AMResorts cresce 20% no mercado português
A cadeia hoteleira, em conjunto com o operador turístico Jolidey, promoveu um encontro com as agências de viagens portuguesas para apresentar a sua oferta.
Carina Monteiro
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A cadeia hoteleira americana AMRsorts, que detém unidades nas Caraíbas, está a registar este ano um crescimento de 20% no mercado português. A cadeia hoteleira, em conjunto com o operador turístico Jolidey, promoveu um encontro com as agências de viagens portuguesas para apresentar a sua oferta. À margem da apresentação que decorreu esta quarta-feira, em Lisboa, José Maria Lucas, diretor para Espanha e Portugal da AMResorts, congratulou-se com estes resultados. Fruto de uma estratégia de aposta no mercado ibérico, através de ações para as agências de viagens, a cadeia passou de uma faturação de 2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros) em 2016 para 20 milhões de dólares (18 milhões de euros), no conjunto do mercado ibérico. “A AMResorts no mercado ibérico era uma cadeia hoteleira desconhecida há três anos. Mas através de uma estratégia de informação e formação dos agentes de viagens, de modo a conhecerem as vantagens dos nossos hotéis, crescemos de praticamente zero para 2,5 milhões de dólares no mercado português. No mercado ibérico estamos a vender 20 milhões de dólares, quando em 2016 não chegávamos a 2 milhões”, refere o responsável.
Para José Maria Lucas, o mercado português é “muito importante” para a cadeia, pela possibilidade de crescimento. “O mercado português estava muito capitalizado por duas cadeias hoteleiras espanholas: RIU e Bahia Principe e, em menor escala, pela Iberostar. Nós rompemos com o conceito de hotéis de gama superior”, começa por explicar. “Há um tipo de cliente em Portugal que deixou de ir às Caraíbas e que agora voltou, porque encontrou hotéis onde realmente pode desfrutar de férias. A este cliente, o agente de viagens pode dizer: se gosta de ir às Caraíbas, pague mais 200 euros, por uma estadia de 7 noites, e posso garantir-lhe que vai ter umas férias como merece”.
A fidelização do cliente, após a estadia num dos hotéis da AMResorts é um argumento de peso e muitas vezes usado por José Maria Lucas. “Costumo dizer aos agentes que o cliente que vai aos nossos hotéis é um cliente fidelizado para essa agência de viagens e um cliente fidelizado traz mais clientes. Isso é uma realidade. E o que me dizem é que é verdade. O cliente repete no mesmo ou noutros destinos e esse cliente traz outros. O grau de satisfação dos clientes que passam as suas férias num hotel da AMResorts é muito alto”.
A cadeia vai continuar a apostar no mercado português. Além desta apresentação, que decorreu no Porto e em Lisboa e, brevemente, em Braga, estão planeadas outras ações “mais lúdicas” no mês de setembro e outubro, “para que o agente de viagens esteja cada vez mais familiarizado com as oito marcas que comercializamos”.
A AMResorts nasceu em 2001 e é já a maior cadeia hoteleira das Caraíbas, estamos presente em seis países, com 56 unidades.
Do portefólio do grupo fazem parte oito marcas que estão ordenadas do preço mais elevado ao mais baixo: Zoetry, Secret’s, Breathless, Dreams, Now, Reflect, Alua e Sunscape.
A cadeia diferencia-se das restantes por uma forte aposta na segmentação dos seus hotéis. Há marcas mais indicadas para adultos (Zoetry, Secret’s e Breathless) e outras para famílias (Dreams, Now e Reflect). Nestas marcas, os clientes vão encontrar privilégios como serviço de atendimento na praia e piscina, wi-fi incluído em todo o resort, 24h de atendimento permanente, bebidas premium ilimitadas e restaurantes temáticos à carta sem necessidade de reserva.
No mercado português as marcas hoteleiras mais vendidas são a Now e Secret’s .
Recorde-se que a Jolidey tem operação para a República Dominicana e México, dois dos destinos onde a AMResorts tem unidades. Para Punta Cana, na República Dominicana, o operador voa à partida de Lisboa, este verão, duas vezes por semana: quarta-feira (entre 19 de junho e 11 de Setembro), e sexta-feira (entre 14 de junho e 6 de Setembro).
Há ainda a possibilidade de voar de Madrid para Punta Cana, quatro vezes por semana.
Para Cancun, no México, a Jolidey voa à partida de Lisboa duas vezes por semana: domingos (entre 7 de abril e 27 de outubro) e terças-feiras (de 28 de maio até 17 de setembro). De Madrid, há cinco voos semanais. Os voos são operados pela Orbest e evelop. Recentemente, a evelop recebeu uma nova aeronave, um A350, com capacidade para 432 passageiros