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Pantanal ou a obra de Deus

  A TAP e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul promoveram uma fam trip para dar a conhecer uma das mais fortes apostas da companhia aérea: […]

Ruben Obadia
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Pantanal ou a obra de Deus

  A TAP e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul promoveram uma fam trip para dar a conhecer uma das mais fortes apostas da companhia aérea: […]

Ruben Obadia
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A TAP e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul promoveram uma fam trip para dar a conhecer uma das mais fortes apostas da companhia aérea: o Brasil Central

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“(…) Pára, contempla, observa: Não são miragens
de um mundo perdido no tempo ou no sonho, em que a vida brincasse de fazer coisas
imensas e pequenas coisas misteriosas.
Não é uma terra fora da Terra e do presente
Visão, alegoria, fábula.
É o aqui e o agora de um Brasil que é teu e desconheces.
São árvores,
Os bichos,
as águas,
os crepúsculos
do Pantanal mato-grossense. Todo um mundo natural
que pede para ser compreendido, amado, respeitado.
Olha bem, olha mais. Cada imagem é uma história
e cada história um aviso, um anúncio, uma anunciação…”

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O poema de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, sintetiza em poucas linhas uma viagem ao Pantanal. Parece miragem, mas não é. Tem inúmeras pequenas coisas misteriosas. É um Brasil desconhecido. São árvores, são bichos, são águas. Tudo isto é o Pantanal, considerado pela UNESCO Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera, e que ficará em breve mais acessível dos portugueses. É que já a partir de 19 de Julho a TAP inaugura a rota Lisboa – Brasília, com cinco voos semanais, abrindo assim as portas a um Brasil ainda inexplorado entre nós: Pantanal e Amazónia.

Para muitos a imagem do Pantanal surge associada à telenovela brasileira com o mesmo nome, que projectou a actriz Cristiana Oliveira, como Juma Marruá, uma jovem que se transformava em onça. A beleza das paisagens que na altura entraram pela casa dos portugueses à hora de jantar deixou as suas marcas a aguçou a curiosidade por um destino que fica agora mais perto.

Os vários 'Pantanais'
Numa breve introdução ao Pantanal, convém saber que se trata de um ecossistema que compreende 250 mil metros quadrados – o equivalente a quase três vezes a área de Portugal – e situa-se a noroeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sul de Mato Grosso, englobando ainda o leste da Bolívia e o norte do Paraguai. Como o próprio nome indica, estamos perante uma das maiores regiões húmidas do planeta, uma extensa planície influenciada por vários rios pertencentes à Bacia do Rio Paraguai, como o Cuiabá, Taquari, Miranda ou Piquiri. Não se pense no entanto que o Pantanal é uma região com paisagem uniforme. Nada mais errado. Para começar existem vários 'Pantanais'. Há o Pantanal de Maio a Outubro e o Pantanal de Novembro a Abril, com evidentes repercussões na paisagem O primeiro pauta-se pela seca, com o baixar das águas, deixando a descoberto os campos que se mantiveram alagados durante seis meses, gerando pequenas lagoas, onde antes existia um imenso lago. O fenómeno afecta de sobremaneira a fauna e flora da região, sendo a altura mais propícia para avistar animais, que se deslocam à beira dos leitos dos rios para se alimentarem e saciarem a sede.

Já no segundo período a chuva cai torrencialmente, provocando ao alagamento de centenas de quilómetros e obrigando assim os animais a refugiarem-se nas regiões mais altas.

Para quem se propõe a explorar a região, a melhor forma de o fazer é optar pelo turismo rural, no caso as várias fazendas que a par da sua actividade pecuária conciliam com uma florescente actividade turística. Obviamente que não estamos perante um destino de massas, até porque a sustentação do ecossistema não o permite, ou dado a grandes luxos. Viajar para o Pantanal é mergulhar num mundo em que a Natureza ainda leva a melhor sobre o Homem, enquadrando-se assim como um destino ideal para os amantes de ecoturismo, bird watching, ou, simplesmente, do turismo de aventura.

