Ex-director do GPIAA vai ser perito de segurança na EASA

Por a 28 de Abril de 2017 as 16:02
IATA

O antigo director do extinto Gabinete de Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), Álvaro Neves, foi convidado pela Agência Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) para ocupar o cargo de perito nacional destacado em segurança, entrando em funções na segunda-feira, 2 de Maio.

De acordo com informação da Lusa, que cita um comunicado do antigo director do GPIAA, Álvaro Neves vai integrar o departamento de investigação, estratégia e gestão de segurança da EASA, ficando colocado na sede da agência, em Colónia, na Alemanha.

Álvaro Neves foi o director do GPIAA até ao início do ano, altura em que foi exonerado pelo Governo por alegado desrespeito do Estatuto do Pessoal Dirigente do Estado, uma acusação que o profissional sempre negou, mantendo a convicção de que se limitou a “mostrar a verdade através de declarações” e atribuindo a sua exoneração a “um saneamento pessoal”, levado a cabo para o “silenciar”.

Recorde-se que a polémica começou depois de Álvaro Neves se ter queixado do estrangulamento financeiro a que o GPIAA estava sujeito, depois de um corte de perto de 40% no orçamento do organismo.

Após a exoneração de Álvaro Neves, o Governo decidiu fundir o GPIAA com o Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF), assim como as respectivas competências e funcionamento, dando origem ao novo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *