Turismo

Nova edição: Sustentabilidade, Go4Travel, Visit Valencia e SAP Concur

A nova edição do Publituris faz capa com um tema que não é novidade: sustentabilidade. Além das novidades das várias áreas do setor do turismo, trazemos, também, uma entrevista a Naut Kusters, diretor da ECEAT, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, sobre o mesmo tema. Além disso, a estratégia da Go4Travel conhecida no “Summit4Travel”, Visit Valencia e a nova solução SAP Concur para o segmento das viagens.

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A nova edição do Publituris faz capa com um tema que não é novidade: sustentabilidade. Além das novidades das várias áreas do setor do turismo, trazemos, também, uma entrevista a Naut Kusters, diretor da ECEAT, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, sobre o mesmo tema. Além disso, a estratégia da Go4Travel conhecida no “Summit4Travel”, Visit Valencia e a nova solução SAP Concur para o segmento das viagens.

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A nova edição do Publituris faz capa com um tema que não é propriamente novidade, mas que, com a pandemia da COVID-19 e as novas tendências passou a ouvir falar-se cada vez mais de sustentabilidade no setor do turismo.

Além de ficar a saber o que várias áreas do setor estão a fazer para se tornarem mais sustentáveis, o Publituris entrevistou Naut Kusters, diretor da ECEAT, a propósito do projeto SUSTOUR, que admitiu que “a tendência é muito clara no sentido da sustentabilidade.

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Também Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), salienta que “as agências e os operadores turísticos têm um papel preponderante na promoção da sustentabilidade no setor do turismo”.

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O Publituris viajou até à Madeira para marcar presença na Convenção da Go4Travel. Na sessão de abertura da “Summit4Travel 2022”, João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, apontou que o agrupamento de agências de viagens está com uma agenda “bem carregada”.

Capital Mundial do Design e Capital Europeia do Turismo Inteligente, em 2022, Valência acredita no potencial do mercado português, motivos pela qual o Visit Valência tem prevista uma série de atividades de promoção em Portugal.

Admitindo que o mercado português “não é muito relevante”, Ángel Pérez, Brand & Markets Director do Visit Valencia, disse ao Publituris “acreditar que existe um grande potencial com a excelente conectividade aérea que existe no momento”.

Na “Tecnologia”, João Carvalho dá a conhecer as mais-valias da nova solução SAP Concur. O responsável revela que “as empresas estão cada vez mais interessadas em soluções que ajudem os gestores de viagens e os responsáveis de recursos humanos a avaliar e gerir o risco das viagens”, sendo essencial “desburocratizar cada vez mais os processos empresariais, tendo em conta o impacto ambiental das deslocações”.

Além do “Check-in”, as opiniões são de Carlos Torres (ESHTE), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), António Abrantes (ISCE) e Amaro Correia (Atlântico Business School).

Boas leituras”!

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Foto: AENA
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Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA regista quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre

Os aeroportos da AENA, em Espanha, alcançaram perto de 64 milhões de passageiros. Este valor representa um aumento de 4,6% face a 2024, enquanto o número de voos cresceu 5,9%, totalizando 555.525 movimentos.

Os aeroportos espanhóis geridos pela AENA encerraram o primeiro trimestre de 2025 com um novo recorde de passageiros e movimentos, alcançando os 63,6 milhões de viajantes (+4,6%) e 555.525 operações (+5,9%). O mesmo aconteceu no mês de março, que contabilizou um total de 23,8 milhões de passageiros (+4,2%) e 202.270 movimentos (+5,7%).

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros em março, com 5,5 milhões, o que representa um crescimento de 3% face ao mesmo mês do ano anterior. Seguem-se os aeroportos Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 4,3 milhões (+1,8% em relação a 2024); Málaga-Costa del Sol com 1,8 milhões (+8,3%); Palma de Maiorca com 1,5 milhões (+1,5%); Gran Canaria com 1,4 milhões (+0,7%); Alicante-Elche Miguel Hernández, também com 1,4 milhões (+16,4%) e Tenerife Sul com 1,3 milhões, o que representa um aumento de 2,4% face a março de 2024.

