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Boris Darceaux é o novo director-geral da Air France-KLM em Portugal e Espanha

Novo responsável da Air France-KLM em Portugal e Espanha diz que cargo é “um grande desafio”.

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A Air France-KLM nomeou Boris Darceaux como novo director-geral para Portugal e Espanha, em substituição de Bruno Georgelin, que assume a Direcção-Geral do Grupo para a área mediterrânica, no mercado francês.

“Assumir a Direcção de uma delegação como a de Portugal e Espanha, região em que o nosso Grupo apresenta um crescimento muito importante, é um grande desafio”, refere o responsável, citado em comunicado.

Boris Darceaux é licenciado pela Escola de Negócios de Reims, entrou na companhia em 1999 e, antes de ocupar o actual posto, era director-geral da Air France-KLM para a Bélgica e Luxemburgo,

O novo director-geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha desempenhou também os cargos de responsável de Rotas para o Norte de África, Suíça e Áustria (1999-2001), responsável de Marketing e Assistência de Vendas para Estrasburgo (2001-2004), director de Vendas para a zona Oeste e Sudoeste da Alemanha (2004-2007), director para a Irlanda (2007-2010) e director de Negócio para Empresas no mercado francês (2010-2014).

“Entre os meus objectivos prioritários estão o trabalhar com as equipas para continuar a oferecer a cada dia um cada vez melhor serviço aos nossos clientes e associados, ao mesmo tempo que reforçamos o nosso desenvolvimento na Península Ibérica, região onde a Air France-KLM aumentou mais de 12% a sua oferta este Verão”, revela Boris Darceaux.

 

 

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Qatar Airways aumenta frequências para 18 destinos na época festival do Natal e Ano Novo

Companhia aérea do Qatar explica que o aumento de frequências para 18 destinos da sua rede pretende”dar resposta à procura de viagens durante o pico da época de férias de inverno”.

A Qatar Airways vai aumentar o número de frequências disponibilizadas para 18 destinos da sua rede durante o Natal e Ano Novo, de forma a “dar resposta à procura de viagens durante o pico da época de férias de inverno”, informou a companhia aérea do Qatar em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela companhia aérea, entre os destinos que vão contar com um aumento de frequências encontram-se as novas rotas para Odesa, na Ucrânia, que a companhia aérea lançou a 9 de dezembro de 2021, com três voos por semana, para Tashkent, no Uzbequistão, que vai abrir a 17 de janeiro de 2022, com dois voos por semana, e a rota de Almaty, no Cazaquistão, que foi inaugurada a 19 de novembro de 2021.

Além destes destinos, a companhia aérea do Qatar vai também aumentar o número de voos para Abu Dhabi, Argel, Banguecoque, Berlim, Cebu e Clark (Filipinas), Colombo, Copenhaga, Helsínquia, Kuala Lumpur, Kuwait, Londres, Medina, Paris, Phuket, Salalah (Omã), Sharjah (Emirados Árabes Unidos) e Zurique.

“A Qatar Airways continua a desenvolver sua programação e a sua rede, aumentando as frequências para muitos destinos populares em todo o mundo, ao mesmo tempo que adota  rígidas medidas de segurança tanto no solo quanto no ar para garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros e funcionários. Este aumento proporcionará ainda mais opções para os nossos passageiros de negócios e lazer”, destaca Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways.

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IATA pede fim imediato de restrições “sem fundamento” contra a variante Ómicron

Willie Walsh, diretor geral da associação, lembra que, depois de dois anos de pandemia, o mundo já sabe “muito sobre o vírus e sobre a inutilidade das restrições de viagens para controlar a sua transmissão”.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) veio esta quarta-feira, 8 de dezembro, pedir aos governos que sigam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e levantem “imediatamente” as restrições “sem fundamento” que foram adotadas em vários países devido à nova variante Ómicron.

“A IATA pediu aos governos que sigam os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e rescindam imediatamente as proibições de viagens que foram introduzidas em resposta à variante Ómicron do coronavírus”, refere a associação, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo Willie Walsh, diretor geral da IATA, depois de dois anos de pandemia, o mundo já sabe “muito sobre o vírus e sobre a inutilidade das restrições de viagens para controlar a sua transmissão”, ainda que o surgimento da nova variante Ómicron pareça ter provocado “uma amnésia instantânea”.

Para a IATA, é fundamental que se ponha fim ao “caos” causado pela emergência gerada pela deteção da variante Ómicron e que se acabe com “medidas descoordenadas, sem fundamento e sem avaliação de risco que os viajantes enfrentam”.

No futuro, apela ainda a associação, as estratégias para a aviação civil devem ser adaptáveis, proporcionais, não discriminatórias e frequentemente revistas à luz dos dados mais recentes da pandemia, que causou grandes perdas à indústria aérea nos últimos dois anos.

