Iberia estabelece parceria com a Cepsa para desenvolver combustíveis sustentáveis para a aviação
Parceria visa o desenvolvimento de combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação, assim como o estudo de outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.

Publituris
Turkish Airlines assinala abertura da terceira pista do Aeroporto de Istambul
“Crescimento do Porto e Norte pode acontecer com a construção de uma segunda pista e aumento da aerogare”
Cabo Verde: Ilha de Santiago vai poder ser explorada em roteiros turísticos
Brasil estabelece novo recorde ao receber mais de 3,7 milhões de turistas estrangeiros no 1.º trimestre
Dino Parque Lourinhã ganha novos “habitantes”
Disneyland Paris está cheia de novidades
Receitas turísticas crescem 3,7% em fevereiro e já somam mais de 3MM€ em 2025
TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna
Empresas turísticas atingidas pela tempestade Martinho vão ter apoios de 5M€
Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo reúne 29 recursos turísticos e experiências
A Iberia e a Iberia Express assinaram uma parceria com a Cepsa com vista à “descarbonização do setor aéreo” e através da qual vão ser desenvolvidos combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação e estudadas outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.
Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que o objetivo desta parceria passa por “fomentar a mobilidade sustentável dos aviões e da frota de veículos que presta serviços nos aeroportos”.
A Iberia explica ainda que o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis é uma prioridade para tornar a indústria da aviação cada vez mais livre de carbono e atingir os objetivos da Agenda 2030.
“Este projeto, que contempla a investigação e testes de voo com SAF, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescenta a Iberia, que salienta a experiência da Cepsa nesta matéria, uma vez que a empresa já produz biocombustível há mais de 10 anos.
A Iberia recorda que, enquanto parte do Grupo IAG, estabeleceu o compromisso de chegar a zero emissões poluentes até 2050 e operar um mínimo de 10% dos seus voos com combustível sustentável até 2030.
Para alcançar a meta estabelecida, a companhia aérea elaborou uma estratégia que assenta em três pilares, concretamente operações mais eficientes, uma experiência de viagem mais sustentável para os clientes e o compromisso com a transição ecológica da aviação.
“Para a descarbonização do setor aéreo é imprescindível o desenvolvimento, produção e distribuição dos combustíveis de origem sustentável a preços acessíveis e em quantidade suficiente”, realça Javier Sánchez-Prieto, presidente e CEO da Iberia.