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Ryanair recorre da decisão do Tribunal Europeu sobre ajudas à Finnair e SAS

A Ryanair alega que a aprovação destes auxílios estatais pela Comissão Europeia “foi contra os princípios fundamentais do direito da UE”.

Victor Jorge
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Ryanair recorre da decisão do Tribunal Europeu sobre ajudas à Finnair e SAS

A Ryanair alega que a aprovação destes auxílios estatais pela Comissão Europeia “foi contra os princípios fundamentais do direito da UE”.

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A Ryanair vai recorrer das decisões do Tribunal-Geral da UE sobre os auxílios estatais finlandeses, dinamarqueses e suecos a favor da Finnair e da SAS.

Recorde-se que o governo finlandês concedeu uma garantia de empréstimo de 600 milhões de euros à Finnair, que beneficiou de mais de 1,2 mil milhões de euros em auxílios estatais desde o início da pandemia. Os governos dinamarquês e sueco concederam, cada um, uma garantia de empréstimo de 137 milhões de euros à SAS, que também beneficiou de um auxílio estatal de recapitalização desses países, elevando o auxílio total recebido pela SAS a mais de 1,3 mil milhões de euros.

Embora a crise da Covid-19 tenha causado danos a todas as companhias aéreas que contribuem para as economias e a conectividade da Finlândia, Dinamarca e Suécia, “os governos desses países decidiram apoiar apenas as suas companhias aéreas”, refere a Ryanair, em comunicado. A Ryanair encaminhou, assim, as aprovações da Comissão Europeia para esses “subsídios ilegais” ao Tribunal-Geral da UE em junho de 2020, recorrendo, esta quarta-feira, dos acórdãos do Tribunal Geral para o Tribunal de Justiça da UE.

Um porta-voz da Ryanair salienta, na nota de imprensa, que “uma das maiores conquistas da UE é a criação de um verdadeiro mercado único para o transporte aéreo. A aprovação dos auxílios estatais finlandês, dinamarqueses e suecos pela Comissão Europeia foi contra os princípios fundamentais do direito da UE”.

Além disso, considera a companhia aérea que “as decisões de hoje (quarta-feira) atrasaram em 30 anos o processo de liberalização do transporte aéreo, permitindo que a Finlândia, a Dinamarca e a Suécia dessem às suas transportadoras nacionais uma vantagem sobre concorrentes mais eficientes, com base puramente na nacionalidade”.

Por isso, a Ryanair vai pedir ao Tribunal de Justiça da UE que “anule estes subsídios injustos no interesse da concorrência e dos consumidores”, salientando que, “para que a Europa saia desta crise com um mercado único em funcionamento, as companhias aéreas devem poder competir em condições de igualdade”.

“A concorrência não distorcida pode eliminar a ineficiência e beneficiar os consumidores por meio de tarifas baixas e opções de escolha. Os subsídios, por outro lado, incentivam a ineficiência e prejudicarão os consumidores nas próximas décadas”, conclui a Ryanair.

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Voos da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston passam a ser anuais

A rota da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston, que até aqui era operada apenas durante o período de verão, vai ser mantida também durante o inverno e com voos diários, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, em que vão ser realizados cinco ligações aéreas por semana.

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A Delta Air Lines vai manter ao longo de todo o ano as ligações aéreas entre Lisboa e Boston, operação que conta com voos diários, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, e que, segundo a companhia aérea, vai ser mantida depois de ter registado “uma procura recorde” este verão.

“A Delta está agora a efetuar 14 voos semanais diretos e com 430 lugares por dia, apoiando ainda mais as fortes ligações entre os dois países. Portugal é o principal destino para os turistas americanos e enormes benefícios económicos para a economia portuguesa, ao mesmo tempo que abre os Estados Unidos aos viajantes portugueses através da nossa extensa rede”, refere Fred Schenk, diretor Regional para a Europa do Sul da Delta.

A rota da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston, que até aqui era operada apenas durante o período de verão, vai ser mantida também durante o inverno, com a companhia aérea norte-americana a indicar que vai manter os voos diários entre os dois destinos, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, em que vão ser oferecidos cinco voos por semana, sempre num avião Boeing 767-300.

Satisfeito com a manutenção da rota ao longo de todo o ano mostra-se também o Turismo de Portugal, com Carlos Abade, presidente do instituto, a afirmar que o prolongamento desta rota ao inverno “significa estabelecer e consolidar uma relação de benefício continuado para ambos os países”.

