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Reportagem| O esplendor do Rio de Janeiro

O Brasil tem um lugar consolidado no ‘top of mind’ da maioria dos portugueses, arrisco-me a dizer de todos. Para quem nunca foi, é um desejo a cumprir; para quem já foi, fica sempre outro tanto por desbravar neste país imenso. Imenso em dimensão, em pessoas, em diversidade, em sensações, em tudo. Imensa é também a Cidade Maravilhosa com todo o seu esplendor. E Búzios? Leia para descobrir.

Raquel Relvas Neto
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Reportagem| O esplendor do Rio de Janeiro

O Brasil tem um lugar consolidado no ‘top of mind’ da maioria dos portugueses, arrisco-me a dizer de todos. Para quem nunca foi, é um desejo a cumprir; para quem já foi, fica sempre outro tanto por desbravar neste país imenso. Imenso em dimensão, em pessoas, em diversidade, em sensações, em tudo. Imensa é também a Cidade Maravilhosa com todo o seu esplendor. E Búzios? Leia para descobrir.

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O Brasil tem um lugar consolidado no ‘top of mind’ da maioria dos portugueses, arrisco-me a dizer de todos. Para quem nunca foi, é um desejo a cumprir; para quem já foi, fica sempre outro tanto por desbravar neste país imenso. Imenso em dimensão, em pessoas, em diversidade, em sensações, em tudo. Imensa é também a Cidade Maravilhosa com todo o seu esplendor. E Búzios? Leia para descobrir.

Colocar em palavras a beleza do Rio de Janeiro é tarefa ingrata. Especialmente, depois de tantos autores como Vinicius de Moraes e Tom Jobim terem tido a ousadia de o fazerem de forma tão próxima da perfeição.
O Rio de Janeiro é o expoente máximo do desejo de desfrutar a vida em todas as suas vidas (são várias as que o Rio nos dá). A Cidade Maravilhosa tem o sabor que a vida tem, um agridoce que nos faz lembrar o melhor e o pior, mas em que o doce prevalece e suplanta qualquer outro sabor amargo. O Rio de Janeiro é a cidade dos extremos. É a cidade crua que nos desperta os mais ínfimos sentimentos. É a cidade crua que nos desperta as emoções. É a cidade que nos encanta, que nos apaixona, que nos faz querer conhecê-la até às entranhas.
No Rio de Janeiro, a vida é simples e desprendida, para podermos aproveitar aquilo que de melhor ela tem. Uma subida ao Cristo Redentor, um chop na beira da praia, uma água de côco na areia ou um pôr-do-sol no Arpoador. Vem o samba e fica a combinação perfeita. Querer mais para quê?

Capital do lazer
Barra da Tijuca, São Conrado, Zona Sul e Centro são as zonas que reúnem os principais atractivos da cidade carioca. É exactamente no Centro que podemos visitar o Museu do Amanhã, junto à Baía de Guanabara. Um museu demasiado interessante para não ser incluído no roteiro. Garantimos que não é mais um museu enfadonho. Este museu de ciências, aberto em 2015, promove o debate, ideias, explorações e perguntas sobre a época em que vivemos e as mudanças que nela se verificam. Orientado pelos valores da sustentabilidade e da convivência, o Museu do Amanhã apresenta uma narrativa de como podemos viver e moldar o rumo dos próximos 50 anos. Futuros possíveis a partir de perguntas mais que pertinentes que a Humanidade faz. Ou que deveria fazer. Os bilhetes, cujos preços variam entre os 10 e os 20 reais, para o Museu do Amanhã podem ser adquiridos online.
Um pouco de praia por favor. A costa do Rio tem 86 quilómetros de extensão, por isso as opções de praias são bastantes e adequadas a todos os gostos. Comecemos por Copacabana, uma das praias mais conhecidas no mundo, seja pelo calçadão com as suas ondas na calçada portuguesa, uma imagem de marca da cidade, ou pelos vários quiosques espalhados ao longo da praia, com música ao vivo ao final do dia onde a “turma” se reúne para mais uma água de côco. É nesta zona que fica o emblemático Belmond Copacabana Palace, que relembra a imponência de outros tempos e classes.
A Garota de Ipanema imortalizou a praia com o mesmo nome. Praia dos bairros mais nobres da cidade, juntamente com a praia do Leblon, Ipanema convida a um passeio no calçadão ou a uma visita à Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório, aos domingos. A praia do Leblon pode ser observada na sua plenitude do Mirante do Leblon, que fica localizado na entrada do Parque do Penhasco Dois Irmãos. Do outro lado oposto a Ipanema, temos o Arpoador, que separa Ipanema da praia de Copacabana. Esta zona é muito frequentada por surfistas e é considerada uma das praias mais especiais da cidade. O ponto alto da visita ali é o pôr-do-sol, que se esconde nas águas do Oceano Atlântico, um dos maiores espectáculos naturais no Rio.


