Air France-KLM financia transição para combustíveis sustentáveis com sobretaxa
O grupo franco-holandês criou uma sobretaxa, cujo valor depende da distância da viagem e da cabine escolhida, e que poderá ir até aos 12 euros por bilhete.
Victor Jorge
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Desde 10 de janeiro de 2022, os clientes das companhias aéreas do Grupo Air France-KLM contribuem para o esforço de incorporação gradual de combustível de aviação sustentável.
Para tal, o grupo franco-holandês criou uma sobretaxa, cujo valor depende da distância da viagem e da cabine escolhida. No caso da Air France e da KLM, o valor da sobretaxa vai variar de 1 a 4 euros na cabine “Economy” e de 1,5 a 12 euros na cabine “Business”, sendo diretamente visível nos detalhes da tarifa. Para a Transavia, será integrado diretamente na própria tarifa. Além disso, a partir de 13 de janeiro de 2022, os clientes que desejarem poderão contribuir voluntariamente para a compra de combustível de aviação sustentável adicional. Mais para a frente, os membros do programa de passageiro frequente “Flying Blue” também vão poder comprar combustível com as suas milhas.
Em comunicado, o grupo Air France-KLM refere estar “convencido de que o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) é fundamental para a descarbonização da aviação”.
Assim, a partir deste ano, a Air France, KLM e Transavia vão começar a integrar combustível de aviação sustentável nos voos com partida da França e dos Países Baixos. Isto traduzir-se-á, segundo contas efetuadas pelo grupo e divulgadas em comunicado, “na substituição de 0,5% a 1% da quantidade total de combustível usada anualmente”. Para o futuro, o grupo admite que a trajetória de descarbonização será acelerada com a incorporação de SAF à medida que aumenta a produção, “com um objetivo de 5% em 2030 e até 63% em 2050”, diz o grupo.
Produzidos, atualmente, a partir de óleo de cozinha usado ou resíduos florestais e agrícolas, estes combustíveis não fósseis não competem com a indústria alimentar humana e podem ser incorporados de forma segura sem modificar os aviões em operação atualmente.
O grupo salienta que estes combustíveis “podem reduzir a pegada de carbono dos voos numa média de 80% ao longo de todo o seu ciclo de vida e, portanto, constituem – juntamente com a renovação da frota e da eco-pilotagem – uma importante alavanca para alcançar a ambição de zero emissões líquidas de CO2 até 2050”.
Recorde-se que o grupo Air France-KLM é um dos pioneiros no uso de SAF, com os primeiros voos operados com SAF já em 2011.