Mato Grosso do Sul
A viagem do Publituris teve como ponto de partida a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também apelidada de Cidade Morena devido à cor da terra (vermelha). Com mais de 800 mil habitantes, a cidade dispõe de um aeroporto internacional e largas ruas e avenidas. Na gastronomia pontifica a carne bovina com mandioca e o soba, um prato com origem japonesa. Já na bebida, o destaque de toda a região vai para o tereré, em tudo semelhante ao chimarrão, só que servido frio.

A entrada no Pantanal deu-se através de táxi aéreo, tendo como destino a Fazenda Xaraés. O nome vem de uma tribo indigna entretanto extinta. Com capacidade para receber 46 pessoas, a pousada dispõe das mais variadas infraestruturas e permite um sem número de actividades, desde passeios a cavalo, ou de canoa, pesca, safari fotográfico, focagem nocturna e ainda pesca. Como curiosidade, a Xaraés foi adquirida em 2001 por três empresários portugueses, sendo que dois deles vivem na Fazenda.

Outra das opções visitadas foi o Refúgio Ecológico Caiman, constituído por três pousadas distribuídas nos 53 mil hectares da propriedade. Para além da sede, com 11 apartamentos e capacidade para 25 hóspedes, existe também a Baiazinha (seis apartamentos, 12 hóspedes) e a Cordilheira (oito apartamentos, 16 hóspedes). Na baiazinha o destaque vai para a arquitectura – o edifício tem a forma de um pássaro de asas abertas e encontra-se montado sobre palafitas – e para a decoração, num charme sóbrio que potencia a vista para uma baía de águas cristalinas.

Outra boa opção na região é a Fazenda Baía Grande, cuja pousada tem uma capacidade para 15 pessoas. A aposta aqui vai para o atendimento personalizado de uma família com mais de um século no Pantanal. Alexandre Costa Marques, o proprietário, personifica a arte de bem receber da cultura pantaneira. As actividades são as mais variadas, sempre com enfoque na Natureza ou na lida do gado juntamente com os peões, num ambiente próprio de uma fazenda, onde pontificam uns pequenos-almoços simplesmente deliciosos.

Destaque ainda para o site www.fazendabaiagrande.com.br, um dos mais bem conseguidos entre as fazendas visitadas.

Na Fazenda Cacimba de Pedra predomina o bom gosto e a entrada inicia-se com um aviso: “Você realiza o sonho de sentir na palma da mão o milagre da natureza.”. O aviso só entende depois. A fazenda é a sede de um dos maiores projectos de criação e exploração sustentável do jacaré, detentora inclusive de um prémio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Daí a segurar nas mãos um jacaré com pouco tempo de vida é um pequeno passo. Gerson Zahdi e a sua esposa Rosaura vivem a fazenda e os jacarés com uma paixão contagiante, que chega mesmo… ao prato. Outra das atracções da fazenda assenta na gastronomia que tem por base a carne de jacaré.

O estado de Mato Grosso
Uma vez chegado ao estado de Mato Grosso as escolhas são também variadas. O Araras Eco Lodge, por exemplo, situa-se a 132 kms da cidade de Cuiabá, capital do estado, e oferece 19 apartamentos numa construção de estilo rústico. A cerca de 110 kms de Cuiabá e a 10 de Poconé encontra-se a Pousada Piuval. Com 17 quartos e uma área de 7 mil hectares, possibilita um sem número de actividades, com destaque para o passeio de barco pela maior baía natural de Poconé, onde se assiste a um pôr de sol cinematográfico.

Na Estância Ecologia SESC Pantanal – que tem acordo com o Inatel – o enfoque vai não só para o turista como também para estudantes e ambientalistas. Apesar de ser uma imensa reserva particular do património natural, dispõe dos mais variados e modernos equipamentos hoteleiros onde não falta uma sala de cinema completamente equipada. Uma nota especial para o funcional centro de eventos, a elegância dos apartamentos e o borboletário, uma infra-estrutura onde os visitantes poderão observar in loco algumas das muitas espécies de borboletas que pululam o Pantanal. E se isto não são argumentos que bastem para visitar a região, o que dizer então de um encontro com uma família de curiosos macacos ou com as pachorrentas mas cautelosas caipivaras? E já agora, porque não uma aventura nocturna para avistar uma onça pintada em plena ceia; uma pescaria de piranhas; um encontro diário com jacarés; o avistar de inúmeras espécies de aves, das raríssimas araras-azuis aos tucanos, sem esquecer os tuiuiús, símbolo do Pantanal. Do que é que está à espera?

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Portugal é o 12º país europeu mais seguro para viajar em 2025 e o 15º no mundo, segundo índice HelloSafe

Com base num conjunto de 35 indicadores considerados objetivos, a HelloSafe acaba de publicar o seu índice dos países mais seguros para viajar em 2025. Portugal, com uma pontuação de 25 pontos ocupa a 12ª posição entre os destinos europeus mais seguros para viajar, e é o 15º no mundo.

a Islândia é atualmente o país mais seguro do mundo, com uma pontuação de 18,23 pontos em 100, à frente de Singapura (19,99 pontos) e da Dinamarca (20,05 pontos). Os cinco destinos europeus mais seguros são a Áustria (20,3), a Suíça (20,5) e a República Checa (21,2). Portugal é o 12º com uma pontuação de 25 pontos. Em contrapartida, as Filipinas, a Colômbia e o México são os três países menos seguros do mundo em 2025.

De acordo com os dados compilados pela HelloSafe, 12 dos 15 países mais seguros do mundo estão localizados na Europa, incluindo a Suíça (8º país mais seguro do mundo, com um índice de 20,51 pontos). Encontramos neste top 15 o Butão (22,98 pontos) e o Catar (23,33 pontos), que se impõem como destinos muito seguros para os viajantes do ponto de vista da segurança. A nível mundial, Portugal aparece na 15ª posição.

Por outro lado, entre os 15 países menos seguros do planeta, encontram-se muitos palcos de conflitos, sejam eles antigos ou recentes, que frequentemente se acumulam com altos riscos naturais. As Filipinas aparecem assim no topo deste ranking com um índice de 82,32 em 100, seguidas pela Colômbia (79,21 pontos) e pelo México (78,42 pontos), três países que experimentam forte violência dentro da sociedade. O Iémen ou ainda a Síria também estão a braços com graves conflitos internos que comprometem a segurança. De salientar também a presença da Rússia envolvida num conflito com a Ucrânia que parece destinada a durar, estima a plataforma de comparação de produtos financeiros (seguros, créditos, investimentos).

De facto, os países europeus ocupam 30 lugares entre os 50 países mais seguros do mundo, entre os quais a Suíça (5º a nível mundial e 4º a nível europeu com um índice de 20,51), os Países Baixos (20º e 17º, índice de 26,22) ou ainda a Bélgica (31º e 24º, índice de 28,31). O índice agora conhecido dá má nota à França, que aparece apenas na 80ª colocação a nível mundial e 34º a nível europeu com uma pontuação de 36 pontos. Uma posição que se explica, nomeadamente, pela ameaça terrorista, que permanece muito presente no país. No final da classificação, encontramos a Ucrânia e a Rússia, minadas pelo conflito que opõe estes dois países desde 2022.

A HelloSafe recorda que a América Latina é tradicionalmente um destino de viagem exótica para viajantes da Europa e da América do Norte. No entanto, os países que a compõem apresentam situações de segurança muito contrastantes. Assim, o Paraguai, o Uruguai, Trinidad e Tobago ou mesmo a Bolívia gozam de um índice de segurança bastante elevado para os viajantes. Por outro lado, a Colômbia, o México e a Venezuela estão entre os países latino-americanos mais perigosos. A taxa de homicídios elevada, militarização e deslocados internos são algumas das causas que justificam esta má classificação para estes países, apesar do seu inegável potencial turístico.