Na Barra
Se quiser ficar a conhecer o ‘Miami Carioca’ vá até à Barra da Tijuca, a maior praia da cidade. Para chegar até lá, passa-se junto a uma das entradas da Favela da Rocinha, uma das mais conhecidas e onde a empresa Favela Tour faz um passeio às áreas de comércio e artesanato da Rocinha, como também à escola local de Vila Canoas, outra das favelas visitadas. O guia refere que dá para realizar incentivos na Lage da Rocinha com trio de samba ou roda de capoeira. Apesar de alguns contra-tempos recentes numa das visitas à Rocinha, os passeios às favelas já se fazem há bastante tempo e é uma realidade que o turista, particularmente, o europeu não gosta que a escondam. Quando existem alguns atritos numa das favelas, o passeio é realizado numa das outras, como a do Vidigal junto ao Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. Atrás desta zona, fica também o Parque Nacional da Tijuca, onde está localizada a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita, onde está também a rampa de voo livre. É deste penhasco que se realizam os saltos de parapente e asa delta tão comuns nas fotografias de quem visita o Rio e quer uma experiência radical. Estes aterram na praia de São Conrado. Vida boémia Está claro que o Rio de Janeiro tem mais para oferecer do que “vida boa”. É uma cidade rica em cultura, muita da qual transcende fronteiras, mas não há nada como estar em puro contacto na sua origem. É exactamente isso que oferece o bairro da Lapa, no centro histórico da cidade, onde está também o Vila Galé Rio de Janeiro. É aqui também que se visita a colorida Escadaria de Sélaron, iniciada pelo chileno Jorge Sélaron, que quis ali fazer uma homenagem ao povo brasileiro. A escadaria com duzentos e quinze degraus com 125 metros de comprimento junta vários tons vermelho, amarelo e verde na maioria, mas com azulejos de toda a parte do mundo e das mais diversas cores e feitios.
A cinco minutos de distância, os imponentes brancos Arcos da Lapa, um dos principais cartões postais da cidade, nos quais funcionava o Aqueduto Carioca na época em que o Brasil ainda era colónia portuguesa. Estes convidam a conhecer a animação do bairro, que entra em ebulição no final do dia. Gentes de todo o lado enchem as suas ruas e esplanadas dos vários espaços com espectáculos que existem, seja de samba, chorinho, funk, hip hop, entre outras. Como em qualquer outro local do mundo onde existem multidões, é aconselhável ter cuidados redobrados. Vá apenas com algum dinheiro no bolso, o suficiente para as caipirinhas ou os chopes que julga que vai beber. É nesta zona que fica o lendário Rio Scenarium. Este pavilhão cultural tem uma vasta programação musical com espectáculos ao vivo, tocando exclusivamente música brasileira, onde é inevitável não cair no samba e na gandaia. Os seus três andares, todos diferentes entre si, costumam encher aos fins-de-semana. No Rio Scenarium pode também petiscar algumas das iguarias brasileiras para que se aguente na vida boémia carioca.
Mas, para abrir o apetite para o Carnaval que está quase aí, que tal uma visita à Cidade do Samba ou a uma escola de samba? Garanto, é um arrepio imenso. Imenso nas sensações. Já dizia o outro que “para vencer a tristeza, o samba é o melhor divã, que faz esquecer o que é ruim”. Mesmo que não tenha samba no pé, o ecoar dos tambores, dos tamborins ou do pandeiro vão fazer com que o ganhe. Se não conseguir, fique pela palma da mão, porque no samba “tem que aplaudir”.