Durante o terceiro mês de 2025, foi batido o recorde absoluto de passageiros em seis aeroportos da rede: Gran Canaria, Tenerife Sul, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura e La Palma. Igualmente, foi atingido um recorde de passageiros num mês de março no conjunto da rede da AENA e em 16 aeroportos: Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, Palma de Maiorca, Málaga-Costa del Sol, Alicante-Elche Miguel Hernández, Gran Canaria, Tenerife Sul, Valência, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura, Bilbau, Tenerife Norte-Cidade de La Laguna, La Palma, Astúrias e A Corunha.

Em relação às operações, o aeroporto com mais movimentos em março foi o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com um total de 35.544 (+3,7% face a 2024), seguido de Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 28.411 voos (+5,2%); Gran Canaria com 13.505 (+2,1%); Málaga-Costa del Sol com 13.489 (+11,3%); Palma de Maiorca com 12.627 (+1,3%); Alicante-Elche Miguel Hernández com 9.396 (+19,1%) e Tenerife Sul com 9.157 aterragens e descolagens (+6,3%).

Para a temporada de Páscoa de 2025, que decorre de 11 a 21 de abril, a AENA prevê operar um total de 69.327 voos nos aeroportos espanhóis, o que representa um aumento de 11,5% face à Páscoa anterior. Em 2024, este período decorreu de 22 de março a 1 de abril, com 62.188 voos operados.

Entre os dias desta temporada, destaca-se 12 de abril como o que terá mais operações: um total de 6.553 voos. Seguem-se de perto o dia 20 de abril com 6.521 voos, 11 de abril com 6.472, 19 de abril com 6.456 e 13 de abril com 6.414. Por outro lado, o dia com menos operações nesta Semana Santa será 15 de abril, com 5.945 voos.

No que toca a aeroportos, como habitual, o que irá gerir mais voos será o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com 12.180 operações, um aumento de 3,3% face à temporada anterior, quando foram registados 11.785 voos. No seu caso, o dia com mais operações previstas será 11 de abril com 1.154 voos, seguido de 21 de abril com 1.147, 14 de abril com 1.124 e 17 de abril com 1.120.

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Portal da Queixa soma mais 24% de reclamações no turismo no primeiro trimestre

Sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas são as subcategorias mais visadas. Segundo dados do Portal da Queixa, Ryanair e TAP lideram volume de reclamações nas companhias aéreas.

No primeiro trimestre de 2025, o setor do turismo foi alvo de mais de 1.500 reclamações, verificando-se uma subida de 24%, face ao mesmo período de 2024, indicam os dados do Portal da Queixa. Os consumidores queixam-se sobretudo de problemas relacionados com os sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas, com Ryanair e TAP a liderarem as queixas.

Nesta época de férias da Páscoa, em que os milhares de portugueses planeiam viajar, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais constrangimentos que estão a assolar, este ano, o setor do turismo, quais as entidades com mais reclamações e que marcas têm o melhor Índice de Satisfação na plataforma.

A análise efetuada à categoria Hotéis, Viagens e Turismo, entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor (1.585) registou um aumento de 24%, em comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando se observaram 1.270 queixas.

Segundo os dados aferidos, entre as subcategorias mais reclamadas estão os sites de Reservas de Viagens (58,2%) e Companhias Aéreas (18,8%). Em terceiro lugar estão os sites de Reservas de Alojamento (10,2%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6%) e as Agências de Viagens a acolheram 3,4% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 1,4% das ocorrências.

Os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de Turismo são: a cobrança indevida, tema reportado em 53.6% dos casos. Abrange reclamações sobre cobranças ou débitos não autorizados, erros de faturação, cobranças abusivas ou em duplicado, renovação automática indevida, e outras inconsistências relacionadas com pagamentos.

