangar tombado ganhará novo uso, com 10 portões de embarque remoto. Haverá, ainda, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento para até 17 canais de inspeção”, refere o comunicado.

A zona de desembarque vai também passar a oferecer mais conforto aos passageiros, já que vai ser instalado “um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão”.

A eficiência operacional também será aprimorada com as obras, já que vai passar a existir “um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial”, assim como o aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas,” com afastamentos adequados e 100% conforme as normas internacionais, sendo adequados para receber o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10 em todas as posições”.

“Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, a construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L”, acrescenta a Aena, que explica também que, para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao terminal, vai ser criada “uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos”, enquanto a “área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metro da linha Ouro”.

A Aena recorda também que, ao longo do seu primeiro ano de gestão, a infraestrutura já tinha sido alvo de várias melhorias, a exemplo de uma bolsa para motoristas de carros de aplicativo e uma nova área para embarque de passageiros, que reduz o tempo de espera dos usuários, tendo sido também iniciada a renovação da sala de embarque remoto e das casas-de-banho, que deverão ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025.

A Aena adquiriu ainda dez novos autocarros 100% elétricos para o embarque remoto de passageiros, veículos que têm zero emissão de gases e ruídos, contam com autonomia de 270 km a cada recarga de bateria, o que vai permitir “uma redução de 510 toneladas de CO2 por ano”.

Entre outras ações já realizadas, estão o reordenamento e ampliação dos raios-X, repavimentação com asfalto das ruas de acesso ao aeroporto, revitalização dos tapetes de bagagem, aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), oferta de assentos na sala de embarque, repavimentação das pistas de taxiamento de aeronaves, além da inauguração de novas lojas e restaurantes.

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CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal

Este comboio regressa já no sábado, 14 de dezembro, realizando “diversas viagens especiais” para assinalar a época festiva do Natal, aos sábados e domingos, até dia 5 de janeiro.

O Comboio Histórico do Douro a Vapor vai voltar a circular durante a época festiva do Natal, anunciou a CP – Comboios de Portugal, revelando que este comboio vai “voltar a realizar diversas viagens especiais”, até dia 5 de janeiro.

A primeira viagem na icónica locomotiva a vapor CP 0186 e nas carruagens históricas está agendada para sábado, 14 de dezembro, num percurso que liga o Porto-São Bento a Ermesinde, estando previstas “quatro circulações por dia, aos sábados e domingos, até 5 de janeiro de 2025”.

“Viajar no comboio a vapor no Natal é uma experiência mágica para toda a família e uma forma divertida e envolvente de celebrar esta época. Em Ermesinde, os participantes poderão conhecer a Aldeia de Natal e a maior Árvore de Natal do País”, lê-se numa nota informativa divulgada pela CP – Comboios de Portugal.

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Emirates continua a somar prémios nos WTA e World Travel Tech Awards

A Emirates somou quatro distinções nos prémios que são considerados os Óscares do Turismo e outras duas nos galardões que destacam a inovação em tecnologia aplicada ao turismo.

A Emirates voltou a ser premiada nos World Travel Awards (WTA) e nos World Travel Tech Awards 2024, somando quatro distinções nos prémios que são considerados os Óscares do Turismo e outras duas nos galardões que destacam a inovação em tecnologia aplicada ao turismo.

“Melhor Companhia Aérea do Mundo – Primeira Classe”, “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Imagem de Marca”, “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Entretenimento a Bordo” e “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Programa de Fidelização” foram as categorias em que a Emirates foi premiada na mais recente edição dos WTC, cuja gala decorreu na Madeira.

Já nos World Travel Tech Awards 2024, a companhia aérea foi reconhecida com os prémios “Melhor App de Companhia Aérea do Mundo” e “Melhor App de Companhia Aérea no Médio Oriente”.