Do topo do mundo…
Não é o topo do mundo, mas parece. É essa a sensação que se tem quando se chega ao emblemático Cristo Redentor. A sua paisagem é de tirar o fôlego, especialmente se as nuvens permitirem desfrutar da vista maravilhosa que se tem do seu topo. Aqui chegamos através de um pequeno comboio que sobe a Estrada de Ferro do Corcovado, que foi a primeira ferrovia eléctrica do Brasil. Foi também por aqui que o próprio monumento do Cristo Redentor foi transportado antes de ser montado no topo do Morro do Corcovado, onde de braços abertos saúda quem o visita. O comboio, ou melhor, o trem parte do bairro de Cosme Velho e atravessa a Mata Atlântica, chegando quase aos pés do Cristo Redentor. Aí a longa escadaria conduz à vista desejada, mas para quem preferir ou estiver de alguma forma condicionado, existem elevadores para ajudar a chegar ao destino. Não é nada que se pareça com a escadaria do Bom Jesus em Braga.
O mapa junto a um dos muros ajuda as centenas e centenas de pessoas que ali passam diariamente a identificar o que têm à sua frente.
A cereja no topo do bolo é sem dúvida doce. O Pão de Açúcar é recomendado até a diabéticos. O ‘bondinho’ que liga os Morros da Urca e o Pão de Açúcar pode colocar alguns receios a quem sofre de vertigens, mas o final vale bem a pena. Se no Cristo Redentor ficou sem fôlego, no Pão de Açúcar controle bem a respiração para quando poder parar um bom bocado a observar as coisas mais simples da vida, como o sol a esconder-se atrás de um morro e a pintar o céu com todas as suas milhentas cores. É o quadro perfeito para um final de dia também incrível.
A 395 metros do nível do mar, do morro do Pão de Açúcar pode-se apreciar a orla de Copacabana, a Enseada de Botafogo e a entrada da Baía de Guanabara. Do outro lado da paisagem que deslumbra, avista-se a Pedra da Gávea, o centro da cidade carioca, o Corcovado e o Cristo Redentor, onde o sol se esconde. Tanto no Pão de Açúcar como no morro da Urca existem opções de gastronomia, sendo que na Urca existe também um anfiteatro utilizado para os mais diversos eventos que têm esta paisagem envolvente como cenário. Se quiser algo mais exclusivo, também do Morro da Urca pode-se fazer um passeio de helicóptero.

Renovada oferta hoteleira
Com a realização do Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi alvo de um grande processo de remodelação da sua planta hoteleira. São várias as marcas internacionais que hoje estão ali presentes. Comecemos pela portuguesa Vila Galé Hotéis, que tem na zona da Lapa o seu primeiro hotel na cidade maravilhosa. O Vila Galé Rio de Janeiro resulta de uma recuperação de um palacete e de um conjunto de edifícios, mas também de uma construção nova de um edifício com 292 quartos. Os temas históricos e ligados à monarquia são inspiração da decoração dos edifícios antigos, enquanto no edifício novo a Bossa Nova anima. O quatro estrelas e a sua piscina são um verdadeiro oásis na cidade que fazem qualquer português sentir-se em casa. Em Copacabana, na primeira linha, está o Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, o antigo Windsor Atlântica Hotel, com vistas espectaculares para o Rio de Janeiro. As duas piscinas ao ar livre, o spa, ginásio, quartos e suites Executive com vista para o mar, gastronomia brasileira e internacional no restaurante com vista para o mar e um espaço flexível para reuniões para até 500 hóspedes perfazem as mais-valias da unidade de cinco estrelas. Na Barra da Tijuca, o LSH Lifestyle Hotels foi inaugurado em 2016 e fica em frente à praia da Barra. A unidade hoteleira é ideal tanto para o segmento corporate como para o de lazer. Os quartos diferem entre Deluxe e Superior e contam com uma decoração muito ‘clean’ com vista para o mar ou para a montanha. A oferta gastronómica do hotel é uma das atracções. No Esplanada Grill, com capacidade para 90 pessoas, pode-se apreciar o tradicional da gastronomia brasileira, com destaque para a carne. Se preferir um resort em plena cidade, o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort é a opção indicada. As piscinas, os restaurantes, o espaço para crianças, a animação, o ginásio bem equipado, e a sua localização bem em cima da praia do Vidigal fazem do hotel a unidade adequada a quem quer passar uns dias no Rio longe do rebuliço da cidade. Os quartos são bem espaçosos.
Também a mobilidade urbana sofreu melhorias com a vinda destes dois grandes eventos mundiais. Actualmente, é possível ir da zona portuária até ao Pontal de metro, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e BRT (BUS Rapid Transit). Rápido, seguro e sustentável, garante o Rio Convention & Visitors Bureau. Estas são mais que razões que justificam uma visita à cidade dos encantos mil, para curtir o Ano Novo ou cair na gandaia no maior Carnaval do mundo.