“Demonstra ainda a importância do destino Portugal para os turistas norte-americanos e reflete o compromisso do Turismo de Portugal com os Estados Unidos, um mercado de elevado valor acrescentado e onde esperamos manter o crescimento”, acrescenta o presidente do Turismo de Portugal.

E também o Aeroporto de Lisboa se mostra entusiasmado com a manutenção da rota, com Francisco Pitta, Chief Commercial Officer da ANA – VINCI Airports, a considerar que o facto dos voos continuarem durante o inverno demonstra “o potencial não sazonal do mercado entre os Estados Unidos e Portugal”.

“Este aumento de capacidade irá melhorar a conectividade no inverno entre o Aeroporto de Lisboa e os EUA, com benefícios para os nossos passageiros. Agradecemos à Delta o excelente trabalho realizado na sustentabilidade desta rota e ser um parceiro comprometido com o desenvolvimento da conectividade do Aeroporto de Lisboa”, refere ainda Francisco Pitta.

Recorde-se que, além dos voos entre Lisboa e Boston, a Delta Air Lines conta também com uma rota entre a capital portuguesa e Nova Iorque-JFK, operação que conta com voos diários, em Boeing 767-300, operada em  conjunto com os parceiros da joint venture transatlântica da Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic.

 

 

 

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Aeroporto de Munique ganha nova rota para o Uzbequistão

Os voos da Uzbekistan Airways entre Munique e Tashkent decorrem às sextas-feiras e domingos, chegando ao aeroporto de Munique às 9h20 e partindo para a capital do Uzbequistão às 10h45.

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A Uzbekistan Airways abriu uma nova rota que liga Munique, na Alemanha, a Tashkent, capital do Uzbequistão, numa operação que conta com dois voos por semana.

Os voos da Uzbekistan Airways entre Munique e Tashkent decorrem às sextas-feiras e domingos, chegando ao aeroporto de Munique às 9h20 e partindo para a capital do Uzbequistão às 10h45.

Os voos entre Munique e Tashkent são operados num avião A320neo e destinam-se a viajantes de negócios e lazer, uma vez que permitem a ligação a um destino integrado na Rota da Seda, conhecido pelos seus monumentos e mesquitas, assim como pelas cidades coloridas de Samarkand e Bukhara.

Além da ligação à capital do país, os voos da Uzbekistan Airways permitem também acesso a toda a rede da companhia aérea, que conta com vários destinos localizados ao longo da Rota da Seda.

 

 

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Ryanair já transportou mais de 180 milhões de passageiros em 2023

Em outubro, a Ryanair transportou 17,1 milhões de passageiros e, no acumulado desde o início do ano, vai já com mais de 180 milhões de passageiros, o que representa um aumento superior a 15% face a igual período do ano passado.

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A Ryanair voltou a registar, em outubro, uma nova subida no número de passageiros transportados e, no acumulado desde o início do ano, vai já com mais de 180 milhões de passageiros, o que representa um aumento superior a 15% face a igual período do ano passado.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea, em outubro, a Ryanair transportou um total de 17,1 milhões de passageiros, 9% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando a companhia aérea tinha registado um total de 15,7 milhões de passageiros.

Em outubro, o load factor dos voos da Ryanair foi de 93%, o que traduz uma descida de 1 ponto percentual face ao mesmo mês de 2022, quando os voos da Ryanair tinham apresentado uma ocupação de 94%.

A Ryanair assinala que, em outubro, realizou um total de 96,700 voos e assistiu ao cancelamento de 870 ligações aéreas devido ao conflito armado que eclodiu, no início do mês, entre Israel e Gaza.

No acumulado desde o início do ano, a Ryanair transportou já 180,3 milhões de passageiros, o que indica um crescimento de 15% face aos 157,4 milhões de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no mesmo período de 2022.

No acumulado desde o início de 2023, a Ryanair regista também um load factor de 94%, o que traduz uma subida de 3 pontos percentuais face aos 91% de ocupação registado em período homólogo do ano passado.

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Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024

Os voos da Azores Airlines para Londres e Milão arrancam a 4 e 5 de junho de 2024, respetivamente, com duas ligações aéreas por semana para cada destino.