Seguem-se a falta de qualidade do serviço/atendimento (12,9%) e as dificuldades com a execução dos reembolsos (12%).

Já os problemas com o voo e bagagem (cancelamento ou atraso de voos, extravio, danos ou atrasos na entrega de bagagens, e dificuldades com processos de check-in e embarque) geraram 8% das reclamações. Na origem de 3,3% das ocorrências esteve a insatisfação com os produtos e serviços.

Entre as companhias aéreas, a Ryanair e a TAP mantêm o pódio das marcas mais reclamadas, com a companhia britânica a absorver 26% das reclamações e a operadora nacional a recolher 25%. Seguem-se a aasyJet (13,3%), a STP Airways (3,67%), a Vueling (3,67%) e a SATA (3%).

No campo oposto, relativamente às entidades com melhor Índice de Satisfação (IS) – uma avaliação da responsabilidade dos consumidores –, destacam-se com elevada performance os sites de Reservas de Alojamentos: Traventia (com 85,2 em 100 pontos), Airbnb (83,3), eDreams (81,3) e Destinia (77,6).

Nas Agências de Viagens: a melhor pontuação vai para a Rickytravel com um IS pontuado em 83,1, a Top Atlântico com 74 de IS e a IBS Portugal com 70,8. Já nos Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, sobressai o Odisseias com um IS de 63,4.

Na análise de Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a reputação do setor tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução, bem como pela desinformação e pela apatia dos reguladores.

“Constatámos que as reclamações dirigidas aos vários intervenientes do setor do Turismo têm vindo a aumentar, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, muitos consumidores apontam a desinformação e a falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor. Infelizmente, continuamos a assistir à apatia dos reguladores, que são impotentes face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores.”, conclui Pedro Lourenço.

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Novo Governo alemão promete reduzir impostos sobre a aviação

Depois das eleições de 23 de fevereiro, o Governo de coligação resultante – CDU/CSU e SPD – decidiu reduzir a carga fiscal sob o setor da aviação.

O novo Governo de coligação alemão – CDU/CSU e SPD – promete reduzir os impostos sobre a aviação, incluindo um plano para reverter o aumento do imposto sobre passageiros aéreos introduzido no ano passado.

O compromisso está incluído num acordo de coligação de 144 páginas entre os Democratas-Cristãos (CDU/CSU), que venceram as eleições alemãs em fevereiro, e os Social-Democratas (SPD) e que tem o líder da CDU, Friedrich Merz, como chanceler.

“Queremos reduzir os impostos, taxas e encargos específicos da aviação, e reverter o aumento do imposto sobre a aviação”, refere o acordo de coligação.

Recorde-se que o anterior Governo alemão tinha aumentado o imposto sobre passageiros aéreos em 20% em maio de 2024 – medida que gerou críticas por parte da Verband Deutsches Reisemanagement (associação alemã de compradores de viagens, VDR sigla em alemão), e de grupos do setor da aviação como a IATA.

A nova coligação promete ainda “abolir de imediato” a política do Governo anterior que previa a introdução de uma quota mínima para a utilização de combustíveis sintéticos pelas companhias aéreas, conhecida como a quota “Power to Liquid”, que deveria entrar em vigor na Alemanha a partir de 2026. O acordo de coligação considera que esta exigência “ultrapassa o padrão da UE”.

“Garantiremos que as companhias aéreas europeias não sejam prejudicadas em relação às companhias não europeias no que diz respeito à quota de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF)”, refere o acordo.

“O nosso objetivo é moldar a modernização da indústria da aviação e do transporte aéreo, promovendo uma concorrência justa e a descarbonização. A coligação está empenhada em melhorar a conectividade internacional dos aeroportos alemães para apoiar o crescimento económico”, pode ainda ler-se no documento.

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China proíbe companhias aéreas de adquirirem novos aviões à Boeing

Em resposta às tarifas impostas por Donald Trump aos produtos importados da China, o Governo chinês decidiu proibir a compra de aviões à Boeing por parte das companhias aéreas. Um rude golpe para o fabricante norte-americano cujas expectativas apontavam para um crescimento total na frota chinesa de 4.345 para 9.740 aeronaves até 2043.