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Azul reativa reembolsos por GDS

Companhia aérea brasileira voltou a aceitar pedidos de reembolso através dos GDS, a partir desta quinta-feira, 9 de dezembro.

A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras reativou o serviço de reembolsos por GDS, voltando a permitir que os pedidos realizados a partir desta quinta-feira, 9 de dezembro, já seja realizados através destas plataformas, informou a companhia aérea brasileira em comunicado.

“Gostaríamos de informar que os novos pedidos de reembolso solicitados a partir de 09/12/21 poderão ser realizados novamente via GDS”, avança a Azul, numa nota informativa divulgada esta quarta-feira, 8 de dezembro.

Na informação enviada à imprensa, onde dá conta da reativação dos reembolsos por GDS, a Azul indica também que os pedidos anteriores realizados por BSP vão ser “tratados com a maior celeridade possível via BSP”.

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Air France já voa para Lisboa com o novo A220-300

Aparelho de médio curso de nova geração realizou segunda-feira, 6 de dezembro, o primeiro voo para Lisboa, que se junta a um restrito grupo de capitais europeias onde a Air France utiliza o A220-300.

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A Air France já está a voar para a capital portuguesa no novo avião A220-300, aparelho de médio curso de nova geração, que a companhia aérea está a utilizar para servir um grupo restrito de capitais europeias, incluindo Lisboa.

“Lisboa é uma das cidades escolhidas para operar o seu avião de última geração no médio-curso, o que reflete a aposta continuada da companhia francesa no mercado português”, avança a companhia aérea francesa em comunicado.

O primeiro voo da Air France para Lisboa no novo aparelho decorreu esta segunda-feira, pelas 15h07, quando o voo AF1624 aterrou na capital portuguesa, que se junta assim a Barcelona, Berlim, Madrid, Milão e Veneza como as cidades que a Air France passa a servir com o A220-300.

Com 148 assentos, o A220-300 da Air France está configurado com cinco lugares por fila e inclui duas classes de bordo, concretamente business e económica, e oferece bagageiras de maiores dimensões, enquanto o corredor central é mais largo, o que facilita a deslocação dentro do aparelho.

A nível ambiental, o A220-300 também se destaca, uma vez que consome 20% menos de  combustível do que o avião que substitui e as suas emissões de CO2 são também 20% menores, permitindo ainda uma redução de 10% no custo por assento face aos aviões A318 e A319.

“A sua pegada de ruído é também de menos 34%. Estas características vão exercer um papel crucial na redução da pegada ambiental e na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Air France”, acrescenta a companhia aérea que, até 2030, pretende reduzir em 50% todas as suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2005, ou em 15% em termos absolutos.

Até ao final de 2025, a Air France espera receber um total de 60 aeronaves A220-300, que foram encomendadas em 2019 para substituir gradualmente os seus aviões A318 e A319, bem como vários aparelhos A320.

 

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LATAM Airlines soma mais dois prémios internacionais

Companhia aérea foi eleita a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul”, na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards e recebeu quatro estrelas no APEX Passenger Choice.

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A LATAM Airlines foi duplamente distinguida pelos seus passageiros e somou dois importantes prémios internacionais, tendo sido premiada como a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul”, na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards, além de ter recebido a classificação de quatro em cinco estrelas, no APEX Passenger Choice.

“Num ano particularmente complicado para a indústria, o compromisso com os nossos clientes continua e permanece firme graças ao esforço e trabalho dos nossos colaboradores. Valorizamos e agradecemos particularmente aos nossos passageiros, pois este reconhecimento vem deles. Estes prémios estimulam-nos e desafiam-nos a continuar a trabalhar para levar sonhos aos seus destinos”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group.

Na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards,  pesquisa online realizada entre os leitores da revista Global Traveler e na qual participaram mais de dois milhões de leitores da publicação, a LATAM Airlines foi a preferida na América do Sul, enquanto no APEX Passenger Choice a companhia aérea obteve quatro estrelas, depois das avaliações dos clientes de mais de 600 companhias aéreas em todo o mundo, que classificaram quase um milhão de voos em uma escala máxima de cinco estrelas.

No comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines lembra que estes prémios vem juntar-se à distinção já atribuída à companhia aérea pela Skytrax, que destacou o padrão de segurança e higiene da LATAM, enquanto o grupo de aviação LATAM Airlines Group ficou em quarto lugar a nível mundial na Avaliação Global de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da Standard & Poor’s e posicionou-se como a companhia aérea com melhor desempenho em sustentabilidade nos continentes americano e europeu.

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Transporte aéreo em Portugal perdeu 70% dos passageiros em 2020, confirma Eurostat

Dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, 6 de dezembro, indicam que Portugal foi o quinto país da União Europeia onde o transporte aéreo foi menos prejudicado devido à pandemia da COVID-19.