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A Azores Airlines vai adicionar à sua oferta os destinos de Londres e Milão a partir de junho de 2024, informou a companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos internacionais, em comunicado.

A Azores Airlines vai disponibilizar dois voos por semana para Londres e outros dois para Milão, ambos com partida de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, e início a 4 e 5 de junho, respetivamente, com as ligações aéreas a decorrerem até setembro.

Para a capital britânica, a Azores Airlines vai realizar as ligações aéreas às terças e quintas-feiras, partindo de Ponta Delgada pelas 07h50 e de Londres às 13h35, enquanto os voos para Milão decorrem às quartas e sextas-feiras, com partida de Ponta Delgada às 07h25 e saída de Milão às 14h20 (locais).

“Tanto Londres como Milão são mercados emissores muito relevantes. Milão é uma oportunidade há muito identificada, tendo em conta o interesse já manifestado pelo destino Açores. Londres é um ponto de confluência de tráfego com enorme potencial. Com estas duas operações, a Azores Airlines está a proporcionar mais oferta aos passageiros residentes nos Açores, mas também novas possibilidades ao tráfego de ligação, que tem utilizado de forma crescente e consistente as ligações da Azores Airlines, quer para chegar à América do Norte, quer à Europa”, afirma Teresa Gonçalves, CEO da Azores Airlines e do Grupo SATA.

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TAP já transportou mais passageiros entre o Brasil e a Europa do que todo o ano passado

Este ano, a TAP já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nas rotas entre o Brasil e a Europa, num aumento de 23% face a 2022 e que indica que a companhia aérea de bandeira nacional transportou, até final de outubro, mais passageiros nestas rotas do que em todo o ano passado.

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Este ano, a TAP já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nas rotas entre o Brasil e a Europa, num aumento de 23% face a 2022 e que indica que a companhia aérea de bandeira nacional transportou, até final de outubro, mais passageiros nestas rotas do que em todo o ano passado.

“A TAP Air Portugal celebra mais uma conquista na rota do Brasil para a Europa e supera números totais do ano passado. Até dia 31 de outubro, a companhia aérea já transportou de ou para o Brasil mais de 1,6 milhões de passageiros, o que corresponde a 23% de aumento comparado ao mesmo período de 2022”, congratula-se a companhia aérea, em comunicado.

Este ano, a TAP conta com mais de 80 voos semanais que ligam 11 capitais brasileiras a Portugal mas a transportadora nacional já anunciou que, em 2024, vai disponibilizar uma oferta ainda mais reforçada, que vai contar com 91 voos por semana, uma média de 13 por dia.

De acordo com a TAP, o crescimento previsto da oferta para o próximo ano vem reafirmar “a TAP como a mais importante companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa, a companhia aérea europeia mais brasileira”.

“A TAP já foi considerada por 10 anos consecutivos a companhia aérea líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards, um reconhecimento do serviço de excelência da TAP”, acrescenta a informação divulgada pela transportadora.

Atualmente, a TAP conta com ligações aérea diretas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro, num total de 11 cidades brasileira, para onde a companhia aérea disponibiliza 13 rotas de Lisboa e Porto.

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Verão 2024: Iberia prolonga Ponta Delgada e aumenta voos para a América Latina e EUA

No verão de 2024, a Iberia vai disponibilizar mais de 3.1 milhões de lugares para a América Latina e Caraíbas, bem como 126 voos por semana para os EUA, num calendário que traz também o prolongamento da operação para Ponta Delgada, nos Açores, a toda a temporada.

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A Iberia anunciou um forte aumento de oferta para o próximo verão e, entre abril e outubro de 2024, vai disponibilizar mais de 3.1 milhões de lugares para a América Latina e Caraíbas, bem como 126 voos por semana para os EUA, num calendário de verão que traz também o prolongamento da operação para Ponta Delgada, nos Açores, a toda a temporada.

No caso da América Latina, adianta a companhia aérea em comunicado, o aumento de oferta chega aos 17,2%, uma vez que esta região é “uma prioridade para a Iberia” e vai ter, por isso, um reforço da oferta para vários destinos.

“A Iberia programou um novo aumento nas suas operações na América Latina para o verão de 2024, aumentando o número de voos semanais em muitos dos 18 destinos para os quais voa em 16 países latino-americanos. No total, mais de 3,1 milhões de lugares serão oferecidos durante os meses de verão entre as duas regiões”, destaca a companhia aérea, na informação divulgada.