A guerra comercial entre a China e os EUA continua a escalar. De acordo com a Bloomberg, que cita fontes familiarizadas com o assunto, a China terá proibido as companhias aéreas nacionais de aceitarem mais aeronaves do fabricante norte-americano Boeing.

As companhias também foram orientadas a não comprar mais peças relacionadas com aviões a empresas dos EUA, encontrando-se o Governo chinês a considerar formas de apoiar as companhias aéreas que tenham aviões da Boeing em regime de leasing e que enfrentem custos mais elevados, segundo as mesmas fontes.

De acordo com o site da Boeing, à data de 31 de março, existiam exatamente 130 encomendas pendentes de clientes chineses. Entre estas encontram-se 23 Boeing 777, seis Boeing 787 e 101 Boeing 737. Os maiores compradores são a China Southern Airlines, a Ruili Airlines e várias empresas de leasing.

No entanto, no final de 2024, a Boeing previra que a frota das companhias aéreas chinesas passasse de 4.345 para 9.740 aeronaves até 2043, constituindo os aviões de um corredor a maior parte das unidades, prevendo-se cerca de 6.720 aeronaves desta tipologia.

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“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET

Partindo da premissa que o Turismo do Centro de Portugal “tem uma marca muito forte”, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, salientou, durante a tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, que, “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”. Em resposta ao desafio e/ou recado deixado por Rui Ventura relativamente à Lei 33, Pedro Machado considerou que o “quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”.

Victor Jorge

Na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, realizada esta terça-feira, 15 de abril, em Aveiro, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), começou por destacar os três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: “a equipa, o território e a comissão executiva”.

Pedro Machado também aproveitou a ocasião para referir que “o caminho que estávamos a trilhar reforçava não só o peso do crescimento da indústria do turismo em Portugal, mas procurava também responder a três grandes desafios: o desafio da qualidade e da qualificação da experiência, o desafio do crescimento, bem como o desafio da capacidade que temos de podermos alimentar e alavancar o grau de felicidade daqueles e daquelas que recebem turistas”.

Enumerando as diversas medidas lançadas ao longo do último ano por parte do XXIV Governo, Pedro Machado considerou que “estávamos, no fundo, a procurar acrescentar valor à oferta, a corresponder à expectativa de um crescimento que o país está a ter, mas que, cada vez mais e todos os dias, somos desafiados a responder ao que é esperado por aqueles que recebemos”.

E numa região que ultrapassou a fasquia das oito milhões de dormidas, em 2024, Pedro Machado admitiu que “essa mesma região tem todas as condições para continuar esse caminho do crescimento. Não só porque se posicionou, mas porque tem hoje o seu ADN, tem a sua estrutura base nessa ligação território-empresa, tem diversificação, singularidade, oferta, tem todos os ingredientes para poder continuar o caminho do crescimento, tendo presente aquilo que são as expectativas criadas, nomeadamente com nos novos mercados”.

O SET lembrou, igualmente, o tema da sustentabilidade, assumindo que “esta merece atenção redobrada, do ponto de vista daquilo que é a pressão que temos sobre os nossos recursos e que precisamos de lidar e gerir com parcimónia, mas sobretudo aquilo que ela pode e deve influenciar, nomeadamente, a procura dos mercados emissores”.

Por isso, considerou que “temos um conjunto de fluxos turísticos em que o tema da sustentabilidade já não é apenas uma preocupação à chegada, é uma preocupação à partida” e, por isso, “define muitas vezes aquilo como, onde e o que os turistas querem pagar”.

Ainda no tema da sustentabilidade e, fundamentalmente, na questão das alterações climáticas, Pedro Machado referiu ainda que “o país, a região, os municípios em que vivemos, pedimos emprestados aos nossos filhos. Se tivermos essa consciência de que pedimos aos nossos filhos aquilo que é hoje o ecossistema que todos os dias utilizamos, provavelmente muitos mudariam alguma das suas atitudes”.