Já na Ásia, Singapura se destaca na liderança do ranking com um índice notável de 19,99 pontos, o que a torna o segundo país mais seguro do mundo, enquanto as Filipinas fecham a lista com um índice de 82,32, evidenciando os desafios persistentes em matéria de segurança na região, depois da Índia e da Indonésia. Este contraste sublinha, segundo a análise, as disparidades de segurança existentes na Ásia, onde alguns países beneficiam de situações de segurança tranquilas, enquanto outros enfrentam desafios mais complexos em matéria de segurança.

Refira-se que o Índice HelloSafe, atualizado todos os anos, foi concebido para avaliar a segurança global dos países em todo o mundo através de uma análise aprofundada baseada num conjunto de 35 critérios agrupados em cinco categorias principais, cujos dados são retirados de fontes oficiais de referência, nomeadamente de várias agências da ONU, do Banco Mundial e de inúmeras organizações internacionais de investigação. Estes critérios abrangem vários aspetos da segurança, desde os riscos ambientais aos aspetos sociais e políticos, passando pelo envolvimento em conflitos armados e pela qualidade das infraestruturas de saúde.

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Alentejo conquista seis distinções na 4.ª edição do Prémio Nacional do Enoturismo

A região alentejana esteve em destaque na 4ª edição do Prémio Nacional do Enoturismo, promovido pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, ao conquistar seis das principais distinções.

A Fita Preta foi distinguida como o Melhor Enoturismo de Portugal. Também o talento individual alentejano foi destacado com a atribuição do prémio de Melhor Profissional a Luísa Rebelo, da Torre de Palma, em Monforte. No universo da gastronomia, o Alentejo conquistou novamente os holofotes: o restaurante da Quinta do Quetzal, na Vidigueira, foi distinguido como Melhor Restaurante, enquanto o chef David Jesus, do L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, recebeu o prémio de Melhor Chef de Cozinha.

A relevância do Alentejo não se ficou pela experiência vínica e gastronómica. A região foi ainda premiada pelo seu compromisso com a inclusão e a sustentabilidade: o projeto da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito recebeu o galardão de Melhor Projeto Inclusivo, enquanto a Herdade da Malhadinha Nova foi reconhecida como Melhor Projeto Sustentável.

Para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), este conjunto de distinções confirma o dinamismo do enoturismo alentejano, a sua capacidade de inovar sem perder a autenticidade e a excelência de que tem vindo a posicionar-se como uma referência nacional e internacional no setor.

 

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Tailândia regressa a Belém com mais uma edição do Thai Festival

De 20 a 22 de junho, o Festival da Tailândia está de volta a Lisboa, mais concretamente, ao Jardim Vasco da Gama, em Belém, para celebrar o melhor da cultura e gastronomia do país.

Ao longo de três dias, o Thai Festival em Lisboa promete uma viagem até ao Sudeste Asiático sem sair da capital, com entrada livre para todos os visitantes. A edição deste ano do Thai Fest terá como tema “Pulso Criativo”, destacando a criatividade contemporânea da Tailândia, profundamente enraizada na sua rica herança cultural e na essência da identidade tailandesa, permitindo que o país evolua em sintonia com o pulso global.

O programa inclui uma ampla variedade de atividades para todas as idades: desde atuações de danças tradicionais e concertos de música country tailandesa, até demonstrações de muay thai, desfiles de trajes típicos e sessões de massagens tailandesas. Os visitantes vão poder ainda apreciar esculturas de frutas, participar em oficinas de artes, como pintura de sombrinhas e origami tailandês, aproveitar jogos pensados especialmente para os mais pequenos e jovens.