No total, a Iberia vai realizar 328 voos por semana com destino à América Latina, com destaque para a Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Equador, Chile e Uruguai.

No caso da Argentina, a Iberia vai adicionar três ligações por semana aos dois voos diários que a companhia aérea já opera para o país, totalizando 17 voos por semana entre Madrid e Buenos Aires, sendo que a capital argentina chega mesmo a contar com três voos diários em três dias da semana.

No Brasil, a Iberia vai oferecer seis voos por semana para o Rio de Janeiro nos meses de junho, julho, agosto e setembro, aos quais se vão somar ainda três novas frequências para São Paulo, ampliando a atual oferta de voos diários da Iberia e chegando a dez frequências semanais.

Na Colômbia, a Iberia também vai ter novidades, oferecendo 21 frequências semanais para Bogotá, o que, segundo a companhia aérea, representa três voos diários face às 18 frequências oferecidas durante a temporada de verão de 2023.

Já no México, a Iberia conta manter os três voos diários entre a Cidade do México e Madrid, ligando o México e a Europa com 21 frequências semanais, enquanto no Peru se mantém o aumento de voos para a capital iniciado este ano, num total de 13 frequências por semana, com dois voos diários, exceto aos domingos.

No Equador, está previsto mais um voo por semana para Quito, capital do país, que passa a contar com sete ligações por semana, enquanto Guayaquil passa de três para cinco frequências entre junho e setembro, o que traduz um total de 12 frequências semanais entre Espanha e o Equador.

No Chile, a oferta da Iberia vai ter mais três voos face às sete ligações por semana disponibilizadas no ano passado, num total de 10 ligações aéreas semanais, enquanto o Uruguai vai manter os voos diários entre Madrid e Montevidéu.

Na América Central, a oferta da Iberia também se mantém forte, com a companhia aérea a revelar que voltam a existir sete frequências semanais com a Guatemala e El Salvador, enquanto San José da Costa Rica continuará a ter um voo diário. Já o Panamá terá quatro frequências semanais.

Nas Caraíbas, há um aumento de oferta para Porto Rico, que passa de cinco para sete ligações semanais, enquanto Santo Domingo, na República Dominicana, manterá um voo diário e Havana, capital cubana, continuará a ter três frequências semanais.

Por último, na Venezuela, a companhia aérea manterá o aumento dos voos para Caracas, destino que vai contar, no verão do próximo ano, com cinco frequências semanais.

EUA também ganham aumento de oferta

Apesar da prioridade ser a América Latina, a Iberia também vai aumentar a sua oferta para os EUA, com a transportadora aérea do origem espanhola a contar realizar 126 voos semanais para oito destinos neste país, ao longo do verão de 2024.

No total, a Iberia vai ter dois voos diários para Nova York e outros dois para Miami, e um voo diário para Chicago, Boston e Dallas, estando ainda previsto um aumento de frequências para Los Angeles durante junho, julho, agosto e setembro, com sete voos semanais, ante os cinco atuais, todos operados pelo Airbus A350, a maior aeronave da frota da Iberia.

No próximo verão, a Iberia conta ainda retomar os voos sazonais para Washington DC com quatro frequências semanais e três para São Francisco.

Paralelamente, também a LEVEL vai começar a operar para Miami, ligando Barcelona a esta cidade nos EUA com três voos semanais, tornando Miami no quinto destino da transportadora no país, depois de Los Angeles, São Francisco, Nova York e Boston.

Novidades também na curta e média distância

As novidades da Iberia chegam também à curta e média distância, com a transportadora a abrir uma nova rota para Tirana, na Albânia, para onde vai disponibilizar três frequências semanais, todas as terças, quintas e domingos.

No próximo verão, a Iberia vai ainda consolidar várias das rotas que operou apenas nos meses de julho e agosto, mas que, a partir do próximo verão, irão operar continuamente de abril até ao final de outubro. A rota para Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, é um destes casos, juntamente com Split e Zagreb (Croácia) e Catânia (Itália).

No caso de Ponta Delgada, a Iberia diz que vai disponibilizar três voos semanais a partir de Madrid, enquanto a Catânia terá até nove voos semanais em agosto e Dubrovnik um máximo de 15 voos por semana em agosto. Já Zagreb, capital croata, terá um máximo de nove frequências por semana em agosto e Split vai contar ainda nove ligações semanais em agosto.