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Portugal perdeu quase 70% dos passageiros de transporte aéreo em 2020, confirmou o Eurostat esta segunda-feira, 6 de dezembro, que indica, no entanto, que a perda portuguesa ficou abaixo da média europeia, que chegou aos 73%, sendo o quinto país entre os Estados-membros da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi prejudicados pela pandemia.

Os dados divulgado esta segunda-feira pelo instituto de estatística europeu mostram que as medidas restritivas adotadas em 2020 para limitar a disseminação da COVID-19 resultaram num recuo de 73% do transporte aéreo de passageiros na União Europeia face a 2019, com as quebras a serem comuns a todos os países.

O Luxemburgo foi, de acordo com o Eurostat, o país da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi afetado, com uma quebra de 67,3%, seguindo-se a Bulgária (68,2%), a Grécia (69,1%), a Roménia (69,2%) e Portugal (69,9%), enquanto a Eslovénia (83,3%), a Eslováquia (82,4%), a Croácia (81,9%) e a República Checa (79,7%) encontram-se no extremo oposto como os países onde a descida do transporte aéreo foi mais significativa.

 

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Emirates oferece entradas em atrações no Dubai em reservas até 20 de dezembro

Burj Khalifa At The Top, Dubai Fountains Boardwalk Experience e Views Observatory no Emaar Sky View Hotel são as atrações que os passageiros da Emirates podem visitar gratuitamente nas viagens até 31 de março de 2022.

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A Emirates lançou novas ofertas para os passageiros que, até 20 de dezembro, reservem uma viagem ao Dubai com a companhia aérea e que permitem o acesso ao Burj Khalifa At The Top, ao Dubai Fountains Boardwalk Experience e ao Views Observatory no Emaar Sky View Hotel.

De acordo com a companhia aérea, a oferta aplica-se às reservas para viagens que decorram até 31 de março de 2022, em qualquer classe de bordo, numa oferta que é válida para reservas através do site da companhia aérea, assim como nas agências de viagens.

“Através de oportunidades que vão acrescentar ainda mais valor a uma visita ao Dubai durante a Expo 2020, a Emirates espera garantir uma experiência memorável para quem pretenda viajar para aquele que é um dos destinos mais cobiçados do mundo”, refere a companhia aérea, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 6 de dezembro.

Uma das atrações disponíveis é o Burj Khalifa At The Top, o topo do edifício mais alto do mundo, que oferece vistas panorâmicas sobre toda a cidade. Além desta atração, as ofertas da Emirates abrangem também o Dubai Fountains Boardwalk Experience, uma nova plataforma flutuante com vista privilegiada para o famoso espetáculo de água, música e luz do Burj Khalifa, assim como o Views Observatory no Emaar Sky View Hotel, que consiste num um skywalk em fundo de vidro, onde é possível admirar o horizonte da cidade do Dubai.

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Ryanair nomeia novos representantes para Portugal e Espanha

Elena Cabrera é a nova Country Manager da companhia para o Marketing, RP e Comunicação nos dois países, enquanto David Simón Santiñán assumirá o papel de Head of Public Affairs.

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A Ryanair nomeou novos representantes para Portugal e Espanha, passando Elena Cabrera a ser a nova Country Manager da companhia aérea para todas as atividades de Marketing, RP e Comunicação nos dois países, enquanto David Simón Santiñán assumirá o papel de Head of Public Affairs, também com responsabilidade em ambos os mercados.

“Espanha e Portugal são dois mercados muito importantes para a Ryanair e, por essa razão, estamos muito felizes em receber a Elena e o David a bordo para que possam ajudar-nos a impulsionar a nossa posição estratégica tanto em Espanha, como em Portugal. Ambos possuem uma vasta experiência nas suas respetivas áreas, e desejamos a ambos o melhor para as suas novas funções“, refere Eddie Wilson, CEO da Ryanair, citado num comunicado enviado à imprensa.

Natural de Espanha e fluente em português, Elena Cabrera conta com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação corporativa e relação com os media, tendo sido responsável por projectos ao nível do posicionamento estratégico de marcas em Espanha, Portugal e diferentes países da América Latina e do Norte de África.

Já David Simón Santiñán, que conta com 15 anos de experiência profissional, é especialista nas áreas de public affairs e assuntos governamentais, tendo ocupado posições de gestão em algumas das marcas mais conhecidas do mundo, como a Uber e a Delivery Hero.

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Transporte aéreo de passageiros duplica no 3.º trimestre mas ainda longe dos valores de 2019

No terceiro trimestre do ano, os aeroportos nacionais movimentaram cerca de 10 milhões de passageiros e contabilizaram a aterragem de 48,8 mil aeronaves em voos comerciais.