A vida em Búzios
Depois de pisar a areia de Copacabana, Ipanema e da Barra, que tal uma viagem até Armação de Búzios. A três horas de distância, por via rápida, chegamos a um dos destinos de férias preferido dos cariocas. Destino que Brigitte Bardot colocou no mapa nos Anos 60 e ficou conhecido como o seu refúgio secreto. É também Bardot que dá nome à Orla, na qual os turistas passeiam, usufruindo da paisagem pitoresca deste destino que em tempos foi apenas uma vila piscatória. A Orla Bardot, onde está também a estátua de Brigitte Bardot, juntamente com a Rua das Pedras são os lugares onde a noite é sempre uma criança, com os vários bares abertos até altas horas da madrugada. É também na Rua das Pedras que estão várias lojas e boutiques de marcas internacionais e brasileiras, estas últimas que marcam tendências. Comprar aqui uma peça é garantia de que se vai fazer sucesso no Verão europeu. O charme da Rua das Pedras ganha forma à noite quando fica toda iluminada. Mas são as praias de Búzios que são as verdadeiras estrelas do destino. A Praia de João Fernandes, mesmo em frente da Ville La Plage, é uma das mais conhecidas. Praia da Armação; praia dos Ossos, através da qual dá para ir de barco-táxi para a praia da Azeda ou Azedina, ou até mesmo para a de João Fernandes; são algumas das 23 praias oficiais de Búzios. Areia branca, calor, água de coco ou caipirinha são o segredo buziano para um dia de praia inesquecível. Se o objectivo for observar a fauna marítima do destino, a praia da Foca é a indicada, pois devido à abundância de algas marinhas e águas vivas atraem dezenas de tartarugas. Já ao pé do Arraial do Cabo, é habitual ver-se baleias a passar.
Se se quiser divertir em alto mar, se este o permitir, pode-se fazer um passeio numa “escuna”. Se optar por um passeio por terra, a típica ‘jardineira’ – uma camioneta colorida – faz as hostes da casa e leva-o a conhecer os principais miradouros e as praias da península. No Fim de Ano, Búzios enche. A cidade passa de 30 mil habitantes para 300 mil pessoas nesta época do ano. A praia de Jeribá é, segundo a guia Evelyn, o melhor sítio para ver o fogo-de-artifício. Búzios é o destino ideal para terminar umas férias simplesmente a relaxar e a desfrutar o que a vida tem de melhor: sol e praia.

*A jornalista viajou a convite da Solférias, com o apoio da TAP.

Sobre o autorRaquel Relvas Neto

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WTM London 2021 garante realização do evento, embora recomende cuidados

A organização do World Travel Market London 2021 garante a realização do evento, depois de conhecidos aos aumentos dos casos de COVID-19 devido a uma subvariante Delta.

A menos de duas semanas do início do World Travel Market 2021 (WTM 2021), que se realiza em Londres de 1 a 3 de novembro, a organização veio garantir a realização do evento.

Isto, depois das mais recentes notícias darem conta de um aumento significativo de casos no Reino Unido, bem como em países com baixa taxa de vacinação, principalmente a Leste, devido a uma nova subvariante da variante Delta denominada “AY 4.2” e já responsável por cerca de 40.000 a 50.000 casos no país.

Assim, numa mensagem vídeo, o WTM London e a Travel Forward - organizada pela RX - querem garantir a todos os clientes e parceiros que “os eventos acontecerão conforme planeado entre segunda-feira 1 - quarta-feira, 3 de novembro de 2022 no ExCel London”, a que se “seguirá o evento virtual nos dias 8-9 de novembro”.

A organização promete durante os eventos "prioridade máxima" para a saúde e segurança. “Todos os participantes verificarão o seu status COVID, mostrando que foram vacinados duas vezes, têm um teste negativo, ou prova de imunidade natural”.