A Iberia vai ainda expandir a operação noutros destinos para onde costuma voar no verão, como as ilhas gregas e a ilha da Sardenha, prevendo-se um maior número de voos para Corfu, Mykonos e Santorini (Grécia) e Olbia (Sardenha, Itália) de maio a setembro, enquanto Bergen (Noruega) vai ter voos desde maio ao início de setembro, em vez de apenas em julho e agosto.

“Estas operações somam-se à rede de mais de 100 destinos para os quais a Iberia voa na Espanha e na Europa, o que amplia ainda mais as possibilidades de viagens para clientes na América Latina e na Europa”, conclui a Iberia na informação divulgada.

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Muthu Aviation chega em dezembro para desenvolver voos domésticos em Cuba

O projeto da Muthu Aviation aguarda apenas algumas autorizações e deverá arrancar em dezembro com um avião ATR-72, com capacidade para 72 passageiros, que vai ligar Havana a Cayo Coco, Holguín e Santa Clara.

Inês de Matos

O grupo de hotelaria MGM Muthu Hotels vai lançar, em dezembro, a Muthu Aviation para desenvolver os voos domésticos em Cuba, num projeto que arranca com um avião ATR-72 e que vai ligar Havana a Cayo Coco, Holguín e Santa Clara.

“A Muthu Aviation foi criada para providenciar voos domésticos em Cuba”, explicou ao Publituris Keith Campbell, diretor da Muthu Aviation, que apresentou o projeto durante a 5ª edição da Bolsa Destinos Gaviota, uma mostra da oferta turística cubana, que decorreu em Cayo Cruz, a 19 de outubro.

Durante a iniciativa, Keith Campbell apresentou em primeira mão um projeto que pretende dar resposta à falta de ligações aéreas dentro do país e que leva a que os turistas internacionais sejam obrigados a viajar largas horas de autocarro entre a capital cubana e os destinos de praia, como os Cayos ou Holguín.

“As pessoas que vêm a Cuba querem passar uns dias em Havana e, depois, seguir para as praias, o que, atualmente, só é possível por estrada. Por isso, acredito que a Muthu Aviation vai ser uma mais-valia porque numa hora e meia é possível viajar de Havana para Holguín, por exemplo”, explicou o responsável, revelando que, numa fase inicial, a Muthu Aviation vai operar entre Havana e Holguín, Cayo Coco e Santa Clara.

O projeto da Muthu Aviation, que aguarda apenas algumas autorizações, deverá arrancar em dezembro com um avião ATR-72, com capacidade para 72 passageiros, e que será certificado por entidades europeias e operado por pilotos e tripulações europeias, o que, segundo Keith Campbell, será fundamental para atrair os turistas europeus e também canadianos que visitam Cuba.

“Temos um avião europeu que vamos trazer para cá e que opera sob os parâmetros e regulamentação europeia. Temos tripulação europeia, com pilotos e hospedeiras europeus, assim como engenheiros e certificação da EASA – Agência Europeia para a Segurança da Aviação, que atesta a conformidade com a regulamentação europeia. É uma garantia de segurança para os passageiros europeus e que permite que os agentes de viagens reservem os nossos voos com toda a confiança”, revelou o responsável.

Apesar de ser um projeto do mesmo grupo a que pertencem os MGM Muthu Hotels, que explora várias unidades hoteleiras em Cuba, Keith Campbell revela que os voos vão estar acessíveis a todos os que os queiram reservar, seja a nível individual através de websites como o Skyscanner ou dos GDS para agentes de viagens.

“Os nossos voos vão estar também disponíveis para operadores turísticos que queiram programar Cuba. Não é um serviço apenas para os hotéis da Muthu Hotels, será um serviço para todos. A Muthu Aviation está a chegar para operar em Cuba para todos os que queiram voos em Cuba”, acrescentou Keith Campbell.

*Leia mais na próxima edição do jornal Publituris.

 

 

 

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SAS abre nova rota entre Banguecoque e Copenhaga

A rota da SAS entre Banguecoque e Copenhaga é uma operação sazonal de inverno que arrancou esta segunda-feira, 30 de outubro, e que conta com três ligações aéreas por semana.

