Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais cai 79% em janeiro
O primeiro mês de 2021 foi, novamente, “desastroso” para o transporte aéreo de passageiros. Os 772 mil passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais significam uma redução de 79,3% face a janeiro de 2020.

Victor Jorge
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar butique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O transporte aéreo de passageiros registou, em janeiro de 2021, uma redução de 79,3% face ao mesmo mês mesmo de 2020, depois de, em dezembro e novembro do ano anterior, ter caído 74,7% e 82,1% face a período homólogo, respetivamente, avançam os dados mais recentes divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Isto faz com que tenham passado pelos aeroportos nacionais 772 mil passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) no primeiro mês do presente ano.Considerando o total de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em janeiro de 2021, cerca de 70% corresponderam a tráfego internacional (82% no período homólogo), sendo a maioria provenientes de aeroportos localizados no continente europeu (52%). Relativamente aos passageiros embarcados, cerca de 77% estão associados a tráfego internacional (83% no período homólogo), tendo como principal destino aeroportos localizados no continente europeu (63%).
Comparando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente em janeiro de 2021 com o mês homólogo de 2020, registaram-se reduções superiores a 40% no número de aeronaves aterradas e a 60% no número de passageiros desembarcados.
Em termos de aeroportos, Lisboa movimentou 54,3% do total de passageiros (420 mil), em janeiro de 2021, correspondendo a um decréscimo de 80,8% face ao mesmo mês de 2020. Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, Faro evidenciou o maior decréscimo do número de passageiros movimentados no mês de janeiro (-85,9%).
Referência ainda para o aeroporto da Madeira que foi o terceiro aeroporto com mais movimento de passageiros (52,6 mil, -76,6%), superando o aeroporto de Faro.
Quanto à origem dos passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro de 2021, o INE indica França como principal país de origem e de destino dos voos. Brasil foi o segundo principal país de origem e o 4.º de destino. A Suíça foi o 3.º principal país de origem e o 2.º de destino.
A vizinha Espanha evidenciou os maiores decréscimos em ambos os indicadores e ocupou a 5.ª posição, como Reino Unido a deixar de aparecer neste conjunto dos principais países de origem e destino.