O WTM London e a Travel Forward recomendam “fortemente” o uso de máscaras em todos os momentos durante o evento e em espaços internos.

Além disso, é, igualmente, recomendado o uso de máscaras sempre que se voajar de avião, autocarro, comboio ou outra forma de transporte público para, dentro ou fora de Londres.

“A equipa está a trabalhar em estreita colaboração com ExCeL London, TFL (Transport for London) e DLR (Docklands Light Railway) para “garantir a saúde e segurança dos expositores, visitantes e parceiros”, refere a organização em comunicado enviado à imprensa.

O WTM London 2021 também terá uma instalação de testes COVID dentro do local para que os visitantes que precisem fazer um teste antes de voar para casa possam fazê-lo sem ter que deixar o local, serviço esse prestado pela ExpressTest by Cignpost, um dos principais fornecedores de testes do Reino Unido, parceiro da ABTA e listado pelo Governo do Reino Unido.

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BTL 2022 arranca dentro de 145 dias

De acordo com Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Fundação AIP, a BTL 2022 assentará em quatro vetores: internacionalização, reforço da representação nacional, formação e o BTL LAB. Além disso, também a venda direta ao consumidor final será “mais abrangente”.

A 145 dias do arranque do evento, foi apresentada a mais importante feira do setor do turismo em Portugal. A Bolsa Turismo Lisboa 2022 terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 16 a 20 de março, num evento que, segundo o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, será “forçosamente diferente”, mas que assume, “enquanto Fundação AIP temos a responsabilidade e o desafio de dar o apoio a todos os setores de atividade da nossa economia, neste caso particular, ao turismo”.

O presidente da Fundação AIP reconheceu, durante a apresentação oficial da BTL 2022 que “temos uma maratona pela frente”, admitindo que “temos de vencê-la”.

Certo é que “os negócios fazem-se de forma direta e de olhos nos olhos”, salientando Rocha de matos que “vamos voltar a colocar o turismo no local que merece”.

Do lado mais operacional, Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Fundação AIP, começou por referir que a BTL “é a montra do turismo nacional”, querendo afirmá-la, desde já, como “o marketplace do turismo em Portugal”.

Certo é que a BTL 2022 assentará em quatro vetores. O primeiro é a internacionalização, ficando Pedro Braga o objetivo de “não ter o maior programa de buyers na Europa, mas sim o melhor e de maior valor acrescentado”, referindo que “conta com a ajuda de todos para cumprir esse objetivo”.

Para já, será colocada no terreno uma campanha de promoção, ou melhor, de notoriedade que, segundo a organização, “terá como finalidade atrair novos países”.

De resto, o objetivo principal é, “no prazo de 10 anos, colocar a BTL a ser considerada como uma das maiores feiras internacionais do turismo”.

Admitindo que o pretendido é ter “uma forte representação presencial”, até porque, segundo Pedro Braga, “não nos revemos no digital, apesar de sabermos da sua importância”, o responsável salienta que “nada substitui o face-to-face”.

Como segundo vetor aparece o reforço da representação nacional, apostando-se na diversificação e diferenciação, apresentando Pedro Braga como terceiro vetor a formação, numa altura em que os recursos humanos assumem uma importância capital. Finalmente, o reforço do BTL LAB foi exposto como o quarto vetor, havendo um último ou adicional que coloca um reforço extra na venda direta ao consumidor final, oferta essa que, segundo Pedro Braga terá de ser “mais abrangente”.

De resto, a BTL 2022 apresenta Anadia como município convidado, enquanto Porto e Norte será o destino nacional convidado. A nível internacional, o destino convidado da edição de 2022 será a República Dominicana.

 

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Novos órgãos sociais da AHRESP tomam posse a 29 de outubro

Cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AHRESP decorre a 29 de outubro, no CCB, a partir das 15h00.

Os novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tomam posse na sexta-feira, 29 de outubro, numa cerimónia que vai ter lugar a partir das 15h00, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da associação, na ocasião vão ser empossados os eleitos para a Mesa da Assembleia-Geral, Conselho Fiscal e Direção da AHRESP, assim como para as Comissões Diretivas dos Setores de Atividade e Comissões Diretivas Distritais, para o triénio 2021-2024.

Os novos órgãos sociais da AHRESP foram eleitos a 30 de setembro, naquele que foi o ato eleitoral mais concorrido de sempre da história da associação e no qual foram eleitas mais de 85 empresas e 170 dirigentes.