Um dos destaques da programação acontece no sábado, 22 de junho, às 12h00, no Pavilhão Tailandês, com a revelação dos vencedores do passatempo online “Sustainable Tourism in Amazing Thailand”, promovido pela Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT). O sorteio vai contar com vários prémios, entre os quais uma viagem dupla de sete noites a Banguecoque e Phuket ou Krabi, oferecida pelo operador turístico Icárion. Também vão ser atribuídos vouchers para estadias em hotéis na Tailândia e vales para massagens tailandesas, aulas de muay thai, experiências gastronómicas e muito mais.

O Festival da Tailândia vai estar aberto ao público das 12h30 às 20h00 no dia 20 de junho, e das 10h30 às 20h00 nos dias 21 e 22.

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MSC Cruzeiros introduz menus e pacotes de restaurantes especializados em toda a frota

A MSC Cruzeiros está a trazer maior conveniência, valor e facilidade à sua oferta de restaurantes de especialidade com o lançamento de novas experiências em toda a sua frota.

A companhia de cruzeiros está a introduzir menus e pacotes de restaurantes especializados em toda a sua frota, tornando mais fácil do que nunca para os passageiros desfrutarem da variedade de experiências gastronómicas a bordo e oferecendo um menu de taxa fixa para maior valor e transparência.

No centro dessa nova abordagem, segundo a MSC Cruzeiros, está o facto de colocar a escolha e a simplicidade dos passageiros em primeiro lugar, o que significa maior valor, variedade e facilidade para os passageiros, criando uma experiência gastronómica perfeita do início ao fim.

Com a experiência “Um menu, um preço”, os passageiros agora poderão escolher entre uma grande variedade de pratos do menu completo do restaurante, por um preço fixo. Os menus permitirão que os passageiros escolham pelo menos uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por um preço fixo. Os menus também oferecerão pratos extra especiais, como carne de vaca Ozaki Wagyu, por uma pequena taxa adicional.

Há também os pacotes de refeição flexíveis e personalizáveis. Os passageiros podem agora pré-comprar pacotes com uma a quatro experiências gastronómicas de especialidade, que são mais personalizáveis do que nunca. Estes são totalmente flexíveis e podem ser utilizados para repetir os restaurantes favoritos, dando aos passageiros a liberdade de criar o seu itinerário gastronómico ideal a bordo.

A contar ainda com maior valor com a compra antecipada, isto porque os passageiros que adquirirem o seu pacote de refeições de especialidade antes do cruzeiro, podem desfrutar de descontos de até 20% no preço.

Os novos pacotes de restaurantes de especialidades já estão disponíveis para reserva. Outras melhorias também estão a ser planeadas para tornar a experiência ainda mais simplificada e devem ser anunciadas posteriormente.

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Nova ligação direta entre Faro e Funchal já está em operação

Arrancou, esta segunda-feira, dia 2 de junho, a nova rota doméstica direta da TAP entre Faro (Algarve) e Funchal (Madeira), que estará ativa até 11 de setembro, com dois voos semanais, às segundas e quintas-feiras.

A nova ligação da TAP entre Faro e Funchal, que começou esta segunda-feira, é assegurada por aeronaves Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros. No total, e até 11 de setembro, estão programadas 30 frequências, correspondentes a uma oferta de 3180 lugares em cada sentido.

Com duas frequências semanais, às segundas-feiras, a partida do Funchal acontece às 20h50, com regresso de Faro às 23h15. Às quintas-feiras, os voos partem do Funchal às 6h10 e de Faro às 8h35.

De acordo com a transportadora aérea, esta nova rota insere-se na sua estratégia de reforçar a mobilidade dentro do território nacional, proporcionando maior comodidade aos passageiros e incentivando o turismo interno. Ao unir o Algarve e a Madeira por via aérea de forma direta, a TAP propõe-se contribuir para a diversificação da oferta turística e para o desenvolvimento económico regional.

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Consolidador.com celebra arranque simbólico de verão com agentes de viagens de Cabo Verde

O Consolidador.com organizou um evento exclusivo com 50 agentes de viagens cabo-verdianos seus clientes, na cidade da Praia, em Cabo Verde, para assinalar simbolicamente o arranque do verão.