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A SAS anunciou a abertura de uma nova rota entre Banguecoque, capital da Tailândia, e Copenhaga, capital da Dinamarca, operação sazonal de inverno que arrancou esta segunda-feira, 30 de outubro, e que conta com três ligações aéreas por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a SAS explica que a nova rota se destina a dar resposta “à procura crescente por viagens de lazer” e surge 75 anos depois da SAS ter voado, pela primeira vez, entre as capitais tailandesa e dinamarquesa.

“A Tailândia e os países escandinavos têm uma longa história de amizade e cooperação e regressar por uma rota direta é um verdadeiro prazer. A rota de Bangkok oferecerá um ponto de entrada perfeito para toda a Tailândia e Ásia e será uma ótima opção para viajantes a negócios e a lazer”, considera Paul Verhagen, Chief Commercial Officer da SAS.

Os voos vão decorrer durante o período noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida de Copenhaga pelas 23h35 e chegada a Banguecoque às 17h10+1, enquanto em sentido contrários as partidas da capital tailandesa são às quartas, quintas e sábados, pelas 23h50, chegando à Dinamarca pelas 06h40+1.

A rota da SAS entre Banguecoque e Copenhaga vai ser operada num avião A350, com 300 lugares e três classes de bordo, a SAS Business, a SAS Plus e a SAS Go, e os voos têm uma duração de 10h30.

Recorde-se que a SAS já tinha voado para a Tailândia no passado, tendo a primeira ligação ocorrido em 1949, numa rota que se manteve até 2013 e que volta agora, 10 ano depois da interrupção.

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Alienação da Azores Airlines: Newtour/MS Aviation congratula-se pela admissão da sua proposta

O consórcio Newtour/MS Aviation, que se congratula pela decisão de admissão da sua proposta para a privatização da Azores Airlines, defende que a mesma foi o resultado de um trabalho árduo de uma vasta equipa de especialistas das mais variadas áreas, com uma visão estratégica para a SATA e de forma a servir os Açores e aos açorianos.

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Tiago Raiano, representante do consórcio selecionado pelo júri para o processo de privatização da Azores Airlines, considera que “do nosso ponto de vista, a opinião provisória do júri reflete os méritos, a validade e a coerência da nossa proposta”.

O mesmo responsável avança ainda que “vamos analisar o relatório no sentido de compreender quais os aspetos em que, nas próximas fases do processo, poderemos melhorar a nossa proposta no sentido de acrescentar valor à SATA e ir de encontro às expectativas de todas as partes envolvidas”.

 

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Air Nostrum e CityJet criam gigante de aviação regional na Europa

As companhias aéreas Air Nostrun (espanhola) e irlandesa – CityJet acabam de anunciar a formação da Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA), holding que conta com 74 aviões e pretende chegar aos 100 aparelhos no futuro.

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As companhias aéreas Air Nostrum (Espanha) e CityJet (Irlanda) anunciaram a criação da Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA), holding que controlará a operação de nove empresas, incluindo as duas transportadoras, revelam meios de comunicação social especializados.

Segundo o grupo, que passa a ser comandado por Carlos Bertomeu, também CEO da Air Nostrum, a SARA terá 80% das ações com Air Investment Valencia (AIV), que controla a transportadora espanhola, e o restante com os acionistas da CityJet.

A união das empresas foi anunciada originalmente em 2018, mas acabou adiada devido à pandemia da Covid-19 e a mudança da situação financeira de ambas.

O grupo passa a contar com uma frota de 74 aviões, formada na sua maioria por aparelhos CRJ1000, sendo 45 da Air Nostrum, 26 da CityJet e três da Hibernian.

Além da Air Nostrum,da CityJet e Hibernian, o SARA também é formado pela subsidiária dinamarquesa CityJet A/S e também companhias de manutenção, centro de treinamento de tripulantes e suporte, serviços corporativos e broker comercial.

Refira-se que a Air Nostrum atua sobretudo como operadora regional da Iberia enquanto a CityJet presta serviços para a SAS, Lufthansa e Brussels Airlines. A meta do grupo é chegar a 100 aviões nos próximos anos.

“Esperamos que a SARA se expanda por toda a Europa, reforçando a nossa colaboração com as principais companhias aéreas europeias, levando-nos a crescer até 100 aviões regionais nos próximos três anos”, disse Miguel Ángel Falcón, diretor geral da SARA e vice-presidente da Air Nostrum.

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