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Pauliteiros de Miranda promovem candidatura a património da UNESCO na Expo Dubai 2020

Iniciativa do Turismo do Porto e Norte e da AICEP visa dar a conhecer o Norte de Portugal no Dubai e promover a candidatura a Património Imaterial da UNESCO.

Os Pauliteiros de Miranda do Douro vão representar o destino Porto e Norte de Portugal na Expo Dubai 2020, que decorre no Dubai até final de março de 2022, numa iniciativa que, além do turismo regional, pretende também chamar a atenção para a candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

De acordo com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, a iniciativa, que conta com o apoio da entidade regional de turismo e da AICEP, prevê duas atuações dos Pauliteiros de Miranda do Douro na Expo Dubai 2020, ambas a ter lugar no próximo domingo, 24 de outubro.

"Como é tradição os Pauliteiros serão acompanhados por um grupo de músicos, nomeadamente um gaiteiro, um tocador de bombo e um tocador de caixa, num total de 15 elementos em atuação", avança o Turismo do Porto e Norte de Portugal, explicando que a iniciativa visa "promover esta prática ancestral e dar visibilidade à candidatura dos Pauliteiros de Miranda do Douro a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, na categoria de manifestações musicais e correlacionadas".

"Esta tradição de Miranda do Douro, remonta ao século III e, inicialmente, era uma espécie de preparação para a guerra. Hoje é um manifesto de celebração das colheitas e do Solstício de Verão e uma dança de paz", acrescenta o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, explica que a participação na Expo Dubai 2020 “representa a ambição do destino em marcar uma posição no Médio Oriente, a região turística mundial que é apontada como a que irá ter maior crescimento até 2030, e é igualmente uma excelente oportunidade para realizar um conjunto de encontros com operadores e órgãos de comunicação social do Médio Oriente”.

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Golfe no Algarve recupera e já está em “níveis muito altos” de procura

Presidente do Turismo do Algarve disse à Lusa que, na região, a procura de golfe deverá aumentar até novembro e que se espera uma nova subida em fevereiro e março.

O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, revelou esta quinta-feira, 21 de outubro, que o golfe na região está em “níveis muito altos” de procura, existindo a expetativa de que este aumento de procura se mantenha também em fevereiro e março.

De setembro a novembro, estamos com níveis muito altos de procura”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve à Lusa, frisando que a retoma neste segmento de mercado pode até “ter procura a partir de fevereiro ou março” de 2022, após o levantamento de restrições às viagens no Reino Unido devido à pandemia.

João Fernandes recordou que o golfe contou sempre com a “infeliz coincidência de as épocas de confinamento coincidirem com os períodos de maior procura habitual”, mas destacou que, “a partir de setembro do corrente ano, passou a angariar uma procura”, impulsionada por “dois fenómenos” que classificou como “interessantes”.

A retoma da procura foi, segundo o responsável, influenciada por “sucessivas reservas que eram adiadas e que se confirmaram, os chamados ‘rebookings’”, e por uma “procura de ‘last minute’, muito próxima do local de execução da própria reserva”, mas está “ancorada também numa retoma do mercado britânico e irlandês, que representam 73% das voltas de golfe no Algarve”.

“Estando inclusive a decorrer nestes dias a IGTM [International Golf Travel Market], no País de Gales, que é a principal feira do mercado de golfe, tive oportunidade de recolher ‘in-loco’ o ‘feedback” dos 40 campos do Algarve, que é um ‘feedback’ muito positivo, com campos praticamente cheios até final de novembro e ainda com alguma procura para dezembro”, afirmou.

Segundo o presidente do Turismo do Algarve, “as expectativas, sobretudo a partir de março, e em alguns casos em fevereiro até”, apontam para um “mercado do golfe que está a retomar em força” e se somam a um “comportamento muito positivo” do principal mercado para este produto no Algarve, o britânico e irlandês.

Opinião idêntica tem também Elidérico Viegas, presidente da AHETA - Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, que disse à Lusa que as “perspetivas no golfe, atendendo às circunstâncias, estão a ser bastante boas”, com “uma recuperação após quase mais de ano e meio sem turistas e praticamente sem atividade”.