“A Emirates está focada em oferecer consistentemente o melhor serviço, investindo continuamente para elevar a experiência a bordo e lançando conceitos pioneiros na indústria para expandir o ecossistema de fidelização”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Entre estas novidades, destaca-se o lançamento de 36 aviões totalmente renovados (26 A380 e 10 Boeing 777) com novos interiores que incluem a classe Premium Economy como parte do programa multimilionário de modernização dos aviões da companhia aérea, assim como a experiência de Primeira Classe da Emirates, que “continua a estabelecer o padrão de excelência da indústria”.

Além disso, a Emirates expandiu recentemente o catálogo de entretenimento a bordo, através de uma colaboração com o Spotify – o serviço de subscrição de streaming de áudio mais popular do mundo – para oferecer aos passageiros uma vasta gama de podcasts e playlists no ar, sem esquecer o Emirates Skywards, que tem já 33 milhões de membros.

Destaque merece ainda a App da companhia aérea, que tem vindo a ser reconhecida por oferecer a melhor funcionalidade e experiência de utilizador, uma vez que disponibiliza atualizações de voos em tempo real, rastreio de bagagem, guia de mapas do aeroporto, a possibilidade de explorar todas as cabines da frota em 3D e a opção de criar playlists personalizadas antes do voo.

 

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ARAC aponta para redução nas aquisições de veículos novos pelo segmento de rent-a-car

O Gabinete de Estudos e Estatística da ARAC, que analisa e divulga dados sobre o setor de aluguer de curta duração (ACD), revela que, no acumulado do ano – de janeiro a novembro – o setor foi responsável pela introdução de 58.790 veículos ligeiros de passageiros, 6.674 veículos comerciais ligeiros e 1.579 motociclos no mercado nacional.

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O setor de locação automóvel em Portugal tem-se destacado como um componente essencial da economia, contribuindo significativamente para o mercado automóvel e para a mobilidade sustentável no país. Em novembro de 2024, os dados do setor demonstraram tendências importantes, como a redução nas aquisições de veículos novos pelo segmento de rent-a-car, que registou 1.825 unidades adquiridas.

A ARAC, através do seu Gabinete de Estudos e Estatística, destaca “o aumento gradual na procura por veículos híbridos e elétricos, refletindo uma transição para soluções mais sustentáveis, embora ainda enfrentem barreiras como a insuficiência de infraestrutura de carregamento”. Além disso, segmentos como o aluguer de motociclos têm ganhado relevância, especialmente entre empresas de distribuição que buscam maior agilidade e eficiência econômica.

Em números acumulados, o setor contribuiu para a introdução de 58.790 veículos ligeiros de passageiros, 6.674 veículos comerciais ligeiros e 1.579 motociclos ao mercado nacional, destacando-se como uma força motriz do mercado automóvel.

Por meio da precisão e abrangência das informações recolhidas, o da ARAC auxilia as empresas a ajustarem as suas estratégias e a adaptarem-se às novas solicitações do mercado, especialmente no que diz respeito à transição para alternativas ecológicas e à crescente preferência pelo uso em detrimento da posse de veículos.

O papel desempenhado pela ARAC e pelo seu gabinete estatístico reforça a importância de uma base de dados sólida e confiável, essencial para a competitividade e o sucesso estratégico das empresas no setor de locação automóvel.

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Sicily by Car quer abrir cinco balcões e recrutar mais 50 pessoas até ao final de 2025

Depois de ter iniciado a atividade em Portugal, em setembro deste ano, a Sicily by Car pretende continuar a expandir o negócio e quer recrutar meia centena de pessoas até ao final do próximo ano.

Victor Jorge

A rent-a-car italiana, Sicily by Car, que chegou a Portugal em setembro deste ano, continua focada no projeto de expansão na Península Ibérica. Até ao final de 2025, tem planeada a abertura de mais cinco balcões nas cidades de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, que permitirá criar mais de 50 postos de trabalho só no nosso país.

Para Filippo Macchi, country manager da Sicily By Car, “Portugal é nitidamente um país com um crescimento muito acima da média europeia. Portanto, uma empresa familiar italiana como a Sicily by Car, quando pensa no projeto de expansão europeu, pensa em primeiro lugar nos países que mais cresceram e que tenham previsão de continuar a crescer, como é o caso de Portugal”.