O encontro foi pensado para promover o convívio e o fortalecimento da relação com os profissionais do setor em Cabo Verde, contando com música, dança, boa comida, bebidas e um espírito de celebração, num momento que se pretendeu de proximidade e com vista a reforçar a aposta do Consolidador.com na presença internacional e no acompanhamento próximo dos seus parceiros fora de Portugal.

Karolina Gutierrez, Commercial Director do Consolidador.com, sublinhou que “organizar este evento em Cabo Verde foi mais do que uma celebração, foi um reconhecimento da confiança que os agentes de viagens cabo-verdianos depositam em nós”, para avançar que “estarmos fisicamente presentes, partilharmos momentos descontraídos e conhecermos melhor as realidades locais permite-nos adaptar a nossa oferta e continuar a crescer juntos”.

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Cultura e turismo como catalisadores no posicionamento de Lisboa vai estar em análise

O movimento de cidadãos “Juntar Lisboa” vai dinamizar o seu primeiro debate temático no dia 5 de junho, quinta-feira, às 18h no Jamaica, junto ao Cais do Sodré, em Lisboa, para analisar o futuro estratégico de Lisboa com a cultura e turismo como catalisadores no seu posicionamento.

Este painel-debate sobre o posicionamento estratégico de Lisboa com o Turismo e a Cultura como pilares-chave conta com a visão multidisciplinar de especialistas em direito, economia, media, cultura, artes performativas e música.

A primeira sessão conta com a participação de João Taborda da Gama (jurista e académico), Katia Guerreiro (médica, fadista e programação), Pedro Boucherie Mendes (jornalista, escritor e diretor de conteúdos media), Samuel Rego (diretor da Escola Superior de Dança, programação e gestão cultural), Solange Melo (bailarina, programação e direção artística) e Vera Gouveia Barros (economista, investigadora e autora na área do turismo). A moderação ficará a cargo de Samuel Rego, que organiza a área de cultura da iniciativa “Juntar Lisboa”.

Num espírito de abertura e cooperação, o grupo reúne valências nas áreas do urbanismo, sustentabilidade, cultura, economia, ação social, mobilidade, entre outras, para promover debates e formular contributos concretos para uma cidade mais justa, funcional e atrativa. O objetivo é simples, mas ambicioso: mobilizar conhecimento e participação para projetar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de todos os que vivem, trabalham ou visitam Lisboa.

 

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ANAV identifica prioridades para o Turismo na próxima legislatura

A ANAV preparou um documento no qual aponta as prioridades que deverão ser assumidas pelo próximo Governo para o setor do Turismo em Portugal, na sequência dos resultados verificados no ato eleitoral de 18 de maio, tendo-o já partilhado com os diferentes partidos políticos representados atualmente na Assembleia da República.

A Associação Nacional de Agências de Viagens – aponta quais deverão ser as prioridades do próximo Governo para o setor do Turismo em Portugal, na sequência dos resultados verificados no ato eleitoral de 18 de maio. O presidente da ANAV, Miguel Quintas, justifica a criação e partilha destas medidas com os partidos políticos com assento parlamentar, realçando que “com a nova correlação de forças na AR, considerámos fundamental passar à ação ao invés de ficar apenas no campo das intenções”.

Considerando que a ANAV está totalmente disponível para reunir e explicar presencialmente as suas ideias, “parece-nos imperativo nesta fase que o próximo programa de Governo contemple as medidas presentes neste documento sob pena de o Turismo português perder a competitividade conquistado naturalmente ao longo dos últimos anos”.

A construção urgente do novo aeroporto de Lisboa é para a Associação, uma dessas medidas, defendendo “a decisão imediata e a rápida execução do novo aeroporto da região de Lisboa, como condição essencial para garantir a competitividade do país e responder à crescente procura turística”, bem como a proteção e modernização das empresas do setor, simplificação administrativa e fiscal para micro, pequenas e médias empresas do Turismo, e ainda a criação de fundos de emergência específicos para apoio ao setor em situações de crise (ex: pandemias, desastres naturais, entre outros).