Pedro Machado juntou às alterações climáticas as migrações, considerando-as “absolutamente cruciais”. “Os emigrantes representam, hoje, praticamente a 17% da nossa população”, disse o SET, admitindo que “precisamos saber quem são e, mais do que isso, criarmos as condições para termos cidadãos plenos de direitos”, saudando as medidas tomadas pela Confederação do Turismo de Portugal, Turismo de Portugal e AIMA com o plano de formação colocado no terreno.

Outro tema preocupante salientado por Pedro Machado foi o do “envelhecimento da população nos nossos territórios”. “Os números são estrondosos”, considerou o SET, referindo que, “em 2050, teremos 297 idosos por cada 100 jovens ativos”, considerando esta “uma cifra absolutamente crítica do ponto de vista daquilo que é o processo de envelhecimento desta Europa e da própria necessidade de olharmos também para os migrantes como fator decisivo e crítico para que a Europa também ela possa regenerar-se”.

Pedro Machado salientou, também, a necessidade da “valorização das profissões do turismo”, reforçando a “confiança nas empresas, nos empresários e nas pessoas”. E respondendo a algumas vozes que entendem que existe turismo a mais, Pedro Machado disse: “basta pensarmos nesta região e percebermos aquilo que são as taxas de ocupação numa indústria que representa hoje 14,4% do nosso Produto Interno [Bruto] em termos de exportações”, comparando-as com o 9% da indústria automóvel ou os 9,8% da maquinaria e equipamentos.

Para o final ficou a resposta ao desafio deixado por Rui Ventura, para a revisão da Lei 33. “Há, de facto, dossiers que não foram cumpridos e um deles foi a revisão da Lei 33”, recordando o único ano que o Governo esteve em funções. “Fui sempre adepto da Lei 33, no sentido de que dava mais capacitação ao território, a empresas e empresários, nos dava uma visão diferente, porque não ficávamos tão divididos, sobretudo no campeonato da internacionalização”, admitindo que “cada vez mais temos consciência que precisamos de músculo”.

“A lei não ficou perfeita”, disse Pedro Machado, “desde logo porque as universidades e os politécnicos nem sequer se podiam associar”, admitindo que “pensar numa estratégia de desenvolvimento regional ou local sem conhecimento, sem transferência de conhecimento, sem capacitação foi sempre uma aberração”.

Por isso, Pedro Machado admitiu, salientando o cuidado a ter com as palavras: “tenho consciência de que estamos, nesta data, às portas de eleições, mas o trabalho não fica perdido. Eventualmente temos este intervalo de tempo para nos ajudar a ir mais longe do que aquilo que já teria sido feito na revisão da [Lei] 33”.

E, em conclusão, o SET considerou que “a própria proposta da revisão da Lei 33, à data de hoje, pode ficar aquém daquilo que é a expectativa criada e parece-me quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”, reforçando que “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”.

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Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”

Rui Ventura tomou posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, numa cerimónia realizada em Aveiro, assumindo um “inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”. Como desafio e/ou recado à tutela, dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente no ato de tomada de posse, Rui Ventura deixou “a revisão da Lei 33” que considera “ultrapassada”.

Victor Jorge

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tem um novo presidente a partir desta terça-feira, 15 de abril. Rui Ventura tomou posse, numa cerimónia realizada em Aveiro, sucedendo, assim, a Raul Almeida, cuja memória e trabalho foi lembrado durante o evento.

Assumindo “um inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”, Rui Ventura começou por recordar “a eleição expressiva”, tendo ficado apenas nove dos 159 associados por exercer o seu voto, salientando o “amplo envolvimento das duas candidaturas”, bem como “o interesse dos associados em querer estar presente na vida ativa da Entidade de Turismo do Centro de Portugal”.