De acordo com o responsável, a procura pelo golfe no Algarve “apresenta já uma recuperação interessante, sendo que o expectável levantamento das restrições nos países de origem dos turistas deverá também “traduzir-se num aumento gradual da procura para esse segmento de mercado”.

O presidente da AHETA realça, no entanto, que a procura não está ainda ao nível “daquilo que era habitual antes da pandemia”.

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CEO da United Airlines antevê subida do preço dos bilhetes devido ao custo do combustível

O CEO da United Airlines, Scott Kirby, alerta que “os preços mais altos do combustível da aviação levam a preços mais altos nos bilhetes”.

O CEO da United Airlines, Scott Kirby, considera que a subida do preço dos combustíveis deverá levar a um aumento do preço dos bilhetes na aviação e admite que também a companhia aérea norte-americana deverá "passar por isso".

"Os preços mais altos do combustível da aviação levam a preços mais altos nos bilhetes”, afirmou o responsável esta quarta-feira, 20 de outubro, em entrevista à televisão norte-americana CNBC.

De acordo com o responsável, o preço do combustível está a bater todos os recordes e, no caso da aviação, ultrapassou mesmo, esta terça-feira, os 2,32 dólares por galão, bastante acima dos 2,02 dólares que eram pagos no quatro trimestre de 2019, antes da COVID-19, ou dos 2,14 dólares por galão no terceiro trimestre deste ano.

Apesar da subida, Scott Kirby diz que é "normal" que os preços subam com o aumento da procura, embora se mostre preocupado com o impacto deste aumento de preços nos resultados da aviação.

Ainda assim, o CEO da United Airlines acredita na recuperação do setor, até porque se espera um aumento das reservas para o fim-do-ano e em resultado do alivio das restrições às viagens nos EUA.

Scott Kirby mostra-se também confiante nos resultados da United Airlines, uma vez que a companhia aérea norte-americana conta reduzir, em 2022, os custos face a 2019, com exceção dos custos com o combustível.

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Ana Francisca da Silva Major é a nova presidente do conselho de administração da TAAG

Eleição do novo conselho de administração da TAAG ocorreu depois do Presidente da República de Angola, João Lourenço, ter exonerado a anterior administração da companhia aérea.

Os acionistas da TAAG - Linhas Aéreas de Angola elegeram esta quarta-feira, 20 de outubro, um novo conselho de administração para a companhia aérea, que vai ser presidido por Ana Francisca da Silva Major, avança a Lusa.

A eleição do novo conselho de administração da TAAG surge depois de João Lourenço, Presidente da República de Angola, ter exonerado a antiga administração da companhia aérea, alegando a necessidade de concretizar o plano de restruturação da empresa e os seus objetivos estratégicos.

Além do novo conselho de administração, os acionistas da TAAG elegeram também um novo presidente para a comissão executiva da companhia aérea, bem como quatro administradores executivos e um não executivo.

Ana Francisca da Silva Major foi eleita presidente do conselho de administração, não executiva, enquanto Eduardo Farein Soria é o novo presidente da comissão executiva e Rui Paulo Pinto de Andrade Teles Carreira assume o cargo de administrador não executivo. Já Custódia Gabriela Pereira Bastos, Lisa Mota Pinto, Steve Taverney Azevedo e Isabel de Sousa Godinho foram eleitos administradores executivos.

Segundo a Lusa, o Ministério dos Transportes angolano refere, em comunicado, que a nova direção da TAAG foi eleita esta quarta-feira, 20 de outubro, em assembleia-geral de acionistas, em virtude da transformação de empresa pública para sociedade anónima.

A nota diz ainda que a transformação da TAAG surge como “um imprescindível esforço, por parte do seu ainda acionista maioritário, o Estado, para permitir o reposicionamento da companhia, enquanto empresa estratégica de referência nacional e continental”.

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Emirates incentiva PME a ir à Expo 2020 Dubai

A Emirates oferece novos benefícios às PME que pretendam visitar a Expo 2020 Dubai, evento que se realiza até 31 de março de 2022.

A Emirates anunciou novos benefícios para as Pequenas e Médias Empresas (PME) que queriam visitar Expo 2020 Dubai – através da mais recente oferta Emirates Business Rewards -, garantindo vantagens durante o evento de seis meses até 31 de março de 2022.