Os novos balcões vão abrir no centro de Lisboa e do Porto, no Aeroporto de Faro, no Algarve, e no Aeroporto do Funchal, na Madeira.

Até agora, o investimento da empresa em Portugal já ultrapassou os 10 milhões de euros, mas deverá chegar aos 50 milhões de euros até ao final do próximo ano. Os primeiros meses de operação em Portugal ultrapassaram todas as expectativas, com uma cota de utilização da frota de 90%.

Filippo Macchi ainda que “o mercado de rent-a-car transmite uma certa segurança e praticidade, cada vez mais procurados pelos consumidores neste setor. O aluguer de veículos é também uma modalidade cada vez mais procurada pelas empresas, que encontram mais vantagens, tanto a nível financeiro como logísticas, em alugar uma viatura do que em adquirir um carro próprio”.

Para 2025 e para os próximos anos, os objetivos passam por continuar a abrir mais balcões por todo o país e ilhas, mas também reforçar o serviço ‘Corporate’, junto das empresas.

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Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,9% relativamente ao mesmo mês de 2023, mas com um ritmo de crescimento mais brando face ao registado no mês anterior de setembro.

Victor Jorge

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros correspondendo a uma subida de 2,9% face a outubro de 2023, depois de terem registado uma evolução de 3,6%, para 6,944 milhões, no mês de setembro, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos 6,5 milhões de passageiros movimentados na totalidade dos aeroportos nacionais, Lisboa registou 3,2 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3,5% face a outubro de 2023, enquanto Porto e Faro movimentaram 1,5 milhões (+2,7%) e 1 milhão (-0,3%), respetivamente.

Em outubro de 2024, 82,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (70,1% do total), correspondendo a um aumento de 1,2% face a outubro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,5% do total de passageiros desembarcados (+6,3%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 83,3% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+3,4%), tendo 69,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 1,4% face a outubro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,6% do total; +11,4%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, indica o INE.

Entre janeiro e outubro de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em outubro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 103,7 mil passageiros, valor superior em 2,5% ao registado em outubro de 2023 (101,2 mil).

Já no acumulado do ano – janeiro a outubro – o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% (+20,6% em 2023) para quase 61 milhões.

Também aqui, Lisboa lidera com perto de 30 milhões de passageiros, uma variação de +4,3% face aos mesmos 10 meses de 2023. O Porto movimento mais de 13,7 milhões de passageiros (+4,6%) e Faro ultrapassou os 9 milhões (+1,8%).

A análise indica, assim, que o aeroporto de Lisboa movimentou 49% do total de passageiros, concentrando o aeroporto do Porto 22,5% e o aeroporto de Faro perto de 15%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e outubro de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%), para 4,290 milhões, e embarcados (+1,3%), para 4,276 milhões face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,6%), para 3,674 milhões, e embarcados (-3,8%), para 3,647 milhões, e ocupou a 2.ª posição. Espanha (+3% nos desembarcados e embarcados), Alemanha (+5,8% nos desembarcados e +5,9% nos embarcados) e Itália (+3,8% nos desembarcados e +4,9% nos embarcados) ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.

Já quanto às aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, esse número ascende, em outubro de 2024, a 22 mil aviões, correspondendo a uma descida de 1,1% face a igual mês de 2023. No total, aterraram nos aeroportos nacionais, nos 10 meses de 2024, mais de 211 mil aeronaves, ou seja, mais 1.891 aeronaves.

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easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025

A partir do próximo verão, a easyJet vai disponibilizar duas novas rotas ligando Milão Linate a Lisboa e Bordéus a Faro.

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A easyJet acaba de lançar duas novas rotas para o verão de 2025, com ligações entre Milão Linate e Lisboa (LIN-LIS) e entre Bordéus e Faro (BOD-FAO).