“A partir de hoje”, frisou o novo presidente da Turismo do Centro, “é agarrar as oportunidades para atrair e agregar todos aqueles que se reveem na nossa diversidade turística, que é única”. “Este é um território ímpar, de mulheres e de homens notáveis”.

De resto, as pessoas estiveram sempre presentes ao longo do discurso de tomada de posse de Rui Ventura, admitindo que “não há turismo sem pessoas, não há turismo sem empresários, não há turismo sem o cuidado de cada autarca, em cada um dos seus conselhos, em conservar o melhor que existe em cada um desses territórios”.

“O setor mede-se pela sua capacidade de saber receber bem e ter competência para intermediar com sucesso, produtos, espaços e experiências”, sem esquecer que “o sucesso destas interações humanas tem impactos positivos nos ambientes económico, social e cultural”.

Não deixando de lado o fator segurança, Rui Ventura afirmou que “temos de ter a força e a coragem de continuar a trabalhar sem descanso no turismo de sustentabilidade ambiental. Temos de saber acompanhar os novos tempos e a necessária prosperidade com a inegável e importante agenda da descarbonização”.

Salientando ainda o compromisso “em tudo fazer para manter a identidade deste território, criando plataformas intermédias, onde, de forma regular, teremos de discutir, temos de nos complementar, criando âncoras que sejam sedutoras o suficiente para fazer despertar a curiosidade e, como consequência, proporcionar uma permanência mais prolongada do turista”.

No discurso de tomada de posse de Rui Ventura também houve tempo para alguns recados à tutela, nomeadamente, no “desafio para a criação do Hotel Escola, dando uma resposta especializada para que as diversas áreas do turismo não se percam, dotando o território de recursos humanos qualificados, atraindo-os para o território ou fazer com que permaneçam no nosso território”.

Além disso, Rui Ventura expressou a vontade de “alterar velhos paradigmas na mobilidade dentro do território e para o território”, até porque considera que “o Centro de Portugal tem condições únicas para ser uma alavanca de desenvolvimento para todo Portugal”, destacando a “aposta no nosso mercado principal [Espanha]”.

Por isso, o novo presidente da Turismo do Centro de Portugal deixou a pergunta: “Tentem descobrir qual é o país que os nossos irmãos espanhóis mais gostam de conhecer”. A resposta surgiu de seguida: “Asseguro-vos que vão deparar-se com a resposta e o desejo de conhecer Portugal e aí o Turismo do Centro ganhou um renovável reconhecimento nacional e internacional e tem sabido aproveitar as oportunidades para explorar e dar a conhecer o seu potencial de desenvolvimento turístico”.

Com a plena convicção que “este projeto ainda pode e deve ir muito mais além”, Rui Ventura destacou ainda “a articulação que deve existir entre a Entidade e a Agência [de Promoção Externa], sob pena de estarmos a duplicar recursos humanos e financeiros”. O presidente da TCP salientou ainda que “a estratégia de posicionamento da marca turística associada à região, tem diferentes variáveis sobre as quais importa refletir”, apontando a “comunicação do destino” como uma delas e, neste caso, “podemos e devemos centrar a nossa atenção numa das ferramentas em que tem assentado essa comunicação, o mapa turístico para o mercado nacional e internacional”.

Resumindo, nas palavras de Rui Ventura “a Entidade e a Agência devem estar mais articuladas”, considerando ser “importante e decisivo, pois garante a uniformidade e a redução na duplicação de trabalho e esforços entre as duas organizações”.

No final e dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, Rui Ventura afirmou que “precisamos trabalhar na reforma da Lei 33, bem como o regime jurídico das organizações e funcionamentos das Entidades Regionais de Turismo”, considerando que “é uma lei ultrapassada”.

Até porque, considerou Rui Ventura, “as regiões têm provado que podem percorrer um caminho de maior autonomia administrativa e financeira, sem colocar em risco o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal”, concluindo que “todas as regiões, sem exceção, já provaram que sabem assegurar e manter esse alinhamento. Sabemos que juntos somos mais fortes e que há uma marca que a todos nos une, a marca Portugal”.