Através da iniciativa, a companhia aérea concede Pontos Business Rewards extra aos membros do programa de fidelização para empresas da Emirates – numa oferta válida em voos para o Dubai que ocorram durante o evento. Assim, os membros programa Emirates Business Rewards verão o seu saldo em prémios a crescer mais rapidamente – permitindo adicionar 25% pontos extra durante as suas viagens. A oferta permitirá às empresas ganhar 1,25 pontos por cada dólar gasto em voos de ida para a cidade anfitriã da Expo.

Os pontos Business Rewards podem ser utilizados para reservar voos e para realizar upgrades em bilhetes dos elementos elegíveis da organização registada – entre os quais se incluem proprietários de empresas, os seus colaboradores e convidados.

Atualmente, estão inscritas mais de 20.000 PME no programa Emirates Business Rewards, que permite “várias oportunidades potencialmente lucrativas” para a sua base de membros - composta por empresas de serviços profissionais e de consultoria, fornecedores de tecnologia, comerciantes, bem como empresas de vários sectores, incluindo imobiliário, construção, TI e cuidados de saúde, entre outros.

Além disso e durante a Expo 2020 Dubai, a Emirates está a fornecer aos passageiros a oportunidade de ganhar uma milha por cada minuto passado no Dubai – numa oferta válida até 31 de março de 2022 e aplicável em bilhetes Emirates adquiridos durante o período da Expo para o Dubai.

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CLIA anuncia nova diretora geral para a Europa

Nova diretora geral da CLIA Europa assume função a 15 de novembro, substituindo Ukko Metsola, que regressa ao Grupo Royal Caribbean.

A Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA, sigla em inglês) nomeou Marie-Caroline Laurent como nova diretora geral da associação para a Europa, com início de funções a 15 de novembro, segundo comunicado publicado no site da associação.

Marie-Caroline Laurent, que durante quase uma década trabalhou na IATA, onde assumiu vários cargos de liderança, e que também desempenhou funções na Associação de Companhias Aéreas Europeias e no Parlamento Europeu, já estabeleceu a sustentabilidade como prioridade e diz que está ansiosa para trabalhar com as companhias de cruzeiros, parceiros e legisladores para “ajudar a tornar a Europa líder na construção de uma indústria de transporte e turismo verdadeiramente sustentável”.

"As companhias de cruzeiros estão na vanguarda da inovação marítima verde e estão bem posicionadas para ajudar a União Europeia a impulsionar o crescimento verde", considera a responsável, sublinhando também a importância dos cruzeiros para a economia europeia.

A experiência de Marie-Caroline Laurent na área dos transportes vai ser, segundo Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA, fundamental para mostrar que "os cruzeiros estão no centro do turismo sustentável e demonstrar o seu valor a todo o setor marítimo".

Enquanto diretora geral da CLIA Europa, Marie-Caroline Laurent vai substituir Ukko Metsola, que regressa ao Grupo Royal Caribbean, no início de 2022.

 

 

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Convenção Nacional da GEA terá debate sobre mudanças a acontecer no mercado da distribuição

As “Mudanças e tendências no produto e comportamento da distribuição pós-covid na ótica dos fornecedores”, é tema de debate na 17.ª Convenção Nacional do Grupo GEA.

O Grupo GEA vai realizar, entre 26 e 28 de novembro, a sua 17.ª Convenção Nacional, evento que vai ter lugar em Fátima, sob o tema “Retoma, superação... na nova realidade!”

Uma das rubricas que irá decorrer no âmbito da convenção, na manhã do dia 27, será um painel de debate subjacente ao tema “Mudanças e tendências no produto e comportamento da distribuição pós-covid na ótica dos fornecedores.” O painel será constituído por Nuno Mateus, diretor-geral do operador Solférias, Duarte Correia, diretor-geral W2M e Newblue, Javier Castillo, diretor-geral da Soltour, Nuno Aleixo, diretor-geral da Nortravel e Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros. O painel terá moderação de Pedro Gordon, diretor-geral do Grupo GEA Portugal.

Em resumo, abordar-se-ão temáticas relacionadas com as alterações que se processarão a curto prazo na distribuição, concretamente a estratégia de produto em vários níveis da operação (operadores, hotelaria, cruzeiros) e a análise do comportamento dos consumidores finais quer no período anterior à pandemia, bem como aquele que poderá ser expectável no período de retoma.

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