A digitalização e inovação no Turismo, que deverá passar pelo “lançamento de um plano nacional de apoio à transformação digital das agências de viagens e demais empresas que operam no setor, com incentivos à inovação tecnológica e à criação de plataformas digitais de venda e promoção”, a criação de programas de formação contínua e reconversão profissional, atraindo e qualificando novos talentos para as empresas do setor, em parceria com as associações representativas, são ainda questões que preocupam a ANAV.

A Associação pretende, igualmente, que o novo Governo olhe para a valorização e dignificação da profissão de agente de viagens, medida que deverá assentar em três eixos principais: Criação do Estatuto do Agente de Viagens – reconhecimento legal da profissão, assegurando direitos e deveres; Instituição do “Dia do Agente de Viagens” – valorização pública da atividade e reforço do reconhecimento social; Acesso do Provedor do Cliente a todas as associações – maior proteção do consumidor e promoção da transparência.

Por outro lado, a ANAV quer que o novo Executivo encare como prioritários para o setor do turismo “o apoio à criação de produtos turísticos sustentáveis e diversificados, potenciando o turismo em regiões de baixa densidade e ao longo de todo o ano, a implementação de programas de apoio financeiro e técnico para promover a internacionalização das empresas portuguesas de Turismo, o investimento contínuo na promoção internacional de Portugal como destino turístico de excelência, com envolvimento direto das agências de viagens, e a criação de um Conselho Consultivo Permanente do Turismo, um órgão de diálogo regular entre o Governo e as associações representativas, assegurando a participação efetiva da ANAV e outras entidades homólogas na definição das políticas públicas de Turismo”.

Finalmente, o documento da Associação Nacional de Agências de Viagens aponta a necessidade de “atualização dos sistemas de supervisão e regulação do setor, garantindo maior proteção do consumidor e simplificação dos procedimentos administrativos”.

 

 

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It
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Feira de Emprego do Turismo abre campanha de Early Bird para edição de 2026

As empresas interessadas em participar na Feira de Emprego do Turismo de 2026 podem inscrever-se com condições especiais e benefícios até 30 de setembro. A campanha de Early Bird engloba ainda condições especiais para outras iniciativas da Bolsa de Empregabilidade, como é o caso do Talent Connect, do TourismON e da Plataforma de Recrutamento.

A edição de 2026 da Feira de Emprego do Turismo, dinamizada pela Bolsa de Empregabilidade, tem a decorrer a partir desta terça-feira uma campanha de Early Bird para as empresas que pretendam estar presentes.

Desta forma, até 30 de setembro, as empresas do setor interessadas podem inscrever-se com “condições especiais e benefícios”, como referido em nota de imprensa.

No próximo ano, a Feira de Emprego do Turismo volta a decorrer em cinco regiões de norte a sul do país, nomeadamente no Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro e Porto. À semelhança de eventos anteriores, o certame tem como objetivo permitir às empresas participantes “recrutar, fazer networking e trabalhar a visibilidade da sua marca empregadora”, como referido em comunicado.

Na edição anterior as feiras receberam mais de 5.000 candidatos, entre profissionais e estudantes. A maioria dos candidatos presentes já tinha experiência prévia no setor e encontrava-se ativamente à procura de uma oportunidade, sendo as áreas mais procuradas a hotelaria, a restauração, as agências de viagens e os cruzeiros.

“Pretendemos continuar a dar resposta às necessidades reais de recrutamento do setor, ao mesmo tempo que criamos ligações entre talento e empresas de norte a sul do país”, refere Cláudia Santos, gestora da Bolsa de Empregabilidade.

A profissional explica que “este ano reforçámos a proposta dos pacotes Early Bird, com novas oportunidades de visibilidade e networking, numa lógica 360º entre feiras presenciais, conferências, escolas e digital”.