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Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
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Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

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O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
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Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge

108.067.766. Foi este o número de passageiros que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA) movimentou no ano 2024, correspondendo a uma subida de 3,3% face ao ano anterior de 2023, mas continuando abaixo dos números alcançados em 2019 (-2,2%).

O Top 3 do ranking da ACI World é completado pelo Aeroporto Internacional do Dubai, com 92.331.506 passageiros, uma subida de 6,1% face a 2023 e um crescimento de 6,9% relativamente a 2019. Dallas Fort Worth International Airport completa o pódio, com 87.817.864 passageiros, um aumento de 7,4% referente a 2023 e +17% quando comprado com o ano 2019.

A maior subida no ranking dos 10 melhores aeroportos foi registada pelo Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, que passou da 21.ª posição, em 2023, para o 10.º lugar, em 2024. Esta ascensão foi impulsionada pela ampliação das políticas de vistos, pela retoma e expansão dos voos internacionais, por melhorias operacionais e pela recuperação da região Ásia-Pacífico, em particular da China.

Justin Erbacci, diretor-geral da ACI World, salienta que “no meio de desafios globais, destaca-se a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo. Estes centros são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade”.

Os dados preliminares indicam que o total global de passageiros, em 2024, rondou os 9,5 mil milhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023, ou um crescimento de 3,8% face aos níveis pré-pandemia (2019).

Os 10 aeroportos mais movimentados, que representam 9% do tráfego global (855 milhões de passageiros), registaram um aumento de 8,8% em comparação com 2023 e um crescimento de 8,4% face aos resultados de 2019 (789 milhões de passageiros em 2019).

Analisando os principais aeroportos a nível de movimentação de passageiros internacionais, a liderança pertence ao Dubai, com mais de 92,3 milhões de passageiros (+6,1% face a 2023 e + 7% face a 2019), seguindo-se o aeroporto de Heathrow/Londres com 79,2 milhões de passageiros internacionais (+5,7% face a 2023 e +4,1% face a 2019) e o aeroporto de Incheon/Coreia do Sul, com 70,7 milhões de passageiros internacionais (+26,7% face a 2023 e +0,1% face a 2019).

Em 2024, o crescimento do tráfego global de passageiros enfrentou “incertezas significativas decorrentes da evolução dos cenários económicos e geopolíticos”, refere a ACI World, adiantando ainda que “os desafios contínuos nas cadeias de abastecimento e os atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, bem como as tensões geopolíticas, representaram um risco para as oportunidades de crescimento, ao potencialmente alterarem rotas de voo, aumentarem os custos operacionais e afetarem a confiança dos passageiros”.

Além disso, “a ameaça de tarifas aduaneiras gerou preocupações sobre possíveis perturbações no comércio global, o que afetou indiretamente a procura por viagens internacionais e impulsionou o aumento das construções”, frisa a entidade.

Em 2025, a ACI World prevê que o tráfego global de passageiros atinja os 9,9 mil milhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. “Embora a procura por viagens continue forte, espera-se que o ritmo de expansão abrande, à medida que os mercados transitam de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e a longo prazo”, refere a ACI World.

“Desafios-chave como a incerteza económica, as tensões geopolíticas e as limitações de capacidade deverão ter um impacto crescente na trajetória do setor. Nos mercados desenvolvidos, a estabilização da procura, os estrangulamentos nas cadeias de produção de aeronaves e a falta de capacidade nos aeroportos poderão moderar o crescimento”, acrescenta ainda.

A ACI World conclui que “mercados emergentes, o aumento do investimento em infraestruturas e a crescente procura de viagens por parte da classe média deverão continuar a impulsionar a expansão. À medida que a indústria entra numa nova era de crescimento, o setor aeroportuário terá de concentrar-se na viabilidade financeira, no investimento em infraestruturas, na eficiência operacional e na sustentabilidade”.