Com o estabelecimento de uma nova base da easyJet em Milão Linate, a partir de 30 de março passará a existir mais uma ligação entre o aeroporto de Lisboa e um aeroporto italiano. O aeroporto de Linate é o mais próximo da cidade de Milão, estando localizado a apenas oito quilómetros da cidade, o que significa uma melhoria significativa da oferta para os passageiros que viajam em negócios e a complementaridade da oferta atual a partir do Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP).

Os voos entre estes dois aeroportos vão realizar-se todos os dias da semana, à exceção de sábado, passando a easyJet a ter, no próximo verão, quatro voos diários entre Lisboa e Milão.

Já a ligação entre Bordéus e Faro está prevista para os meses de julho e agosto, com início a 29 de junho, e um voo semanal ao domingo.

Para o verão de 2025, a easyJet já anunciou várias novas rotas que ligam os aeroportos portugueses a vários destinos. Após a entrada da easyJet em Cabo Verde, com o início em outubro dos voos entre Lisboa e Porto para a ilha do Sal, foi já confirmada a continuidade das operações durante esta primavera/verão de 2025, a partir de ambas as cidades portuguesas, estando os voos já disponíveis para reserva.

Além disso, estão também disponíveis mais lugares para este verão para voos a partir dos aeroportos portugueses. No caso concreto do aeroporto do Porto, além da nova rota para a ilha do Sal, local que terá pela primeira vez voos da easyJet durante o verão, estão disponíveis ligações adicionais para destinos como Porto Santo, Funchal, Zurique, Nantes, Paris Orly e Sicília Palermo.

A partir de 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. E a partir de dia 2 de junho, a easyJet oferecerá novas ligações diretas entre o Reino Unido e a Madeira, conectando Luton ao Funchal duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca que, “nos últimos meses, já apresentámos um total de nove novas rotas para Portugal em 2025, o que demonstra o nosso crescimento contínuo e a confiança no mercado”.

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FlyAngola lança primeira rota aérea internacional de Benguela

A FlyAngola dá início à operação internacional com ligação direta entre Benguela e Windhoek, com os voos a terem continuação para a capital angolana.

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A FlyAngola anunciou, recentemente, o lançamento da primeira rota aérea internacional a partir de Benguela (aeroporto da Catumbela) para Windhoek, na Namíbia, a partir do dia 21 de dezembro de 2024.

Esta nova ligação será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), com voos diretos e sem escalas, proporcionando uma viagem de apenas duas horas entre as duas cidades.

“Estes novos voos vão revolucionar a mobilidade de toda a região – seja para viagens de negócio, de saúde, de lazer ou de visita a familiares – e vão certamente trazer turistas da capital namibiana para as praias da província de Benguela”, afirma Belarnício Muangala, CEO da FlyAngola, em comunicado.

Além da ligação direta a Windhoek, os voos terão também continuação para Luanda, introduzindo uma nova opção de transporte aéreo entre a capital angolana e a Namíbia, ampliando as alternativas para passageiros e dinamizando o mercado entre as duas capitais.

A companhia aérea refere que os voos foram “estrategicamente planeados” para oferecer horários alternados e convenientes, permitindo que passageiros de outras províncias possam chegar facilmente ao Aeroporto de Catumbela para embarque.

Com o lançamento desta nova rota em plena época natalícia, a FlyAngola antecipa uma forte procura para os voos de Natal e Fim de Ano, tanto para passageiros que desejam visitar familiares como para turistas à procura de destinos de lazer.

Além da nova ligação internacional, a FlyAngola também reforçará as ligações domésticas, oferecendo voos de Benguela para Cabinda, com uma escala rápida em Luanda.

O CEO da FlyAngola adianta que a intenção, a médio prazo, é “operar a rota Benguela-Cabinda de forma direta e sem escalas, mas, por ora, o objetivo é avaliar o interesse e a adesão do mercado a este percurso”.

De referir que todos os voos de Benguela para Windhoek, Luanda e Cabinda serão operados com o Embraer 145, aeronave a jato de 50 lugares.

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