Inês de Matos

No terceiro trimestre do ano, os aeroportos nacionais movimentaram cerca de 10 milhões de passageiros, número que indica uma subida de 92,7% face a igual período do ano passado, quando a pandemia já assolava o transporte aéreo, mas que, em comparação com os mesmos três meses de 2019, antes da chegada da COVID-19, continua a traduzir um decréscimo expressivo, que chegou aos e 45,0%, segundo dados revelados esta sexta-feira, 3 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram, no entanto, que o total de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais tem vindo a recuperar ao longo dos trimestres, uma vez que, no segundo trimestre, a quebra face a igual período de 2019 chegava aos 76%, enquanto no primeiro tinha sido de 86,8%.

De acordo com o INE, entre julho e setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 48,8 mil aeronaves em voos comerciais, número que representa uma subida de 52,0% face ao terceiro trimestre de 2020, ainda que, em comparação com o mesmo período de 2019, se continue a registar um decréscimo que, nestes três meses, foi de 28,5%.

No entanto, a descida de 28,5% face ao terceiro trimestre de 2019 já representa uma melhoria comparativamente aos primeiros trimestres do ano, quando o número de aeronaves aterradas nos aeroportos nacionais apresentava descidas de 56,5% no segundo trimestre e de 70,6% no primeiro trimestre.

Por aeroportos, a infraestrutura da capital foi a que concentrou um maior número de passageiros, contabilizando 44,3% do total de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, o que corresponde a 4,6 milhões, cerca de metade do total de passageiros contabilizados no terceiro trimestre de 2019.

Já o aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país, correspondente a 22,6% do total ou 2,3 milhões de passageiros, o que traduz uma diminuição de 40,1% face ao mesmo período de 2019.

Em Faro, o aeroporto contabilizou o movimento de 1,5 milhões de passageiros, o que representa 14,8% do total,  num resultado que, segundo o INE, corresponde ao “maior decréscimo face ao terceiro trimestre de 2019”, com uma perda de 56%.

Os passageiros movimentados nos aeroportos do Funchal e de Ponta Delgada corresponderam ainda, respetivamente, a 7,7% e 5,4% do total, tendo sido estes os aeroportos que registaram os menores decréscimos face a 2019, com descidas de 13,2% e 22,3%.

O INE indica ainda que, no terceiro trimestre de 2021, foram movimentados 7,7 milhões de passageiros em tráfego internacional, correspondendo a 75,0% do tráfego total, com o peso do tráfego internacional a ascender a 94,0% em Faro, 84,1% em Lisboa e 83,6% no Porto.

“Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente no 3º trimestre, pode observar-se que os níveis destas variáveis foram superiores aos observados no mesmo período de 2020, quando se verificou o impacto das restrições à mobilidade no espaço aéreo devido à pandemia, no entanto estão ainda muito distantes dos níveis anteriores à pandemia”, aponta ainda o INE.

 

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KLM premiada pela APEX como melhor companhia aérea para passageiros

Os prémios APEX World Class Award avaliam os novos referenciais (benchmarks) da experiência do cliente, recorrendo a uma ampla auditoria de dados.

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A KLM recebeu o 2022 APEX World Class Award, um novo prémio atribuído pela organização de aviação e que representa a “mais alta categoria entre os prémios globais dedicados ao setor da aviação”, informou a companhia aérea dos Países Baixos em comunicado.

Segundo a KLM, este novo prémio “representa um reconhecimento excecional de conquistas em áreas como o bem-estar em segurança e a sustentabilidade”.

De acordo com a informação divulgada pela companhia aérea, através dos prémios World Class, a APEX – Airline Passenger Experience Association “mede e avalia as companhias aéreas face aos novos referenciais (benchmarks) da experiência do cliente, recorrendo a uma mais ampla e intensiva auditoria de dados”.

Além do bem-estar em segurança e da sustentabilidade, a APEX avalia também as companhias aérea com base em “altos padrões para o serviço, conforto, catering e desempenho”.

“Sentimo-nos honrados e orgulhosos por receber este World Class Award. Nos últimos dois anos, temos feito tudo ao nosso alcance para transportar os nossos passageiros da forma mais segura, sustentável e confortável possível – desde o início das suas viagens até à sua chegada ao destino. O facto de os nossos passageiros apreciarem tanto isso torna este prémio ainda mais especial”, congratula-se Boet Kreiken, vice-presidente executivo de experiência do cliente da KLM.

A APEX é a maior organização internacional de aviação a auditar a experiência dos passageiros das companhias aéreas e desenvolveu uma renomada organização de análise e avaliação neste campo.

Os prémios World Class Award foram atribuidos, pela primeira vez, este ano, e distinguiram sete companhias aéreas: KLM, Singapore Airlines, Japan Airlines, Emirates, Saudia, Qatar Airways e Turkish Airlines.

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