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Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro

Os aeroportos nacionais registaram um ligeiro decréscimo no movimento de passageiros no mês de fevereiro, totalizando pouco mais de 4,3 milhões. No acumulado dos dois meses de 2025, os números continuam positivos.

Victor Jorge

Em fevereiro de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 4,317 milhões de passageiros, correspondendo a variações de -0,5% face aos 4,338 milhões de fevereiro de 2024 (+5,9% no mês anterior).

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que, no segundo mês de 2025, registou-se o desembarque médio diário de 78,6 mil passageiros, valor superior ao registado em fevereiro de 2024 (76,6 mil; +2,6%).

Em fevereiro de 2025, 82,9% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,8 milhões de passageiros (-0,3%), na maioria provenientes do continente europeu (68,7% do total), correspondendo a uma ligeira diminuição de 0,6% face a fevereiro de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,6% do total de passageiros desembarcados (-6,4%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,1% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+1,1%), tendo 68% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um ligeiro crescimento de 0,3% face a fevereiro de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,7% do total; -3,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Relativamente à movimentação de aeronaves, o mês de fevereiro de 2025 também registou um ligeiro decréscimo de 0,2%, passando de 15.665, no segundo mês em 2024 para os atuais 15.641 de fevereiro de 2025.

Em fevereiro de 2025, Lisboa manteve a liderança na movimentação de passageiros, com 2,361 milhões, correspondendo a uma descida de 2,5% face ao mesmo mês de 2024 (+6,9% em janeiro, 2,416 milhões de passageiros).

Já o Porto, registou uma subida de 2,2% face ao mês homologo de 2024, totalizando 1,015 milhões de passageiros (+2,1% em janeiro, 950 mil passageiros). Faro também manteve o registo positivo (+1,5%), embora o crescimento seja inferior ao do mês de janeiro (+6,1%), totalizando 365 mil passageiros contra os 310 mil do mês anterior.

Dois meses positivos
No acumulado do ano 2025 – janeiro e fevereiro – os números do INE mostram, contudo, uma subida em todos os parâmetros.

Nos primeiros dois meses de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 8,563 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,6% face a igual período de 2024.

Neste período, o aeroporto de Lisboa movimentou 55,8% do total de passageiros (4,8 milhões), +2,1% comparando com os primeiros dois meses de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 3,6% no movimento de passageiros (675 mil; 7,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (cerca de 2 milhões) e aumentou 2,2%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros dois meses de 2025, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,4% e +0,6%, respetivamente). Reino Unido e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino. Alemanha ocupou a 4.ª posição. A 5.ª posição foi ocupada pelo Brasil enquanto país de origem e pela Itália enquanto país de destino dos voos.

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Arranca parceria entre Ryanair e Expedia

Os voos da Ryanair passam a estar disponíveis na plataforma do Expedia Group.

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Na sequência do anúncio da parceria “OTA Aprovada” em julho passado, a Ryanair revelou que os seus voos passam a estar disponíveis e podem ser reservados através do Expedia Group – uma das maiores empresas de tecnologia de viagens do mundo.

Esta parceria permite também que os clientes do Expedia Group que reservem voos da Ryanair forneçam corretamente os seus dados de contacto e pagamento à Ryanair, garantindo assim o acesso à sua conta myRyanair e o recebimento direto de informações importantes sobre o voo, sem necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair, exigido a clientes de agências de viagens online não autorizadas.

Dara Brady, diretor de Marketing da Ryanair, diz-se “satisfeito por os voos da Ryanair estarem agora disponíveis para reserva pelos clientes do Expedia Group”, enquanto Greg Schulze, diretor Comercial do Expedia Group, frisa que a parceria com a Ryanair “representa um marco importante na ampliação das opções de viagem para os nossos clientes. Ao integrar a vasta rede da Ryanair, que inclui rotas únicas por toda a Europa, esta colaboração oferece aos nossos clientes nos EUA e na Europa mais escolha e valor, tornando cada viagem numa memória inesquecível”.

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