Para além da Feira de Emprego do Turismo, a campanha Early Bird engloba condições especiais para todas as iniciativas da Bolsa de Empregabilidade, como é o caso do Talent Connect, do TourismON e da Plataforma de Recrutamento.

A campanha de Early Bird para a Feira de Emprego do Turismo e os vários pacotes disponíveis podem ser consultados através do website do evento.

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Selo “Save Water” já ajudou a poupar 13% no consumo de água no setor do turismo do Algarve

Dados recolhidos entre março de 2024 e março de 2025 evidenciam um balanço claramente positivo da implementação da iniciativa selo “Save Water”: os empreendimentos turísticos aderentes atingiram uma redução de 13% no consumo absoluto de água e de 10% no consumo específico (por dormida) relativamente aos valores registados em 2023.

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O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia revelam o 6.º Relatório de Monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, que assinala o primeiro ano completo de implementação da iniciativa associada ao selo “Save Water”.

Este desempenho, considerado positivo, traduz uma poupança superior a 348 mil metros cúbicos de água, equivalente a cerca de 2% da capacidade útil armazenada nas albufeiras do Algarve. Esta redução traduz-se também numa poupança média anual superior a 6.700 euros por empreendimento, com benefícios simultaneamente ambientais e económicos.

À data de 31 de março deste ano, 105 empreendimentos turísticos – representando mais de 30% da capacidade de alojamento instalada – aderiram voluntariamente ao compromisso. Foram identificadas e planeadas mais de 3.100 medidas de eficiência hídrica, das quais 73% já estão implementadas. No que respeita ao Alojamento Local, a adesão encontra-se ainda numa fase inicial e de registo na plataforma.

A par da consolidação dos resultados alcançados, as três entidades continuam a trabalhar com as associações representativas do setor no alargamento do âmbito de aplicação do selo “Save Water”, incluindo outras atividades como o rent-a-car, a animação turística e a restauração. Está igualmente em curso a avaliação de novos apoios financeiros e o reforço das ações de sensibilização e apoio técnico com vista a incentivar a adesão por parte de um maior número de empreendimentos turísticos e unidades de Alojamento Local. Em paralelo, está assegurada a continuidade da monitorização durante 2025, ano em que muitas das medidas estruturantes já implementadas continuarão a produzir efeitos concretos.

Refira-se que selo “Save Water” continuará a constituir um eixo prioritário das campanhas de sensibilização ambiental promovidas pelo Turismo do Algarve, com o apoio do Turismo de Portugal. O objetivo é reforçar a resiliência, a eficiência e a sustentabilidade do setor turístico da região.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “os resultados do primeiro ano de implementação confirmam a eficácia do Save Water e reforçam o compromisso do setor turístico algarvio com a gestão sustentável da água”, reafirmando que, mais do que um simples selo, “trata-se de uma marca de responsabilidade ambiental e visão de futuro para o Algarve, num momento em que a escassez hídrica continua a exigir de todos uma ação coletiva e continuada”.

Já o presidente do Turismo de Portugal sustenta que “a redução significativa no consumo de água demonstra que, através da colaboração e da adoção de práticas responsáveis, é possível aliar crescimento económico à proteção ambiental”.

Carlos Abade avança que o Turismo de Portugal “orgulha-se de integrar e apoiar iniciativas como esta, que promovem um setor mais resiliente e preparado para os desafios do futuro, assegurando que o Algarve continue a ser um destino de excelência, sustentável e competitivo”.

A implementação do selo “Save Water” no setor turístico do Algarve, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, é, segundo a ADENE, “um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam esforços”, para apontar que “ao longo deste primeiro ano, trabalhámos em estreita articulação com os empreendimentos turísticos aderentes para monitorizar consumos, identificar ineficiências e apoiar tecnicamente a aplicação de milhares de medidas de poupança de água”. Assim, “a redução de 13% no consumo total e a poupança de mais de 348 mil metros cúbicos de água são a prova de que a gestão eficiente da água é possível, necessária e vantajosa”.

 

 

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